Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá. Estou com dificuldades para dessoldar transformadores de baixar tensão. Usei o ferro de 30w, estanhei mas na hora de sugar, não saiu nada.

Constatei que era porque não consegui empurrar os terminais para lá e para cá. 

Peguei o ferro de 60w ( pensando, que por a ponta ser mais grossa revolveria os terminais do lugar).

Também não consegui. 

Gostaria de saber, como estes profissionais de eletrônica pesada, fazem para retirar transformadores das placas.

• Membro VIP
Postado

Eu costumo passar o ferro nos terminais com um adicional de solda de um lado e ir puxando o trafo. Ele vai se soltando e meio que se inclina. Depois faço o mesmo do outro que pode sair totalmente. Depois concluo voltando o procedimento no lado ainda soldado. Tem que ter um domínio do tempo de aplicação da ponteira. Já tirei ci dip16 ou + com esta técnica tanto de placa fenólica como fr4

• Curtir 1
Postado

Você está usando fluxo de solda para retirar o excesso de solda?

É imprescindível usar. O sugador suga com mais facilidade a solda impregnada com fluxo de solda.

MOR_AL

• Curtir 2
Postado

Será que o terminal, para garantir firmeza na fixação, não foi torcido ou dobrado por baixo da PCB?

Algo parecido com a fixação de capacitores com terminais do tipo "snap-in"...

ygRgN.png

Postado
4 horas atrás, O Pequeno Príncipe disse:

não consegui empurrar os terminais para lá e para cá

Não sei bem de que tipo de trafo está falando, mas se for aqueles de fonte chaveada com a carcaça de baquelite é melhor não fazer isso. Pois pode trincar a carcaça. 

Deve deixar o ferro lá no local onde está o pino sem fazer força, a ponta do ferro deve estar limpa com a cor metálica e cheia de estanho pra facilitar a dissipação do calor entre a ilha da placa e o pino do transformador. 

Se tiver o fluxo de solda conforme o @MOR disse, melhor ainda. Vai evitar de gastar a solda nova pra manter o contato entre o ferro e a placa/pino. 

Quando a solda estiver completamente derretida, pode colocar o sugador. O pino do trafo deve ficar dentro do furo do sugador. Se este tiver aquela ponta macia de silicone melhor ainda, pois pode encostar bem de maneira a dificultar a entrada de ar. 

Algumas placas tem uma espécie de rebite na ilha, isso dificulta um pouco pois dissipa mais o calor fazendo com que demore mais pra derreter a solda. 

3 horas atrás, .if disse:

Eu costumo passar o ferro nos terminais com um adicional de solda de um lado e ir puxando o trafo. Ele vai se soltando e meio que se inclina. Depois faço o mesmo do outro que pode sair totalmente. Depois concluo voltando o procedimento no lado ainda soldado

Essa técnica é boa, porém pra quem está começando pode ser ruim. Se não tomar cuidado o trafo sai, mas as "pernas" ficam lá na placa. 

Já tirei muitas coisas assim de placas, principalmente quando elas são sucatas. Pois em alguns casos também é possível que a trilha se solte. 

Transistor é o meu componente favorito pra retirar com esta técnica. 

• Obrigado 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!