Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal do Clube do Hardware estou precisando tirar algumas dúvidas sobre por que não consegui fazer esta saída de som do Mini system Gradiente MS‐550, pois este estar com micro processador queimado e queria aproveitar a fonte e saída que quando conseguir ligar lo apresentou som, ai coloquei uma plaquinha decodificadora mp3 e não deu som baixei o esquema do ci e não conseguir ligar o amplificador coloquei 5 volts passando por um resistor de 10k e ela não ligou e nem deu aquele ummm quando coloquei o dedo sobre os terminais de entrada do amplificador acho que fiz alguma coisa errada. Será que preciso de um pré amplificador? 

20220314_053251.jpg

LA4705N.pdf as20-2_ms500_ms550+Gradiente+sistem.zip+2.pdf

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

10 horas atrás, Marcos vinicius Ferreira disse:

Imagem importada do anúncio:

518750998_tda2050tip41tip42.jpg.83842b7b176c64aa958aadc8081b6d50.jpg

PTH = manutenção facilitada!

10 horas atrás, Marcos vinicius Ferreira disse:

Texto importado do anúncio:

baseado no famoso CI TDA2050 e com reforço de dois transistores TIP41 e TIP42

mono 1 canal

12 a 24v fonte simples

Melhor desempenho com tensão acima de 19v. Pode ser uado fonte de notebook

Pode ligar falantes de 2ohms 4ohms e 8ohms

Onde será que está o esquema?

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

PTH = manutenção facilitada!

Onde será que está o esquema?

Pois é, também não achei .

E porque tô na dúvida entre essa👆 e essa outra👇

Em 26/03/2022 às 12:00, BCP disse:

@Marcos vinicius Ferreira Existem módulos prontos com essas especificações, verifica se te servem...

Amplificador Mono 60W /12v ~ 24V

• Membro VIP
Postado
5 horas atrás, Marcos vinicius Ferreira disse:

também não achei [o esquema]

No Google Imagens tem alguns usando o TDA2030 e esses dois transistores.

Talvez uma comparação de datasheets...

• Curtir 1
Postado

@Marcos vinicius Ferreira ,

Que tal você, antes de sair comprando alguma coisa, dizer como é a sua fonte ?

Usa transformador ? qual a corrente que ela fornece mantendo a tensão de 24V ? e qual a tensão dela sem carga ?

Tudo isso influi na sua escolha do módulo .....

Paulo

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Marcos vinicius Ferreira disse:

Acho que vou pedir este tpa3118 mesmo espero que ele não esploda ja que os capacitores sao de 25v ,com 24v de fonte de transformador de 3a máximo mas esta tensão deve cai com o consumo do amplificador ai quando terminar digo aqui o que deu

Se for 24VAC é certeza que vai explodir... 

Aí é no mínimo capacitor com 35V.

• Obrigado 1
Postado

@Marcos vinicius Ferreira ,

Me desculpe mas não senti firmeza na sua resposta kkkkkk !

voce mediu a tensão sem carga com um voltímetro , ou está assumindo que deve ser isso ?

Se usa diodo comum 1n5402, é fonte com transformador; se tem 24vcc sem carga, com carga deve cair para menos de 18V..... 

Paulo

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, Marcos vinicius Ferreira disse:

24v de fonte

dá para usar uma dessas aqui, que já é estéreo e tem capacitores mais adequados para 24v.

De quebra dá para fixar um limite para a potência de saída nuns trimpots, ali...

Se bem que os tais de 120w... sei não. Talvez seja melhor, depois de tudo instalado, deixar o volume num esses trimpots no mínimo e ir aumentando no volume do som, mesmo, até um tanto que você achar seguro para os alto-falantes. E aí "copiar" a posição do trimpot já ajustado para o outro.

• Curtir 1
Postado
49 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Se bem que os tais de 120w... sei não.

Não é a forma correta de fazer a soma, mas costumam vender os dois canais de 60W como 120W.

É uma forma de "aumentar a potência". 

1 hora atrás, aphawk disse:

Se usa diodo comum 1n5402, é fonte com transformador; se tem 24vcc sem carga, com carga deve cair para menos de 18V..... 

Se o trafo tiver corrente sobrando não cai tanto assim não. 

Tenho um trafo de 24VAC que alimenta um amplificador transistorizado, com volume no mínimo fica em 33VCC. Já no máximo fica variando pelos 30VCC.

• Curtir 1
Postado

@aphawk  meu amigo tiver mexendo na saída desse micro system ms550 por umas 10horas para ver se conseguia fazer funcionar e você acha que não medir a fonte, e por que não tem como separar a fonte da placa principal. Medir no capacitor de filtro 24v

Aí fica meio difícil isolar a fonte

Táva pensando nessas duas saídas que citei anteriormente por que o frete é 50 pila para min aqui e o dono não quer gastar muito Se não já tinha comprado esse placa maior digital ai acima de 120w

No esquema da saída do la4705n consta 24v com no sinal e 18 com with signal e surto de 50 v que a saída original suporta

Postado

@Marcos vinicius Ferreira ,

Ok, então temos na fonte que entrega 24 Vdc sem carga, com diodos de 3A.

Se o transformador suportar 3A de corrente, a tensão vai cair para o valor RMS, ou seja, 24 x 0,7 = mais ou menos 17 volts. 

Nesse caso, a potência máxima fornecida  não vai passar de 17 x 3 = 51 watts, isso supondo rendimento de 100% que não existe.

Supondo amplificador classe D, com rendimento em torno de 90%, conseguirá uns 46 Watts Rms no total.

Se for em estéreo, terá uns 23W Rms por canal.

Portanto, não adianta comprar módulos de alta potência, o que você precisa é

módulo classe D estéreo que forneça pelo menos 20W Rms por canal com 17Vdc, e que suporte pelo menos uns 27V DC  pois a tensão na rede elétrica pode variar um pouco.

Evite módulos classe AB…

Paulo

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@alexandre.mbm ,

Pense na realidade de hoje em dia : voce acredita que um fabricante de um microsystem dimensionou corretamente o transformador para ter a potência que ele anuncia ?

Pode apostar que com bem menos da metade da potência anunciada o transformador vai estar operando saturado e a tensão cairá até mais do que eu escreví acima ....

Se reparar no datasheet do LA4705 que é o CI de potência da Sanyo, eles não te dão a curva de potência versus tensão de alimentação com apenas 1% de THD, eles dão com 10% que é algo que ninguém consegue escutar ....  então podemos concluir por uma outra curva que eles apresentam que a potência com 1% será a metade da de 10% . Assim, Concluo que a potencia apresentada com cerca de 17V a 1% deve estar em torno de 12 +12 Watts.

Olhe os dados anunciados pela Gradiente para o MS-550 :

image.png.2f5be4b82f42fc99736fae49405962f2.png

120W RMS ?????????    2600W PMPO ??????????

Olhem agora o Datasheet do CI de potência :

image.png.80ef578acc40e8ab3734d029908d3dd5.png

Me desculpem se eu pareço muito cético, mas estou acostumado a ver anúncios mentirosos como esses aí.

Eu duvido muito que alguém consiga escutar alguma coisa com distorção de 10% , imagine com 30% !!!

Não acreditem naquilo que vocês acabam lendo dos manuais do fabricante.

Acreditem naquilo que vocês estão MEDINDO. 

Não tem muito segredo não, basta aplicar um sinal de 1 Khz, ir aumentando o volume até o seu ouvido perceber que o apito está mudando, tipo aparecendo outros ruídos juntos, e nesse instante meçam a corrente da fonte e a tensão de alimentação . Sabendo que esse CI é um BTL, usem esta fórmula que é bem aproximada :

Potencia acústica em RMS = tensão X corrente x 0,6

Irão começar a ver a realidade brasileira, que é deixar o fabricante mentir à vontade .....

Paulo 

• Curtir 2
Postado
18 horas atrás, Marcos vinicius Ferreira disse:

o dono não quer gastar muito Se não já tinha comprado esse placa maior digital ai acima de 120w

Montei umas caixinhas de som com amplificadores deste aqui. Comprei direto da China e nunca tive problema, exceto pelo prazo de entrega. Bem... não foi exatamente problema porque a entrega até chegou adiantada, mas o prometido - que aceitei - era 60 dias. Quanto à performance, comparando com o original LA4705, é bem parecida.

A questão é o conceito de qualidade. Qualidade não significa o melhor que há no mundo, qualidade significa atender apenas ao que é esperado pelo consumidor.

Agora essas questões de anunciar 120W, se fosse como diz meu xará @Renato.88 apenas a soma de 2 canais de 60W cada, tava bom. A questão é que mesmo 60W por canal não são fáceis de obter com placas acessíveis a quem não quer gastar muito. Aliás nem gastando muito se garante nada, já que preço é argumento de venda. "Se é caro, deve ser bom", pensa o consumidor incauto. E isso, diferente do que diz o colega @aphawk,

1 hora atrás, aphawk disse:

Irão começar a ver a realidade brasileira, que é deixar o fabricante mentir à vontade

não é privilégio" brasileiro, isso acontece em todos os países em que as firmas da iniciativa privada tem mais poder sobre a sociedade que o governo, seja este país no continente que for. Posso trazer anúncios absurdos de qualquer país tido como civilizado, qualquer lugar em que propaganda vale mais que excelência.

Sofremos mais, isso é certo, porque aceitamos ser colônia mas mesmo nos países em que a turma não aceita essa posição, embora haja mercadoria excelente - e justificadamente cara -, também há produto que não cumpre o que promete. Impunemente.

Talvez seja uma ideia, para esse caso, aceitar menos excelência, ou seja, apenas a qualidade. E pensar se a gente quer mesmo, se nos faz bem governos enfraquecidos em relação ao poder econômico privado, se a gente quer agências reguladoras submissas, essa coisas... Questão apenas de opção.

Postado
33 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

não é privilégio" brasileiro, isso acontece em todos os países em que as firmas da iniciativa privada tem mais poder sobre a sociedade que o governo

Mas aqui existe a ABNT, ou seja, temos sim agencias reguladoras, e com excelência técnica pelo que eu conheci de gente de lá. Só que as normas técnicas sobre aparelhos de áudio que existiam em 1980-1990 foram todas suprimidas/alteradas e assim não temos como basear um processo em termos técnicos.

Acho que seria melhor dizer "países onde existe corrupção" para que o Governo faça olhos de cego e cancele as normas existentes para permitir legalmente essa "festa" de mentiras. Já reparou que ninguém conseguiu processar essas empresas por mentirem em seus folhetos, anúncios e manuais ? 

Paulo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...