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A Saga do Pioneer KP-500 continua !!! Qual amplificador colocar?


Ir à solução Resolvido por Marco Aurélio Yu,

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54 minutos atrás, Marco Aurélio Yu disse:

Se o capacitor é de 100mf e 16 v , como é possível elevarmos a tensão na entrada da plaquinha para 20 V ?

Trocando por um capacitor para 25v ;) Tem uns que cabem ali, de 100uF e 25v. Como não está no caminho do sinal de som e sim na alimentação, tem até de tântalo, que é menorzinho do que esses, de alumínio por dentro.

 

Ou isso ou mantendo a tensão nos 16v, que o padrão é tolerância para até 1,1 vezes a tensão estampada. Ou seja, o capacitor para 16v deve suportar até 17,6v sem sofrer. De fato não imaginei que esse caps era para tão pouca tensão. Tenho certeza de que se alguém aqui tivesse imaginado, já teria dito quando houve objeções ao step up. O pessoal é bacana e atencioso.

 

 

Bem... o primeiro capacitor que explode a gente nunca esquece, rs...

 

Por outro lado, se o próprio fabricante do chip diz que a mínima tensão para o TDA é 12v mas começa a plotar seu desempenho nos 16v... vai vendo. Isso o fabricante do chip, hein? O montador da plaquinha, então... bom, prá quem anuncia a placa como (funciona entre 6v e 12v, fornecendo de 12w a 15w"... às vezes o pessoal é meio garganta, rs...

 

 

 

Mas e até explodir, @Marco Aurélio Yu, como foi? Gostou da qualidade? E do volume? Aliás qual é a impedância de seus alto-falantes?

 

 

Ah, quase esqueci: e aquele outro capacitor eletrolítico, do outro lado do chip: quantos uF e para quantos volts?

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@rmlazzari58 @rmlazzari58 kkk o primeiro capacitor explodindo realmente é frustrante... pior é que o som continuou.(claro q desliguei e só vou ligar de novo quando botar outro capacitor).

 

Mas de qualquer forma a emoção é forte ao ver tudo funcionando....

 

estou usando 2 caixinhas de 6ohms que retirei do hometheatre associadas a duas caixinhas de computador xingling. O som melhorou em termos de distorção.. não parece mais radinho. De pilha .... distorce bem pouco e com o volume no máximo.... Na verdade eu estava regulando todo o conjunto para testar no carro... com alto-falantes de 8ohms e 400w. , aí sim eu saberia realmente dizer se ficou bom ou se está faltando algo... e iniciaria os ajustes no ambiente onde o kp realmente vai trabalhar..

 

Se essa placa não tiver nada na frente do capacitor que possa detonar com tensão de 23 a 25 V eu vou comprar esses capacitores mais fortes e trocar....o que vocês acham? E usar uma tensão de 23 v.

 

opinioes ? Já que tô fuçando, mais algum upgrade nessa parte dos amplificadores tda que mereça atenção?

 

um Bom e abençoado Domingo à todos!

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4 horas atrás, Marco Aurélio Yu disse:

um troço de 20 centavos que, por ser hobysta e leigo eu não tenho aqui!!

 

Torça pra nenhum outro companheiro ter ficado sequelado.

 

2 horas atrás, Marco Aurélio Yu disse:

Se essa placa não tiver nada na frente do capacitor que possa detonar com tensão de 23 a 25 V

 

Sim, essa é a questão!

 

4 horas atrás, Marco Aurélio Yu disse:

Uma pergunta de leigo: Se o capacitor é de 100mf e 16v , como é possível elevarmos a tensão na entrada da plaquinha para 20v (sem que o capacitor estoure imediatamente)?

 

Alguém já postou o esquema da plaquinha. Acho que foi o próprio @rmlazzari58. Se eu achar a imagem, duplico-a aqui, para nosso estudo.

 

Pode ter sido tolerância.

 

Update

 

 

@Marco Aurélio Yu

 

Foi no post em que o @rmlazzari58 sugeriu a plaquinha azul. Ele já nos trouxe o esquema.

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@alexandre.mbm  Vamos dar uma olhada no que pode ter ido pro espaço só depois de colocar o capacitor novo correto?

 

Alias, quero agradecer em especial ao @rmlazzari58 que muito gentilmente acaba de me oferecer os capacitores!!!se morássemos mais perto certamente eu aceitaria, mas não é o caso. Aliás desde o início Eu avisei que a única responsabilidade nas consequências de estar mexendo do meu KP é Minha! Então é tipo turbinar um carro.... há limites...mas quero chegar próximo ao maximo... e problemas e algumas quebras fazem parte! 

 

Quero mais é já fazer upgrade de capacitor e no que mais "der na telha" !

 

 

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58 minutos atrás, Marco Aurélio Yu disse:

E usar uma tensão de 23 v.

Segundo o manual, com essa tensão, para distorção de até 0,5%, dá até 6w com alto-falantes de 8ohm. Se os falantes forem de 4ohm, chega a 10w.

 

Mas se se admite distorção de 10%, para os falantes de 8ohm, chega a 7w. Com falantes de 4ohm, chega aos 12w.

 

Só precisa ver quanta corrente precisa para elevar a tensão de 12v para 23v. Esses step ups são bem eficientes, não desperdiçam energia produzindo calor mas 23v são quase o dobro de 12v: a corrente que o amp vai pedir à bateria do carro pode ser que dobre.

 

 

2 minutos atrás, Marco Aurélio Yu disse:

Quero mais é já fazer upgrade de capacitor e no que mais "der na telha" !

 

E aquele outro capacitor, do outro lado do chip amplificador?

  • Obrigado 1
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@rmlazzari58 mas essa corrente consigo medir com ele ligado e o amperímetro em série no positivo ,  certo?  Não sei se outra informação é importante, mas trata-se de bateria de 90 amperes no meu carro tocada por um alternador de motor opala 6cc... 

 

segue um link para provocar

 

 

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E se você quiser dar uma olhada no manual, @Marco Aurélio Yu, na página 4 diz a potência que se pode esperar em função da tensão na alimentação. Olha o manual aqui:

 

TDA2030V.PDF

1 minuto atrás, Marco Aurélio Yu disse:

amperímetro em série no positivo ,  certo?

Assim: o positivo direto ao circuito. O multímetro virado no 10A. O cabo vermelho do multímetro na entrada COM e no negativo da bateria. O cabo preto na entrada 10ADC do multímetro e no negativo do circuito.

 

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5 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Bem observado, caro, a função no HA1137 é muting. Porém se o amigo @Marco Aurélio Yu procurar uma chave com esse nome não vai encontrar porque a chave que tem chama-se "ST MONO". Sobre usá-la com esse bluetooth, falo abaixo.

Na verdade ele tem as duas, a chave do mute está do outro lado embaixo do loudness. 

Dá pra desativar qualquer uma das funções e usar pra ligar o Bluetooth pelo painel do rádio. 

5 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Bem observado, caro, a função no HA1137 é muting. Porém se o amigo @Marco Aurélio Yu procurar uma chave com esse nome não vai encontrar porque a chave que tem chama-se "ST MONO". Sobre usá-la com esse bluetooth, falo abaixo.

Na verdade ele tem as duas, a chave do mute está do outro lado embaixo do loudness. 

Dá pra desativar qualquer uma das funções e usar pra ligar o Bluetooth pelo painel do rádio. 

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24 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Segundo o manual, com essa tensão, para distorção de até 0,5%, dá até 6w com alto-falantes de 8ohm. Se os falantes forem de 4ohm, chega a 10w.

 

Mas se se admite distorção de 10%, para os falantes de 8ohm, chega a 7w. Com falantes de 4ohm, chega aos 12w.

 

Só precisa ver quanta corrente precisa para elevar a tensão de 12v para 23v. Esses step ups são bem eficientes, não desperdiçam energia produzindo calor mas 23v são quase o dobro de 12v: a corrente que o amp vai pedir à bateria do carro pode ser que dobre.

 

 

E aquele outro capacitor, do outro lado do chip amplificador?

 

 

O outro capacitor é de 470mf 16v

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Bom, pelo que entendi o negócio é colocar novos capacitores para pelo menos 25v ( tanto o de 100 como o de 470 mf) e manter a tensão em torno dos 22 para ao menos ter uma potência semelhante à original do kp 500 ( se não me engano 7w)e o tda vai dar 5w a 0,5%d ou 6w a 10%d.

 

correção kp 500 tinha 8w 

 

Mesmo assim estaremos consumindo maior tensão e corrente  e gerando menos watagem do que o sistema original .... é isso mesmo?

 

 

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33 minutos atrás, Renato.88 disse:

pra ligar o Bluetooth pelo painel do rádio. 

Ainda assim, usando o adaptador USB para bluetooth, precisaria transportar o botão para algum lugar. É que esse adaptador não basta estar alimentado prá ligar, tem que apertar e segurar apertado aquele botão.

 

Agora, se é o botão que o liga e desliga, se a opção for pelo adaptador mesmo, não precisa hackear nem o "ST MONO" nem o "MUTE ON", basta o botão.

 

E independente de qual módulo usar, seria legal pensar num lugar para encaixá-lo de forma a evitar que sua antena ficasse atrás de painel metálico.

 

Tenho visto no Youtube uns cara fazendo uma extensão às antenas desse módulos. Quem sabe esteja aí a solução?

 

 

22 minutos atrás, Marco Aurélio Yu disse:

correção kp 500 tinha 8w 

8w ao todo, 4w por canal. Se der certo alimentar com 23v, vai dar 7w por canal, 14w ao todo.

Mais potência pode significar mais volume mas certamente significa mais qualidade, menos distorção para o mesmo volume.

Olha o manual do amplificador original aqui:

 

AN214_ETC.pdf

 

Tá em japonês mas w é watt até em sânscrito arcaico, rs...

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1 hora atrás, Marco Aurélio Yu disse:

Vocês visualmente enxergam algo a mais na placa que possa não suportar 25 v ?

 

Seria legal que os mestres do fórum dessem uma olhada naqueles capacitores de cerâmica, os SMD C3, C4, C5 e C6.

 

h7.jpg.d6b40634d786a3373a071545ad19d0cf.jpg

 

 

Pessoalmente nunca trabalhei com eles, não tenho ideia da tensão que suportam. Os resistores não acho que tenha problema, não, mas também fiquei curioso: será que resistor SMD é tudo para 1/8w? Ou 1/4w?

 

Os polarizados, eletrolíticos, devem ser de 25v no mínimo. Tenho uns bem pequenos aqui para 100uF para até 35v... e o de 100uF pode ser substituído por tântalo, não precisa ser eletrolítico comum. O de 470uF não, capacitores de tântalo no caminho do sinal costumam causar distorção e o som fica meio... err... "metálico", "ardido". Pelo menos quando tentei, aqui. Tem até quem ponha no sinal capacitores enormes e caríssimos, isolados internamente com óleo, dizem produzir som mais "fofo"... Mas os de alumínio parecem satisfatórios.

 

O que certamente vai acontecer é do led brilhar mais forte. Mas o resistor do led que está na placa é de 1kohm, não vai queimar nenhum dos dois. Agora se você puder tirá-lo, já é uma fonte de calor a mais dentro do gabinete. E de mais a mais, prá que mantê-los ali se ninguém vai enxergá-los mesmo?

 

"Se uma árvore cai na floresta e ninguém está perto para ouvir, será que faz um som?"

 

21 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Não pelo trafo, o tópico seguinte pode nos interessar:

 

 

 

Gozado... o capacitor que na plaquinha que a gente tá falando é de 470uF, em muitos outros esquemas é de até 2200uF. No circuito desse tópico é de 1000uF.

 

Talvez não faça mal aumentar a capacitância dele, já que se vai trocá-los...

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2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Só precisa ver quanta corrente precisa para elevar a tensão de 12v para 23v. Esses step ups são bem eficientes, não desperdiçam energia produzindo calor mas 23v são quase o dobro de 12v: a corrente que o amp vai pedir à bateria do carro pode ser que dobre.

Me expliquem como esses amplificadores mais parrudos (do tipo o Hertz mesmo que eu tenho aqui) são utilizados no ramo automotivo? Eles consomem mais que o dobro de tensão e correntes da ordem de 10 a 20 A ? ou esse "privilégio" é dos TDA's? Hoje deitei debaixo do painel do carro do meu filho que tem um som potente e o fusível é de 20A...Suponho que a tensão de trabalho seja bebem superior aos 12 volts ne?

 

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Agora, se é o botão que o liga e desliga, se a opção for pelo adaptador mesmo, não precisa hackear nem o "ST MONO" nem o "MUTE ON", basta o botão.

Há os que utilizam um desses botões para chavear o som do BT para rádio e vice-e-versa ma entrada do amp.... no meu caso estou utilizando uma chave do tipo H externa para fazer isso,

 

35 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Seria legal que os mestres do fórum dessem uma olhada naqueles capacitores de cerâmica, os SMD. Pessoalmente nunca trabalhei com eles, não tenho ideia da tensão que suportam. Os resistores não acho que tenha problema, não, mas também fiquei curioso: será que resistor SMD é tudo para 1/8w? Ou 1/4w?

Sim, é essa informação que estou à procura e aguardo também . Imagine se eles não suportarem 20V ? Vou trocar os capacitares e ter o mesmo problema....

 

Aliás uma dúvida : Esse tipo de problema (queimar algum componente) é um evento que acontece no teste inicial se aumentarmos o volume até o final por um pouco tempo ou existe uma regra, (Por ex: Ligar o amplificador em volume a 3/4  mater por funcionamento por 2 horas....se nada queimou, nada queimará..) ?

 

E por último, evidentemente que a numeração em capacitares os diferem , mas acabei de encontrar aqui dois capacitores de 2,2mf 65 v. Pergunta cretina : Se os colocar no lugar dos de 100mF 16v qual será o resultado prático?

 

 

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1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Talvez não faça mal aumentar a capacitância dele, já que se vai trocá-los...

 

40 minutos atrás, Marco Aurélio Yu disse:

dois capacitores de 2,2mf 65 v. Pergunta cretina : Se os colocar no lugar dos de 100mF 16v qual será o resultado prático?

 

Li em algum lugar que a maior capacitância vai diminuir o espectro audível. Ou seja, o amplificador promete um espectro (faixa de frequências) que será "mutilado" ainda na placa, pelo capacitor.

 

40 minutos atrás, Marco Aurélio Yu disse:

Ligar o amplificador em ¾ do volume, e manter  funcionando por 2 horas...

 

Se nada queimou, nada queimará?

 

Componentes eletrônicos podem ser mortos (assasinados) ou sequelados (feridos) por estresse, e mais ou menos rápido, a depender da intensidade.

 

"Alguns testes não se pagam."

 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

"Se uma árvore cai na floresta e ninguém está perto para ouvir, será que faz um som?"

 

A presença do LED continuaria a servir para depuração. Basta ir pra perto! Não importam os resultados para o nada; importa aqueles que são para nós.

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1 hora atrás, Marco Aurélio Yu disse:

E por último, evidentemente que a numeração em capacitares os diferem , mas acabei de encontrar aqui dois capacitores de 2,2mf 65 v. Pergunta cretina : Se os colocar no lugar dos de 100mF 16v qual será o resultado prático?

 

Não repare por favor, caro, mas o certo seria µF. Prá abreviar a turma usa a letra u no lugar de µ. 1uF (1 microfarad) quando é 1 milionésimo de farad. Dizer 1mF (1 milifarad) é dizer 1 milésimo de farad, o que é 1000 vezes 1uF.

 

Agora, esse capacitor de 100uF é como a caixa d'água da casa da gente. Se você quiser dar a descarga usando a água que vem da rua, a água passando pela válvula hidra vai apenas escorrer pelas paredes do vaso. Prá dar aquela enxurrada dentro do vaso, o hidra usa a água da caixa, que vem por um cano bem mais grosso do que o que vem da rua.

 

De forma similar, quando o amplificador manda que a bobina do alto falante se mexa forte - por exemplo para reproduzir um batidão, um grave ou mesmo um agudo num volume alto - se a corrente que vem da fonte não for suficiente, o alto-falante nem se mexe. Engasga, por assim dizer. E se a gente for pensar na fonte considerando que a bobina vai ter que mover-se forte o tempo todo, quando o som a reproduzir for baixinho... bem, a gente teria que ter fontes muito mais parrudas do que as que necessárias para a música média.

 

Então a gente põe uma fonte que atenda à música média mas que deixe cheia a "caixa d'água". Precisou de corrente naquele momento forte, o circuito usa a do capacitor. Não precisou, fica lá, guardada para quando precisar.

 

Um capacitor menor que 100uF é uma caixa d'água pequena. Se a música for "empurrar" o alto-falante com força, ele "engasga".

 

Por isso que quando ele queimou, a música não parou: porque a fonte forneceu a corrente necessária para o amp fazer a bobina do alto-falante se mexer.

 

Um capacitor de 2,2uF guarda 1/50 + ou - do que um de 100uF. Se a fonte for parrudona, não vai atrapalhar. Mas se o amp pedir mais corrente do que fonte tem para entregar, aí a fonte pode queimar, até.

 

1 hora atrás, Marco Aurélio Yu disse:

Me expliquem como esses amplificadores mais parrudos (do tipo o Hertz mesmo que eu tenho aqui) são utilizados no ramo automotivo? Eles consomem mais que o dobro de tensão e correntes da ordem de 10 a 20 A ?

 

Dá uma lida na analogia com a água que você entende a diferença entre tensão e corrente.

 

(Nunca é tarde para aprender. Eu, por exemplo, depois dos 60 tive que aprender a lavar banheiro, passar aspirador etc., consequências do isolamento social, rs... E convenhamos: aprender eletrônica é muito mais fácil, kkk...)

53 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Li em algum lugar que a maior capacitância vai diminuir o espectro audível. Ou seja, o amplificador promete um espectro (faixa de frequências) que será "mutilado" ainda na placa, pelo capacitor.

Aí é capacitor usado como filtro. Esse, de 100uF, é (ou era, já que morreu) do tipo "caixa d'água".

 

 

  • Obrigado 1
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@rmlazzari58 excelente explicação..boa essa da caixa d'água. apenas mais uma dúvida, na plaquinha temos dois capacitares eletrlíticos um de 100uf 16 v que suponho seja na entrada e outro de 450uf 16 v na saída... (agora usei o u kkk)....

 

Para entrada vou comprar um de 100uf 50V que encontrei na internet., e substituir logo nas duas placas;

 

Agora, o da saída .....

 

.....Noutras placas similares no mercado e em alguns esquemas que vi por aí também notei que ao invés dos 450uf 16v, elas usam 1000uf .... e aí? na saída melhor caixa maior ou mantem a mesma?

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14 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Aí é capacitor usado como filtro. Esse, de 100uF, é (ou era, já que morreu) do tipo "caixa d'água".

 

Estou ciente. Como nos cross-overs selecionando freqüências para o transdutor. Mas, tendo lido muito apressadamente, fiquei com a sensação de estar a se falar de capaciores na alimentação mesmo.

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@alexandre.mbm  Traduzindo, na sua opinião tanto o capacitor menor quanto o maior estão ai para filtrar o som, em frequências a serem disponibilizadas para os alto-falantes?

 

Não existe então um capacitor de entrada e outro de saída?

 

De qualquer forma já encomendei capacitares com a capacidade original, porém para tensões até 50V.

 

Dessa forma voltarei à originalidade da placa e ainda poderei usar uns 23V ....

 

h7.jpg

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Pessoal acho que o grande furo aqui é que estamos nos baseando nas características do Tda2030. Todavia , a plaquinha, devido sua construção possui outras características....vi agora no anúncio explicitadamente que ela opera entre 6 e 12 v.... meio óbvio depois do que aconteceu e de termos identificado a tensão maxima dos capacitores...

 

agora realmente nos resta saber qual tensão dos capacitores SMD... não vem nada escrito neles... 

 

na na minha opinião leiga terei que me contentar em operar nos 12v , ou no máximo 14... para ter certeza que não vai queimar mais nada ....Uma pena se não for possível trabalhar ao menos com os 22v...

 

 

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  • Membro VIP
2 horas atrás, Marco Aurélio Yu disse:

na sua opinião tanto o capacitor menor quanto o maior estão ai para filtrar o som, em frequências a serem disponibilizadas para os alto-falantes?

 

60390438_TDA2003esquema.jpg.09bbb035a5e65f2970f1749a806538af.jpg

 

Fazendo-se uma "vista grossa": dos dois, somente C7 está para "filtragem de som".

 

Eu deixei a indagação no ar exatamente porque não tenho a resposta, não tenho condições de opinar.

 

C1 está ajudando a tratar a alimentação. 

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Bom, não sei muito de teoria mas todos os amplificadores tem 2 entradas e uma saída. Uma das entradas é a entrada do sinal que se deseja amplificar e a outra é a entrada da eletricidade que será usada para amplificar. A saída é um sinal igual ao da entrada só que aumentado, amplificado.

 

O capacitor de 100uF é a caixa d'água da segunda entrada, a que fornecerá a força necessária para que a entrada do sinal seja amplificada. Mas na entrada do sinal também há um capacitor, só com a função de filtrar o sinal que entra. É que como o sinal que vai ser amplificado não entra puro no amplificador - tem as oscilações e interferências inerentes aos fios que conduzem esse sinal - é preciso filtrá-lo. O capacitor que serve de filtro é o de 1uF.

 

Agora, não entendo o porquê do capacitor que está na saída, o que varia entre 470uF nessa placa mas que já vi de 1000uF ou até mais. Tenho a impressão que sua função é também evitar oscilações e instabilidades que surjam no processo de amplificação.

 

O que posso dizer com certeza é que a tensão que vai aos alto-falantes não é maior do que a que alimenta o chip. Creio - mas precisaria testar - que o capacitor de 470uF pode ser de 16v mesmo.

 

Os outros capacitores, aqueles de cerâmica pequeninos, SMD, podem ser para tensões maiores porque têm menos capacitância. Por exemplo aqueles capacitores cerâmicos que parecem uma lentinha, suportam tensões como 50v! Já um capacitor eletrolítico para 50v nunca é tão pequeno. Parecem ser capacitores para estabilidade e filtro e olha a capacitância deles: 1uF, 100nF (100 nanofarad = 1/10 de 1uF), 220nF, 22uF, 2uF... os eletrolíticos são 100uF, 1000uF...

 

Veja que o esquema que está no manual prevê tensões de até 28v, e é bem parecido com o dessa plaquinha.

 

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Enfim, gostaria de ter certeza sobre a tensão que esses capacitores suportam mas arriscaria botar até uns 20v nela. Trocando o capacitor de entrada da alimentação para no mínimo 25v, claro. O de entrada do sinal, eu não me preocuparia.

 

Bem que esses pequenos capacitores da placa podiam vir com capacitância e tensão marcados, né?

 

54 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

somente C7 está para "filtragem de som"

C3, tenho certeza, apenas filtra. Mas filtros com 470uF ou até mais, como está no manual do chip (2000uF), parece ser muito, hein? Filtros costumam usar menos capacitância.

 

Olha um artigo sobre filtros aqui. A maior capacitância é 320uF para frequências bem baixas...

M0283_0010.jpg.ea3d3ff4844952146f69696a742002e0.jpg

1 hora atrás, Marco Aurélio Yu disse:

agora realmente nos resta saber qual tensão dos capacitores SMD... não vem nada escrito neles...

As capacitâncias parecem ser essas postadas pelo Alexandre aqui:

 

h031.thumb.jpg.021165f23c481bee34be946d59c0a4e9.jpg

1 hora atrás, Marco Aurélio Yu disse:

Pessoal acho que o grande furo aqui é que estamos nos baseando nas características do Tda2030. Todavia , a plaquinha, devido sua construção possui outras características.

O esquema do manual é bem parecido com o da plaquinha, Marco Aurélio... o do manual tem mais capacitância na saída...

O chip LM1875 é muito parecido com o TDA2030, inclusive já li sobre substituição de um pelo outro.

Eis aqui um circuito com o LM1875, inclusive com indicações (no link, não na imagem) de tensão para os capacitores:

 

lm1875-power-amplifier-circuit-schematic-450x426.png.55182c2a5687e98399ce28fd5d300212.png

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