Ir ao conteúdo

A Saga do Pioneer KP-500 continua !!! Qual amplificador colocar?

Ir à solução Resolvido por Marco Aurélio Yu,

Posts recomendados

Postado

Vou indo por enquanto, mas tô pensando que, no mínimo, os capacitores sem marca nenhuma são para 16v. Comercialmente as tensões de capacitores mais comuns são 6,3v, 10v, 16v, 25v, 35v... Curiosamente (coincidentemente) o mínimo de tensão testada e relatada no datasheet do TDA2030 é... 16v.

Boa noite.

---

Quase esqueci de falar: quanto mais tensão, maior vai ser a potência de saída. Mas quanto maior a potência de saída, maior tem que ser o dissipador de calor. No manual está especificado nesse gráfico aqui:

811594386_Capturadetelade2021-05-3023-55-54.thumb.png.06960dd6fd0a645257b9aaa8be96fb6f.png

Até amanhã.

Postado
21 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Tá em japonês mas w é watt até em sânscrito arcaico, rs...

Que show !!

Caras, realmente vocês manjam muito!

agora tô precisando de ajuda para resolver da melhor forma possível meu problema! 

Ja comprei os capacitores iguais porém de 50v..... 

e agora ?

Postado
5 horas atrás, Marco Aurélio Yu disse:

e agora ?

Ué, substituir os capacitores, conectar os amps na fonte através do multímetro na função amperímetro e ligá-los em... aí que está: como não tem capacitor para 12v, os comerciais são para 10v ou 16v e, repito, como nem o fabricante ousou testá-los com 12v, eu iria nos 16v mesmo. Anotaria a corrente que eles pedem à fonte, até para dimensionar fusível, ter uma noção sobre se as chaves ST MONO e MUTE ON servem...

Tensão menor não queima, @Marco Aurélio Yu, mas faz o circuito ficar instável. Apesar do fabricante da plaquinha dizer que funciona bem com 12v (e até menos), depois de conhecer o manual, eu não usaria no 12v nem a pau. Não que 12v possa estragar os componentes do circuito mas pode fazer um som mequetrefe.

Um ponto a ser observado é se ele está esquentando demais. Que ele esquente é normal. Mas demais...

Na página 9 do manual diz que o chip se desliga automaticamente se a temperatura chegar a 150°C, mas que só chega a essa temperatura se o dissipador não for adequadamente dimensionado.

Na página seguinte há um exemplo de dissipador, com as medidas, para 12, 8 e 6 watts. Segundo esse exemplo e falando a grosso modo, ou seja desconsiderando as aletas, as medidas do dissipador são 2,5cm x 5cm. O que muda é o comprimento: deve ser 5 vezes a potência. Assim para 12w, o comprimento deve ser de 6cm (60mm); para 8w, 4cm e para 6w, 3cm. Dá para ter uma noção principalmente quando a gente comparar com os dissipadores que o fabricante da plaquinha manda junto com ela...

Uma noção da temperatura é: a 60°C é difícil manter o dedo encostado por mais de, sei lá... uns 5 segundos.

Veja lá o que você acha. Se você achar que está esquentando muito, a gente pode pensar em fixar os TDA na carcaça do Pioneer e, na própria carcaça, do lado de fora dessa carcaça, um dissipador maior. O ferro ou aço ou latão... sei lá do que é feita a carcaça mas certamente não é de alumínio. O calor que o chip produzir não vai passar com perfeição para o alumínio do dissipador. Mas como o metal da carcaça é fino, talvez dê para dar uma ajeitada... vamos ver.

Se você achar que está esquentando muito, desliga, hein? rs...

Postado

Bom, substitui os capacitores das duas plaquinhas. Baixei a tensão para 16v, liguei e.... a plaquinha que estourou o capacitor não fala mais.... o Lee acende ... e só. Já troquei a fiação dos canais e nada... a outra placa está funcionando, e o tda esquenta bem ....mesmo em volume baixo......  a falecida está geladinha....

A não ser que alguém tenha algo milagroso para me indicar não terei outra opção a não ser comprar outra plaquinha....e usar nos 16 v ....

mas aí vem a dúvida original. Será que essa plaquinha é a melhor disponível aqui? Lembro que o @Renato.88tinha falado de outros amplificadores.... e considerando o que percebi dessas azuizinhas aí..... e o aquecimento mesmo com volume baixo..é considerável.....tô pensando seriamente em comprar outro modelo (talvez mais potente) para testar e comparar..

O problema em usar outras, pelo que me lembro , é a compatibilidade com o tojo.... não sei, o q seria mais adequado fazer nessa altura. 

Só sei que já pedi outra igual.... deve chegar quarta...

• Membro VIP
Postado

@Marco Aurélio Yu , você precisa da pressa que aparenta ter nesse momento?

O que será que morreu na plaquinha, por que não investigar?!

O circuito integrado custa 3 reais...

Segundo estou entendendo das últimas falas de @rmlazzari58 , "a plaquinha" deve receber no máximo 12V. Eu não insistiria em sobretensão. Não antes de me debruçar sobre o esquema da plaquinha e entendê-lo.

Se você dessoldar o CI, poderá fazer testes básicos em vários dos componentes SMD. É a minha sugestão de "pegada ecológica".

60390438_TDA2003esquema.jpg.09bbb035a5e65f2970f1749a806538af.jpg

Mas agora eu preciso me desconectar, e amanhã eu só poderei voltar a interagir à noite.

É nessas horas que a gente deseja estar aquele "passo atrás"...

297df94b40a30d60522d358089a0c03f.jpg.a2551289eb66c7cbf2a26792b2d6aa4b.jpg

Postado

@alexandre.mbm a pressa é para fechar o KP-500 . Mas sem dúvida será interessante investigar o que aconteceu. Porém meus conhecimentos não me ajudam nisso.... as plaquinhas com 12 v realmente ficam com um volume bem baixo...mas posso testar no carro.

agora, é uma pena que as placas com os tda 8932 de 35w tensão 12 a 24 v não sejam compatíveis com o tojo...acredito que elas seriam mais adequadas no kp-500 ... embora seja classe d e tenha uma série de diferenças em relação ao tda 2030...

Postado
52 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Segundo estou entendendo das últimas falas de @rmlazzari58 , "a plaquinha" deve receber no máximo 12V.

Pelo contrário, caro, o que digo é que nem o fabricante do chip ousou testá-lo com menos do que 16v. E como não existe comercialmente capacitor para 12v - as tensões comerciais perto dos 12v são 10v e 16v -, seus capacitores inclusive os que não trazem nada escrito, devem ser para 16v. Assim o mínimo que eu poria nessa plaquinha seria 16v. Na verdade poria 16v, nem menos e nem mais.

1 hora atrás, Marco Aurélio Yu disse:

O problema em usar outras, pelo que me lembro , é a compatibilidade com o tojo.... não sei, o q seria mais adequado fazer nessa altura. 

É fácil entender, car Marco Aurélio: em amplificadores como os TDA, as saídas para os alto-falantes tem um fio em comum, o terra, constituindo assim uma saída de 3 fios: o terra - comum aos dois canais - o da direita e o da esquerda.

Outros amplificadores, como os que mencionarei abaixo, não tem esse fio em comum. O "terra" de um canal não é o mesmo do outro canal. Se juntar os (-) dos dois canais, eles queimam.

Acontece que a entrada do Tojo só tem 3 conexões: o canal direito, o canal esquerdo e o que é comum aos dois canais, o terra.

Para esses amplificadores mais modernos precisaria ter 4 entradas: o (+) direito, o (+) esquerdo), o (-) direito e o (-) esquerdo).

Pois bem. Vou lançar uma ideia, aqui: que tal colocar como amplificador um desses, que não podem ter suas saídas conectadas - mas que são eficientes e fortes, do tipo PAM8610 ou TPA3110 ou TDA8932 - e alterar o Tojo, separando os dois canais mas só no que se relaciona ao sinal de áudio? Raspar uma trilha aqui, soldar um jump entre outras trilhas ali... os chips marcados como IC701 a IC704, com exceção do IC702, tem 4 amplificadores em uso, cada um. O IC702 é mais fácil ainda pois só usa dois amplificadores internamente... Os TA7205AP, então, são mais fáceis ainda porque são 2 para cada canal.

Eu não saberia mas quem sabe os mestres do fórum? Será que dá para fazer?

Olha o esquema que o amigo @Renato.88 nos trouxe:

665949557_tojogr-270.thumb.jpg.a3f664ed9ed55d0b670332a043217ee7.jpg

Da esquerda para a direita e primeiro a linha de cima e depois a de baixo, hoje está assim:

IC701, IC701, IC702, IC703, IC703, IC704, IC704

IC701, IC701, IC702, IC703, IC703, IC704, IC704

Ficaria assim:

IC701, IC701, IC701, IC701, IC702, IC702, IC702

IC703, IC703, IC703, IC703, IC704, IC704, IC704

Ou algo parecido. Talvez mudar de lugar uns capacitores e uns resistores, também...

Que tal?

Postado

@rmlazzari58, O argumento para manter 16v me convenceu! Mexer no tojo seria ainda minha última alternativa...

..... pois alem do bt está em minha prioridade instalar uma porta USB (Algum esquema na mão??) . que até agora eu havia esquecido!!

Vou  aproveitar  e trocar os capacitores do tda que chegara amanhã também.... Vou testar no carro os 2030 com 16v antes de mais nada.

@alexandre.mbm, vou remover o ci do falecido e realizar os testes de acordo com o que vocês orientarem aqui ok?

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, Marco Aurélio Yu disse:

pois alem do bt está em minha prioridade instalar uma porta USB (Algum esquema na mão??) . que até agora eu havia esquecido!!

USB só conheço com bluetooth junto, tipo esse daqui.

Se você buscar por "module audio usb decoder mp3" no Google ou em sites como o Aliexpress, certamente encontrará outros.

Postado
46 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Eu não saberia mas quem sabe os mestres do fórum? Será que dá para fazer?

Isso não é possível fazer. 

O equalizador precisa dos terras e da carcaça pra referência e não ter ruídos. 

Existe uma outra forma de fazer sem mexer no tojo, mas eu considero gambiarra. 

Agora não dá, mas depois mostro como fazer. 

3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

como não tem capacitor para 12v, os comerciais são para 10v ou 16v e, repito, como nem o fabricante ousou testá-los com 12v, eu iria nos 16v mesmo

Antigamente existia capacitor de 12V, eu já vi alguns. 

Porém capacitor é pra usar com tolerância acima, assim como eu mencionei num tópico daqui nessa semana. O melhor é uns 30% acima, que vai variar devido aos valores comerciais. 

Então em 12V o certo é 16V mesmo. 

Mas em outra situação, se fosse 8 ou 9V ainda é melhor usar o de 16V, o de 10 está muito próximo. 

Postado
19 horas atrás, Marco Aurélio Yu disse:

@rmlazzari58 mas pensando aqui, é só comprar um adaptador p2/USB... e conecitna saída que já  p pois só vou usar para ouvir musicas...então não é necessário ter tensão para carregar algum equipamento...

Falei besteira aqui . Não é simples assim não...

• Curtir 1
Postado

Que nada, se falar errado pagasse imposto, não tinha um serumano que não estivesse na rua da amargura, rs...

'tamos aí!

E, bom... eu tava pensando hoje, acho que os TDA com 16v vão funcionar. Mas em último caso, não sei se é bobagem mas já pensou em arranjar algum rádio-sucata e ver o amp dele, se serve? Auto rádio não é, de longe, algo que eu conheço mas, se não me engano, já vi em lojas que vendem equipamento usado - Rua dos Andradas, por exemplo, paralela à Sta. Efigênia - com pilhas de rádio automotivo que estão sem a frente, daqueles de frente removível, sabe? Talvez as pessoas, tendo perdido a frente, esquecido em algum lugar, decidam comprar um rádio novo e aí sobra aquilo tudo ali, funcionando...

Será que é uma opção?

Postado

@rmlazzari58 não sei se, nessa busca,  eu encontraria algo com qualidade.....mas pode ser uma opção. 

Aliás, falando em qualidade, hoje chegaram as duas plaquinhas que eu comprei (De outro fornecedor).... fechadas em saco plástico lacrado... placas com acabamento horrível nas soldas, uma delas inclusive com um capacitor de 16 v e o outro de 25v, controle de qualidade zero,  com marcas notórias de que foram resoldadas, e o pior, um volume baixo, quase inaudível....não prestam.... e nem sei por onde começar a testar para tentar identificar o problema.(Ainda estou no capituloI do livro rss

Como eu estava com uma das anteriores funcionando logo me deu um frio na barriga em pensar : lá se foi um canal do Pré!!

mas troquei os fios e testei as saídas do pre e felizmente estão perfeitas.

Resumo da ópera, NÃO COMPREM ESSAS PLAQUINHAS SEM SABER EXATAMENTE A PROCEDÊNCIA....

No final, na ânsia de resolver, substitui os capacitares e nada delas funcionarem...ou seja, perdi a garantia... o cara não vai aceitar as plaquinhas mexidas de volta..... R$ 45,00.... no lixo.... a não ser pelos TDA's, que se estiverem funcionando podem ser utilizados....(Alguém me dá a dica de como testar ?) 

Bom, Só não perco minha paciência....

Já estou aqui a pensar com meu ferro de soldar se não consigo eu mesmo construir esse amplificador do modo tradicional , plaquinha e componentes, etc..... vou ler mais a respeito,...

Boa noite!

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
14 horas atrás, Marco Aurélio Yu disse:

E eu não entendi. Nada!

9 horas atrás, Marco Aurélio Yu disse:

(Alguém me dá a dica de como testar ?) 

eu mesmo construir esse amplificador do modo tradicional

tda2030-esq.gif.686ef58e887a540e91660edc318a6145.gif

"potência de 14 watts com uma fonte de 15 volts"

"para proteção do circuito use um fusível de 3 amperes na linha de +b do amplificador"

tda2030-placa.png.524bce1d6b3c8f824d78645411600adb.png

"veja o datasheet do tda 2030 para saber qual dissipador utilizar"

"pode ser alimentado por baterias de carro"

Fonte: https://www.te1.com.br/2009/01/circuito-amplificador-tda2030/amp/

tda2030-comp.png.1f8e5e857937e87ec489812ca707805e.png

Editado:

Cheguei a sugerir verificar se o tal circuito com o TDA em bridge seria aplicável (pelo tipo da fonte). Pois seriam 28 W. Mas agora estou vendo, por um esquema, que a configuração em bridge de 35W, por exemplo, pede uma fonte simétrica de -15 a +15V. Então ela não lhe serve.

• Obrigado 2
Postado

@alexandre.mbm Com ainda não entendo nada de fabricação de placas, estou pensando em montar esse esquema juntando os componentes de acordo com a posição de cada um....fazer uma " arvore" e ver se funciona...e se cabe no toca-fitas... Seria uma forma de aproveitar os TDA's. O que vocês acham? ví vários vídeos no YouTube ... muita gente fazendo gambiarra , mas também tem alguns que capricham...

• Curtir 1
Postado

um volume baixo, quase inaudível..

a não ser pelos TDA's, que se estiverem funcionando podem ser utilizados

SEM SABER EXATAMENTE A PROCEDÊNCIA...

Volume baixo pode ser que seja outro amplificador ou mesmo que esteja marcado TDA2030, que seja falsificado.

se não consigo eu mesmo construir esse amplificador do modo tradicional , plaquinha e componentes

Consegue. Tem várias páginas na Internet e vídeos no Youtube. Um exemplo aqui.

Quanto à plaquinha do Tony, que nos traz o @alexandre.mbm, parece muito boa. Se não perdi em algum lugar, tenho um desenho baseado nela só que menor, com os resistores em pé e sem aqueles conectores tipo borne, com parafuso, apenas com furos para os cabos.

8 horas atrás, alexandre.mbm disse:

verificar se o tal circuito com o TDA em bridge é aplicável

Se fosse direto para os alto-falantes, seria perfeito. Como a saída deles vai para o Tojo, até onde conheço não serviria porque cairíamos no problema da incompatibilidade de 4 saídas do amp para 3 entradas do Tojo.

5 minutos atrás, Marco Aurélio Yu disse:

fazer uma " arvore"

Só para buscar pela Internet, o pessoal chama de "aranha", no Brasil. Nos sites em inglês, chama de point-to-point.

É outro chip, mas veja como ficou bacana o que esse moço, Mark Hennessy, fez em "aranha", aqui.

---

(Alguém me dá a dica de como testar ?) 

Em inglês, mas pelas imagens...

https://www.youtube.com/watch?v=ba9rf0F06oM

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
45 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Em inglês, mas pelas imagens...

https://www.youtube.com/watch?v=ba9rf0F06oM

Trata-se do uso do multímetro após o primeiro minuto de vídeo, para teste de continuidade no sentido carcaça-pino.

@rmlazzari58 , quebre a linha no final do link e o vídeo ficará embutido na postagem.

Resumindo o teste:

Tda2030-pinout.png.7badb0c3182d1501719d77d6583a85db.png

Deve haver continuidade da carcaça para os pinos 1 e 2 (de ordem mais alta), e para os pinos 4 e 5 (de ordem mais baixa).

• Curtir 1
Postado
9 horas atrás, alexandre.mbm disse:

"potência de 14 watts com uma fonte de 15 volts"

"para proteção do circuito use um fusível de 3 amperes na linha de +b do amplificador"

Digamos que vou logo partir para a "ignorância" já que tenho os dois elevadores de tensão, usar digamos uns 18 v ... Algum componente da lista deve ser alterado?

9 horas atrás, alexandre.mbm disse:
15 horas atrás, Marco Aurélio Yu disse:

E eu não entendi. Nada!

Comentei que para ouvir musicas do pendrive era apenas ligar um conector fêmea USB na entrada auxiliar que montei.... essa foi a Tremenda besteira.... Para usar usb tem que ter a plaquinha específica para poder ler o bem drive....

Spoiler

• Membro VIP
Postado
50 minutos atrás, Marco Aurélio Yu disse:

Seria uma forma de aproveitar os TDA's. O que vocês acham?

Se fosse investir esse tempo, estudaria o que falta para o serviço completo.

Mas eu não faria em caráter de "ver se gosto". Eu investiria esse tempo para "aceitar" o resultado e fechar o KP-500; e sem pretender milagres, sem fazer "testes" forçando de barra.

Caso ficasse frustrado em algo no resultado da instalação, estudaria a acústica no carro.

Mas esse é o meu jeito...

Postado

@alexandre.mbm Sim, é o que pretendo fazer. Uma instalação simples com o que tenho e com o que vou montar ( espero...rsrsrs). fechar e botar no carro. Eu faria isso, não fosse a zebra que deu nas plaquinhas.

Mas quanto à tensão? eu queria usar os elevadores que já comprei, Algo a mudar em termos de componentes?

• Membro VIP
Postado
38 minutos atrás, Marco Aurélio Yu disse:

eu queria usar os elevadores que já comprei, Algo a mudar em termos de componentes?

Eu não tenho lhe dado respostas mais técnicas porque não as tenho. 

As pessoas mais ou menos afastadas da eletrônica ou da alta tecnologia, no geral, tem uma noção errada de que qualquer interessado num campo leva consigo todas as respostas técnicas, e exatas, dentro da manga. Quando na verdade somente os que trabalham (ou trabalharam recentemente) nos problemas específicos terão as receitas específicas. Ou então é um superdotado com memória estupenda.

Eletrônica e alta tecnologia são área de "P&D + documentação". Mesmo na "escala hobby". Não vejo como ter uma decoreba em coisas tão particulares. É nisso que as máquinas (IA) vão nos engolir.

Se eu não tenho aprofundado seu problema, é porque não posso ou "não quero", por motivos pessoais variados. Prioridades do dia, etc.

Eu também sou um iniciante. Mas sou investigativo e paciente para estudar o que me interessa no momento. Você pode dar "a sorte" de conseguir um instrutor de passo-a-passo aqui no fórum... Eu não contaria com isso! Existem limitações humanas — cognitivas, comunicacionais e psicológicas (relacionais) — para que esse caminho não dê certo. Eu não o aconselho. Busque sempre a autonomia!

• Solução
Postado

@alexandre.mbm Caro Alexandre, Obrigado pela sua resposta.

Você tem toda a razão. De fato , por vezes, esperamos muitas respostas prontas , principalmente em fóruns especificos.... No entanto....

....Faço perguntas específicas pois um dos princípios de qualquer comunidade é aprendermos com os demais e , quando possível, pegar atalhos e progredir todos....

Ao longo dos anos aprendi que é muito saudável trocarmos experiências (Trabalhei por 30 anos com Petróleo e Gas em uma  única empresa multinacional ), e uma das atividades mais saudáveis e prazeirosas era poder ajudar os novatos a conhecerem todos as atividades e riscos associados a elas - no meu caso explosão e incêndios como alguns ocorridos ao redor do mundo (sim operei em alguns Países) que infelizmente ceifaram vidas, e, na analise da causa raiz sempre chegamos a conclusão que o erro foi um só - FALTA DE CONHECIMENTO e FALTA DE HUMILDADE para perguntar.  

Desculpe colocá-lo em @ . Não o farei mais, pois, de novo, por principio, o forum é para todos e de todos. Portanto,  caso outro integrante tenha as respostas , eu agradeço muito. Caso não a tenha, simplesmente faça como os demais.Nada.

Não quero me estender, mas cabe aqui ENCORAJAR os iniciantes e hobbystas em geral, pois não se trata de .... por estar "mais ou menos"afastado da eletrônica tenhamos a " noção errada "de que todos sabem tudo......Trata-se da coletividade agir pelos indivíduos, 

Um grande abraço a todos.

P.S. Sr. Administrador, espero não ter descumprido nenhuma regra , porém creio ser importante uma mensagem para os novatos, pois pode ser que existam muitos aqui " acanhados " que não fazem perguntas por motivos óbvios aqui explicitados.  

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...