Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Preciso de um projeto de fonte CHAVEADA com as seguintes características :

- Entrada : 110V / 220V pode ser comutada ou automática

- Saída : 13Vdc a 12A  OU  26VAC a 6A em 60 Hz   -  Pode ser uma ou outra, configurável automaticamente por um sinal de 0/5V , em real time, sem precisar desligar / ligar.

Nada impede que se gere os 26Vac aproveitando a tensão DC de 13V ok ?

Usar componentes e módulos facilmente encontráveis em nosso mercado.

A carga será um motor DC ou um motor AC.

Interessados, podem enviar mensagem privada para mim no CDH, com valores e prazo ok ?

Paulo

• Membro VIP
Postado

Eu (eu) cogitaria uma 1/2 barata fonte 48V 5A e adaptaria um (ou 2)  regulador step down 20A semi pronto pra gerar 26/13

Sendo a carga o tal motor, também cogitaria uma partida lenta com aumento gradual do dutty cycle ... cada mania com seu lôko...

Off.. já que mencionou a palavra proibida m.p., acho que vou te mandar uma pra você e outros amigos salientes me iluminar . Preciso de uma ideia pra 1 algoritmo bobo kk... não acho na net ..

• Curtir 1
  • Haha 2
Postado
1 hora atrás, aphawk disse:

configurável automaticamente por um sinal de 0/5V

Pensei como a @.if, uma fonte para 48v e um relézinho que alterne divisores resistivos que substituam o trimpot num step down desses aqui:

https://www.robobuilders.com.br/produto/conversor-tensão-fonte-dc-dc-step-down-300w-10a.html?utm_source=Site&utm_medium=GoogleMerchant&utm_campaign=GoogleMerchant

shopping?q=tbn:ANd9GcTUBN9hu96whj08WfhkJ

• Curtir 1
Postado

@.if@rmlazzari58 ,

Reparem que eu preciso de 26V AC a 60 Hz .... não basta um simples step-down ou step-up a partir de uma tensão DC ....

Não é tãoooo simples assim, eu pensei em usar um desses módulos prontos EGS002 , adicionar 4 mosfets de saída, e calcular o trafo para obter os 26V Ac. Mas é justamente a parte de eletrônica analógica que eu mais detesto ......

Por isso que prefiro ver se aparece alguém que tenha bem mais experiência nisso do que eu kkkkk !

A solução que eu cheguei é usar um trafo de 110+110V com DOIS enrolamentos independentes na entrada, e saida de 26V Ac; usando os enrolamentos em paralelo consigo 13V Ac com 12 A , e usando  em série consigo 26V por 6A. A comutação faço com relé na entrada de força do transformador.

Mas é um bicho meio pesado e grande .... e teria de usar um trafo para a entrada de 110V e um trafo DIFERENTE para a entrada de 220V ....

Paulo

• Amei 1
Postado

Desculpe se eu tiver falando besteira... 

Mas até onde eu sei a fonte chaveada só tem um trafo pequeno justamente porque a frequência dele é alta. 

Principalmente esses de ferrite que hoje em dia se usam a torto e a direito, com menos de 10 khz eles só apitam e não "transformam" tensão e corrente é coisa nenhuma. 

Pra 60Hz o trafo acaba sendo o pesadão de antigamente. 

Uma ideia interessante é usar uma fonte chaveada qualquer (obviamente de boa qualidade) e na sua saída de corrente contínua colocar os transistores simulando uma corrente alternada. Algo a lá amplificador de áudio, podendo até usar uma topologia semelhante aos classe D para tornar a coisa + digital, + moderna e + barata. 

Fontes de 12 e 24V se encontram de todos os tipos pra vender, aceitam 110 e 220V e podem ser alteradas pra tensão mais alta pra compensar as perdas do circuito na saída. 

8 horas atrás, aphawk disse:

A solução que eu cheguei é usar um trafo de 110+110V com DOIS enrolamentos independentes na entrada, e saida de 26V Ac; usando os enrolamentos em paralelo consigo 13V Ac com 12 A , e usando  em série consigo 26V por 6A. A comutação faço com relé na entrada de força do transformador.

Nesse caso o melhor é um trafo com dois enrolamentos, porém devem ter center tap dos dois lados. 

Na entrada se usa o center tap pra 110V e o enrolamento inteiro pra 220V. 

Na saída é quase igual, usa metade do enrolamento pra 13V e inteiro pra 26V.

• Membro VIP
Postado

No afã de responder rapidão quase te levei pro mau caminho kk. 'Tamém' você não desenha paul!

Num tradicional insight minimalista alternativo ao ainda mais minimalista trafo com derivações, veja isso:

A princípio você pode fazer um mini inversor de frequência pra motor ac. É quase bem simples.. pra você ter uma ideia até eu (eu!) fiz 1 uma vez. Já publiquei aqui com circuito, fonte, simulação e etc (preguiça de procurar)...

Nunca vi este tal módulo mas numa googlada nele

Placa-de-driver-de-inversor-de-onda-seno

percebo que se encaixa na seguinte ideota:

Basta conectar o motor direto na ponte. Acho que você sabe que o motor ac não precisa de tensão senoidal mas de corrente senoidal. Portanto basta-lhe a fonte de 24dc e a partir dela acionar sua carga (motor). Tanto faz se motor 12 ou 24vac (nunca vi). . pro de 12 basta reduzir a largura do pulso.

Chaveei pro google shopping e vi que esta módulo é mais caro que um simples mc. Portanto penso que valeria a pena você pesquisar o projeto minimalista que fiz com um pic e publiquei no forum há alguns anos. Com ele você pode até controlar a rotação e tal com mínimas adaptações.  Se algum momento eu achar, linko-o e edito este post .. permaneça nesta página pressionado f5 kk.. 😁

E perdão se atrapalhei (ou ajudei) no ganha pão de alguém que te contatou 😜

Ah sim ..o foco da ideia veio da carga motor ac

15 horas atrás, aphawk disse:

A carga será um motor DC ou um motor AC.

Sucessos meu velho!

Postado
4 horas atrás, .if disse:

Acho que você sabe que o motor ac não precisa de tensão senoidal mas de corrente senoidal.

Curioso, não sabia ....

O motor AC em questão é feito de dois enrolamentos , tem 3 terminais, um é comum aos dois enrolamentos, e um capacitor de partida, para inverter o sentido de rotação basta alimentar um ou outro enrolamento sempre usando o terminal em comum.

Quer dizer que posso definir uma tensão DC de 26V e criar um PWM quasi senoidal de 60 Hertz levando o +26V a um ou outro terminal do motor, chaveando com um Mosfet do pino em comum ao GND  ? Isso ajuda bastante ... 

Mas se tiver de usar uma ponte H , não serve ao projeto, pois esse terminal em comum aos dois enrolamentos do motor tem necessariamente de ser ligado ao GND do circuito... e claro, nesse caso estaria aplicando uma tensão AC de verdade .....

4 horas atrás, .if disse:

E perdão se atrapalhei (ou ajudei) no ganha pão de alguém que te contatou 😜

Na verdade é para um projeto meu mesmo para controle de motor de antena usado por radioamadores ....

Paulo

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, aphawk disse:

se tiver de usar uma ponte H , não serve ao projeto

Pra cada problema existe uma solução. No entanto penso não ser agregador se debruçar sobre este. Mas no caso é pra seu uso mesmo, assim sendo penso que o melhor a se fazer é usar um trafo comum mesmo mesmo sendo trombolhoso.

6 horas atrás, .if disse:

não precisa de tensão senoidal mas de corrente senoidal.

Curioso, não sabia ....

De fato é o princípio do inversor de freq pra motor. A própria indutância do motor dá uma filtrada no pwm o que faz a 'corrente' interna virar senoidal pra gerar um campo magnético girante. Se você aplicar a saída do inversor em algo que não seja indutivo, sai do reino senoide.

Numa googlda rápida, você participou disso...

Postado
11 horas atrás, Renato.88 disse:

Nesse caso o melhor é um trafo com dois enrolamentos, porém devem ter center tap dos dois lados. 

Na entrada se usa o center tap pra 110V e o enrolamento inteiro pra 220V. 

Na saída é quase igual, usa metade do enrolamento pra 13V e inteiro pra 26V.

Se partir para essa sua solução de secundário com center tape, terei de usar um transformador que forneça 150W apenas no meio enrolamento , ou seja, precisarei mandar enrolar um de 300 Watts …. Ficará ainda maior e mais pesado !

Paulo

• Membro VIP
Postado
14 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Qual?

"isola" ... ô sócio do Paulão

19 horas atrás, aphawk disse:

esse terminal em comum aos dois enrolamentos do motor tem necessariamente de ser ligado ao GND do circuito

... algo como usar acoplador ótico... não aprofundo..

14 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Por que?

Seu rico sócio prefere pagar pelo projeto o que não agrega conhecimento ao forum

😁

• Haha 1
Postado
3 horas atrás, .if disse:

Seu rico sócio prefere pagar pelo projeto o que não agrega conhecimento ao forum

😁

Uau que desculpa mais esfarrapada kkkkk

Mesmo eu pagando ninguém mandou mensagem nenhuma kkkkkk e não é nenhum segredo industrial não, eu posto com prazer a solução aqui no Fórum !

Já lhe adianto que usar um opto não vai solucionar o problema.... Se voce olhar o esquema vai ver que o reostato que fornece a indicação de posição usa o GND como referencia...

Existem tantas complexidades no meu projeto que teria de perder um tempão aqui explicando todos os problemas que tem tentar automatizar um produto projetado nos anos 70 e até hoje fabricado sem nenhuma mudança!

Vou postar aqui o circuito do controle original do rotor de antenas, o qual eu já automatizei completamente e consegui evitar os ruídos induzidos pelo sistema de BRAKE AC , que faz o GND variar vários Volts pela resistência dos cabos envolvidos, os quais consegui remover usando um filtro passa baixas em 5 Hz.

O problema é que tudo passa por um único cabo de GND, o que é a referência do reostato sensor de posição mas também é o cabo por onde circulam correntes AC de até 5A . Esse cabo tem de 20 a 100 metros de comprimento, então existe uma forte ondulação AC sobre o sinal DC do reostato.

Todos esses problemas eu consegui resolver, mas eu queria aproveitar o meu circuito de controle digital no meu outro rotor, que é bem diferente e usa um motor DC de 12 Volts.

Por isso queria fazer uma única fonte que atendesse os dois motores envolvidos, o AC de 26V e o DC de 12V.

Isso me permitiria uma única placa de controle para usar qualquer um dos rotores de antena.

Segue o esquema do controle do rotor HAM-IV  que é AC, feito em 1971 e até hoje vendido :

image.png.4dbeb65f9009e6afe25d17666589fcfa.png

O Motor AC consome 2A quando em movimento, e o BRAKE que precisa estar acionado também para permitir o movimento consome mais 4A dependendo do modelo utilizado, e toda essa corrente AC de até 6A passa pelo pino 1 do conector, que tem um cabo grandinho, que no meu caso tem 30 metros, com uma resistência de 0,8 Ohms, e induz um belo ruido AC de 60Hz no GND de referência do reostato de posição, o qual eu leio em um canal ADC no meu Atmega , claro que após passar por proteção e filtragens de monte....

O meu outro rotor não tem essa complexidade toda, é bem simples, tem um potenciômetro acoplado no eixo com os 3 terminais livres, e mais dois terminais para o motor DC, o qual consome 7A em regime de giro normal. Basta inverter a polaridade do motor e ele inverte a direção do giro.

A única coisa que pretendi desde o inicio deste tópico é usar uma única fonte com um só transformador que possa me fornecer 26VAC ou 13VDC ..... , não pensei que traria problemas com o fato de eu me propor a pagar por uma solução para incentivar alguém que tenha mais conhecimento nisso do que eu .... mas podem propor soluções a vontade !

Paulo

• Membro VIP
Postado

A única coisa que pretendi desde o inicio deste tópico é usar uma única fonte com um só transformador que possa me fornecer 26VAC ou 13VDC

Não consegui ver de imediato a dificuldade que um simples trafo 13+13 6A e uma jogadinha lógica com relés enfrentariam.

um opto não vai solucionar o problema.... Se voce olhar o esquema

Minha exausta bola de cristal não havia visto o esquema nem o lance do reostato.

O problema é que tudo passa por um único cabo de GND, o que é a referência do reostato sensor de posição mas também é o cabo por onde circulam correntes AC de até 5A

De fato a corrente alta do gnd sente vontade influenciar no sistema. A solução seria gnd de potência e de controle unidos na fonte: 2 fios indo até a antena. P.ex. lembra do antigo motorzinho de antena parabólica? Apesar ser o mesmo, o gnd dele não ia junto com a malha. Há outras algo como ao invés de tensão enviar corrente como feedback. Mas suponho que esta parte já resolveu.

E claro, não há problema nenhum em pagar pela solução bem como não há problema em supor que geralmente solução paga não é exposta mas ...

eu posto com prazer a solução aqui no Fórum !

aí sim hein! 😁

Postado
1 hora atrás, .if disse:

Não consegui ver de imediato a dificuldade que um simples trafo 13+13 6A e uma jogadinha lógica com relés enfrentariam.

A dificuldade é que um simples trafo de 13 + 13 por 6A não consegue fornecer 12V DC por 10 A … a não ser que se use 2 enrolamentos totalmente separados ( 4 fios ) que forneçam CADA um 13V por 6A , e isso significa um trafo ainda maior do que eu uso, pois precisaria fornecer no mínimo 170 Watts de potência quando hoje uso um de 135W que já é bem grandinho …. Fora que fazer os dois enrolamentos separados totalmente custa um pouco mais caro e vou precisar de duas pontes retificadoras…

Paulo

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Pior que foquei em ...

Em 16/05/2022 às 16:36, aphawk disse:

26VAC a 6A

de onde veio o 13+13. No entanto vejamos... supondo que seu sistema não fica o tempo todo consumindo toda a potência e que a antena não seja tão pesada, presumo errado que um trafo de 6A não forneça uns 10A mesmo caindo um pouco sua tensão? Sério que seu motor nem sai do lugar? Pesadinho hein.. precisa de um regime. Claro isso é só suposição de meus calos pois obviamente desconheço seu sistema como 1 todo.

Assim sendo, voltemos à estaca 1: uma barata fonte 24Vx10A + mini inversor personalizado pode atender ao quesito peso e custo menores (não comento/corrijo a questão do gnd). Uma dica/detalhe curioso e comercial: forneça sistema casado: quando motor dc, fonte dc... ac, ac. Assim você otimiza o custo e evita desperdício. De novo: desconheço nuances de seu negócio. De repente seu cliente quer por que quer ambos e paga por isso.

Em 16/05/2022 às 16:36, aphawk disse:

Saída : 13Vdc a 12A  OU  26VAC a 6A em 60 Hz   -  Pode ser uma ou outra, configurável automaticamente por um sinal de 0/5V , em real time, sem precisar desligar / ligar.

3 horas atrás, aphawk disse:

Esse cabo tem de 20 a 100 metros de comprimento

Permita-me também o derradeiro comentário: levar 13V a 12A a 100m é de fato um desafio bacana. Além o da perda em calor, há um bom custo financeiro do cabo. Muito + agora com a crise de matéria prima, o cobre foi pras alturas. E o que você paga como cobre.. vá saber...

Agora é sério... vou parar de te dar ideia de jerico

• Haha 1
Postado

@.if ,

O cliente sou eu .... eu não quero ter de trocar o meu  rotor de 12V DC porque terei de gastar uns R$ 14.000,00 num outro desses de 26V AC !!!!

O trafo de 26 Vac por 6A consegue fornecer 8A com 20V Ac na saida, mas esquenta bastante. Teria de abaixar para uns 13 V no máximo com um step down, vai abaixar para 13V por pelo menos 10A porque o pico de corrente para o motor começar a andar é pesado e costuma desarmar fontes chaveadas fácil.... tentei usar de 10A e duas marcas diferentes não aguentaram. A de 20A aguentou tranquilamente....

Olha aqui o rotor com o controle :

image.png.511b28f47b2d0538f6408464f8aeb0ea.png

Tá  vendo o porque que quero manter meu rotor de 12V DC ?

Não tá nada fácil ser radioamador hoje em dia ....

2 horas atrás, .if disse:

Permita-me também o derradeiro comentário: levar 13V a 12A a 100m é de fato um desafio bacana. Além o da perda em calor, há um bom custo financeiro do cabo. Muito + agora com a crise de matéria prima, o cobre foi pras alturas

Eu uso um cabo importado próprio para isso, na época custou US$ 2,5 por metro. É um cabo tipo controle de 8 vias, cabos in dividuais internos bem grosso, mas eu só precisava de 30 metros ... Hoje cotei o mesmo cabo, só vende em rolo de 100 metros e custa US$ 500  'a vista !

Se eu trocar o rotor , terei de comprar mais desse cabo, mais prejuízo ainda .... 

Por isso minha insistência de se fazer algo simples para aproveitar um só transformador e manter o meu controle digital já desenvolvido , com uma alteração simples de alguns relés para comutar os pinos para as entradas corretas ....

Paulo

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Agora embolou tudo. Se quer manter o de 12 pra que precisa do 26ac ?

não quero ter de trocar o meu  rotor de 12V DC porque terei de gastar uns R$ 14.000,00 num outro desses de 26V AC !!!!

No caso a única coisa atípica que percebo é que ta passando muita corrente no cabo devido à baixa tensão. A dica ligeiramente óbvia pra este caso é leve tensão maior e abaixe chaveadamente no local. Ou melhor: leve a rede ac, coloque a fonte lá perto e os controles à parte ... eu (eu) cogitaria até mesmo algo wireless: pode ser mais barato que os fios.

De novo: visão limitada baseada nas semi limitadas informações passadas do seu (seu) problema a partir do conforto do meu frio lar😁

... se virar página caio fora ... 🙃

Postado

@.if ,

Acho que estamos tendo um pequeno problema de comunicação kkkk

Vamos de novo : eu tenho DOIS rotores, um de 12V DC e outro que é o meu principal, de 26 Vac .

Eu fiz o meu controle inteligente para o rotor de 26 Vac . E agora percebi que posso usar o mesmo projeto, mas com pequenas alterações, para que controle ao mesmo tempo tanto o rotor de 26 V ac, que está na minha torre principal com 3 antenas nela, como também o rotor de 12Vdc, que está em minha OUTRA torre com apenas 1 antena nele !

Existe uma comunicação tanto com o computador como com o rádio, a partir da qual o meu controle de rotor decide qual antena usar e para onde apontar a antena selecionada !

Não é possível usar DOIS controles inteligentes ao mesmo tempo, porisso que modifiquei o software ( e agora o hardware também ) para que um só controle possa acionar os dois rotores !

Usar um transformado grandinho é o que eu já tenho hoje; mas usar DOIS transformadores faz a coisa ficar muito grande para caber em uma caixa !

O meu projeto controla perfeitamente o meu rotor de 26Vac; com pequenas modificações ele também controla o rotor de 12Vdc.

O que eu quero é usar apenas 1 transformador para os dois rotores !

Conseguiu “captar” a minha mensagem, divina Mestra ?

Quanto à usar algo Wireless, eu já tentei …. Imagine o que acontece na comunicação quando transmito 100 Watts de potência em 28 MHz a menos de 2 metros do wireless … tudo se desconecta !

Paulo

• Membro VIP
Postado
23 horas atrás, .if disse:

sócio do Paulão

De onde tirou isso?!

23 horas atrás, .if disse:

prefere pagar pelo projeto, o que não agrega conhecimento ao fórum

O tópico está agregando apesar disso.

19 horas atrás, aphawk disse:

não pensei que traria problemas com o fato de eu me propor a pagar por uma solução

Ficou estranho. Mas depois passei a ver um tópico "normal".

18 horas atrás, .if disse:

não há problema em supor que geralmente solução paga não é exposta

É verdade...

Mas e em "inferir" que eu e @aphawk temos uma parceria comercial, não há problema? Pois esse é o literal da sua brincadeira. Entendi não.

@.if, digamos que alguém atenda à oferta do @aphawk. O que se conversa no fórum fica compartilhado. Ou seja, o tópico técnico está existindo independentemente da proposta comercial.

9 horas atrás, aphawk disse:

estamos tendo um pequeno problema de comunicação

O tópico está muito textual; requer mais esforço, interesse. E começou de traz pra frente, no aspecto técnico. Diagramas seriam bem-vindos! E a oferta deveria estar na Feira do Rolo, se ela ainda existe; e haver um cross-link. É o que eu acho.

• Membro VIP
Postado
44 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

em "inferir" que eu e @aphawk temos uma parceria comercial, não há problema?

também...

10 horas atrás, aphawk disse:

Acho que estamos tendo um pequeno problema de comunicação

pois o amigo desconhece meu estilo literário subliminar descontraído... Aquilo adveio do seu interesse no assunto naquele momento anterior ao reply do autor ... me pareceu mais interessado do que ele kk... mas enfim te compreendo/perdoo.. são suas buscas. 😉

O que eu quero é usar apenas 1 transformador para os dois rotores !

E pra isso pretende investir pesado em algo que poderia ser mais leve como p.ex. a simples comutação da alimentação? A não ser que tenha que acionar ambos ao mesmo tempo. De novo.. visão simplista da coisa pois não estou na sua pele e de fato ...

51 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Diagramas seriam bem-vindos!

Publique esquemas, fotos, videos e tal .. assim podemos nos conhecer melhor kk

Conseguiu “captar” a minha mensagem,

Não sei kk

Se virar a página, vire a página!! ( kk?! @alexandre.mbm 🤔😜 kk)

• Membro VIP
Postado
16 minutos atrás, .if disse:

esquemas, fotos, videos e tal 

"diagramas" [de blocos] - leia-se: figurinhas descrevendo o sistema; não necessariamente esquemáticos de simbologia elétrica

Postado

@alexandre.mbm@.if ,

Ainda não sei o que mais vcs querem de informação .....

Desde o inicio, pensei em uma fonte chaveada, que fornecesse as duas tensões que eu preciso : 13Vdc por 12A e 26Vac por 6A . Reparem que isso está no primeiro post deste tópico.....

Para mim o caminho mais lógico seria uma fonte chaveada comum para gerar o DC e a partir daí um tipo de inversor para gerar a tensão AC.

Isso é para usar em meus dois rotores de antena que eu possuo, embora tenha feito o meu controlador para o que usa os 26Vac, que foi muito mais difícil do que o outro que é bem simples de 12Vdc, mas consigo aproveitar a mesma placa nos dois rotores mediante o acréscimo de alguns relés.

Usar um transformador grande e pesado não é algo lógico nos dias de hoje, ainda mais quando vejo ( e uso ! ) fonte chaveada de 12Vdc por 30A usando pequenos núcleos de ferrite e com custo de menos de 50% do transformador !

O real desafio que eu propus neste tópico é gerar os 26Vac a partir dos 13Vdc .... não é algo fácil, tanto que me propus até a pagar por um projeto viável.

A solução com transformador usando primário de 110+110V e dois secundários separados de 13Vdc por 6A cada eu já tenho, mas continua sendo um transformador grande , tecnologia de 100 anos atrás ....

Mas  me digam, o que vcs querem de informação, é sobre o meu controlador digital que conversa com o rádio e o computador, ou é sobre a geração das duas tensões que eu preciso ?

Paulo

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

não sei o que mais vcs querem de informação

Não reclamei de falta; critiquei a forma. Muito texto. Como ninguém está contratado, kkk... dá mais preguiça de "ler" - verdadeiramente estudar, analisar, envolver-se.

Agora sem gozação. Estou tentando dar uma dica de como estimular os foristas. Se o tópico tivesse como "imagem de capa" um cenário com rádio, torre (motores) e fontes, seria show! Só estética mesmo, entende?! Isso incentiva doadores. A troca fica mais natural. O participante se sente mais num ambiente de aprendizado compartilhado.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Pois...

Para mim o caminho mais lógico seria

.. levar o 26ac até o final e lá converter para 13dc: ambos estarão disponíveis no local. E...

mediante o acréscimo de alguns relés

... (até ou chaves) fazer o controle apropriado.

Mas agora que disse que mencionas

gerar os 26Vac a partir dos 13Vdc

que já vem com a pré-resposta

uma fonte chaveada comum para gerar o DC e a partir daí um tipo de inversor para gerar a tensão AC.

.. penso ser mesmo uma alternativa: um step up a partir de seus parrudos 12V pra 26 e um mini inversor (algo como o que já publiquei há anos e continuo com preguiça de procurar). Lembrando que considerei sua tensão ac vai pra carga como motor ac, só motor ac e não mais que o curioso motor ac 26v que nunca vi na vida. Também vou desconsiderar o "mimimi da referência gnd por isso uma ponte não dá certo" e "ruídos do step up vão interferir no sistema" pois isso é problema seu kk.

E relembrando que a proposta é registrar ideias na nuvem pra uso futuro não necessariamente só seu mas pra quem tiver desafios semelhantes.

E finalmente se me permite rasgar o verbo: pra uso único e pessoal, penso que deves considerar o uso de um trafo mesmo. Lhe dá menos dor de cabeça, mais barato, mais minimalista.., etc, etc, etc. Mas não vá por mim não: vá pela adrenalina 😁

Sucessos meu amigo!

edit.. pra não correr o risco de virar página kk

18 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Não reclamei de falta; critiquei a forma. Muito texto. Como ninguém está contratado, kkk... dá mais preguiça de "ler" - verdadeiramente estudar, analisar, envolver-se.

E se virar página então.... aí ferveu kk... Mas como sempre, nossa ideia é sempre somar, caro leitor amigo!

• Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!