Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Passei alguns minutos de sufoco em um teste simples.

Estou estudando o básico de eletrônica e fiz um teste simples de tensão na fonte de um notebook 19V, porém também queria testar a corrente e mudei no Multímetro para 10A (já que a fonte entrega somente 3.34A) e coloquei as pontas de provas e o resultado foi 0.00, achei estranho voltei para 20V e o resultado foi 0.01V com isso acreditei que tinha queimado a fonte, peguei outra fonte de outro notebook mas da mesma marca testei e deu 19V (com isso não queimei o multímetro😅).

Coloquei no notebook e ele não reconheceu a fonte, troca cabo daqui, troca cabo dali e quando testei novamente o cabo e fonte anterior o resultado foi 19V novamente.

Alguém tem alguma explicação para essa maluquice ?

teste01.jpeg

teste02.jpeg

Postado
3 horas atrás, LuisJacaranda disse:

Alguém tem alguma explicação para essa maluquice ?

Sem saber você realmente fez maluquice, veja:

queria testar a corrente e mudei no Multímetro para 10A (já que a fonte entrega somente 3.34A) e coloquei as pontas de provas e o resultado foi 0.00

A escala de corrente de um multímetro não serve pra medir a corrente máxima de uma fonte. 

Ela serve pra medir a corrente (consumo) de uma carga qualquer, por exemplo seu notebook. 

Com a ponteira no 10A o que temos é uma baixa resistência (pra não dizer um curto circuito). 

Sorte sua que esse tipo de fonte tem um sistema de proteção que desliga no momento do curto circuito, se fosse outro tipo de fonte aí sim poderia ter queimado seu multímetro ou mesmo a própria fonte (o mais forte ganha). 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Renato.88 disse:

A escala de corrente de um multímetro não serve pra medir a corrente máxima de uma fonte. 

Fonte alimentando carga, amperímetro no meio (em série), tem-se o valor da corrente no sistema.

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Com a ponteira no 10A o que temos é uma baixa resistência (pra não dizer um curto circuito).