Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal.

Sou novo nesse mundo da eletrônica, estou fazendo meu primeiro projetinho com Arduino.

No caso tenho um Arduino Nano aqui e o objetivo é usá-lo para monitorar a temperatura de um dispositivo e ajustando a velocidade de 2 coolers 12v.

Hoje eu faço esse processo de ajustar a velocidade (tensão) dos coolers manualmente usando uma fonte igual a esta:

image.png.1777fe0cadff6b54f6151df1a7898b31.png

Encontrei alguns módulos de temperatura que talvez sirvam para o projeto, mas não tenho certeza:
- Módulo Sensor de Umidade e Temperatura DHT12 - https://www.baudaeletronica.com.br/modulo-sensor-de-umidade-e-temperatura-dht12.html
- Módulo Sensor de Umidade e Temperatura DHT11 - https://www.baudaeletronica.com.br/modulo-sensor-de-umidade-e-temperatura-dht11.html
- Módulo Sensor de Temperatura LM35 - https://www.baudaeletronica.com.br/modulo-sensor-de-temperatura-lm35.html
- Módulo Sensor de Temperatura DS18B20 - https://www.baudaeletronica.com.br/modulo-sensor-de-temperatura-18b20.html

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre quais módulos de temperatura eu poderia usar nesse caso.
Outra dúvida que tenho é como eu faria pra ajustar a tensão dos coolers conforme a temperatura medida pelo módulo de temperatura, pois não sei como faria para executar tal função. Talvez exista algum componente que faça esse trabalho?

Se alguém já fez algo do tipo ou puderem me dar uma luz, toda dica é bem vinda.

Muito obrigado desde já.

• Membro VIP
Postado

Nunca fiz. Sugiro só o lm35. Varie a velocidade do cooler com pwm em função da temperatura. Mas antes... faça um led piscar. Pisque um led e domine o mundo.

• Curtir 1
  • Haha 2
Postado

Há o chip LM35 sem o módulo, que é tranquilo de usar e talvez mais fácil de fixar em superfícies. E tem duas versões: uma, LM35 e LM35A, para até 150°C, e outra, LM35C e LM35CA, para até 110°C.

Você poderia definir a relação entre temperatura e tensão sobre a ventoinha, algo como:

20°C - 4v

30°C - 6v

40°C - 8v

etc.

Postado
Em 16/05/2021 às 12:38, Nathan S. disse:

No caso tenho um Arduino Nano aqui e o objetivo é usá-lo para monitorar a temperatura de um dispositivo e ajustando a velocidade de 2 coolers 12v.

Então, ai depende do dispositivo.

Se for líquidos: DS18B20, sem dúvida.

Se for sólidos, ai depende um pouco... acho que aqueles PTC/NTC (são termo resistivos) já resolvam pra você, só são um pouquinho chatos de fazer a leitura.

Se for em ambiente (tipo ar), ai depende um pouco eu iria de LM35 ou PTC/NTC.

@edit

Nota de ajuda: Termo resistivos tipo LM35 e os PTC/NTC precisam ser calibrados no caso de uso de baterias (alimentar o circuito com baterias, digo). Conforme a bateria for acabando, a tensão também vai diminuindo... dai se não forem "calibrados" para a tensão nova, a leitura pode se tornar imprecisa.

Isso não acontece no DS18B20

• 2 semanas depois...
Postado
Em 18/05/2021 às 13:59, Carlos Zanon disse:

Termo resistivos tipo LM35

Há algum engano aqui :

LM35 não precisa de calibração... basta alimentar ele com tensão entre 4 e 30 V, a saída dele sofre muito pouca variação,  imperceptíveis 0,02 mV / Volt . 

Traduzindo : se uma bateria variar de 9 para 6 Volts, a tensão de saída irá variar no máximo 0,06 mV, absolutamente imperceptível a menos que se use um conversor A/D de 16 bits...

Paulo

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
9 horas atrás, aphawk disse:

alimentar ele com tensão entre 4 e 30 V

Penso que pra medição de temperaturas criogênicas tal variação [do valor de tensão relativo à temperatura externa] pode ser semi perceptível pra pessoas muito muito exigentes. A corrente que ele precisa pra se alimentar dá um ligeiro autoquecimento interno. Há um contorno pra isso pra tais paranóicos: alimentá-lo só no momento da medição 🙃

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...