Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite Amigos.

Tenho um sistema fotovoltaico, porém como o inversor é um pouco antigo (muito antigo) ele não tem proteção de alta descarga na bateria.

Achei na internet esse esquema de alerta de bateria fraca: ( fiz e funciona perfeitamente)

image.png.2a55d805eaf631d7e2caf6ee0b4b3f8f.pngT

Queria adaptar o circuito colocando um buzzer sonoro.(para assim sinalizar e eu desligar)
Fiz o esquema abaixo com CI 555 , porém o mesmo buzzer apitando e o led fica aceso direto. 
Não sei no que posso estar errando.

image.thumb.png.7e95db9dc2415529059a5bf44c085976.png

Alguém poderia me ajudar por favor.

Desde já obrigado

Postado

Fiz este sistema mais preciso e robusto para detecção de baixa carga em uma bateria de 12 V spacer.png:

spacer.png

Sobre o buzzer no lugar do LED, monte primeiro o CI 555 em modo astável a 1 Hz, conforme a seguir. Coloque o buzzer como carga para que dispare a cada segundo ao acioná-lo com esse circuito. Só depois siga para realizar a conexão entre ambos os sistemas.

https://www.electroschematics.com/1-hz-pulse-generator/

Espero ter ajudado spacer.png.

• Curtir 2
  • Amei 1
  • Haha 1
  • Membro VIP
Postado

Não avaliei direito mas o pino 4 do 555 em zero ele para. Em 1 ele aciona. Tá certo isso no seu circuito?

Um buzzer ativo no lugar do led e R3 é uma opção minimalista.

• Curtir 3
Postado

Olá @BobF

Fiz 4 vídeos sobre comparador com histerese, que acredito ser ideal para o seu caso.

Os três primeiros mostram a teoria até chegar nas equações usadas para calcular todos os componentes.

No quarto vídeo apresento um exemplo e em seguida uso um simulador de circuitos para comprovar que o cálculo foi o correto.

Sugiro que você assista todos os 4 vídeos na ordem sequencial deles, mas se quiser pular a teoria, assista o quarto vídeo, que lá tem tudo para você poder resolver o seu problema.

Seguem os links:

Bons projetos

Neste projeto a saída não inverte. Tenho outro em que a saída inverte. Para mais vídeos, acesse o meu canal no YouTube.

https://studio.youtube.com/channel/UCJlOU-ix2oD-1hiYSVtf7ig/videos/upload?filter=[]&sort={"columnType"%3A"date"%2C"sortOrder"%3A"DESCENDING"}

MOR_AL

• Curtir 1
  • Amei 2
Postado

@rjjj Ótimo projeto amigo, realmente usando o zener 12v e 2 amplificador operacional fica bem mais preciso em comparação com meu circuito. Obrigado pela dica. Estou usando uns componentes que tenho disponível no momento

@.if Teoricamente sim , fiz de outra maneira tb porém nem sinal de vida o buzzer e o led deu. Agora nao sei o que pode estar errado :(
Se eu colocar o buzzer no lugar do led e resistor, sem o CI 555 o buzzer começa a pipocar com tensão baixa que o transistor envia

1 hora atrás, MOR disse:

Olá @BobF

Fiz 4 vídeos sobre comparador com histerese, que acredito ser ideal para o seu caso.

Os três primeiros mostram a teoria até chegar nas equações usadas para calcular todos os componentes.

No quarto vídeo apresento um exemplo e em seguida uso um simulador de circuitos para comprovar que o cálculo foi o correto.

Sugiro que você assista todos os 4 vídeos na ordem sequencial deles, mas se quiser pular a teoria, assista o quarto vídeo, que lá tem tudo para você poder resolver o seu problema.

Seguem os links:

Bons projetos

Neste projeto a saída não inverte. Tenho outro em que a saída inverte. Para mais vídeos, acesse o meu canal no YouTube.

https://studio.youtube.com/channel/UCJlOU-ix2oD-1hiYSVtf7ig/videos/upload?filter=[]&sort={"columnType"%3A"date"%2C"sortOrder"%3A"DESCENDING"}

MOR_AL

Opaaa obrigado pela dica não tinha pensando nisso ainda. pode deixar que irei no seu canal no youtube muito interessante 

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado
11 minutos atrás, BobF disse:

colocar o buzzer no lugar do led e resistor, sem o CI 555 o buzzer começa a pipocar com tensão baixa que o transistor envia

Seu buzzer deve ser passivo e não é ativo: o que tem um circuito oscilador por dentro. Praticamente o mesmo que quer fazer com o 555. Tenta colocá-lo "por fora" como se fosse um sonalarme

• Curtir 2
Postado
57 minutos atrás, .if disse:

Seu buzzer deve ser passivo e não é ativo: o que tem um circuito oscilador por dentro. Praticamente o mesmo que quer fazer com o 555. Tenta colocá-lo "por fora" como se fosse um sonalarme

é então o buzzer que tenho é ativo com oscilador internet, tenho de 5v e de 12v. por fora ele fica pipocando

• Membro VIP
Postado

Entendi. Então se ligar ele direto no 5 ou 12V ele bipa, né? Neste caso a explicação é que seu circuito,,,

image.png

... considero que ele está no lugar de led e R3, faz o tr conduzir gradualmente - linearmente - e por isso a tensão no buzzer ativo sobe bem devagar e ele começa com piripaques mesmo. Neste caso, hás de considerar um circuito com histerese: uma boa oportunidade pra praticar os ensinamentos do @MOR. Veja também a orientação do amigo @rjjj . Se preferir fazer só com transistores, algo como...

05233.png

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?PHPSESSID=uttbia5v8bvp4ttui86b4oalp0&topic=4528.msg99944#msg99944

pode te conduzir ao sucesso.

abç

• Curtir 1
Postado

O comparador de histerese do @MOR é interessante por não requerer um Zener, apenas resistores. Graças à realimentação, também é menos instável para pequenas oscilações na tensão da bateria F5Rua4D.gif.

Se o seu piezoelétrico for de 5 V, facilita aplicar um regulador 78L05. Junto de um comparador, torna-se possível resolver o quadro de aumento gradual mencionado pela @.if.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

''Por fora'' atenção às aspas... Considere algo como fazer o oscilador 555 funcionar à parte numa 'caixa preta' =sonalarme. Depois acoplar no sistema.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
Em 20/11/2020 às 11:48, .if disse:

Entendi. Então se ligar ele direto no 5 ou 12V ele bipa, né? Neste caso a explicação é que seu circuito,,,

image.png

... considero que ele está no lugar de led e R3, faz o tr conduzir gradualmente - linearmente - e por isso a tensão no buzzer ativo sobe bem devagar e ele começa com piripaques mesmo. Neste caso, hás de considerar um circuito com histerese: uma boa oportunidade pra praticar os ensinamentos do @MOR. Veja também a orientação do amigo @rjjj . Se preferir fazer só com transistores, algo como...

05233.png

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?PHPSESSID=uttbia5v8bvp4ttui86b4oalp0&topic=4528.msg99944#msg99944

pode te conduzir ao sucesso.

abç

@.if @rjjj Obrigado amigo, mas queria solucionar com os componentes que já tenho, pois analisando tem alguns componentes que não tenho disponíveis no momento. mas não precisa algo extremamente preciso, só o funcionamento do buzzer no circuito, porque com o led funciona, único problema é ativar o buzzer com o ci555, mas com alguns ensinamentos do amigos nesse tópico adquiri mais conhecimento.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!