Ir ao conteúdo

Porta automática simples

Ir à solução Resolvido por rmlazzari58,

Posts recomendados

Postado

eae galera beleza?

bom, eu estou fazendo um projeto de uma porta automatica pro meu quarto

de uma forma simples.

354971178_projetoporta.thumb.jpg.7388397961c99fb7e9c6965537d71122.jpg

e para esse projeto vou usar um solenoide fechadura, que so de empurrar a porta ele tranca, e pra destrancar aperta o botao ou usa a chave.

362025939_solenoidefechadura.jpg.f1ef0d44da9eac67d09e5ad8cc82ee04.jpg

a minha duvida é a seguinte:

antes, para manter a porta funcionando, eu ia usar uma fonte de 12v ligada na tomada, o que gastaria muita energia, alem de que pode parar caso a energia da casa acabe. entao:

1. eu posso usar uma bateria de 9v recarregavel nesse solenoide? ja que isso eliminaria os problemas.

2. se nao der pra usar a bateria de 9v, o que posso fazer pra manter essa fechadura funcionando sem gastar muita energia?

Postado

acho o projeto interessante, o solenóide só iria consumir a bateria quando houver seu acionamento então abateria deve durar alguns acionamentos, mas a bobina dele precisa ser compatível com a tensão da bateria, caso contrário ele não irá atuar.

outra coisa que você deve observar é a possibilidade de você ficar sem bateria do lado de dentro do quarto, como pretenderia sair?

Postado
2 minutos atrás, Eder Neumann disse:

acho o projeto interessante, o solenóide só iria consumir a bateria quando houver seu acionamento então abateria deve durar alguns acionamentos, mas a bobina dele precisa ser compatível com a tensão da bateria, caso contrário ele não irá atuar.

outra coisa que você deve observar é a possibilidade de você ficar sem bateria do lado de dentro do quarto, como pretenderia sair?

é ai que ta.

na descriçao do solenoide diz que é de 6v/12v, entao na teoria nao haveria problema em conectar numa bateria de 9v ne?

no caso, a bateria de 9v funcionaria mais fraco no solenoide de 12v, ou eu colocaria o solenoide de 6v e um resistor, algo como isso resolve?

ja quanto a ficar sem bateria, eu usaria 2 baterias 9v, uma no projeto e uma de reposiçao, assim quando uma descarregar, apenas troco pela outra carregada e coloco no carregador a bateria descarregada.

Postado

Tem somente 2 fios para ligar? Se for, seria qualquer carga entre 6 e 12V.
Caso haja 3 ou 4 fios, provavelmente você deve ter q ligar em 6 e reduzir os 9V da bateria para 6.

Meio off mas nem tanto. Caso haja a possibilidade de você ficar trancado dentro ou fora por falta de bateria, crie um sistema de segurança.

Postado
5 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

Tem somente 2 fios para ligar? Se for, seria qualquer carga entre 6 e 12V.
Caso haja 3 ou 4 fios, provavelmente você deve ter q ligar em 6 e reduzir os 9V da bateria para 6

Pelo que parece, so tem 2 fios mesmo, ett posso comprar o de 12v, e conectar 9v nele, ou é melhor o de 6v com resistor?

6 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

Meio off mas nem tanto. Caso haja a possibilidade de você ficar trancado dentro ou fora por falta de bateria, crie um sistema de segurança.

É ai que ta, eu faria um sistema de analise pra sempre checar o nivel de carga da bateria, mas caso ela fique sem carga, o que posso fazer como.sistema de segurança?

Antes eu ia deixar o solenoide ligado a uma fonte na tomada, e caso fique sem energia, usava a bateria, mas ficar conectado na tomada num gasta energia demais?

Qual.é a melhor opção pra fazer esse projeto?

Postado
33 minutos atrás, Drivmarcos disse:

Qual.é a melhor opção pra fazer esse projeto?

Usa a fonte mesmo, mas coloca o botão pra desligar a fonte também. Assim não gasta energia a toa. 

Se acabar a luz você usa a chave. 

Postado
9 minutos atrás, Renato.88 disse:

Usa a fonte mesmo, mas coloca o botão pra desligar a fonte também. Assim não gasta energia a toa. 

Se acabar a luz você usa a chave. 

Perai que não expliquei uma coisa:

A porta nao tem espessura suficiente pra uma fechadura comum, nem pra aquelas eletrônicas que se compra como pra portao.

Minha ideia é uma fechadura 100% elétrica com o solenoide, exatamente porque nao tenho espaço pra uma fechadura normal e nem dinheiro pra.comprar uma fechadura eletronica de alguma empresa.

Por isso, nao tem chave reserva, o unico jeito da porta destrancar e abrir depende do solenóide estar sendo alimentado por energia.

Dito isso, voltamos as perguntas anteriores.... Como?

Postado
1 hora atrás, Drivmarcos disse:

Por isso, nao tem chave reserva, o unico jeito da porta destrancar e abrir depende do solenóide estar sendo alimentado por energia.

Dito isso, voltamos as perguntas anteriores.... Como?

Então coloca os dois. 

Liga a fonte conforme eu disse e deixa a bateria lá, só vai usá-la quando não tiver energia mesmo. 

Só a bateria pode te deixar na mão também. Vai que esquece de recarregar ou trocar. 

Postado
19 minutos atrás, Renato.88 disse:

Então coloca os dois. 

Liga a fonte conforme eu disse e deixa a bateria lá, só vai usá-la quando não tiver energia mesmo. 

Só a bateria pode te deixar na mão também. Vai que esquece de recarregar ou trocar. 

Mas ai é que ta, eu ia usar uma bateria de 12v que achei na net, que ai funcionaria do jeito que você falo.

Screenshot_20210224-183902.thumb.png.dff9d401ed19bc4842974fc9781d657a.png

Mas ai vem a pergunta:

Como vou conectar a bateria e a fonte juntas no sistema?

Tenho que fazer um círcuito de backup pra quando cair a energia ligar a bateria?

Postado

Pensei num circuito bem simples que faça o seguinte: havendo energia na fonte, é a fonte que liga o botão à fechadura. Mas se faltar energia, o sistema alterna para a bateria.

Pensando num relezinho, o COM do relé vai para a fechadura, o NA vai na fonte e o NF, na bateria. A bobina do relé é acionada pela fonte.

Um relé toma uns 40mA, estando na fonte, isso é o que gasta 2 leds de algum eletrônico de casa em stand-by. E se a fonte cair, o relé desarma e aí vale a bateria.

Já vi mosfet substituir relé mas não conheço suficiente para saber se é o caso. Mas mosfet não usa 40mA, usa menos...

Postado
9 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Pensei num circuito bem simples que faça o seguinte: havendo energia na fonte, é a fonte que liga o botão à fechadura. Mas se faltar energia, o sistema alterna para a bateria.

Pensando num relezinho, o COM do relé vai para a fechadura, o NA vai na fonte e o NF, na bateria. A bobina do relé é acionada pela fonte.

Um relé toma uns 40mA, estando na fonte, isso é o que gasta 2 leds de algum eletrônico de casa em stand-by. E se a fonte cair, o relé desarma e aí vale a bateria.

Já vi mosfet substituir relé mas não conheço suficiente para saber se é o caso. Mas mosfet não usa 40mA, usa menos...

Cara isso é mt interessante, ate vi na net uns projetos como o da luz de emergência do manual do mundo.

Link de um video parecido:

https://youtu.be/VfAVyzn8XtY

Sera que se, ao invés de uma lampada eu usar o solenoide pra ativar no circuito q o Iberê fez da certo?

Mas ja vou anotar aqui sua ideia pra pesquisar um pouco e fazer aqui.

• Curtir 1
Postado

Cara isso é mt interessante, ate vi na net uns projetos como o da luz de emergência do manual do mundo.

Link de um video parecido:

https://youtu.be/VfAVyzn8XtY

Sera que se, ao invés de uma lampada eu usar o solenoide pra ativar no circuito q o Iberê fez da certo?

Mas ja vou anotar aqui sua ideia pra pesquisar um pouco e fazer aqui.

Pensei o seguinte:

1272180784_fechadurarel.jpg.a3874efa58558ce50e87c4b76ef75854.jpg

Só cuidado com as tensões: relé que marca 6v funciona a partir de 3v. Relé que marca 12v funciona a partir duns 10v... tem que testar. Nunca usei relé com tensão maior que a marcada, só menor, mas acho um pouco ruim já que o normal vai ser o relé ficar acionado.

Se bem que relé é difícil queimar... tem um numa montagem que fiz aqui acionado direto faz acho que uns 3 anos e meio.

(Atualização: tava faltando aquele diodo, 1N4001... até 1N4007)

• Curtir 2
Postado
1 minuto atrás, Renato.88 disse:

Sou mais esse sistema:

images?q=tbn:ANd9GcSiyhcXFyreeoN-BMgJr5W

Se a bateria não for recarregável, R1 deve ser eliminado e a fonte com a mesma tensão da bateria. 

Os diodos podem ser os 1N4007 

Mas no caso do seu sistema, a energia da bateria também n seria gasta junto com a da fonte?

Ou a fonte tem preferência de alimentação no caso?

Ps: preciso estudar mais...

Postado
4 horas atrás, Drivmarcos disse:

Mas ai é que ta, eu ia usar uma bateria de 12v que achei na net, que ai funcionaria do jeito que você falo.

Essa bateria da foto não serve, a corrente é pouca pra abrir a fechadura. 

Seria mais interessante 3 baterias 18650 em série. 

• Curtir 1
Postado
agora, Renato.88 disse:

Essa bateria da foto não serve, a corrente é pouca pra abrir a fechadura. 

Seria mais interessante 3 baterias 18650 em série. 

Assim, pela etiqueta, aquela bateria teria 23a de corrente n?

Postado
agora, Drivmarcos disse:

Mas no caso do seu sistema, a energia da bateria também n seria gasta junto com a da fonte?

Ou a fonte tem preferência de alimentação no caso?

Ps: preciso estudar mais...

A preferência é com o mais forte, que no caso seria a fonte. 

Se usar as baterias que eu mencionei acima a tensão que elas fornecem é de 11V, é suficiente pra abrir sua fechadura. 

Mas se tiver uma fonte de 12V junto, essa tensão se sobressai e a fechadura ignora os 11V.

2 minutos atrás, Drivmarcos disse:

Assim, pela etiqueta, aquela bateria teria 23a de corrente n?

Não. Isso é apenas o modelo. 

Essa pilha é aquela dos controles de alarme/portão, tem o tamanho de uma bituca de cigarro. 

Uma bateria 12V, com 23Ah é grande maior que uma caixinha de leite. 

Postado
25 minutos atrás, Renato.88 disse:

Sou mais esse sistema:

images?q=tbn:ANd9GcSiyhcXFyreeoN-BMgJr5W

Se a bateria não for recarregável, R1 deve ser eliminado e a fonte com a mesma tensão da bateria. 

Os diodos podem ser os 1N4007 

No caso entao de usar esse sistema, as baterias sao aquelas celulas de notebook? Elas servem? 

Postado
12 horas atrás, Drivmarcos disse:

No caso entao de usar esse sistema, as baterias sao aquelas celulas de notebook? Elas servem? 

Sim, servem. 

Só achar uma que tenha tensão perto de 12V. 

Postado

Eu não reparei que as baterias eram as 23A. E a ideia do dois diodos parece bem mais legal do que a do relé, para baterias não recarregáveis. A solução com dois diodos é mais simples de ser implementada e, se relé já é difícil estragar, diodo então... consta que arqueólogos encontraram diodos chineses (ou eram egípcios?) com 4.000 anos que funcionam, rs... (Mentira, hein? rs...)

Mas a bateria acho que tem umas que o pessoal usa em lanterna de pescador, quadradas, que fornecem a corrente que a fechadura precisa e até mais.

Agora, se for usar as recarregáveis 18650, sempre vai precisar de um gerenciador de carregamento. 18650 descarrega facinho sozinha, sem ligar nada a carga cai bem em um mês. Tem uns gerenciadores de carregamento permitem que a bateria seja carregada ao mesmo tempo em que é usada. Nesse caso, duas possibilidades:

1 - Usar apenas uma 18650 e um step up, que sobe a tensão de 3,7v para 12v. Nesse caso a fonte muda, passa a ser de 5v ou até de celular e o gerenciador é um TP4056. Tem uma perda de corrente na conversão de 3,7v para 12v mas para os 420mA que a fechadura precisa, dá e sobra, ainda mais porque o acionamento é só um toque, não é como um amplificador de som, por exemplo, que fica consumindo o tempo todo. Ficaria assim (só que não precisa de duas 18650 em paralelo):

768487030_TP4056MT3608.thumb.png.ccd515d29e86013fb45e61ea9733827c.png

Para isso precisa comprar o TP4056 e o MT3608 (step up), que não são difíceis de achar nem caros, já vi gente vendendo até os dois juntos, num kit. Ah, e precisa de uma única bateria e do carregador, também.

2 - Usar três 18650 em série. Assim dá para usar a fonte de 12v para carregar as baterias. O gerenciador de carregamento fica um BMS 3S, que tem aquele recurso de carregar e permitir usar as baterias ao mesmo tempo. Por um lado dá para dispensar o subidor de tensão e aproveitar a fonte 12v que já tem. Por outro, 18650 novas são bem caras. Mas se der para desmontar um pack de baterias de notebook, aí a única coisa que falta é um BMS 3S, que tem fácil e não é caro, uns R$30,00, acho.

555014444_BMS3S.jpg.2861d087853fc4c188d5e789ff8bbd95.jpg

---

Uma curiosidade, @Drivmarcos: como você vai fazer para abrir a porta estando do lado de fora? Vai por dois botões em paralelo, um do lado de fora e outro do lado de dentro?

Postado
2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Usar três 18650 em série. Assim dá para usar a fonte de 12v para carregar as baterias. O gerenciador de carregamento fica um BMS 3S, que tem aquele recurso de carregar e permitir usar as baterias ao mesmo tempo. Por um lado dá para dispensar o subidor de tensão e aproveitar a fonte 12v que já tem. Por outro, 18650 novas são bem caras. Mas se der para desmontar um pack de baterias de notebook, aí a única coisa que falta é um BMS 3S, que tem fácil e não é caro, uns R$30,00, acho.

achei essa opção mt mais legal e fácil, ja que eu tenho pelo menos 3 baterias de notebook aq, ett conseguir 3 celulas de bateria n é difícil.( eu tenho daquelas vermelhinhas)

por fim tenho somente mais umas perguntas:

1.como eu faria a ligação com a fonte e o solenoide nesse BMS3S?

tipo eu ligaria tanto a fonte 12v quanto o solenoide naqueles pontos charge/descharge?

tem como fazer um diagrama pra mim?

2.caso as baterias terminem de carregar, a placa desativa o carregamento? ou é como se ficasse recarregando sempre?

3.no caso, se vou conectar as baterias, o solenoide e a fonte nessa placa, posso simplesmente desligar a fonte e deixar o solenoide na bateria, e quando acabar a bateria, coloca na tomada de novo? ou isso é so um sistema de segurança pra se acabar a energia da tomada?

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Uma curiosidade, @Drivmarcos: como você vai fazer para abrir a porta estando do lado de fora? Vai por dois botões em paralelo, um do lado de fora e outro do lado de dentro?

bom, por um bom tempo me perguntei também como ia fazer isso, tanto que cheguei a pesquisar algo como o Flip-Flop D, que funcionaria como uma fechadura barata (ja que com arduino pra mim é mt caro).

por fim cheguei no Reed Switch, que fiunciona por aproximação de campo magnetico, ett pensei:

é so usar um botao no lado de dentro e um reed switch do lado de fora pra fechar o circuito do solenoide( ja que ele n pode ficar ligado por mais de 5 ou 10 segundos)

alem disso ja testei algumas coisas e n é qualquer coisa que ativa o reed switch (ja que ele vai ficar dentro da madeira da porta e n exposto), e no minimo precisa de um imã de neodimio pra ativa-lo de uma certa distancia.

por fim basta colocar o reed switch dentro da madeira, um imã na chave( pode ser num chaveiro tambem), e assim que encostar o imã na porta, o solenoide ativa e abre a porta.

tambem vou fazer uma conexão metalica na porta pra todo o circuito ficar na parede e so o botao na porta e assim que eu empurrar a porta, a energia do solenoide corta e evita de ficar ativo por 10s (como é o maximo do solenoide).

eae, o que acham do projeto porta automatica sem mt trabalho.....

• Curtir 1
Postado

eu ligaria tanto a fonte 12v quanto o solenoide naqueles pontos charge/descharge?

👍

tem como fazer um diagrama pra mim?

Olha a imagem ali em cima.

O P- vai ao - da fechadura, o P+ vai ao(s) interruptor(es). O outro lado do(s) interruptor(es) vai no + da fechadura.

No mesmo P-, junto com o - da fechadura, vai o - da fonte de 12v. E no P+, junto com o lado do interruptor que não o que vai à fechadura, vai o + da fonte.

caso as baterias terminem de carregar, a placa desativa o carregamento?

👍

posso simplesmente desligar a fonte e deixar o solenoide na bateria?

👍

Mas não precisa ficar ligando e desligando a fonte da tomada porque...

caso as baterias terminem de carregar, a placa desativa o carregamento.

eae, o que acham do projeto porta automatica sem mt trabalho.

👍👍👍

Mas eu esperaria o @Renato.88 dar uma olhada antes...

• Curtir 1
Postado

@rmlazzari58 @Renato.88

Olha aqui, acho que vou usar a ideia do BMS 3S, com 3x18650 em serie e tal, ja calculei o gasto pra comprar tudo da china(que eu acho mais barato).

fiz aqui um diagrama do circuito, olhem ai pra ver se ta tudo certo

2030803057_WhatsAppImage2021-02-26at11_24_49.thumb.jpeg.8635adac14d97e3efc02d8efe82eb2e5.jpeg

Ai queria perguntar um negocio: da pra adicionar uma led no circuito pra ligar junto com o solenoide? tipo pra ser indicação de ativação e tal?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...