Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como eu faço para um led ficar aceso indicando que o circuito esta carregando


orieva

Posts recomendados

amigo é uma placa de som blutulf que eu sucatei e estou usando para dar carga em baterias de litio e de celular para peqs. projetos. só que a mesma não tem led de identificação de carga. na verdade até tem o espaço para tres  pernas. mais acredito que esse circuito deve estar com defeito

( resistores ou capacitor SMD ) não vou mexer nisso kkkk

a ideia seria utilizar o minimo possível á placa para não danificar e eu perder á função de da carga. resumindo eu queria que ficasse assim ( conectar a fonte 5v no conector feme e o led acender confirmando que esta plugado e está enviando corrente para o circuito de carga. espero que eu tenha explicado de forma que você consiga entender.   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só pra ver que ligou o 5V é fácil: basta colocar um resistor e um led. Agora pro led indicar que há corrente fluindo pra bateria é bem menos simples [pra quem tem pouca intimidade com eletrônica]

E como o carregador "brutufe" é baixo custo, provavelmente nem tem opção pra isso.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, .if disse:

E como o carregador "brutufe" é baixo custo

Já vi uma caixinha b.t. que era só 1 diodo em série.

1 hora atrás, orieva disse:

a certeza que o conector macho da fonte esta bem conectado

baseado no que vivenciei acima, experimenta colocar só um led vermelho de alto a altíssimo brilho em série.

        ^ ^
       / /
[+5]--->|---[+bat]

[gnd]-------[-bat]

Uma corrente minima de uA's deve acender ele.

1 hora atrás, .if disse:

pro led indicar que há corrente fluindo pra bateria

 

Ah sim.. neste caso nem precisa do circuito do b.t.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, orieva disse:

é só para dar a certeza que o conector macho da fonte esta bem conectado na feme. como faço sem interferir muito no circuito?

 

Não entendi o que é tão complicado nisso... 

Se é pra saber que está ligado, basta o led com resistor em série puxando o positivo e o negativo do conector onde vai a fonte.

 

Saber que realmente a corrente está carregando a bateria, aí sim é mais complicado. Mas acho que essa não é a dúvida do amigo @orieva

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
29 minutos atrás, Renato.88 disse:

Saber que realmente a corrente está carregando a bateria, aí sim é mais complicado.

 

Complicado tanto fazendo se o LED está nos 4.2V ou antes. Mas se colocar aí, na saída, pode confundir os pontos de parada, a depender da corrente estipulada.

 

Caso se trate de um circuito carregador com entrada 5V, colocar o par LED+resistor em paralelo a esta entrada somente vai dizer alguma coisa sobre o que "está chegando" ali. A plaquinha poderá ter defeito. A célula poderá estar ruim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, orieva disse:

veja[m] se tá correto

 

O esboço sugere que o LED está invertido.

 

images.png.e004c5c9c003f1389ded46d631224db2.png

 

4 horas atrás, orieva disse:

e [vejam] se dá certo

 

De onde exatamente você está puxando esses dois fios?

 

Dica: mostre-nos foto da plaquinha!

 

O que seria esse tal conector "feme"?

 

Dica: mostre-nos foto deste (para mim) desconhecido conector?

 

Essas dicas são praticamente pedidos.

 

4 horas atrás, orieva disse:

qual resistor eu coloco?

 

Dependerá da tensão entre os dois fios. Resolva as questões anteriores primeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigos o conector feme já foi uma adaptação para poder usar o ( carregador fonte ) o conector feme não da para ver esta cheio de cola quente kkk

sobre o desenho eu apenas mostro os componentes de forma desconectada, pois não sei á maneira correta de fazer as conexões. e qual resistor colocar?

   

20211218_151941.jpg

esqueci de colocar no desenho onde esta conectado os fios do conector feme fio ( - ) esta no negativo da placa

e o fio positivo esta no diodo. até ai tá tudo ok a placa da carga de maneira correta nas baterias 3,7 2100001381_Semttulo.thumb.png.f3195958b7911bae7b544d8061552982.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, orieva disse:

amigos, o conector feme já foi uma adaptação para [eu] poder usar o carregador (fonte); o conector feme não está dando para ver [aí, pois ele] está cheio de cola quente kkk

 

Eu não sei o que é um conector feme.

 

Talvez você esteja se referindo a um jack para o plugue da fonte.

 

Enfim, o ânodo do LED vai no positivo. É só lembrar como se testa (conduz) diodos; teste de continuidade que, em alguns multímetros, bipa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 17/12/2021 às 14:09, aphawk disse:

é só para dar a certeza [de] que o conector macho da fonte está bem conectado na feme

 

Relendo: "...conectado no conector fêmea". Agora sim!

 

E agora, repensando:

 

Em 17/12/2021 às 14:09, aphawk disse:

Sem ter de colocar um circuito eletrônico no meio não tem como

 

Um "amperímento" com um resistor shunt...

 

Mas eu não posso mais participar, nem hoje nem amanhã.

 

22 horas atrás, Renato.88 disse:

Não entendi o que é tão complicado nisso...

 

@Renato.88, o parto do "meu" desvio em paralelo errôneo não está dos mais suaves.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se estou falando besteira. Mas acho que precisa de um ci especialista pro que ele deseja. Pois ligações discretas seriam acesas pela bateria, mesmo que esta não esteja ligada na luz.

Ou uma ligação em paralelo c/ a carga e um diodo retificador entre essa e o positivo da bateria resolveria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, orieva disse:

eu fiz um desenho sobre o que eu gostaria de faze. veja se ta correto? e se da certo. e qual resistor eu coloco?

desenho...

Sem título.png

É fio + no resistor, o outro lado do resistor no anodo do led. 

Catodo do led no fio -. 

O resistor pra 5V pode ser algum entre 220 e 680R. Qualquer um deles vai acender o led, os de valores menores acendem mais forte. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de comentar sobre o assunto eu vou sugerir uma coisa que funciona bem para carregar células de lítio em geral. É um carregador universal que vende em lojas de xing ling. Pelo menos três que eu comprei de marcas diferentes funcionam muito bem, só são lentos o que, para células que não sabemos a condição significa segurança. Nunca cronometrei mas deve levar umas 10 horas pra carregar uma célul de 2.200 mA Eles tem um sistema com mola para segurar as baterias de celular e duas barras ajustáveis que servem para posicionar nos contatos de + e –. Detectam a polaridade automaticamente. Tem um indicador de cristal liquido retroiluminado com 4 barras que , ao ligar a célula já indicam a quantidade de carga desde que não estejam desabilitadas pela proteção. Ligando na tomada as barras vão piscando indicando o andamento da carga. Ele não carrega continuamente, ele aciona a carga por uns poucos segundos e depois para de carregar por uns 10 segundos. Se a tensão da bateria reagir de forma estranha ele interrompe o processo. Ligando fios nas duas barras pode ser usado para carregar outros tipos de células. Eu paguei antes da pandemia entre 10 e 12 reais cada um.

image.png.88daba53e2c92a971e69778d02100fcf.png

Voltando ao assunto: 

Eu acho que entendi. Seria um receptor de Bluetooth que não está funcionando direito e o xxxx quer utilizar a parte que carrega a célula de lítio original dele pra carregar outras células. Não é tão simples. Em primeiro lugar espero que o circuito da carga da placa limite a tensão máxima da bateria em 4,2 volts, já tive aparelhos chineses que tinham mini células de lítio e iam simplesmente carregando, tinha um simples resistor que vinha do positivo da fonte até o positivo da bateria/célula. Pra acender um led a tensão que a placa envia para a bateria precisa estar pelo menos a tensão de acendimento do led acima da tensão da bateria. Um led vermelho comum (cada cor tem uma tensão) começa a acender lá pelos 1,6 volts e no brilho máximo tipo 1,8 volts ou 1,85 quando estiver passando uma corrente de 20 mA. A tensão ou a corrente passando acima disso ele queima. Então imaginemos que funcione assim: um resistor de digamos 10 ohms é ligado entre o positivo da placa e o positivo da célula. O negativo da placa é ligado direto ao negativo da célula. Digamos que a célula esteja com 3,7 volts. Se a placa estiver mandando 5 volts a tensão no resistor vai ser de 5 – 3,7 = 1,3 volts portanto não vai acender led nenhum. Outra coisa, se a placa monitora a tensão da célula ela vai ser enganada pelo resistor e vai achar que a tensão da célula está mais alta do que realmente está.

O mais certo é esquecer o Led e usar um multímetro ou um voltímetro DC. Primeiro mede-se a tensão da placa sem carga, ou seja, sem a célula. Depois conecta-se a célula e mede se a tensão dela. Se ela estiver boa a tensão deve ir subindo devagar começando digamos por algo como 3,7 volts ou um pouco mais. Durante a primeira carga deve ser feitas várias medidas pra ver se a tensão da célula não ultrapassa os 4,2 ou um pouco mais, 4,3 no MÁXIMO.

 

Células de lítio são complicadas. Fazendo uma comparação, carregar e lidar com uma pilha recarregável de NIMH com tensão nominal de 1,25 volts é bem mais fácil. Basta conectar o negativo de uma fonte no negativo da pilha e calcular um resistor para limitar a corrente em algo como 0,1 ou 0,2 amperes. Depois o resistor vai do positivo da fonte para o positivo da pilha. Quando ela chega a 1,4 ou 1,5 volts ela não absorve mais energia e começa a esquentar, ou seja, começa transformar a energia fornecida a ela em calor, portanto ela se auto limita. Depois que se tira da carga ela estabiliza em 1,35 volts. Na descarga ela cai lentamente até um pouco abaixo de 1, 25 volts e de repente a tensão começa a despencar rapidamente. Dificilmente ela cai a zero porque muitas vezes o circuito que ela alimenta se desliga. Mas se cair a zero vai ficar mais fraca mas não vai estragar de imediato.

Já a célula de lítio não pode ultrapassar os 4,2 volts (pode até explodir) e nem cair de uma certa tensão. Nos celulares essa tensão é de 3,7 volts. Nas cilíndricas (18650) que vendem no mercado livre dizem que poderiam baixar até 2,7 volts (???). Abaixo disso elas estragam. Além disso a carga só pode ser rápida até 80% (não sei quantos volts seria isso, acredito que 4 volts). Depois tem que ser lenta.

 

Fazendo experiências com baterias velhas de celular notei que a parte preta que fica na parte de cima administra isso. Quando a célula cai abaixo 3,7 volts a saída desliga e se você medir nos contatos + e – não vai sair nada. Mas ao receber carga a parte de cima se conecta de novo. Parece que também impede que ultrapasse 4,2 ou 4,3 volts na carga.

 

Eu também carrego células 18650 EM BOM ESTADO com a fonte de bancada regulada em 4,2 volts e um resistor em série de 1 a 2 ohms. Assim a corrente de carga é alta quando a tensão da bateria está baixa e vai caindo conforme a tensão da célula sobe. Não precisa de nada complicado, um transformador, diodos retificadores, um capacitor eletrolítico de pelo menos 1000 uf ou ao invés de tudo isso mais simples, uma fonte usada de 12 volts. Na saída um Lm317T com um dissipador compatível.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia amigos obrigado pela as aulas.

quando fiz o desenho eu tinha em mente fazer da maneira que o Renato 88 falou só que eu quando tenho duvida ou medo de fazer uma bobagem prefiro perguntar á vcs que são feras e as acontece isso que aconteceu no topico uma aula e assim eu aprendo com vcs e outros que participam tambem aprende.  como eu falei no inicio é só para dar a certeza que o plug macho da fonte ta conectado no ( jack ) feme e assim esta passando corrente.    

Sem título.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/12/2021 às 12:26, orieva disse:

é só para dar a certeza que o conector macho da fonte esta bem conectado na feme. como faço sem interferir muito no circuito?

 

Bem, como disse o colega@Renato.88 é simples. Só não entendi  no último esquema que você desenhou a qual diodo você se refere. Eu desenhei um esquema e coloquei na saída para placa um diodo schottky. A função dele é impedir que a corrente da célula acenda o Led como citou o @Thiago Miotto. Diodos comuns "roubam" de 0,5 a 0,7 volts do circuito onde estão inseridos (barreira de potencial) e os schottky só 0,3 volts. Se a sua fonte for de 5 volts com diodo comum só sairiam 4,3 volts e com o schottky 4,7.  image.thumb.png.365d174db462d6f7d4998ab64453930f.png

 

Se o diodo que você se refere está na placa provavelmente tem praticamente  a mesma função do diodo schottky que desenhei, impedir que a corrente da célula/bateria vá para a fonte que a descarregaria lentamente estando fora da tomada. Nesse caso o diodo que desenhei é desnecessário,  Monte sem ele, se funcionar, beleza. 

 

image.thumb.png.6ab66d0be39362fabc20321fd449586a.png

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, orieva disse:

bom dia amigos obrigado pela as aulas.

quando fiz o desenho eu tinha em mente fazer da maneira que o Renato 88 falou só que eu quando tenho duvida ou medo de fazer uma bobagem prefiro perguntar á vcs que são feras e as acontece isso que aconteceu no topico uma aula e assim eu aprendo com vcs e outros que participam tambem aprende.  como eu falei no inicio é só para dar a certeza que o plug macho da fonte ta conectado no ( jack ) feme e assim esta passando corrente.    

Sem título.png

Sim, está certo. 

 

Sobre a corrente voltar, não creio que aconteça. Algumas placas dessas de Bluetooth tem um CI que controla a carga da bateria. 

O amigo @orieva se achar que deve poderia nos postar uma foto da tal placa pra gente ter certeza. 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é não deu certo kkkk invertendo o positivo no negativo ate acende mais direto kkkkkk 

AK você colocou um circuito simples com resistor diodo e o led

vou fazer com ele. quais diodo daria certo para testar?

eu tenho pouca sucata mais cita por favor alguns diodo mais comum de se encontrar em placa que possa da certo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, orieva disse:

AK você colocou um circuito simples com resistor diodo e o led

Pra funcionar, tem que interromper a ligação entre o conector e a sua plaquinha. 

4 horas atrás, orieva disse:

invertendo o positivo no negativo ate acende mais direto kkkkkk

Não entendi. Está acendendo mesmo sem a fonte? 

4 horas atrás, orieva disse:

eu tenho pouca sucata mais cita por favor alguns diodo mais comum de se encontrar em placa que possa da certo

1N4007 é bem comum, se no lugar do 7 tiver outro número também serve. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!