Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligação de leds em um motor


heliosouza
Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Tenho um motor (1/4 hp) que gira nos dois sentidos, dependendo do uso.
Tentei acrescentar dois leds para indicar o sentido do giro, mas  os dois leds permanecem acesos em qualquer posição (talvez, devido ao enrolamento ou do capacitor de partida do motor).
A ideia seria sinalizar o sentido de giro através dos leds.


Alguém teria alguma ideia para isolar estes leds?

 

Motor.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
10 horas atrás, heliosouza disse:

Alguém teria alguma ideia para isolar estes leds?

Só consigo pensar numa chave dupla, de 6 pinos. 

 

Ou então um relé, mas aí fica mais caro já que terá que ser com a tensão da rede ou então fazer uma gambiarra pra usar relés de 12V que são mais baratos. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if@Renato.88 muito obrigado pela ajuda.
Eu até pensei no uso de uma chave, mas durante o funcionamento do motor, ele irá girar em um sentido e logo depois, no outro. E fica alternando durante todo o tempo.
Me desculpem, esqueci de mencionar isso ao abrir o tópico...

 

Neste caso, uma fonte de alimentação simples e sem trafo serviria para isolar estes leds?

Tipo essa:
image.png.dfffc57ed24eb9e42108a5100a9e2d95.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, heliosouza disse:

Eu até pensei no uso de uma chave, mas durante o funcionamento do motor, ele irá girar em um sentido e logo depois, no outro. E fica alternando durante todo o tempo.

Não importa se vai usar relé ou tiristor, é só ligar o catodo dos leds na outra fase, ou seja, o comum do que altera a rotação do seu motor. 

 

1 hora atrás, heliosouza disse:

Neste caso, uma fonte de alimentação simples e sem trafo serviria para isolar estes leds?

Tipo essa:

É até melhor do que usar somente um resistor e um diodo. Mas esta fonte está muito incrementada pro seu propósito. 

Basta apenas isso:

images?q=tbn:ANd9GcQa0FXAoZQXP61N9j-YeiI

No lugar do outro led pode colocar um diodo 1N4007. 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

E se puser o catodo de um led no anodo do outro, em vez dos dois catodos no comum?

Não adianta, é corrente alternada. 

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo se você entendeu como ligar o led na chave, basta um resistor. Led de alto brilho pode colocar 100k. .. nem precisa do circuito acima.. mas antes diga o que e como vai ficar alternando, se tiristor, relé, chave e afins... Desenho e esquema por gentileza.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, .if disse:

 Desenho e esquema por gentileza.

Adicionei o circuito de controle do motor no esquema. São triacs que se alternam para acionar o motor.
Será usado em uma lavadora, para testar o motor e a placa de controle (protótipo).
Para facilitar, os leds serão instalados no painel dela.
image.png.8dccbfd7cb45f595b17cdf08596f810f.png

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Basta apenas isso:

images?q=tbn:ANd9GcQa0FXAoZQXP61N9j-YeiI

 

Vou testar. Obrigado!

3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

E se puser o catodo de um led no anodo do outro, em vez dos dois catodos no comum?

Como o colega disse, é corrente alternada. Não irá resolver... Obrigado!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, heliosouza disse:

São triacs que se alternam para acionar o motor.
Será usado em uma lavadora, para testar o motor e a placa de controle (protótipo).
Para facilitar, os leds serão instalados no painel dela.
image.png.8dccbfd7cb45f595b17cdf08596f810f.png

Dessa forma continua na mesma. 

Os leds devem ser ligados na outra fase pra dar certo. 

Dos dois fios que vem da tomada, um deles é o comum que vai para o motor, os leds devem ser ligados no outro fio. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entenda uma coisa: não existe motor monofásico, todos são trifásicos. O que usualmente se chama de motor monofásico simula, através do deslocamento de fase do capacitor, uma terceira fase.

Com o desenho abaixo, quando o triac 1 estiver ativo o LED 2 acende e vice-versa.

Schematic_New Project2_2022-01-25.png

Infelizmente quando ambos os triacs estiverem desativados ambos os leds acenderão, nem tudo é perfeito. kkk

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 horas atrás, heliosouza disse:

triacs que se alternam para acionar o motor.
Será usado em uma lavadora

suspeitei desde o princípio. @Sérgio Lembo desenhou pra você o que estava a te dizer. Desde que R > 100K teoricamente na prática pode colocar o desnecessário diodo sim 🤪.

 

5 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

ambos os triacs estiverem desativados ambos os leds acenderão

Caso isso te incomode, a dica é colocar um led em cada saída de controle do gate dos triacs... portanto 4 leds... me lembro vagamente de ter solicitado o esquema completo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 minutos atrás, Renato.88 disse:

resistor série e olha que a tensão era de somente 9V. 

Tensão baixa usa ter corrente alta. A reversa pode ter queimado ele. Pra vac da rede...

1 hora atrás, .if disse:

Desde que R > 100K

 

Pra produção caseira de fato pode deixar de economizar o diodo se vos fizer vos sentir mais a vontade. Mas aqui fora o sistema é bruto...

Cultura semi inútil do mundo real... um led é mais barato que uma lâmpada neon

17 minutos atrás, Renato.88 disse:

já queimei alguns leds em ac ligando

pois já liguei (vi ligado, tá ligado?) muitos leds em ac sem queimar nenhum sequer. Quando digo muitos é muitos meeeesssmooo... algo como dezenas ou centenas de milhares...deve ter algum aí do seu lado numa chapinha

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

15 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

colocar os leds - com resistores, diodos etc. - de forma que eles se acendam (ou se apaguem) quando houver pulso no gate dos triacs?

De onde você tirou esta ideia genial ? 😁

 

3 horas atrás, .if disse:

é colocar um led em cada saída de controle do gate dos triacs...

🤪

  • Curtir 1
  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 horas atrás, Renato.88 disse:

os relés serão acionados ao mesmo tempo igual aos leds. 

Suspeitei desde o princípio mas o garoto considerou tua resposta como solução e me bateu a curiosidade de saber como procederia. Como você foi a bola da vez (kk), cabe a ti orientá-lo. Eu (eu) iria de @Sérgio Lembo ...

Schematic_New Project2_2022-01-25.png

olhando melhor agora percebo que o diodo tem uma função secundária semi importante: barrar 0.7V pra que o led não acenda caso a v de saturação do triac não seja muito baixa.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, .if disse:

Suspeitei desde o princípio mas o garoto considerou tua resposta como solução e me bateu a curiosidade de saber como procederia. Como você foi a bola da vez (kk), cabe a ti orientá-lo.

Pois é, quando eu sugeri o relé não sabia que tinha triac na parada e tampouco sabia que o motor ficaria no "pra lá e pra cá" como é nas máquinas de lavar roupas. 

 

É até possível colocar os relés, mas não fica muito bom. 

 

Nesse caso eu também:

1 hora atrás, .if disse:

iria de @Sérgio Lembo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!