Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite

Preciso de recomendações de antivírus gratuito que seja bom e que não consuma muita memoria ram.

O ultimo que eu usei foi o ESET NOD32.

Sistema Operacional:10 64

8GB

Postado
1 hora atrás, CJm4st3r disse:

alguém q sabe o que baixa e espeta nas usbs do computador.

Esse o problema, além de mim mais 2 pessoas tem acesso ao meu pc da pandemia para cá. xd

• Membro VIP
Postado

@C.R.E.A.M. Panda Free ou Windows Defender.

1 hora atrás, C.R.E.A.M. disse:

Esse o problema, além de mim mais 2 pessoas tem acesso ao meu pc da pandemia para cá. xd

Coloque o User Acount Control (UAC) no máximo e uma senha forte na conta de administrador e as duas contas necessárias para essas pessoas como usuário padrão. Você pode fazer isso indo em Painel de Controle>Contas de Usuário.

• Curtir 3
Postado

@C.R.E.A.M. Sempre usei o Avast na minha máquina e nas dos clientes. Parei com isso esse mês de fevereiro e reverti para o antivirus nativo do windows. O mais interessante é que quando o fiz alguns bugs chatos que estavam ocorrendo simplesmente sumiram (inclusive o uso excessivo da CPU na inicialização). Como já li muito sobre a eficácia desse antivirus, estou de consciência limpa.

@Frib 2K4 O problema do UAC é que vai encher o saco o tempo inteiro toda vez que for abrir programas, mesmo os instalados pela conta de adm. Só de deixar os usuários secundários como padrão já vai preveni-los de instalar programas, então o UAC fica redundante (e incômodo). Também dá para desativar a instalação de programas dos outros usuários pelo gpedit.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
20 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Frib 2K4 O problema do UAC é que vai encher o saco o tempo inteiro toda vez que for abrir programas, mesmo os instalados pela conta de adm. Só de deixar os usuários secundários como padrão já vai preveni-los de instalar programas, então o UAC fica redundante (e incômodo). Também dá para desativar a instalação de programas dos outros usuários pelo gpedit.

Eu particularmente faço isso no meu PC (uso conta padrão para evitar vulnerabilidades), como mais pessoas vão usar o PC dele, isso seria tipo um "lockdown", pois se esses usuários quiserem instalar programas ou fuçarem onde não devem o UAC vai bloquear isso.

21 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@C.R.E.A.M. Sempre usei o Avast na minha máquina e nas dos clientes. Parei com isso esse mês de fevereiro e reverti para o antivirus nativo do windows. O mais interessante é que quando o fiz alguns bugs chatos que estavam ocorrendo simplesmente sumiram (inclusive o uso excessivo da CPU na inicialização). Como já li muito sobre a eficácia desse antivirus, estou de consciência limpa.

Eu gostava bastante do Avira, usei por um bom tempo até, mas começou a instalar um monte de programas inúteis sem o consentimento do usuário, além de que o Defender é um bom AV já nativo e que dá para ser aprimorado se configurado bem.

Postado
3 minutos atrás, Frib 2K4 disse:

Eu particularmente faço isso no meu PC (uso conta padrão para evitar vulnerabilidades), como mais pessoas vão usar o PC dele, isso seria tipo um "lockdown", pois se esses usuários quiserem instalar programas ou fuçarem onde não devem o UAC vai bloquear isso.

Sim, mas será que a paranoia vale o drama? Sério, eu não uso UAC pra nada, acho um pé no s***. Ninguém merece uma tela de confirmação para fazer cada coisinha. Se meu PC fosse usado por outras pessoas eu usaria o gpedit como fiz com o de vários clientes e bloquearia o que sei que é danoso.

3 minutos atrás, Frib 2K4 disse:

Eu gostava bastante do Avira, usei por um bom tempo até, mas começou a instalar um monte de programas inúteis sem o consentimento do usuário, além de que o Defender é um bom AV já nativo e que dá para ser aprimorado se configurado bem.

O Avast passou pelo mesmo drama, mas ainda dava para configurar e tirar toda a chateação. Meu problema foi o impacto que ele tem sobre o funcionamento do sistema e os bugs ocultos. Uma hora apelei e retirei, não volto atrás, o PC não ficava liso como está agora há tempos.

• Membro VIP
Postado
7 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Sim, mas será que a paranoia vale o drama? Sério, eu não uso UAC pra nada, acho um pé no s***. Ninguém merece uma tela de confirmação para fazer cada coisinha. Se meu PC fosse usado por outras pessoas eu usaria o gpedit como fiz com o de vários clientes e bloquearia o que sei que é danoso.

Uma das utilidades do UAC é impedir que malwares (ou usuários desinformados) alterem as configurações do Windows. Se estiver incomodando, você pode diminuir o nível dele para 3 ou 2, mas nunca desativá-lo. Com o tempo acostuma ;D

Como no caso dele outras pessoas vão usar o PC, a paranoia vale o drama.

• Curtir 1
Postado

@Frib 2K4 Não uso UAC. Nunca tive uma única contaminação no meu PC (exceto uma que foi em decorrência de um HD de cliente). Ainda acho o UAC desnecessário a menos que os usuários sejam realmente trolls. Na minha casa, na minha família e os meus clientes também, todos que eu oriente sobre como evitar contaminações e como evitar hoax que causam problemas no PC e tenho tido sucesso até hoje. Ninguém se casou com nenhuma princesa nigeriana, nem ganhou nenhum prêmio para o qual não concorreu, nem apagou arquivos com ícone de ursinho de pelúcia do windows até a presente data depois de ter sido minimamente instruído.

• Curtir 1
Postado
22 horas atrás, WOZ Dods disse:

O antivirus nativo no caso é o windows defender, certo? tem algum site que ensina como configurar ele? ou ele já é ativado junto com o w10?

23 horas atrás, Frib 2K4 disse:

@C.R.E.A.M. Panda Free ou Windows Defender.

Coloque o User Acount Control (UAC) no máximo e uma senha forte na conta de administrador e as duas contas necessárias para essas pessoas como usuário padrão. Você pode fazer isso indo em Painel de Controle>Contas de Usuário.

Esse UAC é o Configuração de controle de conta do usuário né?

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
41 minutos atrás, C.R.E.A.M. disse:

O antivirus nativo no caso é o windows defender, certo? tem algum site que ensina como configurar ele? ou ele já é ativado junto com o w10?

Sim, é o Defender. Você pode configurá-lo aqui : https://www.youtube.com/watch?v=xz3oXHleKoM&t=195s

42 minutos atrás, C.R.E.A.M. disse:

Esse UAC é o Configuração de controle de conta do usuário né?

Yep.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
10 horas atrás, C.R.E.A.M. disse:

Obrigado vou da uma olhada.

É que estou procurando antivírus gratuito e bons e que não consumam muito o cpu e memoria.

Não sei se já falaram acima, mas o windows defender ele ativado é leve?

O AV mais leve sem dúvida é o Panda Free. Se quiser: https://www.pandasecurity.com/pt/homeusers/free-antivirus/

Obs: Desmarque  opção de instalar o Opera Browser.

• Obrigado 1
Postado

Olá! 

Entrando na conversa: estou  testando utilizar  uma máquina sem antivírus. Isso porque eu percebi que o Avira, antivírus que eu gosto e já uso a bom tempo, tem deixado a máquina lenta em algumas situações inclusive com bugs chatos, mesmo o pc sendo bem forte (processador, ram, ssd etc).

Notei que só com o AV da Microsoft, o Windows virou outro, com desempenho melhor! Principalmente na hora ligar! Não sei se é o avira que ficou muito ruim, consumindo muitos recursos do sistema e fora outra coisas que não queria e ele fica lá insistindo, mostrando, fazendo propaganda e apresentando problemas meu sistema.

Seria seguro usar somente o AV da Microsoft e usar o vírus total para, quando for preciso, escanear um programa (raro ficar instalando programas, raro mesmo  mesmo assim sempre do site oficial, vendo se o url é do site oficial, verificando o url no virus total e o arquivo também!) mais é um arquivo pdf de conta por exemplo, uma foto etc e outros?) Não utilizo pendrives nele, somente os meus mesmo de backup.

Vocês se preocupam em olhar se o site que vocês acessam tem https e tentam ver se o certificado digital realmente é para o site no qual vcs acessam? (Evitar ataque homem no meio)

Seriam esses cuidados o suficiente para manter o sistema protegido e não precisar usar antivirus de terceiros no windows? 

Postado

@BF3DONORDESTE Não faz muito tempo o Antivirus nativo do windows foi premiado por eficiência. Eu meio que ignorei na época, mas hoje entendo que somente ele é mais que suficiente para proteger o PC. Se quiser usar um adicional para algumas situações eu compreendo, mas acho desnecessário também. O Windows Defender tem algumas alternativas de customização e seguir um bom tutorial para configurá-lo poderia aliviar sua preocupação. Pessoalmente eu não vejo necessidade (para mim) de proteção adicional. 

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods Então, um dos motivos para eu ficar sem usar antivirus tradicional é a não infecção. Sempre usei avira, porém usava vários outros para buscar malware no sistema como malmwarebytes e vários outros super consagrados antivirus e antimalware. Pois bem, como nunca tive problemas achei melhor desinstalar o Avira, porém mantendo as boas práticas de segurança e em alguns momentos com nível máximo de paranoia.

Contudo, o meu maior receio são os sites explorar alguma vulnerabilidade no Windows ou no navegador, mas como aqui o Windows 10 as atualizações são automáticas e o Google também atualiza constantemente, vou manter sem antivirus em algumas máquinas para teste mesmo.

O raciocínio não está correto? Se em  muitos anos (muitos anos mesmo, nunca tive problema) porque eu teria com AV da Microsoft, e isso me mostra também que as boas práticas de segurança são tão ou mais importante que o antivírus!

Você verifica sempre se os sites que você acessa tem https? Ao instalar programas você só instala se o programa tiver assinatura  digital?  Caso precise, roda em uma máquina virtual?

• Membro VIP
Postado

@BF3DONORDESTE Você pode continuar com o Defender. Sugiro adicionar uma proteção anti ransomware junto com qualquer AV que esteja utilizando, aqui há 3 anti ransomware free: https://www.baboo.com.br/tag/anti-ransomware/

Outra dica que dou é manter tudo atualizado e usar uma conta de usuário padrão em vez de administrador, além daquelas dicas básicas de sempre: não clicar em tudo que vê pela frente e não baixar coisas piratas.

• Coordenador
Postado

Para Windows, recomendo o Panda ou o próprio Defender que já vem instalado (no caso do Windows 10). Antigamente recomendava o Kaspersky, mas a chatice com as propagandas e o registro me fizeram parar de recomendá-lo. O Panda é muito eficiente e não enche o saco. Para GNU/Linux, recomendo nenhum.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
10 horas atrás, BF3DONORDESTE disse:

O raciocínio não está correto? Se em  muitos anos (muitos anos mesmo, nunca tive problema) porque eu teria com AV da Microsoft, e isso me mostra também que as boas práticas de segurança são tão ou mais importante que o antivírus!

AMBOS são importantes.

Em 2017 o site do CCleaner foi invadido e teve os arquivos de download substituídos por arquivos maliciosos, ou seja, você ia ser infectado mesmo sendo um usuário paranoico com boas práticas.

https://canaltech.com.br/segurança/hackers-invadiram-o-ccleaner-e-colocaram-usuarios-em-risco-100586/

Obviamente que casos assim são extremamente raros pois (diferente do que filmes de "hackers" mostram), não é do dia pra noite que alguém invade um servidor, mas você nunca deve negligenciar uma coisa chamada segurança.

Não utilize o fato de "você nunca ter tido problema" como critério. Conheço pessoas que dirigem olhando para o celular e "nunca tiveram problemas", isso obviamente não muda o fato de ser perigoso.

Entenda que o usuário NÃO É o melhor antivírus, o usuário é exatamente quem permite que o sistema seja invadido. Você ser um usuário cuidadoso que não sai baixando jogos piratas pela internet é somente UM dos procedimentos necessários para se manter seguro na internet. Utilizar um bom antivírus é somente UM dos procedimentos que lhe garantirão segurança.

Não adianta nada você ter o melhor antivírus do mercado e sair baixando tudo o que vê pela frente. Da mesma forma, não adianta nada ser o usuário mais cuidadoso do mundo pois casos como o do CCleaner podem ocorrer. Uma coisa NÃO ELIMINA a outra. O usuário deve ter o bom senso de ter um antivírus instalado no computador e não sair baixando tudo o que vê pela frente, mas caso ocorra de ele baixar um arquivo infectado, será o antivírus que irá protege-lo.

Usando uma analogia mais absurda: Não adianta nada você ser uma pessoa que lava sempre as mãos e achar que isso faz com que você não precise se vacinar. Da mesma forma, não adianta nada você estar com todas as vacinações em dia e sair beijando o chão. Uma coisa não elimina a outra. O usuário NÃO É o melhor "anti-doenças".

Leia a cartilha de segurança:

https://cartilha.cert.br/computadores/

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@GabrielLV Olá! Obrigado pela explicação e seu post me fez ampliar mais ainda a visão sobre o assunto. Gostei muito da explicação e do seu exemplo. 

Porém a dúvida que fica é: o Microsoft Windows Defender é o suficiente? Nesse contexto poderia de fato ser considerado um antivirus e assim eu estou protegido? Se pegarmos esse seu exemplo de contaminação do CCcleaner, que era ou é um programa popular, será que o AV da Microsoft identificaria o problema?

• Moderador
Postado

@BF3DONORDESTE Difícil dizer. Eu pessoalmente prefiro ter um antivírus instalado, pois assim pelo menos eu teria uma camada a mais de segurança no caso de outro ocorrido igual o do site do CCleaner acontecesse.

E sim, o antivírus da Microsoft é o suficiente para o dia a dia, mas lembre-se que utilizar um bom antivírus não dispensa boas práticas.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...