Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O transistor satura por um tempo e depois sai da saturação sozinho


Ir à solução Resolvido por Plínio Cheles Rodrigues,

Posts recomendados

Montei um módulo que usa um BC548, com um resistor de base de 6.8k que aciona um relé de 5V. Esse transistor é controlado por um arduíno. Quando aciono dois relés eles funcionam normalmente, porém quando aciono o terceiro ou quarto, eles ficam acionados por um tempo e depois desligam. Tem tensão na base de todos que estou pedindo para ligar, porém eles não ligam. O que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim você pode diminuir o R de base pra ele saturar mais. Lembrando que tem arduíno cujo vcc é 3v. Se for seu caso pode ser 1k5...1k

 

 eu tenho mas como não me perguntou...😑

1 hora atrás, Plínio Cheles Rodrigues disse:

alguma ideia do que possa ser?

 

 Era isso que eu ia falar kk 😂 😜 😉

17 minutos atrás, Plínio Cheles Rodrigues disse:

um capacitor na entrada e saída do regulador de tensão. Possivelmente era ruído 😅

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pergunta: independente do que a fonte pode fornecer de corrente não há um limite para a corrente que o Arduino consegue entregar em suas saídas? Se sim, quanta corrente cada porta analógica pode entregar? Ou não, toda corrente fornecida ao Arduino pode por ele transitar sem problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Uma pergunta: independente do que a fonte pode fornecer de corrente não há um limite para a corrente que o Arduino consegue entregar em suas saídas? Ou não, toda corrente fornecida ao Arduino pode por ele transitar sem problema?

O regulador do Arduíno é linear, então temos uma limitação ou o regulador vai ferver.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rmlazzari58 Se não me engano o arduino oferece no máximo 40mA na saída. Mesmo eu utilizando resistores menores ele suporta, porém será uma corrente usada à toa. Coloquei ele para excitar as bases dos transistores com uA. Vou fazer mais alguns testes amanhã, pois acredito que possa realmente ser a fonte como o @Sérgio Lembo  disse, já que pulei o regulador de tensão e alimentei com 5V direto e funcionou. Desde já agradeço a atenção de todos!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Plínio Cheles Rodrigues disse:

Coloquei ele para excitar as bases dos transistores com uA.

Aí é muito pouco pra excitar os relés. O ganho dos transistores varia, por isso que uns funcionam e outros não. 

Se tratando dos BC548 e seus equivalentes, quando é pra acionar relés eu sempre coloco algo próximo de 1mA em sua base. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Plínio Cheles Rodrigues ,

 

Cada pino de E/S do Arduino consegue fornecer 40 mA, mas há uma limitação de corrente total que o chip Atmega pode fornecer, se não me engano é de 200 mA.

 

Via de regra, para saturar um transistor tipo BC para acionar um relé, eu calculo sempre uma corrente de 1 mA :

 

R = (VCC-0,7)x1000   Se o Arduino é de 5V : (5-07) = 4,3 x 1000 = 4.3 K  Uso o valor imediato abaixo, de 3.9k .

 

Paulo

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Plínio Cheles Rodrigues disse:

@Renato.88 Eu usei em torno de 720uA nos meus cálculos. De qualquer forma vou fazer os testes com correntes maiores! Obrigado!!

Pelo consumo do relé e pela postagem acima percebo que está contando com um ganho hfe=120. O ganho tem que ser visto com malícia. No datasheet realmente consta que para 100mA de Ic ( o relé consome 80mA) o hfe é de 120 para VCE = 5V. você está trabalhando na saturação. A curva de saturação é dada para Ic/Ib=20. Como não necessitamos de saturação perfeita podemos contar então com Ic/Ib entre 30 e 50 para um desempenho razoável o que significa uma corrente de base entre 3mA e 2mA. Ao calcular o resistor, mais uma vez leia o datasheet. Vai descobrir que para esse nível de corrente o Vbe fica em quase 1V. São pequenos detalhes que enchem o saco mas que podem derrubar o seu projeto.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo @aphawk @Renato.88 @rmlazzari58 Fiz os testes e agora nem está acionando os reles 😅. Estou verificando se tem alguma solta fria, mas até agora nada. Quando encosto alguma coisa na trilha da alimentação do circuito funciona. Vcs tem alguma ideia do que possa ser? Estou alimentando com 12V um LM7805, que alimenta os transistores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!