Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

A Cada vez que eu ligo o celular com o cabo na porta USB, ele só consegue carregar 1% e não carrega mais do que isso e então, o transistor CD7805 (que na verdade seria um LM 7805), mesmo com dissipador esquenta demais feito ponteira de ferro de soldar e então não continua carregando o celular. Ele está ligado em uma fonte de 12V x 10A. Abaixo, estarei mostrando o projeto com imagens:

16411487276686657112729301798515.jpg

16411503263962489651038392910436.jpg

23 minutos atrás, AlexMmf2 disse:

A Cada vez que eu ligo o celular com o cabo na porta USB, ele só consegue carregar 1% e não carrega mais do que isso e então, o transistor CD7805 (que na verdade seria um LM 7805), mesmo com dissipador esquenta demais feito ponteira de ferro de soldar e então não continua carregando o celular. Ele está ligado em uma fonte de 12V x 10A. Abaixo, estarei mostrando o projeto com imagens:

16411487276686657112729301798515.jpg

16411503263962489651038392910436.jpg

Lembrando que coloquei um diodo 1N4007 antes do capacitor de entrada;

Postado

@AlexMmf2 Essa fonte CFTV tem um potenciômetro pra ajustar a tensão na saída, tenta baixar a tensão da fonte o máximo possível, esses reguladores lineares tem eficiência péssima, basicamente ele vai transformar a diferença entre a tensão de entrada e a de saída em calor, se for mesmo usar ele vai precisar de um dissipador maior, acho que um dissipador de cooler AMD deve dar conta. e evita fazer essa lambança e pasta térmica, pasta em excesso atrapalha no lugar de ajudar.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, F4b10 disse:

eficiência péssima, basicamente ele vai transformar a diferença entre a tensão de entrada e a de saída em calor

p.ex. seu seu celular consumir mesmo 1A de carga, no regulador vai fica 7W que é muito calor mesmo. Tente com lm2576 ou algum regulador step down similar

lm2576-5v-buck-regulator.png

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Os celulares modernos consomem cerca de 1,5A. Logo o 7805 não suporta e aquece entrando em proteção, por isso que não carrega a bateria. 

Eu aqui carrego o meu celular na fonte da bancada, ela também usa 7805, mas junto com ele tem um transistor de potência. No meu caso usei o Darlington TIP147, porém outros transistores tipo PNP podem ser usados como exemplo o TIP42 do esquema abaixo. 

images?q=tbn:ANd9GcTZ_xwFw8nEte-zIf_l2ho

Através do resistor podemos controlar a corrente que se divide entre o 7805 e o transistor. 

Resistor com valor menor deixa uma corrente maior no 7805. Acho interessante o regulador receber uma corrente entre 500 e 800mA e deixar o restante para o transistor, assim o regulador trabalha mas sem esforço. 

• Curtir 1
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado
7 horas atrás, Renato.88 disse:

como exemplo o TIP42 do esquema abaixo. 

Lembrando que não diminui o aquecimento do sistema e é melhor isolar o tip do dissipador.

7 horas atrás, Renato.88 disse:

o regulador receber uma corrente entre 500 e 800mA

Melhor ainda menos devido a chance de ser falsificado.

Postado
10 horas atrás, Renato.88 disse:

Eu aqui carrego o meu celular na fonte da bancada, ela também usa 7805, mas junto com ele tem um transistor de potência.

Comigo aconteceu algo inesperado.

Tenho duas fontes compradas no Ebay.

Uma é daquelas simples, que fornecem 5Vcc +/- 0,5Vcc + um senhor ripple do chaveamento. A corrente não passa de 80mA com a tensão dentro dos limites TTL.

Coloco para carregar o Iphone e o celular reconhece, mas a carga é muito lenta. Então passei para o segundo teste.

Uma fonte chaveada em cerca de 600kHz, com 5V +/- < que 0,15Vcc + um ripple de 50mVpp. Isso tudo a 1,2A.

Imagem das minhas medições...

1904982862_FonteEbay5V1A_Grficos1.jpg.8bbafbdccd9092aaed2bb54a5b330913.jpg

Coloquei no Iphone e o mesmo nem carregou. 

Acho que se tiver aquele chip, que carrega baterias de Li-Ion, ele espera ter a tensão de entrada até uns 4,4Vcc. Mais do que isso, o chip aquece e um termistor, o faz desligar. 

Concluo, que o primeiro carregador, ao ser-lhe solicitada uma corrente maior que ele suporta, teve a sua tensão reduzida a ponto que o celular "entendesse". 

Já com o segundo carregador, como a tensão se mantinha acima do esperado, o circuito de controle de carga, interno ao celular, desligava.

@Renato.88

Você tem medido os valores da tensão e da corrente de carga para o seu celular?

Com relação ao tópico.

Mesmo com 5Vcc +/- 0,15Vcc (TTL), talvez o celular não se carregue.

Alguém tem alguma experiência sobre tal fato?

MOR_AL

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, MOR disse:

Você tem medido os valores da tensão e da corrente de carga para o seu celular?

Sim. Estava na curiosidade de saber qual é a corrente que o celular consome na carga. 

A fonte de bancada que eu mencionei é caseira. Totalmente linear com trafo comum de 60Hz, diodos, capacitores e o 7805 com um TIP147 conforme o esquema ali em cima. 

A corrente medida foi de aproximadamente 1,4A com exatos 5V. 

5 horas atrás, .if disse:

Lembrando que não diminui o aquecimento do sistema e é melhor isolar o tip do dissipador.

Não diminui, mas aumenta a área. Pois divide o calor entre os componentes. 

Aqui fiz até no mesmo dissipador, usando os isolantes obviamente. 

5 horas atrás, .if disse:

Melhor ainda menos devido a chance de ser falsificado.

Os meus tem cara de serem falsos, mesmo assim deixo em 600mA funciona que é uma beleza. 

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, AlexMmf2 disse:

E se eu fizer como esse cara que juntou dois transistor 7805 será que vai funcionar ou vai resultar na mesma barbári?

Se o 7805 fosse transistor, até dava pra juntar. 

Mas não é, ele é um circuito integrado. 

O cara do vídeo juntou, até funciona mas não é recomendado. 

A corrente entre eles fica diferente, assim um pode acabar queimando facilmente. 

Se for usar o 7805, prefira juntar com o transistor. Eles podem ficar com a corrente diferente sem queimar. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
15 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Acho que o pulo-do-gato para o tópico está nos projetos comerciais de 5V para acendedores de cigarro (os 12V automotivos).

Sim. Só não serve aqueles "baratinhos" que vendem na rua. :lol:

Mas como a ideia inicial era usar o 7805, mostrei ao amigo @AlexMmf2 como deve ser feito. 

• Obrigado 1
Postado

Gente, acabei de encontrar esse outro projeto, que aparentemente é maravilhoso e potente:

Ali nas duas saídas são gerados 5V. Alguém aí já testou esse projeto para ver ser é bom?

6f590412fcf49db61d2a533f01390665.jpg

• Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, AlexMmf2 disse:

O Que é isso?

é exatamente o que você procura mas você não sabia as "palavras mágicas" ... clique e verás😉

• Membro VIP
Postado
9 minutos atrás, AlexMmf2 disse:

Me mencione esse projeto de 5v com esse reforço então!!!

Claro amigo! Olha este que minimalista...

images?q=tbn:ANd9GcTZ_xwFw8nEte-zIf_l2ho

Pra mais opções queira clicar no link que postei na postagem #13 😬

ou...

2 horas atrás, .if disse:

Google 7805 current booster (clique) pra mais opções

Se for supersticioso pode clicar acima agora... não é mais #13😁

• Membro VIP
Postado
21 minutos atrás, AlexMmf2 disse:

comprar só o Transistor TIP42 na eletrônica,

Pode ser outro mas é melhor você dizer qual tem em casa, se quiser.

24 minutos atrás, AlexMmf2 disse:

Vamos ver se assim consigo carregar meu celular no carro!!!

Vale pela adrenalina da montagem e tal. mas se fosse só mesmo pra carregar, aquele adaptador usb atenderia. Tem tipo que é regulador step down (sem clique desta vez). O problema é a intuição pra comprar o correto no camelô. Isso não tem como te passar ok?

Sucessos!

Postado
1 hora atrás, AlexMmf2 disse:

@.if Me mencione esse projeto de 5v com esse reforço então!!!

Te mostrei a mesma coisa na segunda-feira e você não viu! 

51 minutos atrás, AlexMmf2 disse:

@.if Bom, tenho que comprar só o Transistor TIP42 na eletrônica, pois não tenho ele em casa!!! Vamos ver se assim consigo carregar meu celular no carro!!!

É melhor o TIP147 que eu já disse acima. 

E eu pensei que ia usar isso com a fonte, pro carro não compensa. Com os dissipadores isso vira um trambolho! 

Postado

@.if Ou Melhor, a pergunta seria: Quais eu coleciono em casa, extraídos de placas? São esses:

BC547

D304X

IRF630B

TIP31C

LM317T

SDD13005

STC401

KIA431

WS79L05

A733B

A928A

A1281

C945

C1008

C3150

S8050

S8550

D882

D2058

2N3904

2N5551C

2N6520

S9013

S9018

• Membro VIP
Postado

Ok amigo. Google cada um deles e ve se tem algum

-pnp

-potência maior= que 10W

-corrente coletor maior= que 3A

Pra npn

BJDYQ.pngtem algo pra funcionar teoricamente

Teste com seu tip31c e nos conte ok?

Relembrando que deve ter dissipador tamanho médio e este deve ser isolado do corpo do transistor com bucha e mica.

edit

numa análise menos superficial do circuito acima... é bom que R1 seja de valor bem alto acima de 10R

Puts... graças a reação do amigo @Renato.88 descobri que o circuito acima tem algo pra não funcionar kk. Vou deixar ele lá só como registro de como não fazer ok?. Pra usar seu tip31c é necessário um pnp

KMeFt.png

Q1 seu tip31 e Q2 seu S8550 (pesquisei pra você kk)

• Confuso 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...