Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Carregar celular com fonte ATX é confiável?


Ir à solução Resolvido por alexandre.mbm,

Posts recomendados

  • Membro VIP

É preciso checar, mas parece MUITO que o circuito de "verdadeiro carregamento" da bateria (LiOn ou LiPo) fica todo do lado do smartphone, sendo o "carregador" da parede apenas uma fonte de tensão.

 

Tanto é assim que os powerbanks são meramente fontes de tensão regulada em 5 VDC, para uso genérico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Alvaro José Alves disse:

Carrrgar celular com fonte atx e confiavel..

Melhor do que com certos carregadores que vendem por aí... 

11 horas atrás, Alvaro José Alves disse:

É de 5v Mas é 10A, tem problema isso?

Não. 

 

Eu mesmo quando estou mexendo no PC aproveito pra carregar meu celular nele, é praticamente a mesma coisa que você quer fazer. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
3 horas atrás, Renato.88 disse:

Eu mesmo quando estou mexendo no PC aproveito pra carregar meu celular nele, é praticamente a mesma coisa que você quer fazer. 

 

De fato, pode-se carregar o celular noutra conexão USB; no caso, numa porta USB do PC. Mas há um risco: a porta USB 2.0 da máquina está limitada a 500 mA, então colocar o celular para carregar nela pode danificá-la.

 

Ligando diretamente na fonte ATX, é diferente. Vai para o limite de corrente dela, que é alto e poderá ser de 10A, como você ( @Alvaro José Alves) declarou.

 

O que pode ser feito é adaptar uma saída frontal USB do gabinete, para ser ligação direta (apenas de energia, sem dados) com a fonte ATX.

 

Na verdade, estamos pressupondo que a corrente de carregamento é toda limitada pelo circuito que está no smartphone. Veja que você pode adquirir carregadores de 2.1 ou 3A. Atencão: os de 5V! O seu celular simplesmente não vai aproveitá-los, caso não tenha a função correspondente, de carregamento rápido, caso o circuito não esteja preparado. Assim como não vai aproveitar os 10A de uma fonte ATX. Este seria um carregamento pra lá de rápido...

 

Se fosse ruim plugar um carregador de 3A a 5V, com certeza seria péssimo plugar a fonte de 10A a 5V. Mas o controle disso está no celular. O verdadeiro "carregador" de bateria está no celular.

 

Agora tem de ver um detalhe: não estamos falando das tecnologias de carregamento rápido que usam tensões maiores do que 5V. Por isso todos os casos cogitados acima  estão sendo considerados seguros, porque estamos nos limitando a 5V.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Alvaro José Alves disse:

Carrrgar celular com fonte atx e confiavel... depois de um tempo pode causar problemas? É de 5v Mas é 10A, tem problema isso?

Poderia ser 5v 500 Amperes ,qual o problema o celular vai puxar seus 0,030mA.

Perce quando voce liga sua televisão na tomada aquele 110volts é reduzido la no trafo na rua que entra 13,7Kva e rebaixa pa ra a rua inteira 220v 110v mas a corrente de é altíssima e voce liga tambem seu celular que entra 90 ~ 240v e solta 5Vdc

 

IMG-20201227-WA0009.jpeg

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
34 minutos atrás, QSL do Brasil disse:

Poderia ser 5V a 500 Amps. Qual o problema? O celular vai puxar seus 0,030 mA.

 

O verdadeiro carregador de bateria está na placa do smartphone. Ele vai dosar a corrente conforme o nível de carga da bateria.

 

Se a bateria estiver descarregada, receberá carga mais rapidamente, numa corrente maior, até que fique mais cheia. Quando a carga da  bateria vai se completando, o circuito "verdadeiramente carregador de bateria" vai detectando isso e reduzindo a velocidade, a corrente.

 

Mesmo quando a tensão de entrada é sempre 5V, a lógica é essa. Existem tecnologias de carregamento que recebem tensões mais altas, do "carregador" de tomada. Vamos desconsiderá-los. Trabalhe com 5V e tudo estará OK (quer dizer: se seu modelo de smartphone não for algum de carregador de parede "estranho").

 

O "causo" ruim que pode acontecer é o seguinte:

 

Se o seu smartphone tiver um defeito eletrônico, e curto-circuitar a entrada 5V, até 10A poderão circular, a ponto de torrar coisa ou explodir a bateria. Se fosse o carregadorzinho de parede a 1A, este limitaria os danos. Até por que em seu projeto, o fusível (fusistor ou resistor fusível, não importa) está dimensionado para a ordem menor de corrente. Assim como outros componentes, que tratarão de morrer antes de desastres maiores.

 

A fonte ATX é mais robusta, então oferece um risco maior por esse lado. Pois antes dela morrer ou dormir, ela fumará um bocado! E isso poderá não ser agradável para quem estiver perto.

 

5 horas atrás, alexandre.mbm disse:

É preciso checar, mas parece MUITO que...

 

Lembrem que o fabricante faz o que bem entende de seu projeto.

 

Existe smartphone com "carregador de parede" a 4.x volts.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

De fato, pode-se carregar o celular noutra conexão USB; no caso, numa porta USB do PC. Mas há um risco: a porta USB 2.0 da máquina está limitada a 500 mA, então colocar o celular para carregar nela pode danificá-la.

Exato, se ligar no USB original do computador demora muito pra carregar. 

No meu caso coloquei um conector USB ligado diretamente a fonte, sem passar pela placa-mãe. 

1 hora atrás, QSL do Brasil disse:

o problema o celular vai puxar seus 0,030mA.

Na verdade é mais de 1A, eu medi no meu 1,3A. 

 

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Existe smartphone com "carregador de parede" a 4.x volts.

Depois que se padronizou em usb isso não existe mais virou tudo 5V. Antes também tinha até de 5,5 e 6V. 

 

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Mesmo quando a tensão de entrada é sempre 5V, a lógica é essa. Existem tecnologias de carregamento que recebem tensões mais altas, do "carregador" de tomada. Vamos desconsiderá-los. Trabalhe com 5V e tudo estará OK (quer dizer: se seu modelo de smartphone não for algum de carregador de parede "estranho").

Alguns celulares tem carga rápida com tensão de 9V (ou outro valor dependendo do modelo), logo penso que dentro do celular temos um conversor step down para aumentar a corrente quando sobe a tensão de entrada. Pois todas as baterias ainda mantém a mesma tensão de 3,7V. 

Para ativar essas funções existe a comunicação entre os pinos de dados do USB que controla quando esses valores de tensão maiores devem ser ativados ou não. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
25 minutos atrás, Renato.88 disse:

Para ativar essas funções existe a comunicação entre os pinos de dados do USB que controla quando esses valores de tensão maiores devem ser ativados ou não. 

 

 

Cf. esta mensagem linkada acima e suas seguintes.

 

10 horas atrás, Pepse disse:

pelo o que eu sei fontes boas não tem tomadas

 

Não entendi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não conheço de marcas. O que sei é que não tem como prever o defeito. Fontes ATX são projetos complexos. Muitas, vendidas a preço de banana. É a tentação.

 

Mas se você confiaria sua CPU a esta fonte, pode confiar alguns smartphones também. Ou não?!

 

A resposta é com cada um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 minutos atrás, Alvaro José Alves disse:

tem risco eu continuar carregando?

 

Se forem todos "carregador de parede 5V, padrão, não". O que você tem agora é um super-carregador com cabo de força.

 

@Alvaro José Alves, tem quem use fonte ATX transformada em fonte de bancada. A diferença é que normalmente se monitora o que está a acontecer com ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Existem várias formas de "monitorar". Mas isso também não garante algo. Seria só pra você olhar valores de tensão e/ou corrente num mostrador (voltímetro e/ou amperímetro).

 

Você também pode pesquisar e adicionar um circuito de proteção nessa linha de 5V, para além do que já exista na própria fonte ATX. Pode estudar o projeto da fonte... descobrir quais são as proteções que ela traz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Qualquer uma que não preste! Muita CPU vai pro saco por causa de fonte ATX com defeito.

Algumas dessas fontes ruins eu já desmanchei pra sucata. 

E percebi uma coisa: a tensão de 5V é a mais protegida porque a fonte é regulada através dela, sendo referência pro circuito funcionar. 

As outras tensões recebem monitoramento também, mas não igual a correção de tensão que tem nos 5V.

 

Em outras palavras, alimentar cargas que precisem das outras tensões (3,3 e 12V) pode ter mais risco de estragar do que alimentar com os 5V. 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!