Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tensão e corrente de trabalho de um flyback


Aeternum

Posts recomendados

Bom dia meus caros amigos,

Estou com um duvida e talvez algum de vocês possam me esclarecer

Estou fazendo um projeto de uma fonte de alta tensão usando um transformador flyback (no caso 2 em serie) e gostaria de saber qual a corrente que consigo extrair de um transformador desse tipo ( se conseguir encontrar mais tarde posto a foto ou falo o modelo dele para ficar mais fácil) precisava de algo em torno de 100mA

Aceito sugestões 

Desde já agradeço a atenção 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Aeternum Acho que você precisa ser mais específico. Exatamente o que você  quer fazer ou alimentar? Tem certeza dessa corrente de 100 mA? Se eu não me engano a corrente considerada mortal ao passar pelo corpo de  um ser humano é de apenas 10 mA. A tensão de uma  um sistema de  ignição de um carro é entre 10 e 20 kV,  eu já levei um choque desses  e é bem desagradável, mas a corrente é baixíssima  e estou vivo até hoje (eu acho kkk) . Talvez um transformador usado de forno de microondas chegue mais perto do que você quer,  a entrada deles é a tensão da rede elétrica portanto 110/127 ou 220 e a saída 2000 volts. A potência deles chega a 900 watts portando 900W / 2000 V = 0,45 A  ou seja , 450 mA.  Mas se  você não tomar cuidado vai virar "churrasco" ou até carvão, não estou brincando, é morte instantânea  ou pior, vai ficar uns minutinhos grudado sem conseguir mexer nem a boca pra chamar ajuda antes de morrer. O poraquê, peixe brasileiro tambem conhecido como enguia/peixe elétrico consegue gerar uma tensão de 600 volts e , como já apareceu no reality show  / seriado "Monstros do Rio", ja matou muita gente , matou até jacarés. Bem, dado o aviso...  Muitos projetos de alta tensão alimentados com pilhas ou baterias usam transformadores  comuns para eletrônica (tipo 6, 9, 12+12 volts) ligados "ao contrario" num oscilador, ou seja, a saída dos trafos vira a entrada e a saída o enrolamento de 110/220. Precisando de tensão mais alta coloca-se  sistemas de retificação de multiplicação de tensão, uma combinação de diodos e capacitores.  Um gerador de altissima tensão e baixa corrente também é a "Bobina de Tesla", o Youtube tá cheio delas.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 2 semanas depois...

@alexandre.mbm ,

 

Quer saber a sensação ? 

 

Num ensaio no laboratório da faculdade, usamos alta tensão até 30 Kv, para teste de isolação de um dielétrico.

Meu grupo tinha 3 pessoas, todos em volta do aparelho de testes esperando a faísca, um encostado no outro, e eu na ponta entre a parede e outro colega.

A folha do dielétrico ameaçou cair do aparelho, e o colega da outra ponta resolveu levar a mão até a folha para recolocar no lugar. Me lembro que a tensão já estava acima de 24kv ....

Não deu nem tempo de alguém avisar, pulou a centelha para ele, e atravessou nós 3 , terminando comigo apoiado na parede, de camiseta ....

Nós tomamos um baita tranco, fiquei com os braços paralisados alguns segundos, depois começou a formigar ..... demorou mais de uma hora para voltar ao meu normal.

 

Se não fosse a limitação de corrente do aparelho do ensaio, a coisa poderia ter graves consequências......

 

Paulo

 

 

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk Desculpe as iniciais de baixo calão mas eu vou ter que escrever P Q P, que sufoco!!!😬 O choque de 12 ou 15 KV da ignição do carro não chegou nem perto disso, é  bem desagradável mas a corrente é baixíssima e a duração muito pequena, deve ser da ordem de alguns milissegundos. É um tranco bem forte que dá vontade de falar um palavrão bem cabeludo mas não tem maiores consequências, nada de  dormência nem de desmaio. 

 

Por falar em alta tensão eu coloquei um tópico sobre colocar dois capacitores em um forno de microondas e depois descobri que não dava para editar, acho que não deixei claro que estava com medo de fazer e ninguém respondeu, talvez também com medo que EU virasse churrasco kkk. Não sei se pode por o link do tópico aqui , é só colocar microondas com dois capacitores no Google que é um dos primeiros que aparecem, obrigado. 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm ,

 

Por causa da limitação de corrente a descarga dura pouco tempo, eu só senti uma dor intensa e em seguida meus braços estavam sem movimento, começando a formigar, fiquei apoiado na parede esperando isso passar.... logo voltou o movimento, mas o formigamento demorou bastante.

Não fui nem repelido e nem grudado, pois estava "encaixado" um lado do corpo na parede e outro lado encostado no colega ao lado.

 

Já ouvi dizer que se a descarga for grande, sem limitação, você fica grudado pois a corrente paralisa a musculatura...

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, alexandre.mbm disse:

@Andreas Karl@aphawk , eu ainda consegui bem imaginar o tal tranco. Estou insistindo nisso por que eu não encontraria em qualquer esquina a quem perguntar sobre isso. Não tem como fazer uma analogia?

 

A pessoa é repelida ou fica grudada?

A forma como o corpo reage muda conforme a tensão, corrente se é CC ou CA e também a situação que a pessoa se encontra. 

 

No caso da alta tensão do fly back ela é CC, então o corpo não treme como ocorre numa tomada por exemplo. 

 

No meu caso a TV era pequena de 10 polegadas quando eu tomei o choque, imagino que quem tomou choque em uma TV maior a coisa deve ter sido pior. 

 

Meus dedos é que encontraram em contato com o fio, então recebi o tranco e minha mão foi jogada pra trás. 

Meu braço ficou mole e formigando por um tempo. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, alexandre.mbm disse:

@aphawk , como se você estivesse se despedindo desse mundo num flashback de filme?! Ou será como um infarto?


Não, nada disso, não foi algo grave. Foi mais o tranco mesmo, só que no meu caso atravessou lateralmente, e

afetou meus dois braços que foi por onde a descarga passou.

 

Te garanto que a dor de um infarto é bem maior kkkkkkkkk por experiência própria !!!

 

Paulo

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!