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Tela azul - Ryzen 5 3600


lucasbustos

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Boa tarde galera, tudo bem? 

 

Desde que montei meu PC, tenho problemas com tela azul. Nos ultimos dias tem ficado mais frequente, principalmente quando jogo lol. Em alguns casos, o problema acontecia com o PC parado e com Windows lockado. 

Comecei a levantar algumas suspeitas, não consegui encontrar nenhum log de erro, a tela azul é muito rapida, inclusive (se souberem como eu posso coletar essa informação, aceito dicas!) e também já formatei algumas vezes e não resolveu. 

 

Uma das suspeitas é a temperatura do processador. Eu tenho um Ryzen 5 3600 e desde ontem estou acompanhando a temperatura dele. Ainda não vi quanto bate a temperatura em jogos mas em stock chegou a bater 84ª C e quando apenas abri o CS:GO, bateu 87ºC. Acredito que a temperatura esteja muito alto. 

 

Atualmente eu uso a pasta termica e cooler stock do processador. Será que esse pode ser a causa desse problema? 

 

Pessoal, vi que eu abri o tópico no setor errado. Vou abrir no certo. Obrigado. 

 

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stock a 84º é alto demais , isso ai seria em processador em Stress! , bom dar uma olhada na BIOS e ver o quanto de Vcore esta mandando no seu caso deve está beirando os 1.45v  pra dar essa temperatura. Ryzen pra funcionar liso 1.35v pra baixo e em overclock a 1.40v (não passar disso) , 1.4v já vai jogar a  temperatura lá nas alturas ai só tendo um bom sistema de resfriamento!  processadores em stock não pode passar de 50º 

 

remonta o cooler box e vê como está a pasta térmica ! 

Alguns Ryzen São esquentadinhos o bom seria melhorar o sistema de Refrigeração deles! cooler box original , dependendo a temperatura ambiente , ainda mais no BR , em stress chega bater 90º 

eu já prefiro investir em um resfriamento bom e manter a temperatura mesmo em stress total do processador abaixo de 70º considero seguro, e prolonga a vida do processador! em stock ficando a 40º

 

muitas pessoas só querem saber de tentar overclock em processador , memoria etc.. e com isso vão jogando mais tensão , quanto mais aumenta o vcore mais o processador esquenta , os VRM também!  o certo seria cravar ele a 1.35v e tentar achar um modo que o computador funcione estável ! 

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@Thiago Gyotoku, encontrei uma outra inconsistencia de que as minhas memorias dual-channel não estavam em slots separados (estavam em 1 e 2, passei pra 2 e 4 e o CPU-Z identificou as duas). Além disso, ele estava rodando numa frequência baixo da esperado e ajustei na BIOS. 

 

image.png.a2bb0c3faedc69a7630fefeba8d5fd3a.png

 

Esse pico de temperatura do processador foi apenas abrindo o CS:GO para testar se subia muito a temperatura.

 

Acha que esse pode ser o problema ou a temperatura ainda é um problema? Se for, sei que aqui não é o setor correto, mas você conseguiria me indicar um combo Cooler + Pasta termica medianos num preço até 250R$?

 

 

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Cpu cooler os bons são caros! pra quem quer manter bem baixo a temp. no caso já compensaria mais um water cooler 240mm , dificilmente vai passar de 70º em stress

os de 120mm é praticamente os Cooler mais intermediários!  

 

caso opte por cpu cooler , Heatpipes que seja de cobre , TDP pelo menos 150W pra trabalhar com folga e não ficar barulhento! CFM na casa dos 60 , e o mais importante é qual o tamanho de cpu cooler seu gabinete suporta!  , só pesquisar pelos grandes sites pichau. terabyte, kabum e ver o que seu bolso aguenta pagar!  Eu já prefiro por silencio, prefiro water cooler! 
deepcool gammaxx 400

pichau SAGE v2

 

Cooler Master Hyper 212 Turbo

 

em pasta térmica ate as rise mode cold 7.5 já da conta do recado! 

 

Processadores em alta temperatura tende a dar throttling , quedas de potencia do processador pra tentar baixar a temperatura! 

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Bem, fiz a troca do dissipador, a temperatura abaixou bem, mas ainda sigo com o problema de tela azul. Baixei o whocrashed pra saber qual é o erro da tela azul. Segue os logs abaixo: 

 

On Fri 05/11/2021 18:08:24 your computer crashed or a problem was reported
crash dump file: C:\WINDOWS\Minidump\110521-9953-01.dmp
This was probably caused by the following module: fwpkclnt.sys (0xFFFFF80565F81503)
Bugcheck code: 0xD1 (0x2000000015D, 0x2, 0x0, 0xFFFFF80565F81503)
Error: DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL
file path: C:\WINDOWS\system32\drivers\fwpkclnt.sys
product: Microsoft® Windows® Operating System
company: Microsoft Corporation
description: FWP/IPsec Kernel-Mode API
Bug check description: This indicates that a kernel-mode driver attempted to access pageable memory at a process IRQL that was too high.
This bug check belongs to the crash dump test that you have performed with WhoCrashed or other software. It means that a crash dump file was properly written out.
The crash took place in a Microsoft module. Your system configuration may be incorrect. Possibly this problem is caused by another driver on your system that cannot be identified at this time.



On Fri 05/11/2021 18:08:24 your computer crashed or a problem was reported
crash dump file: C:\WINDOWS\MEMORY.DMP
This was probably caused by the following module: rt64.sys (rt640x64+0x28017)
Bugcheck code: 0xD1 (0x2000000015D, 0x2, 0x0, 0xFFFFF80565F81503)
Error: DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL
Bug check description: This indicates that a kernel-mode driver attempted to access pageable memory at a process IRQL that was too high.
This bug check belongs to the crash dump test that you have performed with WhoCrashed or other software. It means that a crash dump file was properly written out.
A third party driver was identified as the probable root cause of this system error. It is suggested you look for an update for the following driver: rt64.sys .
Google query: rt64.sys DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL



On Fri 05/11/2021 11:02:26 your computer crashed or a problem was reported
crash dump file: C:\WINDOWS\Minidump\110521-10968-01.dmp
This was probably caused by the following module: ntoskrnl.exe (nt+0x3F71B0)
Bugcheck code: 0xA (0xFFFFE097843A6BF8, 0xFF, 0xB4, 0xFFFFF8005ED61D25)
Error: IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL
file path: C:\WINDOWS\system32\ntoskrnl.exe
product: Microsoft® Windows® Operating System
company: Microsoft Corporation
description: NT Kernel & System
Bug check description: This indicates that Microsoft Windows or a kernel-mode driver accessed paged memory at DISPATCH_LEVEL or above. This is a software bug.
This bug check belongs to the crash dump test that you have performed with WhoCrashed or other software. It means that a crash dump file was properly written out.
The crash took place in the Windows kernel. Possibly this problem is caused by another driver that cannot be identified at this time.



On Fri 29/10/2021 10:13:12 your computer crashed or a problem was reported
crash dump file: C:\WINDOWS\Minidump\102921-10546-01.dmp
This was probably caused by the following module: ntoskrnl.exe (nt+0x3F71B0)
Bugcheck code: 0xD1 (0xFFFFF8010445B87C, 0x2, 0x8, 0xFFFFF8010445B87C)
Error: DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL
file path: C:\WINDOWS\system32\ntoskrnl.exe
product: Microsoft® Windows® Operating System
company: Microsoft Corporation
description: NT Kernel & System
Bug check description: This indicates that a kernel-mode driver attempted to access pageable memory at a process IRQL that was too high.
This bug check belongs to the crash dump test that you have performed with WhoCrashed or other software. It means that a crash dump file was properly written out.
The crash took place in the Windows kernel. Possibly this problem is caused by another driver that cannot be identified at this time.



On Wed 27/10/2021 20:36:51 your computer crashed or a problem was reported
crash dump file: C:\WINDOWS\Minidump\102721-12375-01.dmp
This was probably caused by the following module: ntoskrnl.exe (nt+0x3F71B0)
Bugcheck code: 0xA (0xE35D2DC0, 0xFF, 0xA8, 0xFFFFF8065721E380)
Error: IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL
file path: C:\WINDOWS\system32\ntoskrnl.exe
product: Microsoft® Windows® Operating System
company: Microsoft Corporation
description: NT Kernel & System
Bug check description: This indicates that Microsoft Windows or a kernel-mode driver accessed paged memory at DISPATCH_LEVEL or above. This is a software bug.
This bug check belongs to the crash dump test that you have performed with WhoCrashed or other software. It means that a crash dump file was properly written out.
The crash took place in the Windows kernel. Possibly this problem is caused by another driver that cannot be identified at this time.



On Tue 26/10/2021 18:33:33 your computer crashed or a problem was reported
crash dump file: C:\WINDOWS\Minidump\102621-8875-01.dmp
This was probably caused by the following module: ntoskrnl.exe (nt+0x3F71B0)
Bugcheck code: 0xD1 (0xFFFFD669A28051A0, 0x2, 0x0, 0xFFFFF8044917B2F9)
Error: DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL
file path: C:\WINDOWS\system32\ntoskrnl.exe
product: Microsoft® Windows® Operating System
company: Microsoft Corporation
description: NT Kernel & System
Bug check description: This indicates that a kernel-mode driver attempted to access pageable memory at a process IRQL that was too high.
This bug check belongs to the crash dump test that you have performed with WhoCrashed or other software. It means that a crash dump file was properly written out.
The crash took place in the Windows kernel. Possibly this problem is caused by another driver that cannot be identified at this time.

 

Sabe como posso resolver esse problema?

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copia pro bloco de notas e salva como fixfile.reg e executa  - esse comando serve pra resolver a parte do ntoskrnl.exe

rt64.sys ta ligado a Driver Realtek
o PC em si esta tendo incompatibilidade pode ser vários motivos , desde placa de vídeo , memoria , HD . o mais provável seria memoria! 
 

 


Windows Registry Editor Version 5.00

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\ControlSet001­\Services\TimeBroker]
"Start"=dword:00000003


[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\ControlSet001­\Services\SysMain] "DisplayName"="Superfetch"
"Start"=dword:00000003

  • Confuso 1
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  • Membro VIP
Em 03/11/2021 às 14:05, lucasbustos disse:

e também já formatei algumas vezes e não resolveu. 

Primeiramente, leia: 

 

 

Prezado usuário, bem-vindo ao Clube do Hardware!

 

Para que possamos ajudá-lo a resolver o problema com telas azuis, é necessário realizar os procedimentos a seguir.

 

PASSO 1 - Perguntas

 

  • Há quanto tempo ocorre este problema?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?
  • Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?
  • O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)?
  • Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?
  • O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?
  • O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?
  • O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?
  • O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?
  • Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?
  • Algum overclock foi feito no computador?

 

PASSO 2 - Coleta de logs

 

O procedimento abaixo deve ser seguido com atenção. Se ocorrer algum erro, tente novamente. Caso tenha seguido os passos corretamente, mas mesmo assim ocorrem erros, nos avise em sua resposta, anexando uma captura de tela do erro.

 

1. Baixe o arquivo ColetorLogsBSOD-CdH.7z, disponível abaixo.

ColetorLogsBSOD-CdH.7z

 

2. Extraia o arquivo usando um software descompactador de arquivos, como 7-Zip ou WinRAR.

 

3. Aparecerá uma pasta chamada ColetorLogsBSOD-CdH. Entre nela, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo iniciar.bat e selecione "Executar como administrador". Aguarde enquanto os logs necessários são coletados. Esta etapa pode levar 10 minutos ou mais.

 

ATENÇÃO: O coletor abrirá uma janela do Prompt de Comando, não se assuste. Atente-se às mensagens exibidas por ele, pois podem conter informações importantes. Algumas etapas do coletor poderão abrir janelas e pop-ups de confirmação, é necessário clicar na opção "Aceitar" e mantê-las abertas para que não ocorram erros.

 

4. Se tudo correr bem, será criado um arquivo chamado LogsColetados.7z na Área de Trabalho. Insira-o como anexo na sua resposta.

 

5. Por último, baixe o Speecy clicando aqui. Instale-o, abra-o e efetue uma captura de tela apenas da tela inicial do aplicativo. Insira ela como anexo na sua resposta, junto com os logs.

 

Aguardamos sua resposta.

 

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware.

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@GabrielLV Opa, bom dia! Vamos lá!

 

Há quanto tempo ocorre este problema? Desde que montei o PC, há mais ou menos 1 ano

Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele? Não é vendido por uma empresa, eu montei. 

Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação? Corsair 550W 80 Plus White VS550

Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original? Não é notebook

O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)? Filtro de linha

Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)? Não

O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio? Não

O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador? Após a instalação

O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)? Não

O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros? Na epoca cheguei a instalar o MSI Afterburner, mas não cheguei a fazer nenhuma alteração

Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)? Não

Algum overclock foi feito no computador? Não, inclusive fiz um restore nas configs da BIOS

 

Segue em anexo os logs coletados e o print da tela do Speecy

 

image.png.0dde84d5f2f4f2d896f8a1fb7a253018.png

LogsColetados.7z

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  • Membro VIP

@lucasbustos image.png

 

Analisando os códigos que foram gerados até o momento, e consultando as informações sobre eles no site da Microsoft:

0x192 = KERNEL_AUTO_BOOST_LOCK_ACQUISITION_WITH_RAISED_IRQL
0xD1 = DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL
0xA = IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL
0x139 = KERNEL_SECURITY_CHECK_FAILURE
0xBE = ATTEMPTED_WRITE_TO_READONLY_MEMORY
0x7e = SYSTEM_THREAD_EXCEPTION_NOT_HANDLED
0x3B = SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION
0x50 = PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA
0x1E = KMODE_EXCEPTION_NOT_HANDLED
0x1 = APC_INDEX_MISMATCH

Todos eles fazem referencia a possíveis problemas sistêmicos (isso é, algum recurso do sistema, como drivers).

 

image.png

 

Foram registrados diversos erros de desligamento aleatório, sendo que alguns estão com os parametros totalmente zerados, e outros estão com apenas os parâmetros SleepInProgress e o SystemSleepTransitionsToOn com valores diferentes de zero, o que indica que a falha ocorreu devido ao modo de suspensão, hibernação ou inicialização rápida.

 

Recomendação: Atualize os drivers de Rede, Chipset e Audio diretamente do site da sua placa-mãe:

https://download.gigabyte.com/FileList/Driver/mb_driver_597_chipset_2.07.21.306.zip?v=c9cbb0ecd4d25496b67858c752aafa64

https://download.gigabyte.com/FileList/Driver/mb_driver_612_realtekdch_6.0.8945.1.zip?v=7186b5919b6e7fb4e046f7549aa6227b

https://download.gigabyte.com/FileList/Driver/mb_driver_542_w10_10.038.1118.2019.zip?v=3a5d766ce53378d7b3f734274be122f3

 

Se possível, e se você se sentir confiante, atualize seu BIOS. Ele está na versão F50, atualize para a versão F51:

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-AB350M-DS3H-V2-rev-11/support#support-dl-BIOS

 

Veja se os problemas persistem. Se sim, desative totalmente o modo de hibernação e o de inicialização rápida. Para isso, abra um CMD como administrador e digite este comando:

 

powercfg /h off

 

Nos informe se o problema foi resolvido ou não.

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  • 2 semanas depois...

@GabrielLV, atualização: 

 

Fiz todos os processos, mas mesmo assim, as telas azuis continuam. Talvez elas estejam mais espaçadas, não tenho uma grande quantidade amostral pra afirmar, mas acredito que estejam sim mais espaçadas. 

 

E além disso, os erros parecem ser diferentes. Vou anexar os logs para análise. 

LogsColetados.7z

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  • Membro VIP

@lucasbustos Certo. Encontrei várias informações "interessantes":

 


 

Análise

 

Uma das telas azuis, cujo código de parada é 0x1000007E SYSTEM_THREAD_EXCEPTION_NOT_HANDLED_M, citou o arquivo fltmgr.sys, que é um driver do Windows.

 

Outras duas telas azuis, cujo códigos de parada são 0xD1 DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL e 0x1E KMODE_EXCEPTION_NOT_HANDLED, citam, respectivamente, os arquivos tcpip.sys e netio.sys.

 

image.png

 

Indo para o Visualizador de Eventos, já encontro entradas de aviso informando que o driver de vídeo nvlddmkm parou de responder e se recuperou com êxito. Esse driver é da NVIDIA.

 

image.png

 

Também há um aviso de que o Gerenciador de Janelas da Área de Trabalho foi encerrado.

 

image.png

 

Há algumas entradas de erro informando que houve uma falha ao iniciar o serviço BITS (Serviço de transferência inteligente de tela de fundo).

 

image.png

 

Também existem entradas de erro informando problemas no disco D que, creio eu, ser seu HD.

 

image.png

 


 

Resolução

 

Antes de tudo, aperte a combinação de teclas Windows + R e digite services.msc. Na janela que abriu, procure por "Serviço de transferência inteligente de tela de fundo", clique com o botão direito do mouse sobre ele e vá em Propriedades. Ali, clique em "Parar", depois em "Tipo de inicialização" selecione Desativado e dê OK. Reinicie o Windows.

 

Verifique se as telas azuis se cessarão. Caso contrário, baixe o CrystalDiskInfo e abra-o. Nele, anexe capturas de tela tanto da aba do seu SSD como da aba do seu HD.

 

Baixe e instale também o SeaTools. Nele, execute cada um dos quatro testes disponíveis no menu "Teste de base" (não execute o último!) tanto no seu SSD como no seu HD. Lembre-se que estes testes podem demorar várias horas, portanto feche todos os programas abertos e não utilize o PC durante a verificação. Anexe também capturas de tela de cada resultado de todos os testes.

 

Aguardo sua resposta. :)

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  • Membro VIP

@lucasbustos Faltaram várias prints que eu pedi.

 

Em 15/11/2021 às 15:30, Rio McCloud disse:

Verifique se as telas azuis se cessarão. Caso contrário, baixe o CrystalDiskInfo e abra-o. Nele, anexe capturas de tela tanto da aba do seu SSD como da aba do seu HD.

 

Baixe e instale também o SeaTools. Nele, execute cada um dos quatro testes disponíveis no menu "Teste de base" (não execute o último!) tanto no seu SSD como no seu HD. Lembre-se que estes testes podem demorar várias horas, portanto feche todos os programas abertos e não utilize o PC durante a verificação. Anexe também capturas de tela de cada resultado de todos os testes.

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@Rio McCloud retirei o HD, precisei formatar o windows, porque descobri que o windows estava neste outro HD. 

Entretanto o erro continuou e segue os logs abaixo. 

 

Porém, eu dei uma pesquisada no erro específico e me veio a questão: por se tratar de um problema de Kernel, não existe a possibilidade da imagem do windows que utilizei estar corrompida de alguma forma? LogsColetados.7z

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