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A Saga do Pioneer KP-500 continua !!! Qual amplificador colocar?


Ir à solução Resolvido por Marco Aurélio Yu,

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@Marco Aurélio Yu,  nas páginas 13 e 14 do manual, na placa do pré-amplificador, tem os terminais 1, 2, 3, 5, 6, 7, 8, 9 e 10.

 

Na página 18 do manual, na placa original do amplificador, tem os terminais 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10.

 

Na página 20, a placa IF/MPX Unit, que tem os terminais 1, 2, 3, 4, 5, 9, 12, 15, 16, 17 e 18.

 

Você saberia dizer as cores dos fios nesses terminais e quais são os terminais conectados?

 

Prá facilitar, chamemos o pré-amplificador de P, o amplificador de A e o IF/MPX de I. Você poderia dizer, por exemplo:

 

P1 - verde - A1
P2 - vermelho - I1
A2 - preto e branco - I2

 

Tô anexando uma cópia que tenho do manual para a eventualidade da gente ter manuais diferentes um do outro. Sim, deveria haver um único manual. Mas só prá garantir, rs...

 

Talvez você mesmo descubra quem é quem só de fazer essa checagem. de cores-números. Mesmo assim, 'tamos aí.

 

E como vi que você comprou os elevadores de tensão, certamente testará os amplificadores com e sem eles. Quando você for testar COM eles, antes de conectá-los nos amplificadores, conectando-os só no multímetro, ajuste as saídas dos dois o mais próximo possível dos 20v e, de preferência, usando uma entrada de 12v.

 

Uma dica: se você puser 12v na entrada e girar o potenciômetro só um pouco prá lá e prá cá, pode ser que, de cara, você não consiga chegar nos 20v desejados. Então, depois de conectar os 12v na entrada, gire delicadamente o potenciômetro até o limite de um lado e depois, girando-o para o outro lado, até o outro limite. Só depois disso, gire ajustando prá valer, até obter o mais próximo possível dos 20v na saída. Parece que alguns modelos só "pegam" depois dessa manobra.

 

Já vi gente pondo um pingo de esmalte de unha nesses potenciômetros depois de tê-los ajustado. Pessoalmente não acho necessário, eles não giram sozinhos, rs...

 

(Além do que, quem sabe no futuro você queira mexer neles, né?)

 

Desculpe se demorar um pouco a responder, não tô em casa... Olha o manual que tenho aí embaixo:

 

pioneer_kp-500.pdf

40 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

As fotos e o texto estão confusos.

 

A tal placa "parruda" é coisa original do KP-500?

 

O transformador também?

O transformador está na pág. 17, @alexandre.mbm, e a placa parruda, na 20.

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Relendo o post de ontem me ocorreu que talvez não seja necessário identificar as cores de todos os cabos, apenas dos cabos conectados à placa do amplificador. É que no manual tem números, não cores, e pelas fotos nem sempre é tão simples de discernir.

 

Peço desculpas ao @Marco Aurélio Yu se o post acima causou transtorno.

 

(Mas se quiser inventariar tudo, ainda vale como conhecimento.)

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21 horas atrás, Marco Aurélio Yu disse:

Aparentemente o vermelho conecta próximo ao transformadorzinho e o fio branco e preto conectar no fio de cobre  que entra no transformador

Esse trafinho (na verdade um indutor) serve pra reduzir interferências causadas pelo motor do automóvel. 

Ele fica praticamente em série com a alimentação, do jeito que você disse:

O fio vermelho (+bateria) entra de um lado e o outro fio segue para o restante do rádio, no caso o botão do power através do fio branco/preto. 

 

21 horas atrás, Marco Aurélio Yu disse:

Uma placa "mais parruda"dentro do aparelho

Essa placa é onde fica a chave que muda a função rádio e fita. 

Ela faz o corte do motor e do rádio quando necessário. 

A alimentação dela deve vir do botão power também. 

 

 

 

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@rmlazzari58 imagine pedir desculpas ... sempre e bom aprender mais ... eu e que Me embananei na pergunta , porque se pensar um pouco , a ligação será a mesma que eu fiz com o módulo externo , exceto a alimentação , que pegarei lá de dentro do toca-fitas, pós botão liga desliga . Certo?

@Renato.88 esse trafinho está instalado na placa gambiarra e eu imaginava que ele sairia fora junto com ela ... sera que fara falta? Pois ele realmente manda energia para o fio branco e preto que alimenta a placa lá dentro ... e dela sai um fui amarelo que energiza o amplificador  quando o rádio é ligado.

@alexandre.mbm pois é... fui me atrapalhando na montagem do post. Aplaca parruda é sim do kp. O trafinho faz parte da placa amplificadora gambiarra , que ao menos em tese, será totalmente sacada fora e dará lugar para os dois tdas.

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1 hora atrás, Marco Aurélio Yu disse:

esse trafinho está instalado na placa gambiarra e eu imaginava que ele sairia fora junto com ela ... sera que fara falta? Pois ele realmente manda energia para o fio branco e preto que alimenta a placa lá dentro ... e dela sai um fui amarelo que energiza o amplificador  quando o rádio é ligado.

Na placa original tinha outro trafinho desse. Consta lá no esquema. 

Como a placa gambiarra é de outro auto rádio tem um trafinho nela também. 

 

Não sei se fará falta, nunca liguei um rádio no carro sem isso. Só testando pra saber. 

 

 

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1 hora atrás, Marco Aurélio Yu disse:

@Renato.88 esse trafinho está instalado na placa gambiarra e eu imaginava que ele sairia fora junto com ela...

 

Eu estava vendo disso nas fotos.

 

1 hora atrás, Marco Aurélio Yu disse:

@alexandre.mbm pois é... fui me atrapalhando na montagem do post. Aplaca parruda é sim do kp. O trafinho faz parte da placa amplificadora gambiarra , que ao menos em tese, será totalmente sacada fora e dará lugar para os dois tdas.

 

Estamos vendo que o meu questionamento não foi à toa.

 

6 minutos atrás, Renato.88 disse:

Não sei se fará falta, nunca liguei um rádio no carro sem isso. Só testando pra saber. 

 

O caminho seguro mais curto é imitar o projeto original! Boas práticas...

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Tentando simplificar minhas idéias, montei um esquema de ligação tabajara para apreciação dos experts.

Notem que , caso necessário, eu pego o trafinho e ligo em algum lugar em linha no 12 v, Já que a placa vai cair fora, eu o deixaria numa plaquinha pequena somente para ele mesmo....

esquema placas1.jpg

esquema placas2.jpg

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14 horas atrás, Marco Aurélio Yu disse:

montei um esquema de ligação tabajara

 

Não é tabajara, tá bem pensada. E boa. Por enquanto, deixa o amplificador-gambiarra - esse sim tabajara, rs... - lá mesmo, apenas desviando os fios que saem do pré-amplificador para os novos amplificadores.

 

Quanto a

 

13 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Não fui aos esquemas da placa, mas essa retirada de corrente extra dela pode estragar alguma coisa.

 

O step-up não faz milagre. Para aumentar a tensão ele puxa corrente.

 

PS.: você exagerou na compressão JPEG.

 

simm, poderia estragar a chave que liga o rádio, se fizer passar por ela uma corrente muito alta. Não sei as especificações dessa chave mas acho que não vai estragar, não. O amplificador original é muito mais guloso que esses dois chinas, aí, e a chave foi dimensionada para o glutão.

 

O ideal seria verificar quanta corrente está indo para o conjunto step-up + TDA em volume máximo, com o multímetro, o que é fácil de fazer. Claro que isso só depois de desconectar a alimentação para o amplificador-gabiarra.

 

Uma alternativa seria ajustar os step-ups para que forneçam não 20v e sim para um mínimo de 16v, que é o mínimo que o amplificador pede, segundo o manual. Em 16v, com alto-falantes de 8ohm, o manual diz que ele entrega pouco mais de 2w (vide aqui). E daí ir aumentando: 17v, 18v... Mas chuto que se aumentar para 20v, como tanto o step-up quanto o TDA são mais eficientes que o AN, não vai dar problema.

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@rmlazzari58 @alexandre.mbm pelo que entendo, há um fusível na entrada de 2A. Seria essa a capacidade máxima da chave liga e desliga também? Vou seja, caso esse sistema montado venha consumir mais do que admissível, não seria o fuzível o primeiro a queimar?

 

e se for o caso de se instalar um relé, alguma especificação sugerida?

fuzivel.jpg

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O Metaltex AX1RC2 12VDC é dimensionado para 15A @ 24v, o que dá e sobra.

 

2064442802_AX1RC212VDC.jpg.36dbaafbe3d3c1c2c7963ac14f6caf6f.jpg

 

Mas desse tipo de relé tem várias marcas. Esse, da Metaltex, é apenas um exemplo.

 

Teria que ser dois, um para fechar e abrir a chave "Radio Switch" e outro, a chave "Tape / Tuner Selector Switch", nesse esquema OU. (A corrente vai aos circuitos quando uma dessas chaves fechar, tanto faz qual delas ou as duas.)

 

 

Isso só protegeria o fusível e essas chaves, mas tiraria a proteção os circuitos do rádio. Se o amplificador pedir mais do que 2A, o relé os entregaria sem afetar nem as chaves nem o fusível. Se a bateria pode entregar esses 2A, tudo bem.

 

Agora se acontecer um curto-circuito em qualquer parte do Pioneer - amplificador, pré, tape, rádio, motor etc., o fusível não queimará e sim a parte em curto-circuito. Mas dá para colocar fusíveis DEPOIS dos relés, prá proteger os circuitos do Pioneer. Se a corrente que for aos circuitos também passar pelo fusível, aí o fusível, além de ter que "arcar" com a carga dos circuitos terá que segurar também as correntes das bobinas dos relés.

 

 

Além disso, @Marco Aurélio Yu, num outro tópico me explicaram* que o arco voltaico que se forma entre os contatos internos do relé usados em corrente contínua quando são separados é bem forte.

 

Como as chaves são raras talvez valha a pena: se queimarem, onde você vai encontrar substituição a elas, né?

 

Se for usar relés, talvez você já saiba mas não custa nada falar: é altamente recomendável usar um diodo reversamente polarizado entre os contatos externos da bobina, em paralelo.

 

IUn5v.png.eaef177553567364fad0001f9b2b64c1.png

 

Se bem que nesse caso, como o relé seria acionado não por um transistor ou outro circuito e sim pela chavinha, talvez não precise desse diodo no relé.

 

 

 

 

* - Desculpe o autor da explicação, não consegui lembrar quem foi e nem o tópico em que houve essa explicação.

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5 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Teria que ser dois, um para fechar e abrir a chave "Radio Switch" e outro, a chave "Tape / Tuner Selector Switch", nesse esquema OU. (A corrente vai aos circuitos quando uma dessas chaves fechar, tanto faz qual delas ou as duas.)

Não entendi pra que dois relés. 

Um só liga o amplificador e ainda sobra. 

O restante do rádio tem consumo mínimo e pode permanecer na chave original. 

 

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Pessoal, boas novas.... ao menos os ida-2030 funcionaram !

 

Conectei ambos nos 12 volts vindo da placa "parruda" e no volume máximo o KP-500 funcionou sem "piscar" a iluminação do dial..(Que para mim é um dos sintomas de quando o 'radio está "puxando" mais corrente do que a fonte fornece - me corrijam se eu estiver enganado.

 

Bom, agora tenho uma dúvida em relação ao melhor ajuste de som.. (Ainda estamos falando só de ida-2023 sem os elevadores de tensão)..

 

Fiz dois testes, o primeiro aumentei todo o volume do KP e fui ajustando o trípod dos TDAs até começar distorcer o volume - notadamente os graves - e cheguei quase ao final de curso do trípod. O som ficou audível mesmo no volume máximo. (Para mim é um sinal de que falta um pouco de potência...concordam?)

 

Noutro teste, fiz ao contrário, ajustei os tripods no máximo e fui aumentando o volume do KP-500 até começar a distorcer (também nos graves) e notei que cheguei praticamente a pouco mais de 3/4 do volume total. (Também me parece resultado da pouca potência).

 

Mas de forma geral a sonorização me agradou , principalmente se considerarmos que não tem nenhum amplificador adicional...

 

....no entanto, pelo fato de nas duas opções do teste eu ter chegado quase no " talo "de volume no KP500 e ainda sendo praticamente audível - você poderão notar nos vídeos - acredito que os elevadores de tensão realmente são necessários...embora, como já disse, a sonorização ficou muito boa.....

 

Assistam aos vídeos e vamos " assuntar "...

.

 

https://youtu.be/uGf1nAQjHAI

https://youtu.be/UTu4ho721vs

https://youtu.be/t9JCR7fS3AQ

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@Marco Aurélio Yu a distorção ocorre quando o amplificador satura independente da tensão de alimentação. 

Se colocar os elevadores de tensão e eles funcionarem bem, a diferença é que a distorção vai ocorrer com um volume mais alto, porém pouco perceptível aos nossos ouvidos dependendo do tipo de alto falante usado. 

 

Todo amplificador não foi feito pra se ouvir no máximo, pra isso se existe o botão de volume. 

Esse limite a mais onde o som distorce serve pra ter um ganho quando por exemplo uma rádio tem som mais baixo que as demais, ou se tem uma fita mal gravada com baixo ajuste do cabeçote. 

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4 horas atrás, Renato.88 disse:

Não entendi pra que dois relés. 

Um só liga o amplificador e ainda sobra. 

O restante do rádio tem consumo mínimo e pode permanecer na chave original. 

 

Ué, no esquema mostra chaves num esquema OU, olha lá:

 

chaves.jpg.29d6bc87ed4a139c3b2b1cbe3d7f37a1.jpg

Se for apenas a chave "Tape / Tuner" ficar em "Tape", a corrente já vai para o amplificador. Da mesma forma, se ligar apenas a outra chave, a "Radio Switch", mantendo a "Tape / Tuner" em "Tuner", o amplificador é alimentado da mesma forma.

 

Do jeito que está, se for inserida uma fita cassete, não precisa ligar a chave "Radio".

 

Ou seja, a corrente para o amp passa OU nas duas chave, OU em uma OU em outra, tanto faz.

 

 

 

1 hora atrás, Marco Aurélio Yu disse:

aumentei todo o volume do KP e fui ajustando o trípod dos TDAs até começar distorcer o volume

 

Esse me parece o melhor. E para não ficarem com ajustes diferentes, é só colocar o rádio em mono.

 

 

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@Renato.88 Sim, Renato, concordo, no entanto pelo que me lembro do KP500, a distorção "aparecia" num volume mais alto do que estou percebendo..

 

outra dúvida é sobre o ta do "trafinho", que mantive ligado ... e que existe hoje na placa gambiarra, que quero sacar fora.

 

além disso, outra questão é como suprimir ruídos vindos do motor do carro e também do motor do toca fitas (este ultimo sintoma já apresentado antes de iniciarmos toda essa revisão)....

 

Mas, se estou no caminho certo, vou comprar um relê e ligar os elevadores de tensão para verificar se o volume chega aos patamares do original (que só tenho em minha lembrança)....numa posição de botão de volume abaixo do máximo....pois agora, praticamente o equipamento funciona no "talo"com pouca distorção,

 

falando em rele...este aqui serve  @rmlazzari58?

 

 

 

rele.jpg

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@rmlazzari58 bom, se é que vai ajudar ... o fio que puxei para alimentar os amplificadores se energiza tanto pela chave liga/desliga como pela introdução da fita cassete no compartimento. Ou seja , o aparelho liga pela chave on-off ( liga fm e se quero ouvir fita ou bluetooth é só comutar) ou liga também se eu introduzir uma fita direto ... ficou do

mesmo jeito que antes , só que com as plaquinhas novas ligadas nesse fio. A antiga continua ligada apenas por causa do transformadorzinho que está ligado no 12 v que vem da bateria e alimenta todo o rádio ...

 

desculpe a pergunta , mas faz diferença isso ? Por que o que estamos preocupados aqui não é o problema da corrente requerida Pelos reguladores de tensão ajustados para 20v ou mais? E se essa corrente pode ou  não queimar algum circuito? Se eu instalar um relê para uso dos 12v direto

da bateria tanto faz se vou ligar O rádio ou o toca-fitas , pois quem

manda é o amplificador ... se ele e os reguladores estiverem sob a ação do relê vai funcionar ... ou estou errado?

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12 horas atrás, Marco Aurélio Yu disse:

ligar os elevadores de tensão para verificar se o volume chega aos patamares do original (que só tenho em minha lembrança)

 

Isso também depende da acústica. Qual era a instalação — "esquema de som" — da sua lembrança? E qual é a de hoje?

 

Parece que no vídeo os altofalantes são caixinhas de mesa quaisquer...

 

11 horas atrás, Marco Aurélio Yu disse:

faz diferença isso?

 

Não entendi. O que, se faz diferença a placa antiga continuar energizada?

 

PS.:

 

@Marco Aurélio Yu, editei esta postagem.

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