Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O regulador caracteriza a fonte?


alexandre.mbm
Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Preciso conhecê-las. @MOR

 

Enfim, podemos chamar de linear a fonte que tem algum chaveamento?

 

Bateu a dúvida aqui:

 

 

O regulador LM2595 é um chaveador...

 

Mas realmente eu "conhecia" o tipo de esquema a seguir como sendo característico de fonte linear:

 

1608640374229_1.jpg.910bfe8f27c309795a154ca71b112c3e.jpg

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Enfim, podemos chamar de linear a fonte que tem algum chaveamento?

Chavear pra mim é ligar e desligar e linear pra mim é algo gradual. Portanto não têm relação entre si.

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

em fonte chaveada ATX com reguladores lineares, não tem?

Pro circuito de potência creio que não.

 

O que me fez lembrar... sim alguns computadores beeemmm antigos da época do CP500maxresdefault.jpg era com fonte linear. P.ex. havia um apple Spectrum_ED_Apple_II_compatible_computerque tinha 78/79 05...12... tive intimidade eletro & técnica com ambos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, .if disse:

Pro circuito de potência creio que não.

 

Como seria essa diferenciação? O tal "circuito de potência" seria aquela parte mais comum, com tensão ainda não tão baixa, fazendo o chaveamento em MOSFETs?

 

Por que eu tenho quase certeza que já vi secundário de fonte ATX usando regulador linear pra alguma coisa. Mas você tem razão: os referidos reguladores não poderiam fornecer a corrente que essas fontes possibilitam em suas linhas DC.

 

Enfim...

 

LM2595 SIMPLE SWITCHER® Power Converter 150-kHz 1-A Step-Down Voltage Regulator

 

O que temos aqui, então, é uma fonte híbrida?

 

De fato, a etapa do conversor Buck já recebe tensão DC, só que não-regulada. Logo, é como se o esquema desenhado pelo autor daquele tópico fosse uma pré-fonte (linear).

 

2 horas atrás, .if disse:

havia um apple que tinha 78/79 05...12...

 

@.if, lembra se era algo como vários reguladores em paralelo, para dar a potência?

 

Bom...

 

Veja bem. Até os dias de hoje encontramos reguladores "05" dos quais não é exigido "potência", em placas de computadores, monitores, ou de prototipagem. Talvez este fosse o caso (a aplicação) naquelas referidas máquinas antigas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, alexandre.mbm disse:

se era algo como vários reguladores em paralelo, para dar a potência?

De fato era sim kk. Algo como 7805 current booster...

Quase exatamente algo como isso...

7805-voltage-regulator.jpg

...com limitador de corrente

 

11 horas atrás, alexandre.mbm disse:

fonte ATX usando regulador linear pra alguma coisa.

talvez só pro -12 e -5 mesmo assim só pra manter compatibilidade pois o - é praticamente nem usado +.🤪 Isso responde também...

11 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Como seria essa diferenciação?

 

11 horas atrás, alexandre.mbm disse:

o caso (a aplicação) naquelas referidas máquinas antigas.

De fato tive também um mc1000...

mc1000_t.jpg

cujo dissipador do 7805 dava pra fritar um ovo...😁

passado presente...saudades...

 

 

10 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Entendi foi nada aqui; o "de fato" no texto da sua resposta.

 

Acaso julgas que estamos em Portugal e eu a vestir um fato? Então estás justificado.

 

10 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Só não tem a ver com o que insinuei... apesar do transistor estar em paralelo.

De facto, um de nós está a ficar confuso. Por vezes diz coisas fora de contexto (apesar que minimamente deduziste correctamente). E prestenção no termo 'algo como' pow. 

Usemos nossa psicologia adquirida pelo tempo. Assim o sendo, permite-me dizer que estou ligeiramente a tua frente?  🙃 A minha psicologia é subliminar e as vezes reversa.Te vira pra entender 😁

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
42 minutos atrás, .if disse:

De fato era sim kk. Algo como 7805 current booster...

Quase exatamente algo como isso...

7805-voltage-regulator.jpg

...com limitador de corrente

 

Entendi foi nada aqui; o "de fato" no texto da sua resposta.

 

Mas você riu...

 

Por certo de mim, da minha ignorância tabajara. Pois eu perguntara sobre circuitos integrados reguladores de tensão em paralelo.

 

O tal current booster até que está bem explicado, na fonte da imagem. Só não tem a ver com o que insinuei... apesar do transistor estar em paralelo.

 

PS.:

 

Encontrei estes "comentários essenciais" dentro da explicação para outro current booster:

 

Citação

 

In case, for example, a power transistor is attached in parallel with the IC, the supply voltage may not be safeguarded from short-circuits.

 

That may, naturally, be dealt with with the addition of a current sensor in the form of an additional transistor that, while in overload situations, cuts off the base current for the power transistor.

 

To increase currents over 7 A, transistor T1 should be substituted by a couple of parallel attached transistors each of containing an emitter resistor, R1 and R1' respectively.

 

 

No final do artigo existe uma tabela ensinando os parâmetros para se "paralelizar" com mais transistores. Mostra configuração para até 10A!

 

boost.jpg.b2c79ca52d0cf05bdf45b7e9323f1322.jpg

 

voltage-regulator-78XX-chart-table-768x375.jpg.50be544de038c01434d8fbfc9ef00577.jpg

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
9 horas atrás, alexandre.mbm disse:

O chaveamento de uma fonte chaveada tem lugar próprio para existir?

Uma fonte pode ser puramente chaveada ou não, como é o caso da fonte do outro tópico. 

 

Definindo uma fonte chaveada, o chaveamento ocorre depois de uma tensão contínua, seja a bateria como no caso de notebooks ou a partir da rede elétrica como por exemplo nas TVs e computadores, é o caso mais comum pois é usado desde os primórdios. 

Inclusive é o caso do:

7 horas atrás, .if disse:

computadores beeemmm antigos da época do CP500maxresdefault.jpg

Tive um CP500 igual a esse da foto, não funcionava e virou sucata, a fonte dele era chaveada do tipo fly back, usava até um BU208. Mas junto tinha uma fonte linear pequena pra alimentar o oscilador. 

Talvez o meu fosse um dos últimos e a fonte era diferente. 

 

Mas voltando ao assunto das fontes, pode acontecer igual ao caso do amigo do outro tópico, o regulador está depois de uma fonte com transformador. Ela ainda continua sendo chaveada, já que o trafo antes não é um regulador apenas abaixa a tensão. 

No esquema dele faltou o regulador e o indutor ali no meio. 

 

Ainda existe o caso de fontes mistas (termo de minha parte, já que não vi ninguém usar). 

Como você mencionou, em algumas fontes de PC usam o 7805, ele fica no circuito de stand by na frente do trafo menor que fornece 15V para o TL494 da fonte principal. 

O computador usa esses 5V para alimentar o circuito que liga e desliga o computador, ativando a função de espera ou controle remoto através de periféricos. 

Em TVs mais antigas essa prática também era usada, colocavam o 7805 numa tensão maior que geralmente alimentava a parte de áudio. Os 5V eram usados pra alimentar os CIs de memória e funções. 

Outro exemplo de fonte mista, seria uma fonte de bancada montada a partir de uma fonte chaveada, dessas de PC ou notebook. Nunca vi pra vender, mas vários membros do fórum já montaram ou questionam aqui como fazer. Nesse caso a fonte chaveia uma tensão fixa e a regulagem é feita através de um CI do tipo LM317 ou 338 com potenciômetro. 

 

Já uma fonte puramente linear tem obviamente todo(s) reguladores lineares. 

É o caso de fontes usadas em aparelhos mais antigos. 

Muitos deles não usavam nem circuitos integrados, eram vários transistores, resistor, capacitor e Diodo zener. 

Era comum ver fonte dessas em equipamentos de áudio, vídeo k7 (esse não demorou muito pra receber a chaveada) e até mesmo as TVs, mas estas sempre tiveram o setor de alta tensão chaveado (creio que foi a partir daí que nasceu o conceito).

A fonte linear delas alimentavam outros setores. 

 

E por último, não menos importantes existem ainda as fontes do tipo "rabo quente" que também podem ser chaveadas ou não. 

Em equipamentos simples como por exemplo lâmpadas de emergência, ou algumas lanternas "xing ling" essas fontes estão presentes para carregar a bateria, algumas delas usam reguladores com transistor e zener, outras somente o zener e algum resistor e ainda as que só tem o resistor mesmo. 

 

Porém no começo da era das fontes chaveadas, tinha fontes dessas sem isolação que usavam um regulador do tipo step-down ligado diretamente a rede elétrica através de uma ponte retificadora e um capacitor. 

Esse recurso foi usado no final da década de 70 até meados de 90 para alimentação das primeiras TVs a cores. 

O tal regulador permitia na entrada tensões entre 130 e 330V sem e atrapalhar a imagem da TV, eliminando o tal estabilizador que usavam nas TVs P&B da época. 

Depois tiveram que mudar, pois tinha um capacitor que dava problema e aí podia dar choque na antena. 

 

 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!