Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Esse sensor serve para realizar "automação" em circuitos de iluminação e outros que precisem ser ativados quando à falta de luz solar, e além de tudo é possível regular a sensibilidade do sensor. Os arquivos gerber estão disponíveis para download, e os para simulação no Proteus também.

Aviso! Esse projeto é um protótipo e nunca foi testado fisicamente, então pode haver falhas.

Image 2.jpg

Image 1.jpg

Schematic.rar Simulation.rar Archiver Gerber.rar

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Primeiramente concordamos que a intenção foi boa, ok?

Caso queira incentivar a alguém montar seu circuito, que tal se se autodesafiasse a projetar um layout pcb face simples? O circuito é simples d+ pra dupla face que reduz a motivação pra produzi-lo.

Existe + de 1 tipo de circuito de sensor crepuscular .

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
1 minuto atrás, .if disse:

Caso queira incentivar a alguém montar seu circuito, que tal se se autodesafiasse a projetar um layout pcb face simples? O circuito é simples d+ pra dupla face que reduz a motivação pra produzi-lo.

Por conta da escola de componentes smd, por deixar a placa mais compacta reduzindo o tamanho das trilhas, e ficando com um aspecto mais profissional.

5 minutos atrás, .if disse:

Mas é possível simplificar ainda mais, possivelmente eu vou desenvolver um mais simples, pode deixar.

9 minutos atrás, .if disse:

Como os meus projetos são produzidos por empresas profissionais eu não opto por fazê-los de forma mais simples, mas eu vou pensar em uma forma de deixar bem mais fácil.

• Membro VIP
Postado

Nada pessoal, claro mas permita-me trazer pontos de vista profissional e real pro teu tópico... e de quebra te dar uma consultoria gratuita 1/2 boca 🤪

Sou profissional do ramo há... tempo um pouco + que suficiente... 🙃. Atuo em várias frentes do ramo eletro eletrônico sendo uma delas a do custo do produto. Assim sendo apesar da aparência profissional da sua placa, ela é não é viável economicamente falando. Uma placa fr4 custa bem mais que uma fenólica. você pode até convencer algum tubarão a investir mais desde que ele não tenha muita noção e claro, recursos a investir. Caso contrário na atual conjuntura limita um pouco a chance de sucesso.

Como relação ao smd, sim, teu caminho é certo: ele tende a deixar o (custo do) produto mais barato mas apenas quando há produção em larga escala. ... o que lhe desejo de coração 😉

• Curtir 2
  • Amei 2
Postado
19 horas atrás, .if disse:

Nada pessoal, claro mas permita-me trazer pontos de vista profissional e real pro teu tópico... e de quebra te dar uma consultoria gratuita 1/2 boca 🤪

Sou profissional do ramo há... tempo um pouco + que suficiente... 🙃. Atuo em várias frentes do ramo eletro eletrônico sendo uma delas a do custo do produto. Assim sendo apesar da aparência profissional da sua placa, ela é não é viável economicamente falando. Uma placa fr4 custa bem mais que uma fenólica. você pode até convencer algum tubarão a investir mais desde que ele não tenha muita noção e claro, recursos a investir. Caso contrário na atual conjuntura limita um pouco a chance de sucesso.

Como relação ao smd, sim, teu caminho é certo: ele tende a deixar o (custo do) produto mais barato mas apenas quando há produção em larga escala. ... o que lhe desejo de coração 😉

Toda crítica construtiva é bem vinda, muito obrigado pelas dicas.

• Curtir 2
Postado

Boa tarde. Já tinha dado uma olhada no tópico e ontem a noite deu vontade de “descruzar” as trilhas usando o Corel. Assim respeitando boa parte do desenho das trilhas e a disposição de componentes original dá pra montar com “dupla face” e, fundindo as trilhas com face simples. Não está pronto ainda, salvei no estado que estava quando precisei parar. Tem algumas trilhas finas e interrompidas e uma meio esquisita no conector e preciso dar uma conferida melhor se não tem nenhum erro. Eu troquei as cores vermelho e azul porque achei estranho ter uma trilha ligando os pinos 1 e 3 do trimpot RV1 e assim ela fica mais visível. Unir o cursor com uma das extremidades é comum mas significaria que esse modelo de trimpot tem os pinos numa ordem não usual.foto.jpg.f51d4028137e84b3e2a555237200c277.jpg

Outra coisa, achei o resistor de base do transistor um pouco baixo, 100R. E não entendi direito a função do eletrolítico de 1000 uF, parece ter a função de ”atrasar” a comutação ou tornar a atuação do circuito lenta. Enfim, com um resistor maior acredito que o valor do eletrolítico possa ser diminuído. Talvez com R1 =  1K o eletrolítico possa cair pra 100uF, como a  @.if  mencionou, diminui custos. Pode ser colocado um resistor adicional também entre o eletrolitico e a base do transistor, se realmente C1 for alguma temporização vai alterar as características.1219105159_foto2.thumb.jpg.f57a9b363e403bb9467e63561afbf155.jpg

• Curtir 1
  • Amei 2
Postado
2 horas atrás, Andreas Karl disse:

Boa tarde. Já tinha dado uma olhada no tópico e ontem a noite deu vontade de “descruzar” as trilhas usando o Corel. Assim respeitando boa parte do desenho das trilhas e a disposição de componentes original dá pra montar com “dupla face” e, fundindo as trilhas com face simples. Não está pronto ainda, salvei no estado que estava quando precisei parar. Tem algumas trilhas finas e interrompidas e uma meio esquisita no conector e preciso dar uma conferida melhor se não tem nenhum erro. Eu troquei as cores vermelho e azul porque achei estranho ter uma trilha ligando os pinos 1 e 3 do trimpot RV1 e assim ela fica mais visível. Unir o cursor com uma das extremidades é comum mas significaria que esse modelo de trimpot tem os pinos numa ordem não usual.foto.jpg.f51d4028137e84b3e2a555237200c277.jpg

Outra coisa, achei o resistor de base do transistor um pouco baixo, 100R. E não entendi direito a função do eletrolítico de 1000 uF, parece ter a função de ”atrasar” a comutação ou tornar a atuação do circuito lenta. Enfim, com um resistor maior acredito que o valor do eletrolítico possa ser diminuído. Talvez com R1 =  1K o eletrolítico possa cair pra 100uF, como a  @.if  mencionou, diminui custos. Pode ser colocado um resistor adicional também entre o eletrolitico e a base do transistor, se realmente C1 for alguma temporização vai alterar as características.1219105159_foto2.thumb.jpg.f57a9b363e403bb9467e63561afbf155.jpg

Ótimo trabalho, fique a vontade para fazer suas modificações! Você pode tentar remover o top cooper e com isso remover os componentes em SMD, ou fazer em face simples utilizando apenas o top cooper.

• Curtir 1
Postado

Que bom que gostou. Eu, você, @.if  e eventuais outros membros precisamos ver as questões das trilhas no trimpot e função/valor do capacitor e valor do resistor de base. Acredito que adicionar um resistor entre o + do capacitor e a base do transistor vai permitir que o capacitor trabalhe melhor sem estar sujeito diretamente às limitações da tensão e dreno de corrente do diodo formado pela junção base emissor.

• Curtir 1
Postado
Em 04/07/2022 às 16:40, Entusiasta da Elétrica disse:

Você pode tentar remover o top cooper e com isso remover os componentes em SMD, ou fazer em face simples utilizando apenas o top cooper.

Não sei se é o caso mas já vi umas placas com cobre em apenas um dos lados mas com componentes soldados dos dois lados: de um lado, os chamados "através de furos" (through hole), e do outro, os SMD.

Talvez encareça a produção em série mas para fazer em casa dá bem certo.

• Obrigado 1
Postado
28 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Não sei se é o caso mas já vi umas placas com cobre em apenas um dos lados mas com componentes soldados dos dois lados: de um lado, os chamados "através de furos" (through hole), e do outro, os SMD.

É um sistema bem interessante, mas o projeto original já possui esse sistema, pois, o mesmo facilita e dispensa a utilização de jumps deixando a pcb mais compacta e dentre outras coisas.

34 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Iria deixar ainda mais complicado para quem fosse reproduzi-lo em casa, os meus planos quando fiz esse designer de pcb era mandar o projeto pra ser feito na China, e era poucas unidades.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!