Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá.

Venho tendo meus computadores invadidos remotamente, mesmo estando completamente isolados da Internet, sem sequer cartão WiFi, mesmo logo após a instalação de sistema operacional.

Alguém saberia algo a respeito de como isso é possível, se há algum chip específico no notebook que possa ser removido ou se há solução por software?

Grato.

• Triste 1
  • Membro VIP
Postado

Como sabes que está invadido? Que evidências tem? Qual s.o.estás a usar? É legal? Que tal linux p.ex. linuxmint.com?

Me fez lembrar... , era algo  tipo assim...como não ser infectado por virus no pc:

1-não possua computador, se tiver que possuir...

2-não conecte na tomada, se tiver que conectar

3-não aperte o botão liga, se tiver que apertar

4-não use nenhum programa, se tiver que usar

5-não conecte na internet

😝

Postado

De onde você baixou a mídia para instalar o sistema operacional? Se for de algum site torrent tente a mídia oficial da microsoft baixada com o Media Creation Tool.

Pode ser algum programa que você pegou de algum backup que já estava infectado.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Poste as informações que corroboram para a invasão.

Porque em alguns sistemas, o acesso remoto pode ser considerado como ferramenta, mas também como invasão.

O problema é deixar usuários sem senha, ou com acesso padrão por exemplo.

• Curtir 1
Postado

É isso aí, Membro VIP. Vejo meus arquivos sendo alterados e o computador não se comporta como esperado. Eu tinha um computador ASUS, um i5 que não apresentava o problema. Usava um Samsung na mesma época que os apresentava. Comprei outro ASUS na esperança de que fosse coisa de fabricante, mas ocorreram os mesmos problemas.

ricardo_br, havia baixado o Windows como recomendaste, e ocorriam os mesmos problemas, não lembro se após conectar à Internet ou não. Instalava o Windows com mídia baixada do site oficial em um pendrive, rodando direto do pendrive e os problemas também ocorriam, mesmo sem conectar à rede. E com o Windows limpo, sem nenhum programa. Também ocorria o mesmo com o Ubuntu, baixado direto do site oficial (não garanto que não poderia haver alteração do arquivo no momento em que chegasse a ISO), tanto rodando a LIVE por CD quanto por pendrive.

dwatashi, esperava que o sistema desconectado fosse supostamente inviolável. Assim, não configurava senha no UBUNTU. Vou tentar trabalhar com pen drives de dados criptografados pra ver se resolvo.

Mas ninguém comentou a questão principal: alguém conhece backdoors wireless nos computadores, mesmo tendo sido removido o cartão WiFi? Aparentemente são uma peneira pra esses caras. Se conseguir fazer prova ou evidência do que digo, postarei.

Postado

Se você baixou o Windows do site oficial da Microsoft, baixou o Ubuntu do site oficial do Ubuntu, instalou ambos os sistemas em diversos computadores diferentes sem se conectar na internet, acho pouco provável você ter sido invadido. A não ser que você esteja usando uma mídia externa para copiar os arquivos pessoais, e esta esteja infectada. Eu lido com computadores há mais de 30 anos, e nunca vi nenhum caso parecido, o computador tem que estar conectado na internet, ou alguma mídia ou dispositivo tem que ter sido conectado na usb, para ocorrer uma invasão. E mesmo pela internet, não é tão fácil de um computador ser invadido só por estar conectado na internet, normalmente tem que ter uma intervenção do usuário para ocorrer uma invasão.

• Curtir 1
  • 2 meses depois...
Postado

Até o momento não consegui fazer prova ou evidência do acesso remoto sem WIFI ao meu hardware, tudo é interrompido quando tento filmar. Porém os sítios que visito também tem comportamento anormal conforme anexos. Não sei se serão mantidos, pois é comum que tais comportamentos sejam suprimidos. Ocorre em boa parte dos acessos, e na maioria dos sítios. Irei tentar postar novas evidências. Estou tendo dificuldades para efetuar compras.

P.S.: Hoje fui mal sucedido em uma questão importante.

Google_Ingles.thumb.png.1575cb318adc605999c104e14526262f.pngGoogle_Ingles2.thumb.png.03b99b8eacbdc54a9b525a4af0741c09.pngBING1.thumb.png.9638e67f4d8a7bc6e7e400513a5bd88a.pngBING2.thumb.png.184203d86068aa4c5887f92e98903d26.png

Clube.png

Postado

Estarei seguindo as instruções, mas irá demorar um pouco. Porém não parece ser o caso de malware, mas sim que os sites visitados (incluindo apps do celular) aparentemente encaminham informações desconexas. Inclusive isso ocorre mesmo logo após instalação limpa do Windows, e quebras no S.O. ocorrem mesmo logo após ser instalado, sem que sequer o computador tenha sido conectado à rede, estando o hardware íntegro. Há franco acesso remoto. E já usei modelos de computadores em que isso não ocorria (nem irei informar quais seriam esses modelos). Sei que é relativamente fácil para um hacker, em um ataque direcionado, obter acesso à máquina via Internet. Estranho é isso ocorrer com ela completamente isolada. Obrigado pela atenção, Lusitano. Seguirei os passos abaixo.131702603_Anlise.thumb.jpg.8a7411a2a9264fb2d2d2bad5a1175a22.jpg

Postado

Vejam só, aparentemente o Mercado Livre também é afetado pelo vírus. Faço uma pesquisa de cabo USC e vem muitos itens pretos já no início, alguns até meio desconexos. Aparentemente há uma dica no próprio sítio: vários aparelhos de TV com AI, indicando uma inteligência artificial a fazer as artimanhas. Alguém entende sobre isso? 

Postado
Em 30/06/2022 às 23:14, Maurício Friederichs disse:

Porém os sítios que visito também tem comportamento anormal conforme anexos.

Qual o comportamento anormal? Não identifiquei nada de errado nos prints.

12 minutos atrás, Maurício Friederichs disse:

Faço uma pesquisa de cabo USC e vem muitos itens pretos já no início

Itens pretos? Não entendi.

13 minutos atrás, Maurício Friederichs disse:

Aparentemente há uma dica no próprio sítio: vários aparelhos de TV com AI, indicando uma inteligência artificial a fazer as artimanhas.

????

Postado

Na mensagem anterior anexei um arquivo ZIP. Não sei se é possível abrir, Shaman93, favor informar se possível. Ocorre exatamente o que escrevi, é bem estranho. Nas imagens da minha postagem do dia 24, em pesquisas de produtos realizadas no Google brasileiro e no Bing em português, os resultados são mostrados e dólar. Ocorre o tempo todo: pesquisas na versão brasileira do Google vêm em inglês, e não adianta mudar as configurações. Em vários sítios, padrões muito estranhos, muitas vezes também ofensivos ou com muitas mulheres belíssimas, por vezes com um erotismo exagerado.

• Haha 1
  • Membro VIP
Postado
14 horas atrás, Maurício Friederichs disse:

Vejam só, aparentemente o Mercado Livre também é afetado pelo vírus

O site não tem "vírus".

Em 24/04/2022 às 05:03, Maurício Friederichs disse:

Venho tendo meus computadores invadidos remotamente, mesmo estando completamente isolados da Internet, sem sequer cartão WiFi

Não existe este tipo de "magia", a menos que alguém tenha acesso físico aos seus computadores.

Em 24/04/2022 às 05:03, Maurício Friederichs disse:

mesmo logo após a instalação de sistema operacional

Mas ninguém comentou a questão principal: alguém conhece backdoors wireless nos computadores, mesmo tendo sido removido o cartão WiFi?

Formatar não é garantia absoluta e remover o cartão wifi apenas faz com que não haja comunicação via wifi.

O que você relata é confuso, inconsistente e pouco ou nada ajuda a identificar o problema. Estamos a "trabalhar" sobre conclusões/suposições suas, quando o que nestes casos necessitamos é de informação concreta.

Nós só podemos corrigir o seu problema, depois de identificar o problema com informação real e isso é feito com análises ao que está em seu sistema operacional. Não podemos corrigir o que não vemos, nem consertar o que não é para ser consertado.

• Coordenador
Postado

@Maurício Friederichs na busca do Bing, clique nos tracinhos do canto superior à direita e verifique se está configurado para a região do Brasil.

image.png

Aparentemente o seu sistema está configurado pros EUA e não pro Brasil.

A foto abaixo parece corroborar o que falei acima, pois indica a localização em New York (veja no canto superior à esquerda):

Em 30/06/2022 às 23:14, Maurício Friederichs disse:

Google_Ingles.thumb.png.1575cb318adc605999c104e14526262f.png

Nosso sistema também indica que você está usando um IP dos EUA, por isso que os sites mostram informações dessa região.

IP.jpg

Postado

Fico imaginando se esse problemas de "invasão" não ocorrem devido ao Windows 10 e 11, sincronizarem os Windows que estão em uma mesma conta da Microsoft - como por exemplo fazer com que todos os seus computadores usem o mesmo papel de parede. E também, não sei exatamente mais o que essas sincronizações podem causar.

Mas isso iria precisar de internet.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!