Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, precisaria que um led acendesse caso a tensão, num determinado ponto de um circuito, passasse de 10v. Será que tem alguma chance de fazer isso sem usar ampop comparador?

Pensei em algo como um zener só que ao contrário: um zener deixa passar corrente com tensão entre uns 0,7v e até o seu valor nominal. Será que existe algo bem simples e pequeno que não deixa passar corrente nenhuma se a tensão for menor que 10v e que, daí para cima, deixe passar o que vier?

Postado
5 horas atrás, rmlazzari58 disse:

um zener deixa passar corrente com tensão entre uns 0,7v e até o seu valor nominal.

És tu que estás pensando ao contrário... 

O zener faz exatamente o que você quer! 

Basta ligar em série com o led e um resistor.

Só não use o zener de 10V, pois tem que descontar a tensão do led e a corrente consumida pelo resistor. 

Um zener de 7,5V ou de 8,2V vai funcionar dependendo do tipo de led que você tem. 

Em tempo... 

Baseado nisso, sempre faço o circuito abaixo quando preciso de um temporizador com retardo. A diferença é que o zener está ligado "em série" com o transistor:

imagem211.GIF

O relé fecha seus contatos quando a tensão de C1 chega a 7,5V. 

Assim como no Led, a tensão do transistor é somada ao zener. 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Zener em série com led dá certo mas o led deve começar a acender fraquinho com tensão menor que 10V. Se isso não te incomodar, tuudo bem.

Não tenho certeza s isso reduz tal efeito...

xgE0Y.gif coloque um R + led em série. Ou talvez o led em série com coletor, + R na base e... começou a complicar... praticamente a lesma lerda do circuito acima... Testa e conta pra nós.

• Curtir 1
Postado

Será que dá certo assim?

zener.jpg.41ff1f18090d51ffb656c56f9e46fe55.jpg

Ou com um zener de 10v...

O que está acontecendo é o seguinte: lembra daquela ventoínha controlada por um LM317 que tem, entre o pino de ajuste e a saída um termistor de 1k, para refrigerar um chip amplificador? Pois então: antes de por dentro de uma caixinha de madeira, difícilmente a tensão na ventoínha passava de 5v. Agora pode ser impressão minha, mas parece que a ventoínha está rodando mais rápido. A ideia é colocar um led vermelho no painel da caixinha de forma que, se a tensão que vai à ventoínha chegar perto dos 10v, o led começa a acender.

Como @.if disse que o led acende fraquinho (mas acende) antes da tensão zener, no desenho botei zener de 12v. Mas talvez 10v funcione melhor...

Aquele R=100ohm, chutei sem nem olhar onde fica o gol, rs... Será que chutei pelo menos na direção do gol... adversário? rs... Talvez tenha que ser maior pro led não queimar quando chegar a 10v...

Por último, serve zener e resistor de 1/4w?

• Membro VIP
Postado

Bateu na trave... o zener deve ser menor que 10V pra acender o led 2.2V ... Na teoria matemática 10-2.2=7.8 = zener de 7.8V. Na prática 7V5...8V2

O R pra não quero lhe tirar o prazer de calcular pra 20mA no led que pode ser sua Imax... tem led que começa a acender com menos de 1mA

Continuo achando que você deve testar e contar pra nós...

• Curtir 1
Postado
11 minutos atrás, .if disse:

O R pra não quero lhe tirar o prazer de calcular pra 20mA no led que pode ser sua Imax.

Pelos meus cálculos, R para o led não queimar com 12v na entrada, led vermelho de 2,2v / 20mA, dá R = 490ohm de 0,044W.

Mas como essa R também vai ter que dissipar a corrente que o zener bloquear, chuto R de 560ohm / 1/4w. Zener acho que, bom... é baratinho, dá para comprar os dois, 7V5 e 8V2, de 1/2w, depois conto o que ficou melhor...

Que tal?

(O problema de teste com minha quase inexistência noção, é que se queimar o zener, prá sair de casa, só mascarado e alcoolizado...)

Postado

Ola,

Certa feita ( alguns anos atrás ) precisei de um circuito para indicar quando a carga de uma bateria chegasse na tensão de flutuação e o pessoal aqui do forum me indicou o componente abaixo, o TL431 que quando atingido o valor especificado acende o led de imediato ao invés de começar uma luzinha inicialmente pálida  que eu tinha em outro carregador.

Desenhei agora  com os componentes para a tensão de 10V , esse capacitor e o resistor R3 estão ali  apenas para simular a elevação da carga e podem ser suprimidos na sua implementação.

'_'

tl431-forum.jpg

• Curtir 1
  • Obrigado 2
Postado
1 hora atrás, Tito Fisher disse:

Ola,

Certa feita ( alguns anos atrás ) precisei de um circuito para indicar quando a carga de uma bateria chegasse na tensão de flutuação e o pessoal aqui do forum me indicou o componente abaixo, o TL431 que quando atingido o valor especificado acende o led de imediato ao invés de começar uma luzinha inicialmente pálida  que eu tinha em outro carregador.

Desenhei agora  com os componentes para a tensão de 10V , esse capacitor e o resistor R3 estão ali  apenas para simular a elevação da carga e podem ser suprimidos na sua implementação.

'_'

tl431-forum.jpg

Valeu, @Tito Fisher!

Só uma dúvida, se não for abuso: em vez de alimentar esse circuito com 12v, ele deve ser alimentado com a tensão a ser medida, é isso? Ou deve ser  alimentado com 12v, mesmo, e a tensão variável vai direto no R2, que estará solto sem R3?

Postado

Ola @rmlazzari58

Como disse o Sr @Renato.88 o TL431 pode ser usado como zener variável e mais do que isso, um zener de precisão . 

Como disse nossa amiga  @.if o zener não é preciso, ele tem uma certa 'folga'  com relação ao valor nominal. Já o TL431  leva vantagem nesse quesito, e pode operar com tensão entre 2.5V a 36V

10 horas atrás, .if disse:

zener de 7.8V. Na prática 7V5...8V2

Então, independente de quanto for alimentado o sujeito basta que se aplique o cálculo no par R1 e R2  para configurar o valor que voce desejar obter condução entre anodo e catodo .

Existe no datasheet uma formula para esse cálculo, e até programas prontos que informam os valores para R1 e R2 .

Aqui tem mais detalhes  : https://www.paulobrites.com.br/diamantes-sao-eternos-tl431-tambem/

'_'

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!