Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como habilito o Secure Boot na placa-mãe Athermiter X99?


Posts recomendados

Alguém poderia me ajudar a sanar uma dúvida, adquiri um kit x99 chines, da Athermiter (placa-mãe), Porém ela não possui (pelo menos não consegui encontrar de jeito maneira) o famigerado secure boot, já tentei iniciar o modo UEFI porém não possui essa opção também, possui placas mãe sem a função de secure boot? Tentei de todas as formas, até criando senha de admin pra entrar na BIOS, porém não aparece de jeito maneira a função, e se for o caso, poderiam me dar dicas de placas x99 que possuem o tpm 2.0 ou o secureboot para que eu possa dar Upgrade pro W11, eu consigo sim instalar porém o Valorant também exige o tpm 2.0 na versão do w11 e o modo de parar o erro é ativando o Secure Boot, e minha placa não ativa isso!! Desde Já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Jhonata Fernandes2 disse:

Eu sei que elas não possuem o TPM 2.0, porém nas BIOS apresentam o Secure boot, mas a minha no caso não apresenta a opção de secure boot, Vi vários tutorias onde o pessoal ativa o Secureboot de uma x99, esse é o meu problema aqui!

CSM tá ativado?? Pode ser que, uma opção, não habilite a outra..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Jhonata Fernandes2 Como os amigos disseram, provavelmente o Secure Boot aparecerá se você desativar o "CSM Support".

 

1 hora atrás, Jhonata Fernandes2 disse:

poderiam me dar dicas de placas x99 que possuem o tpm 2.0 ou o secureboot para que eu possa dar Upgrade pro W11

 

Você pode até encontrar placas-mãe X99 que possuam um slot para encaixar um módulo Discrete TPM, mas acredito que mesmo assim não seria possível instalar o Windows 11 por causa do processador, que não deve ser suportado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Jhonata Fernandes2 A Microsoft não recomenda que burle os requisitos para instalar o Windows 11 em máquinas incompatíveis. O fim desse workaround é para testes, e não para uso geral. Ao instalar o sistema em PCs sem suporte, você estará sujeito a diversos erros, travamentos e interrupção no recebimento de atualizações.

 

https://support.microsoft.com/en-us/windows/ways-to-install-windows-11-e0edbbfb-cfc5-4011-868b-2ce77ac7c70e

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi Sem sucesso, caso eu desative o CSM ou coloque o Vídeo para iniciar em modo UEFI, o windows iniciar porém a tela fica preta, só iniciar com o CSM ativo!! Na Config do Sistema se eu colocar para iniciar em modo seguro, é a mesma coisa? ou é diferente seria só secury boot do windows e não da BIOS?

No modo de opções avançada não consigo colocar pra iniciar no modo Firmaware UEFI, e quando desativo o CSM ele apenas entra na BIOS n starta o Windows!! e mesmo desativando a opção do secure boot ainda não é habilitada!, pode ser a versão de BIOS?

Pesquisando achei citações sobre a instalação do windows, algo sobre instalar ele no modo de BIOS Herdado e instalção no modo UEFI, todas as placas tem suporte pra instalar o windows apenas em modo UEFI? Ou não eu corro o risco de formatar o PC em modo UEFI e ter o erro de não conseguir iniciar o desktop?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Jhonata Fernandes2 Sua placa-mãe suportando UEFI, você pode colocar um sistema UEFI sem problemas. 

Sobre o Windows não iniciar ao desativar o CSM support, isso já é esperado. Essa configuração só pode ser feita durante a formatacão em uefi.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 minutos atrás, Jhonata Fernandes2 disse:

@Math.Pi Verificando a informação do sistema o modo de BIOS está como herdado, no caso legacy, isso prova ser incompatível com o modo UEFI? ou não tem nada a ver?

Isso significa que seu Windows está no modo BIOS/MBR. Entra o que eu disse antes.

 

21 minutos atrás, Math.Pi disse:

Essa configuração só pode ser feita durante a formatacão em uefi.

Quer usar UEFI, tem que formatar em UEFI.

 

Se não fosse compatível, você não ia ver UEFI nas opções de boot:

1 hora atrás, Jhonata Fernandes2 disse:

 

IMG_20211027_122531.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Jhonata Fernandes2 disse:

Vou formatar o PC usando UEFI então, o problema das placas genéricas de Xeon é esse de não achar um manual, ou uma att de BIOS ZzZ! Caso formatar em modo UEFI sane o problema eu fecharei o tópico, volto depois para atualizar!! Obrigado pelo tempo.

Você pode converter o volume do Windows em GPT, que é compatível com UEFI.. Só confirme dentro do Windows, que a partição do seu disco de boot tá em MBR.. Aí, você não precisaria formatar do zero..

 

Imaginei que tivesse ciente disso..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, Jhonata Fernandes2 disse:

e quando tento usar o Firmaware UEFI como inicialização eu volto pra BIOS, acho que é sentar e chorar!

 

Isso acontece pois seu Windows está instalado em Legacy. Basta reinstalá-lo em UEFI ou converter sua instalação, como foi dito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem sucesso, o windows foi instalado em modo UEFI, a BIOS operando em UEFI, porém não consegui a opção de secure boot, tanto direto na BIOS quanto usando o firmware UEFI

 

Aqui em alguns casos, aparece off e no meu aparece sem suporte, acho que a placa realmente não conta com o secure boot! acho que seria somente trocando a placa-mãe mesmo!!



 image.thumb.png.7347f0c57d9e7b566d2ee57ea6a756ea.png

a partição está em modo GPT, então não é o problema estar em Legacy!!


image.png.293524ecfb018900848e4cdb0e616160.png

Achei outra aba de security porém nada do secureboot, e não sei o que essas opções fazem ausja

 

IMG_20211027_182637.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se esse trabalho todo é para conseguir instalar o Windows 11, saiba que o mesmo método de burlar o TPM 2.0 tambem burla o secure boot.

 

Eu já consegui instalar aqui o Windows11 num Xeon E5450 numa placa-mãe LGA775 de 2008. Funcionou normalmente sem travar e com a mesma performance do Windows10 instalado num SSD, ou seja bem satisfatória. Usei por alguns dias para fins de teste e depois formatei o SSD e deixei apenas o Windows10 instalado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira Sim, na hora da instalação a gente burla o secure boot, porém mesmo burlando jogos como o valorant com o w11 exigem que o secureboot seja executado, pra iniciar, meu maior problema não é o w11 e sim o secure boot em sí, vi muitos e muitos com placas iguais ou da mesma plataforma x99 com o secure boot na BIOS, porém o meu n aparece!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM Desativadissimo kk, eu desisti, como você disse marcas Diabo é isso ai, vou terminar o upgrade do setup pra depois investir em uma placa pra Xeon com suporte, vi algumas e não está tão absurdo assim! como uma das opções demonstra não ter suporte pra secure boot, creio que a placa em sí não possua, Bom foi bom tentar! Obrigado a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...