Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu preciso de um produto muito simples: De um botão que possa ser apertado, e faça barulho em outro lugar. Semelhante ao sistema de pedir garçom na mesa, ou solicitar o professor na academia smart fit. Como crio esse mecanismo? Quem eu procuro? É caro?

D47230AD-591F-413C-86FB-B001D9011966.png

6C02E4DD-19DB-4D3A-8FE6-3AB71C8969EA.jpeg

• Membro VIP
Postado

Por que não aproveita uma campainha sem fio?

Não pergunto para "questionar", e sim para entendermos sua necessidade.

O dispositivo não é exatamente um "componente" eletrônico, a exemplo de capacitores, resistores, etc.

Postado

@Fausto Baeta O local é muito distante?

Em casa uso uma campainha sem fio, similar a essa: Link

Funciona a mais de 30m, do portão da rua até na sala de casa.

Único problema é caso você queira usar mais de uma, pois pode gerar interferência.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Olá amigo. Não é muito simples se você quiser fazer algo "multicanal" (vários botões) wireless e muito longe. A dica que dou é procure por algo pronto. Publique o link pra gente ver pois suponho ser algo 'ligeiramente' mais elaborado do que as ideias bem intencionadas dos amigos acima...

Pra algo com fio tenho 1 ideia 100% original multicanal minimalista ao extremo que está em banho maria: um par de fios e em cada estação com botão um resistor diferente. Cada apertada dá uma tensão diferente na central e esta é a referência do local onde apertou. Fica a dica pra quem interessar possa.

• Curtir 1
Postado

@.if Li todas as ideias e agradeço a atenção de todos. Vou esclarecer mais um pouco: A área é grande, pode ser que ocupe até uma quadra! E o aviso sonoro para uma sala pequena, que informe quem apertou. Tem mais um detalhe: Preciso necessariamente que esse botão brilhe no escuro.

Postado

@Fausto Baeta Como a área é grande, creio que precisará de algum dispositivo GSM, passar fios por toda essa extensão vai encarecer muito. Suspeito falar que você queira fazer uma espécie de botão de pânico? 

Encontrei algo que possa te ajudar na parte mais crítica: Link

Leia a descrição do produto, único porém é exigência de internet no local que irá ser instalado.

• Membro VIP
Postado
34 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

variante dos fios iriam lhe enlouquecer!

Amigo ... é apenas 1 par de fios. Ainda vou + longe: o mesmo par forneceria a alimentação... ah tá.. neste caso incorporei uma projeto meu (meu) que cada ponto tem um sensor de presença

obs: tô sem lápis e papel.

33 minutos atrás, Fausto Baeta disse:

A área é grande, pode ser que ocupe até uma quadra!

Neste caso uma solução wireless deve ser considerada. Pra quem for te ajudar, existe a tal Lora

https://blogmasterwalkershop.com.br/embarcados/esp32/conhecendo-a-placa-wifi-lora-esp32-433mhz-868mhz-915mhz

que pelo que ouço dá uma boa distância

Pelo que percebe o título do tópico já não está mais coerente com seu problema, né? 😁 .. a não ser esta parte:

33 minutos atrás, Fausto Baeta disse:

que esse botão brilhe no escuro.

550px-nowatermark-Make-a-Light-out-of-Ba

https://pt.wikihow.com/Fazer-uma-Lâmpada-Funcionar-com-uma-Pilha

🤪

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado
2 horas atrás, gustavoomt disse:

Como a área é grande, creio que precisará de algum dispositivo GSM

Poderia ser outra radiofrequência, também. Atenas e amplificadores existem; redes mesh...

2 horas atrás, .if disse:

Pra quem for te ajudar, existe a tal Lora

LoRA.

(concorrente: SigFox)

2 horas atrás, .if disse:

pelo que ouço dá uma boa distância

Já ouvi falar de transmissões com 6 Km, ou foi 3,5 Km, em campo aberto.

Postado

Se você topa montar seu próprio aparelho, caro @Fausto Baeta, e se serve apenas 1 unidade de transmissão e 1 de recepção, uma vez fiz uns experimentos com um kit de rádio transmissão e funcionou direitinho.

O kit é composto de 4 elementos: 1 codificador (HT12E), 1 transmissor (módulo TX), 1 decodificador (HT12D) e 1 receptor (módulo RX).

Mas se por um lado um kit é para apenas uma unidade de transmissão e 1 de recepção, por outro nessa única unidade de transmissão pode ter 4 botões diferentes. E na unidade de recepção você pode acionar até 4 diferentes dispositivos. Por exemplo: se você apertar o botão 1 na unidade de transmissão, na recepção você acende uma luz; se apertar o botão 2, apaga essa luz... e assim por diante.

Consegui acionar sem nenhum problema um conjunto de leds (o botão 1 acendia o led vermelho, o 2, azul, o 3, amarelo e o 4 verde) a uns 120 metros.

São circuito simples, fáceis de montar inclusive com placas já perfuradas.

Tem várias dicas com vídeo, inclusive sobre a tensão que deve ser usada aqui. Nesse exemplo, a comunicação foi bem até 180m...

(A tensão é um "pulo do gato", rs...)

P.S.: Botão brilhante no escuro é a parte mais fácil.

• Amei 1
Postado
13 horas atrás, Fausto Baeta disse:

Eu preciso de um produto muito simples: De um botão que possa ser apertado, e faça barulho em outro lugar. Semelhante ao sistema de pedir garçom na mesa, ou solicitar o professor na academia smart fit. Como crio esse mecanismo? Quem eu procuro? É caro?

Mesmo a quem saiba montar esse tipo de equipamento do zero, nos dias de hoje não vale a pena. A não ser que seja por puro hobby mesmo. 

Eu mesmo se precisasse de tal aparelho compraria o seguinte... 

Esse é o receptor:

images?q=tbn:ANd9GcSmL6CS-wYFLfPZ0rKc51y

Tem de vários tipos e modelos, este é para um canal e se ele não for suficiente você pode colocar outros espalhados pelo local e ligar um ao outro através de cabos. Uma plaquinha dessas custa no máximo 30 reais. 

Quanto ao transmissor tem de vários tipos, e obviamente ele deve ser compatível com o seu receptor (de mesma codificação e frequência). 

Será difícil encontrar um que brilhe no escuro, mas isso fica a seu cargo, pois pode adaptá-lo em uma caixinha personalizada e colocar alguns leds. 

• Curtir 1
Postado

@rmlazzari58 ,

Claro, com antenas especiais que não são baratas, e condições ideais entre as antenas  :

https://www.wifi-shop24.com/rak-wireless-868mhz-lora-omni-fiberglass-antenna-outdoor-8dbi

Eu tive algumas experiências com esse tipo de sistemas de baixa potência, não existe milagre sem excelentes antenas.... e claro, em locais com ruídos bem baixos, e onde se tenha uma linha de visão entre as antenas, sem obstáculos grandes.

Na vida real, não conseguimos usar esses sistemas com distâncias acima de 200 metros, a não ser em locais com pouco ruído elétrico. Aqui em São Paulo, eu e um colega que mora a menos de 600 metros em linha reta tentamos fazer um link de baixa velocidade, e não conseguimos de nenhuma maneira que tentamos, mesmo com um par de excelentes antenas que consegui com um cliente meu. E olhe que eu tentei colocando o meu transmissor no alto de minha torre de rádio amador... mesmo assim não tinha uma linha de visão, existiam várias construções como casas e um prédio entre nós.

Paulo

• Curtir 2
Postado
14 horas atrás, aphawk disse:

existiam várias construções como casas e um prédio entre nós.

Uma vez um conhecido disse que se onda de rádio fosse visível, hoje em dia não chegaria na Terra nenhum raio de Sol. E isso antes de ter bluetooth, wireless, wi-fi...

Não sei se tem a ver, mas fiquei impressionado com essa conjectura...

Postado

@rmlazzari58 ,

Pior que eu concordo parcialmente com esse seu conhecido !

A energia solar contém uma altíssima energia por metro quadrado, embora nem toda ela seja na luz visível.

Se a radiofrequência também fosse no espectro de luz visive, a energia por metro iria ofuscar em alguns locais a luz solar, principalmente perto das antenas de transmissão.

Paulo  

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!