Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Passei alguns minutos de sufoco em um teste simples.

Estou estudando o básico de eletrônica e fiz um teste simples de tensão na fonte de um notebook 19V, porém também queria testar a corrente e mudei no Multímetro para 10A (já que a fonte entrega somente 3.34A) e coloquei as pontas de provas e o resultado foi 0.00, achei estranho voltei para 20V e o resultado foi 0.01V com isso acreditei que tinha queimado a fonte, peguei outra fonte de outro notebook mas da mesma marca testei e deu 19V (com isso não queimei o multímetro😅).

Coloquei no notebook e ele não reconheceu a fonte, troca cabo daqui, troca cabo dali e quando testei novamente o cabo e fonte anterior o resultado foi 19V novamente.

Alguém tem alguma explicação para essa maluquice ?

teste01.jpeg

teste02.jpeg

Postado
3 horas atrás, LuisJacaranda disse:

Alguém tem alguma explicação para essa maluquice ?

Sem saber você realmente fez maluquice, veja:

queria testar a corrente e mudei no Multímetro para 10A (já que a fonte entrega somente 3.34A) e coloquei as pontas de provas e o resultado foi 0.00

A escala de corrente de um multímetro não serve pra medir a corrente máxima de uma fonte. 

Ela serve pra medir a corrente (consumo) de uma carga qualquer, por exemplo seu notebook. 

Com a ponteira no 10A o que temos é uma baixa resistência (pra não dizer um curto circuito). 

Sorte sua que esse tipo de fonte tem um sistema de proteção que desliga no momento do curto circuito, se fosse outro tipo de fonte aí sim poderia ter queimado seu multímetro ou mesmo a própria fonte (o mais forte ganha). 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Renato.88 disse:

A escala de corrente de um multímetro não serve pra medir a corrente máxima de uma fonte. 

Fonte alimentando carga, amperímetro no meio (em série), tem-se o valor da corrente no sistema.

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Com a ponteira no 10A o que temos é uma baixa resistência (pra não dizer um curto circuito). 

@Renato.88, e na escala menor, o que muda? Eu sei como usá-las. Estou interessado em saber um pouco de como elas são no projeto da ferramenta.

• Membro VIP
Postado

Pra etapas de aprendizado um pouco após da introdutória até meados da amadora eu não recomendo o uso da escala de corrente. Considerando que a sua é a etapa zero, você deu um salto e tanto.

Pro seu experimento dar certo e ficar seguro, apenas coloque algumas resistências ou resistores de valor de médio  a alto em série e faça as medições de tensão e cada uma. Do seu lado tenha a lei de ohm impressa e  compare os resultados práticos com os teóricos..

e2b8b5fe9d9c6183ed3df0817981ff0e.gif

... e por falar nisso...

😁

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Para medir corrente 10A tem que mudar as ponteiras no encaixe do multimetro. Talvez o altor do tópico não fez isto.

7 horas atrás, Renato.88 disse:

Sorte sua que esse tipo de fonte tem um sistema de proteção que desliga no momento do curto circuito, se fosse outro tipo de fonte aí sim poderia ter queimado seu multímetro ou mesmo a própria fonte (o mais forte ganha). 

Ja aconteceu isso comigo com meu primeiro multimetro amarelinho xingling fui medir a corrente de uma bateria de 6A Nova, mas graças a deus quando coloquei o multimetro começo a fumaça e logo tirei, mas os dois sobreviveram, mas se fosse fonte teria dado um belo🍿

Postado
8 horas atrás, .if disse:

Pra etapas de aprendizado um pouco após da introdutória até meados da amadora eu não recomendo o uso da escala de corrente. Considerando que a sua é a etapa zero, você deu um salto e tanto.

Pro seu experimento dar certo e ficar seguro, apenas coloque algumas resistências ou resistores de valor de médio  a alto em série e faça as medições de tensão e cada uma. Do seu lado tenha a lei de ohm impressa e  compare os resultados práticos com os teóricos..

e2b8b5fe9d9c6183ed3df0817981ff0e.gif

... e por falar nisso...

😁

Vi o sumário do livro e só tem 1 página falando sobre multímetro, mas no geral tem algum curso online em vídeo que mostre/ensine sobre teste de componente como computador e celular na prática pra indicar ?

• Membro VIP
Postado

@LuisJacaranda , existe dessas na auto-correção. Querem que seja assim.

A respeito de como realizar testes. São tantos que eu não me envergonho de sugerir que vá buscando um por um, e com atenção. Talvez você descubra que precisa de equipamentos e/ou estratégias adicionais.

@Marcos vinicius Ferreira , um ponto que me intriga é a capacidade real das ponteiras. A conexão ao multímetro parece sempre robusta, mas os fios, com frequência, finos demais. O contato das pontas, ou de garras jacarés, aparenta ser insuficiente para correntes de quase 10A.

• Curtir 1
Postado
11 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Fonte alimentando carga, amperímetro no meio (em série), tem-se o valor da corrente no sistema.

Sim, mas o resultado no multímetro é a corrente da carga, conforme eu disse acima. 

Medir a corrente máxima de uma fonte chaveada é impossível, pois no limite corta a realimentação e elas desligam

11 horas atrás, alexandre.mbm disse:

@Renato.88, e na escala menor, o que muda? Eu sei como usá-las. Estou interessado em saber um pouco de como elas são no projeto da ferramenta

Temos outros valores de resistores de valores maior, internamente são vários resistores em série que somados formam múltiplos de 10 facilitando a conversão de corrente pra tensão. Bastando ao aparelho mudar apenas a vírgula de lugar, veja:

0,01R escala de 10A

+ 0,99R (sim esse resistor existe) escala de 200mA

+ 9R escala de 20mA

+ 90R escala de 2mA

Perceba que pra medir menos de 2mA já temos 100R em série com a carga, valor que começa até atrapalhar nas medidas. 

Me fez lembrar do tópico onde os amigo @O Pequeno Príncipe      Pergunta se é possível fazer experiências práticas com um resistor de 100k numa fonte de 12VCC. 

5 horas atrás, Marcos vinicius Ferreira disse:

Para medir corrente 10A tem que mudar as ponteiras no encaixe do multimetro. Talvez o altor do tópico não fez isto.

Fiquei sem entender se ele trocou as pontas de prova de lugar ou não. Mas se não trocou, ainda bem! 

O Fórum está me trolando, pois eu escrevo corrente (A-M-P-E-R-A-G-E-M-) e quando publico o post ele muda para CORRENTE

Bom, o termo aí dentro dos parênteses não existe. O correto é corrente mesmo, assim como Tensão e o nome correto (não existe V. O. L. T. A. G. E. M). 

36 minutos atrás, LuisJacaranda disse:

Vi o sumário do livro e só tem 1 página falando sobre multímetro, mas no geral tem algum curso online em vídeo que mostre/ensine sobre teste de componente como computador e celular na prática pra indicar ?

Os tipos de testes são muitos mesmo. 

Mas para celular o multímetro é dispensável, a começar pelo tamanho dos componentes são tão pequenos que àquelas pontas de provas grossas nem conseguem medir nada. 

Em PC ainda temos uns poucos locais que podemos usar como por exemplo a fonte e alguns transistores da parte de potência. 

37 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

um ponto que me intriga é a capacidade real das ponteiras. A conexão ao multímetro parece sempre robusta, mas os fios, com frequência, finos demais. O contato das pontas, ou de garras jacarés, aparenta ser insuficiente para correntes de quase 10A

Nos multímetros de marca até temos alguns cabos que podem suportar essa corrente. 

Nos outros realmente não dá. 

Porém foram feitos pra fazer a medição em pouco tempo, se reparar tem alguns multímetros com um aviso de que só pode deixar por 2 ou 3 segundos no máximo. 

• Curtir 1
  • Amei 2
  • Membro VIP
Postado

😁😜

1 hora atrás, LuisJacaranda disse:

algum curso online em vídeo que mostre/ensine sobre teste de componente como computador e celular na prática

Postado
3 horas atrás, alexandre.mbm disse:

@Marcos vinicius Ferreira , um ponto que me intriga é a capacidade real das ponteiras. A conexão ao multímetro parece sempre robusta, mas os fios, com frequência, finos demais. O contato das pontas, ou de garras jacarés, aparenta ser insuficiente para correntes de quase 10A.

Sim, realmente as ponteiras mudam bastante em multimetros mais caros, já levei bastante choque por ponteiras curtas, o que posso dizer e que a fumaça veio do encaixe do meu multimetro, mas ok

Postado
6 horas atrás, alexandre.mbm disse:

A respeito de como realizar testes. São tantos que eu não me envergonho de sugerir que vá buscando um por um, e com atenção. Talvez você descubra que precisa de equipamentos e/ou estratégias adicionais.

É o que tenho feito, porém sempre é bom indicações direcionadas e práticas de livros/cursos/dúvidas, a economia de tempo vale a pena.

@.if São teóricos e não práticos como o próprio vídeo dele do livro. Sou extremamente a favor da teoria, entretanto o tempo curto me leva a primeiro momento procurar algo prático.

5 horas atrás, Renato.88 disse:

Fiquei sem entender se ele trocou as pontas de prova de lugar ou não. Mas se não trocou, ainda bem! 

Não troquei, estão com nas imagens; Acertei errando pelo jeito xD

Bom, o termo aí dentro dos parênteses não existe. O correto é corrente mesmo, assim como Tensão e o nome correto (não existe V. O. L. T. A. G. E. M). 

👍 Boa, anotado.

Os tipos de testes são muitos mesmo. 

Mas para celular o multímetro é dispensável, a começar pelo tamanho dos componentes são tão pequenos que àquelas pontas de provas grossas nem conseguem medir nada. 

Em PC ainda temos uns poucos locais que podemos usar como por exemplo a fonte e alguns transistores da parte de potência. 

Entendo a parte do tamanho dos componentes em ambos os equipamentos, porém são coisas bem comuns que precisarei no momento e infelizmente por mais que tenha "muitos cursos", "muitos vídeos" a maioria não é didática e isso é um "pé no saco".

Sobre celular, existe umas placas que testam cabo e conector do celular que não muito práticas para algo inicial que estou atrás, segue imagem:

spacer.pngspacer.png

• Membro VIP
Postado

De uma certa forma tmj. Teorias gerais não me pertencem. A dica prática  que dou é foque apenas na teoria do seu momento e de sua necessidade.

22 horas atrás, LuisJacaranda disse:

estudando o básico de eletrônica

24 minutos atrás, LuisJacaranda disse:

o tempo curto me leva a primeiro momento procurar algo prático

Tenho algumas falas sobre mas acho que não vou agregar muito. Fique com 'você mesmo deve achar seu melhor caminho'.  Boa sorte.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...