Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos!

Estou tendo problemas com minha placa de vídeo e acredito que seja decorrente da minha fonte.

Minha placa de vídeo é uma fonte "Pichau Nidus 500w", minha GPU é uma GTX 1650. Durante um ano utilizei 'estabilizador', no meu PC, é um PC gamer, até que minha placa de vídeo, misteriosamente parou de funcionar, levei pro conserto era problema num componente de alimentação '1.8v' da placa, foi resolvido, depois de um mes deu outro problema, levei pra garantia do serviço, outro problema em um componente da placa, foi resolvido, até que fui informado por um dos técnicos que não se utiliza mais estabilizador, pois danificava hardwares, removi o estabilizador, comprei um novo filtro de linha e instalei a placa recem consertada, agora não mais utilizando estabilizador.

Alguns dias depois, eu suspendi o computador como sempre fiz, e ao retornar, a fan da GPU começou a girar rapidamente, e não deu imagem, então desliguei o pc e religuei, e iniciou normalmente. Desliguei ele, no outro dia liguei, tudo normal, até que suspendi, e quando retornei, começou a girar a fan muito rápido da GPU, não deu imagem, desliguei o pc, e quando religuei, a imagem estava cheia de chuviscos. Removi a placa e remandei pra garantia, minha dúvida é, será que a fonte do meu computador foi danificada pelo uso do estabilizador, e a fonte danificada está estragando componentes da GPU? Detalhe, os problemas sempre apareceram após o computador ou ser desligado e religado, ou após ser suspendido. O estabilizador que foi utilizado por muito tempo, era 300VA, e a fonte como eu disse era 500w, será que a fonte foi danificada e realmente está desgastando a GPU?

Agradeço a atenção!

:D

Postado

@Oppennheimer Com certeza o maldito estabilizador deve ter estragado tudo aí, esse estabilizador aí de 300VA consegue fornecer apenas 150w de potência para a fonte, no momento que você executa um jogo mais pesado a sua placa de vídeo vai exigir mais energia da fonte e a fonte vai exigir do estabilizador, como o estabilizador não tem potência para suportar  o fornecimento de energia todo o sistema entra em colapso.

Jogue no lixo esse estabilizador, compre um bom filtro de linha como os da marca clamper e seja bem vindo ao século XXI.

• Curtir 1
Postado

@Tiberio Então Tiberio foi exatamente isso que eu fiz, removi tudo e comprei o filtro de linha Iclamper Energia 5, com 5 entradas, e já não uso mais o estabilizador, mas minha duvida mesmo seria, a fonte pode estar danificada devido ao uso anterior de um estabilizador, e agora a fonte esta danificando a minha gpu?

• Membro VIP
Postado

@Oppennheimer o que não falta na internet são informações do quão o estabilizador é prejudicial. Provavelmente a fonte sofreu algum dano decorrente do uso do estabilizador (completamente obsoleto, apenas serve para gastar mais energia e agredir a fonte dos equipamentos nele conectados). Teria que ver se a GPU também não sofreu algum dano, aí teria que levar numa assistência técnica de confiança.

• Curtir 1
Postado

Uma fonte danificada (por estabilizador, exemplo), necessariamente afeta todos os componentes do computador, ou pode afetar apenas um especifico, como a placa-mãe, ou placa de vídeo? 

Agradeço a Atenção! :D

• Administrador
Postado

@Oppennheimer Uma fonte danificada tem comportamento errático e, por isto, impossível de prever o que pode acontecer. Pode queimar qualquer componente do computador ou pode não acontecer nada. É uma loteria. Se você tem uma fonte danificada, jogue no lixo e compre outra, de preferência abrindo um tópico aqui no fórum pedindo opiniões para você não acabar comprando uma bomba.

• Curtir 2
Postado

@Gabriel Torres Já não o utilizo mais o estabilizador, a minha fonte é ligada num filtro de linha novo, no entando, minha placa de vídeo ja esta pela segunda vez apresentando problemas, por isso a desconfiança que seja a fonte possivelmente danificada anteriormente pelo estabilizador, que esteja fazendo isso. :( 

• Coordenador
Postado

@Oppennheimer Qual é o modelo exato da sua fonte de alimentação? Se for uma fonte de baixa qualidade, ela pode danificar os componentes mesmo se estiver funcionando perfeitamente. ;)

Este tópico pode ser útil:

Postado
5 minutos atrás, Oppennheimer disse:

@KairanD É uma fonte Nidus 500w! O Simples fato dessa fonte ter sido ligada por alguns meses, em um estabilizador, ela com certeza pode estar danificada?

Não. O estabilizador comprovadamente prejudica o funcionamento da fonte e aumenta as chances danificar ela, mas não é garantia de defeito. Isso é como você perguntar se a pessoa que bebeu muito por alguns meses garantidamente está com cirrose. Problemas na placa de vídeo não necessariamente estão relacionados com a fonte, pode ser defeito na própria placa ou mesmo ocasionados por algum driver ou outro software.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!