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Queimei a escala 200 mA do meu multímetro, como consertar?


Ir à solução Resolvido por Renato.88,

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Olá senhores,

Acabei acidentalmente queimando a escala 200ma do meu multímetro RONTEC TRDT830B, tive ele por anos, nunca me deixou na mão, porém ao testar a corrente de curto de uma fonte F.A.S.T. ao ligar o capacitor controlador de corrente sem o resistor (usado para absorver o pico de corrente), a corrente de curto não queimou a ponte retificadora de IN4004, por isso não esperava que fosse queimar o multímetro, então testei com a escala de 10A, o teste funcionou sem problemas, porém não havia precisão suficiente, usei a escala 200ma, pois a corrente prevista era de 40ma no máximo (não imaginava que o pico inrush seria tão alto) inicialmente funcionou mediu a primeira vez que liguei, quando fui ligar de novo, ouvi um barulho de um pequeno arco eletrico dentro do multímetro, liguei de novo, não ocorreu, desliguei e religuei, o arco eletrico voltou a ocorrer e queimou a escala, já fiz a inspeção visual, os resistores SMD parecem intactos e agora já não sei mais o que fazer, não sei exatamente quais resistores ou outros componentes são responsáveis por esta escala para tentar a troca, e caso o problema tenha sido no CI encapsulado, aí nem adianta fazer mais nada.

Se alguém conhece o equipamento e puder ajudar eu agradeço.

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Já havia tentado trocar esse diodo 1N4007 aí, pois estava aberto, porém isso não resolveu o problema.

Observando bem o encapsulamento, parece haver um pequeno dano (furo) na parte superior, porém sei que se o dano for mesmo aí (causado pelo pico de corrente), já não há mais o que fazer, por isso preciso testar as outras possibilidades que podem manifestar o problema.

A função micro amperímetro, além de não marcar, não conduz mais corrente nas pontas de prova.

Seguem as fotos.

IMG_20220609_193135752.jpg

IMG_20220609_193235883_HDR.jpg

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1 hora atrás, Danrley_Silva disse:

A função micro amperímetro, além de não marcar, não conduz mais corrente nas pontas de prova.

Se não criou um mau contato na chave, o defeito está naquele fusível ou nos resistores e trilhas em volta dele. 

1 hora atrás, Danrley_Silva disse:

Já havia tentado trocar esse diodo 1N4007 aí, pois estava aberto, porém isso não resolveu o problema.

Esse diodo é o que retifica a tensão medida na escala de tensão alternada. 

 

@Danrley_Silva e as escalas de tensão e resistência, funcionam corretamente? 

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@Renato.88 Sim, essas escalas funcionam, tenho um trafo 9/12/21V e uma fonte ATX, e a escala de resistência mediu a resistência do cabo do meu alicate amperímetro, o problema reside apenas nas escalas 20ma e 200 ma (a escala 20ma parece pertencer ao mesmo segmento da escala 200ma).

 

Estou estranhando esse capacitor SMD próximo ao CI, ele está quase branco diferente dos outros que tem coloração amarelada, isso talvez pudesse interferir na leitura descontrolada nessa escala de 20/200ma, assim que coloco o dedo na ponta de prova, é como se tivesse uma corrente de 40, 50, 170 ma e até mesmo estourar o limite da escala. Porém há algum rompimento de contato, pois nenhuma corrente passa ao tentar usar a escala 20 ou 200ma, os resistores SMD parecem visualmente intactos. É possível que rompam e ainda assim mantenham uma aparência intacta? Toda vez que vi um desses rompido (em reatores de lâmpada compacta por exemplo), estourou a numeração.

Estou sem outro multímetro no momento para testar cada um desses resistores (tenho apenas o alicate amperímetro sem as escalas adequadas só tem 200 Ohms ou 20K), e não possuo capacímetro.

Trilhas checadas com o alicate amperímetro, estão Ok, contatos da chave foram limpos da sujeira e oxidação, o fusível está OK, só me resta tentar trocar esses resistores então, caso não tenha jeito só pode ter ferrado na parte encapsulada mesmo.

 

Segue teste de resistores:

 

R19 - R990 - Aberto, deveria dar 0.99 Ohms

R18 - 9R90 - entre 9 e 10 Ohms - OK

R11 - 1000 - Próx. 100 Ohms - OK

R12 - 0006 - Dando 0.87K (escala 20K, para escala 200 Ohms é como se fosse aberto)

 

Vou tentar fazer a troca dos resistores com anomalias e ver se dá certo.

Alguma ideia do valor do capacitor que desconfio haver estourado também próx. ao CI?

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Segundo essa calculadora:

https://kiloohm.info/smd4-resistor/8006

 

O código do R12 não pode começar com 0 ou 00 ou 000, então o que não for 0 é 8, então pode ser:

8006 - 8806 - 8086 - 8886

 

Neste caso é um resistor entre 800 a 888 MOhms

 

Neste caso, como não tenho como medir com o meu amperímetro, melhor trocar para garantir então 

 

Só se o resistor for na verdade R886 para a medida 0.87K estar correta.

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  • Solução
1 hora atrás, Danrley_Silva disse:

R19 - R990 - Aberto, deveria dar 0.99 Ohms

Já achou o defeito! É 0R99 Ohms mesmo, tenho deles em tamanho grande retirado de uns multímetros antigos que eu desmanchei. 

A medida é estranha mesmo, o objetivo é somar 1R. Ele está em série com o outro shunt ali do lado, o que comanda a escala de 10A. Sim, tô falando do "fio grosso" ele tem resistência de 0,01R.

 

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Pra usar a escala de corrente só mesmo pra quem está em duas etapas da vida profissional: a muito amadora e a muito experiente. Na 1ª a pessoa está aprendendo, quer testar, não conhece alternativas e etc. A última a pessoa jamais vai queimar o aparelho devido ao conhecimento adquirido. Você está agora na do meio... a dica que dou é nunca use tal escala pra medir corrente. Use um simples resistor de valor baixo conhecido (shunt), meça a tensão nele e faça uso da lei de ohm

 

7 horas atrás, Renato.88 disse:

Já achou o defeito!

👆

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Já consertei, porém antes de fechar o tópico, gostaria de saber qual é o máximo de potência em Watts esse resistor pode aguentar na placa, já que a trilha da placa deve servir como um dissipador de calor.

Não consegui achar SMD no comércio local, então liguei 3x 0.33R em série, segue foto:

 

 

IMG_20220610_131734964.jpg

A mão da gambiarra chega a tremer 🤣🤘

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12 minutos atrás, Danrley_Silva disse:

Então só seria seguro usar essa escala em uma tensão de até 50V?

 

O mais seguro é não usar essa escala, como já foi dito o resistor shunt por fora é a melhor opção. Evita queimar o multímetro a toa. 

 

Mas se quiser usar, é melhor você saber a corrente antes. Use a de 10A primeiro. 

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É aí que tá, tenho o equipamento a anos e nunca testei ele em uma fonte F.A.S.T, havia apenas o capacitor sem o resistor para controlar o surto de corrente ao carregar o capacitor descarregado, como não queimou nenhum diodo IN4004 da ponte, e a corrente na escala de 10A estava em torno de 40ma, achei que não teria um surto maior que 200ma (capacitor 820nf em 127V) e por isso queimei a escala, pela placa é possível ver que a fabricação é de 2010.

Obrigado pela ajuda, o fato é que se queimou a escala do multímetro, também iria queimar os LEDs que pretendo ligar com este circuito, já sei que vou precisar de um resistor de 10K / 5W para cortar o surto e estabilizar pois pelo teste que fiz com outro 10K 1W a corrente estabilizou em pouco menos que 25ma, na verdade a tensão sobre o LED ficou em 3,11 (branco), porém esse resistor não encontrei no comércio local.

Segundo esse teste, a potência sobre o resistor é apenas o valor da queda de tensão, tanto que simulei a tensão máxima da escala DC 1000V e parece não queimar o resistor, pois dá algo próximo a 40mw mesmo

 

0.198V × 0.2A = 0.0396W em 1000V

 

Obrigado pela ajuda! 👍🏻

 

 

 

 

Screenshot_20220611-022134.png

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  • Moderador

@Danrley_Silva Boa tarde, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!
Esses multímetros "amarelinhos" são extremamente baratos, ao meu ver não vale a pena repará-los. É um modelo de "etiqueta branca", ou seja: as marcas compram de uma fábrica na China e remarcam com seus nomes. Esse exato mesmo tipo de multímetro pode ser encontrado em lojas por 15 reais ou até menos...
Caso queime esse multímetro novamente (que pode acontecer, pois esses multímetros queimam muito facilmente), recomendo investir um pouco mais e comprar um multímetro de marcas boas como Minipa por exemplo, que te fornecerá proteções contra queima, e caso queime terá mais chances de encontrar o esquema elétrico. (Recomendo até pesquisar se há esquema elétrico para o modelo que pretender comprar, antes de comprá-lo.)

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16 horas atrás, Ferox Graxaim disse:

Esse exato mesmo tipo de multímetro pode ser encontrado em lojas por 15 reais ou até menos

 

Já se foram esses dias! A maioria das lojas físicas que conheço está praticando no mínimo três vezes esse valor.

 

16 horas atrás, Ferox Graxaim disse:

recomendo investir um pouco mais e comprar um multímetro de marcas boas [tais] como Minipa, por exemplo, que te fornecerão proteções contra queima

 

Até então eu presumia que esse diferencial específico não existia. Sempre ouvi falar da queima quando do uso incorreto da escala de corrente.

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3 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Sempre ouvi falar da queima quando do uso incorreto da escala

Ouça + uma história da vida real... queimei um minipa por uso incorreto da escala de tensão...

era uma vez uma picana.. 57742437171e0d4f09.jpg..cujo choque nem fazia cosquinha no boi. num devaneio momentâneo, tentei medir a alta tensão de saída com ele e de fato aparentava fraqueza... até aí tudo bem. Deduzi inteligentemente e acertadamente que a bateria da picana estava descarregada. Medi pra ver com o minipa e tádáaa... achei o defeito. Mal sabia ele que era seu derradeiro trabalho. Troquei a bateria e em outro momento de cegueira fui medir a a.t.  ... só escutei um trrrrrrrr... já era o multímetro.

Moral da história : a qualidade do medidor é tão importante quando a do medidor. 🤔😜

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Mas é assim sim amigo. Penso que o amigo @Ferox Graxaim concorda com você. Mas marca renomada pode ser (pode ser) que: implemente proteções adicionais, usam componentes de qualidade melhor, seu sistema de gestão da qualidade é de fato eficaz e etc.

No entanto a coisa não deponde de você, é transcendental, do destino, carma ou seja lá o que for e de novo baseada na lei de murphy. Quando algo tem que dar errado, vai dar mesmo independente daquilo que você fizer pra prevenir. 😁

 

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1 hora atrás, .if disse:

Ouça + uma história da vida real... queimei um minipa por uso incorreto da escala de tensão...

era uma vez uma picana.

Troquei a bateria e em outro momento de cegueira fui medir a a.t.  ... só escutei um trrrrrrrr... já era o multímetro.

Moral da história : a qualidade do medidor é tão importante quando a do medidor. 🤔😜

Queimei meu multímetro por não prever o surto de corrente, porém ao menos nunca tentei medir a saída de alta tensão de uma raquete elétrica ou forno de microondas 🤣🤣🤣, ele tem um limite de tensão que se for ultrapassado e não houver proteção, vai queimar mesmo, uma vez que não existe material isolante, dependendo da tensão, a proteção se houver, irá falhar, a isolação depende do nível da tensão, se for alta o suficiente, nem a camada de ar entre céu e terra segura a descarga proveniente do potencial acumulado de cerca de 40 GV (calculado com base na rigidez dielétrica do ar).

Então suponho que exista um limite de sobretensão sob o qual acima dele a proteção não será eficaz, ainda assim é melhor que nenhuma, pois irá proteger se a tensão for menor que o limite desta.

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35 minutos atrás, Danrley_Silva disse:

um limite de sobretensão sob o qual acima dele a proteção não será eficaz

Um varistor, centelhador (ou para raio) e afins protegeria 1 pouco +. No caso como o multímetro não tem nada disso, não deve ter sido viável sua implementação. Mas semelhantemente ao não uso da escala de corrente mas sim a de tensão num shunt, a colocação de um varistor ou similar na entrada pode dar sobrevida ao seu precioso (caso você seja um sem noção como eu kk)

40GV? aff .. a 3kv/mm qual o tamanho do relâmpago?! No entanto penso que próximo da ionosfera, vapores, poluição, gotículas de água e afins tornam a resistividade menor . de nuvem pra nuvem claro.

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@.if

Considerei a distância de troposfera/solo ao nível do mar estimada em cerca de 15 KM, porém sei que a resistividade do ar diminui de acordo com o aumento da umidade e temperatura do ar, porém como não possuo ferramentas para esse tipo de teste com alta tensão (Isolamento dielétrico do ar), calculei o isolamento dielétrico atmosfera/solo baseado no valor padrão 3KV/mm com escala de conversão.

Não sei em quanto exatamente a condutividade aumenta de acordo com os fatores poluição, temperatura e umidade.

 

O que importa é que dependendo da força (corrente) de um surto de tensão, a proteção pode não ser suficiente (explosão de varistor e talvez ele abrir, se ele abrir ao invés de manter um curto, o surto passa e queima o equipamento).

Mas é isso, é bem melhor ter a proteção, que não ter, porém infelizmente ela não é 100% segura.

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  • Membro VIP
50 minutos atrás, Danrley_Silva disse:

não possuo ferramentas para esse tipo de teste com alta tensão (Isolamento dielétrico do ar), calculei o isolamento dielétrico atmosfera/solo baseado no valor padrão 3KV/mm

Possui sim meu amigo e a usou bem 😁 . Suponho também que é a mesma que cientistas usam pois tais medições diretas são obviamente impossíveis. Os fatores por mim adicionados foram pura especulação só pra exercitar sua ferramenta😜

 

Agora há pouco vi uma tv que simplesmente explodiu um varistor. Como não houve relato de intempéries, suponho que foi a vida útil dele mesmo. "Consertei" pro cara apenas removendo o varistor ...Vou pensar se coloco outro no lugar 😉

57 minutos atrás, Danrley_Silva disse:

(explosão de varistor e talvez ele abrir, se ele abrir ao invés de manter um curto, o surto passa e queima o equipamento).

 

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Achei o esquema, isso vai ajudar leitores que não conhecem o esquema eletrônico a consertar defeitos relacionados ao multímetro.

multimetro_dt830b.JPG

5 horas atrás, .if disse:

Agora há pouco vi uma tv que simplesmente explodiu um varistor. Como não houve relato de intempéries, suponho que foi a vida útil dele mesmo. "Consertei" pro cara apenas removendo o varistor ...Vou pensar se coloco outro no lugar 

Esse varistor explodiu porque ao longo dos anos foi recebendo pequenas descargas que foram o desgastando, como resultado ele entrou em curto, essas pequenas descargas são causadas por partida de motores, indutores, ao acionar uma carga desse tipo, gera um pequeno surto de tensão, são transientes que caso não haja proteção no equipamento eletrônico, ele vai sendo danificado, até que um dia pifa de forma mais séria que um varistor estourado, já consegui consertar duas fontes que foram acidentalmente ligadas em 220v com a chave em 115V por conta de uma perda de neutro no escritório do cliente.

O que salvou as fontes de danos sérios, foram os varistores.

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