Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Zona Rural Tensão contratada 127/254Vca


Posts recomendados

Olá pessoal!

Seguinte hoje moro em uma área rural e aqui a Copel entrega 127/254Vca, o engraçado é que na conta de luz eles chamam de monofásico rural mas eu tenho 254 ligando fase/fase e não fase e neutro, É monofásico mesmo?

Outra coisa, meu compressor de ar sempre funcionou normalmente na cidade onde é 220, aqui ele esta entrando em proteção direto, não fica nem 5 minutos ligado, verifiquei aparelhos bivolt automático e a maioria deles está escrito 100/240 ou 90/240, forno microondas e forno elétrico já queimou 2 vezes em 1 ano. Terei problemas com essa tensão de 254Vca?

Está escrito na conta de luz: Limite adequado de tensão: 117 a 133 / 234 a 267 volts.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Marcelotronic disse:

Seguinte hoje moro em uma área rural e aqui a Copel entrega 127/254Vca, o engraçado é que na conta de luz eles chamam de monofásico rural mas eu tenho 254 ligando fase/fase e não fase e neutro, É monofásico mesmo?

Sim, é monofásico. A rede de distribuição rural fornece apenas uma fase em média tensão, o transformador abaixador aí vai ter um enrolamento de 254V entre as suas duas extremidades e com o pino central aterrado, como uma espécie de autotransformador, então você pode ter tanto 127V (entre uma extremidade e o terra) quanto 254V (entre as duas extremidades).

 

11 minutos atrás, Marcelotronic disse:

Outra coisa, meu compressor de ar sempre funcionou normalmente na cidade onde é 220, aqui ele esta entrando em proteção direto, não fica nem 5 minutos ligado, verifiquei aparelhos bivolt automático e a maioria deles está escrito 100/240 ou 90/240, forno microondas e forno elétrico já queimou 2 vezes em 1 ano. Terei problemas com essa tensão de 254Vca?

254V é ligeiramente maior que 220V. Os equipamentos 220V geralmente vão funciona bem até por volta de 230~240V, acima disso já é demais. Sugiro que você use equipamentos 127V ou tenha um transformador de 127V para 220V.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Sim, é monofásico. A rede de distribuição rural fornece apenas uma fase em média tensão, o transformador abaixador aí vai ter um enrolamento de 254V entre as suas duas extremidades e com o pino central aterrado, como uma espécie de autotransformador, então você pode ter tanto 127V (entre uma extremidade e o terra) quanto 254V (entre as duas extremidades).

 

254V é ligeiramente maior que 220V. Os equipamentos 220V geralmente vão funciona bem até por volta de 230~240V, acima disso já é demais. Sugiro que você use equipamentos 127V ou tenha um transformador de 127V para 220V.

Poxa vida, costumo comprar aparelhos 220 porque as vezes estão em promoção, compressor, lavadora de alta pressão, soprador térmico parafusadeira, tudo comprado com desconto por ser 220V, vou precisar de um transformador de no mínimo 1500W(compressor) para alimentar sem folga.

Mas o transformador vai ter que ser próprio para isso(sob medida) porque teria que abaixar de 254 para 220V certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Marcelotronic disse:

Poxa vida, costumo comprar aparelhos 220 porque as vezes estão em promoção, compressor, lavadora de alta pressão, soprador térmico parafusadeira, tudo comprado com desconto por ser 220V, vou precisar de um transformador de no mínimo 1500W(compressor) para alimentar sem folga.

Mas o transformador vai ter que ser próprio para isso(sob medida) porque teria que abaixar de 254 para 220V certo?

Transformador de 254V para 220V provavelmente só sob encomenda mesmo, você acharia com mais facilidade pronto um que fosse 127V para 220V.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sinistro ser normal o fornecimento de 254V...living & learning... Uma alternativa meia loca pra reduzir é você ter um trafo de ~30V de corrente e potência considerável. Pode subtrair 254-30=224

27 minutos atrás, Marcelotronic disse:

o transformador vai ter que ser próprio para isso(sob medida) porque teria que abaixar de 254 para 220V certo?

De fato um trafo 12+12 30A (clique) que te dá algum resultado é bem carinho ...💸

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@caolne

2 horas atrás, caolne disse:

Você também pode solicitar à companhia que baixem o tap do transformador, assim baixa a tensão também.

Liguei na Copel e não é obrigatório o uso de 127/254 por estar em área rural mas como meu sogro comprou a casa assim, não sabia desse detalhe, é possível sim mudar para 127/220.

Obrigado a todos, tópico resolvido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Olá pessoal, depois de tanto tempo ainda estou sem energia elétrica aqui no terreno que comprei.

Quem compra terreno em área rural, não pode comprar terrenos com menos de 30000m, na verdade até pode mas a prefeitura não libera instalação de água, luz nem escritura do imóvel e também não é possível desmembrar.

Estou utilizando a energia do poste do meu sogro.

Quem me atendeu na Copel não soube explicar corretamente o processo de abaixar para 220V. Tem que mexer um tap dentro do transformador, abrir ele na rua e isso é muito complicado de se fazer.

Comprei um transformador que entra 254 sai 220V 3500Va. 

Qual a bitola no secundário para eu ter esses 3500Va? Quero ver se não me venderam gato por lebre no mercado livre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se for de cobre, faça umas continhas e se baseie na tabela awg algo como...

fig4_bitolafio.png?w=470&ssl=1

https://cref.if.ufrgs.br/?contact-pergunta=por-que-quanto-maior-a-bitola-de-um-fio-mais-fino-ele-e

.... de fato há certa confusão pela net afora sobre o awg x corrente x diâmetro mas dá pra você ter 1 vaga ideia.

A dica é: não deixe o trafo ligado vazio pois ele consome e pode esquentar.

 

3 horas atrás, Marcelotronic disse:

Comprei um transformador que entra 254 sai 220V

É personalizado ou é de linha? Quanto pagou?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marcelotronic disse:

@GuilhermeGB Bitola do fio usado para fazer o transformador, não para ligar na saída dele.

Provavelmente 9 AWG caso seja de cobre. Mas não estranhe se vier um fio 10 no lugar, essas coisas as vezes são sub dimensionadas pra economizar. 

Caso seja fio de alumínio, já muda a coisa. 

 

A tabela acima é para os fios de instalação, nos enrolamentos do trafo é outra tabela:

images?q=tbn:ANd9GcSqcjHHDAXbNIOvr3zgxcm

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if Personalizado que eu digo é só no Va mesmo, não é de marca conhecida, é uma empresa de Santa Catarina, Comando transformadores, encontrei no mercado livre. Paguei R$ 327,00. 

2 horas atrás, .if disse:

A dica é: não deixe o trafo ligado vazio pois ele consome e pode esquentar.

Testei ele agora, já não gostei mas pelo menos esta dentro dos 240V, está entrando nesse momento 258 e saindo 234Vac, consumo vazio 0,280A, também não gostei porque nas perguntas me responderam que era de 20W o consumo.

2 horas atrás, Renato.88 disse:

Provavelmente 9 AWG caso seja de cobre. Mas não estranhe se vier um fio 10 no lugar, essas coisas as vezes são sub dimensionadas pra economizar. 

Caso seja fio de alumínio, já muda a coisa.

Vou verificar através dos fios fios que vai para os conectores, não vou conseguir chegar no enrolamento por enquanto. Mas acho que o que chega nos conectores não é o fio do enrolamento.

20220502_120556.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bacana. Nem sabia que existia trafo pra isso. Dá pra ver o enrolamento mas não dá pra definir a bitola.. alguém do ramo pode conseguir. Existe uma pequena chance do fio ser de alumínio. Dá uma raspadinha nele pra gente ver...

Bem.. este daí não conheço mas o auto trafo 127/220 é normal esquentar mesmo no vazio

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Marcelotronic disse:

258 e saindo 234Vac, consumo vazio 0,280A

O que me fez refletir...

Por anos e anos e anos mesmo - uns 30 ou + usamos trafo uma geladeira 220 na rede 127 . Puts .. porquê não adaptei o rele/termostato dela pra desligar a entrada 127?!! Agora me parece tão fácil!  Em 3 décadas de uns 60W 24H por dia dava uma economizadinha boa ..afff . Passado sempre presente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Marcelotronic disse:

Testei ele agora, já não gostei mas pelo menos esta dentro dos 240V, está entrando nesse momento 258 e saindo 234Vac

Normal... 

Fazem assim porque tem as perdas de corrente nos fios longos quando põe a carga. 

Veja o trafo da rua, te entrega a mais também pelo mesmo motivo. 

 

4 horas atrás, Marcelotronic disse:

Vou verificar através dos fios fios que vai para os conectores, não vou conseguir chegar no enrolamento por enquanto. Mas acho que o que chega nos conectores não é o fio do enrolamento.

Tenho quase certeza que é o mesmo fio. 

Veja se é duro igual a um arame, se for é o próprio. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 horas atrás, Renato.88 disse:

quase certeza que é o mesmo fio. 

Eu não teria tanta. Percebo o fio fino no carretel e o grosso no borne. O máximo que vislumbro é um espaguete grosso como capa. E tem +: aquela bitola grossa suponho que  não seria capaz de dar número de espiras suficiente pra aplicar 254Vac a 60Hz. Mas enfim.. cada insight com seu lôcco. 🤪

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Renato.88 disse:

Tenho quase certeza que é o mesmo fio. 

Veja se é duro igual a um arame, se for é o próprio.

O fio que vai para o conector é de 2,5mm flexível.

É possível soldar cobre com alumínio? 

Não vejo nenhum conector unindo o enrolamento com este cabo de saída, então creio eu que seja cobre mesmo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Marcelotronic disse:

possível soldar cobre com alumínio? 

Sim.. fluxo gota mágica... não confunda com colírio alucinógeno 🤪

1 hora atrás, Marcelotronic disse:

Não vejo nenhum conector unindo o enrolamento com este cabo de saída

Só com visão de raio x ... deve estar debaixo da fita azul 🙃

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!