Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Erro 0xc00000e. SSD poderá estar danificado?


Ir à solução Resolvido por Rio McCloud,

Posts recomendados

Colegas, eu tenho uma CPU bem antiga (Pentium D 3,2 GHz / 1.5 GB de ram) em que rodava o Windows 7 num SSD de 128 GB. O desempenho para as tarefas básicas do cotidiano me atendia, mas resolvi comprar uma segunda CPU usada um pouco menos antiga (Core Duo E7500 / 4 GB de ram) que tem o Windows 10 instalado num HD de 320 GB. Essa segunda CPU sempre inicia com o modo de reparação automática e, após isso, o uso é praticamente impossível de tanta lentidão. Na condição de leiga, imaginei que o Windows 10 estava muito pesado para essas configurações e decidi então colocar aquele SSD com o Windows 7 da primeira CPU nesta segunda CPU, e aí surgiu o problema. Com este SSD na segunda CPU, apareceu o Erro 0xc00000e, e não consigo acessar nem as configurações de inicialização apertando F8. Pensei que eu tivesse cometido algum equívoco quanto as conexões dos cabos, então voltei o SSD para a primeira CPU e para minha surpresa, esse erro persistiu também nela, sendo que antes, reforço, funcionava normalmente. Minha pergunta: o mais provável é que este SSD esteja danificado? Não posso gastar com assistência técnica no momento, por isso peço vossa colaboração para tentar solucionar por conta própria, desde que seja métodos relativamente simples, pois sou leiga.

 

AA1EF884-E249-40B6-9C81-31A8CC002009.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Frida Madureira Boa tarde! Isso tem cara de ser problema na instalação mesmo. Provavelmente o Windows 10 criou partições em ambos os discos e, ao mexer na ordem de inicialização deles ou ao remover um dos discos, ele não consegue inicializar. Uma instalação limpa do sistema operacional, com apenas o SSD conectado a máquina, deve resolver.

 

Windows 10 é um sistema muito pesado para essa máquina e o Windows 7 foi descontinuado em 2020. Isso significa que este último não recebe mais atualizações e está propenso a problemas de segurança e falta de suporte a programas modernos. O ideal seria instalar uma distribuição Linux leve nesse computador (como o Linux Mint Xfce ou o Zorin OS Lite), que são leves, atualizados e deverão estender a vida dessa máquina para tarefas do cotidiano (acessar a internet, checar e-mails, editar documentos e afins).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rio McCloud Boa tarde, e, antes de tudo, obrigada pela cooperação. E o que você acha do Windows 8.1 para essa segunda CPU? É muito pesado também? Pergunto-lhe porque certa vez tentei utilizar o Linux Mint e confesso que tive uma certa dificuldade até mesmo para instalar programas, então ainda tenho um pé atrás com relação a ele. 
 

Ah, e outra pergunta: independentemente de qual o sistema operacional escolhido, essa instalação limpa pode ser feita por meio de um pendrive bootável? Se sim, qual ferramenta você me indica para tal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O principal erro é que o Windows 7 não funciona apenas trocando o HD (SSD) de um computador para o outro. Precisa ser reinstalado ou, como o SSD no computador original, executar como administrador:

C:\Windows\System32\Sysprep\sysprep

Escolha apenas a opção Desligar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 minutos atrás, Frida Madureira disse:

E o que você acha do Windows 8.1 para essa segunda CPU? É muito pesado também?

 

@Frida Madureira Windows 8.1 tem performance similar (senão melhor) que o Windows 7, mas atente-se a data de fim de suporte: ele será descontinuado em janeiro de 2023.

 

5 minutos atrás, Frida Madureira disse:

Pergunto-lhe porque certa vez tentei utilizar o Linux Mint e confesso que tive uma certa dificuldade até mesmo para instalar programas, então ainda tenho um pé atrás com relação a ele. 

 

Os programas podem ser instalados pela loja (Gerenciador de Aplicativos). Alguns aplicativos proprietários (como Photoshop, Premiere, VEGAS Pro e AutoCAD) não possuem versão para Linux, mas considerando que seu uso neste computador é básico (visto que ele nem aguenta rodar programas mais pesados) e você vá usar apenas aplicativos como um navegador de internet, suíte de escritório e cliente de e-mail, tudo estará na loja de aplicativos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Catelan Como faço para executar como administrador na CPU em que o SSD estava inicialmente? E depois disso, o SSD estará pronto para a segunda CPU? Poderia me dizer mais detalhadamente como fazer, por gentileza? Pois, ao ligar, ele já vai para aquela tela azul do erro da publicação inicial...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltanto o SSD para a CPU anterior, se funcionar, abra um cmd como Administrador. Execute o comando como escrevi. Ao desligar o computador (NÃO MUDE A OUTRA OPÇÃO) mude o SSD de CPU. Ao iniciar ele vai entrar nas configurações iniciais do Windows e você precisará criar um usuário qu enão existe ainda, depois poderá excluir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rio McCloud Quanto ao fim do suporte do Windows 8.1 estar bem próximo, não teria problema pra mim, pois eu solucionaria a questão no momento atual enquanto ganho tempo até ver se consigo adquirir uma CPU nova ainda este ano. Aí, mais pra frente, se for o caso, penso com carinho no Linux. A instalação limpa que você mencionou pode ser por meio de pendrive bootável?

@Catelan O problema é que o SSD não funcionou de volta na CPU inicial...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
35 minutos atrás, Frida Madureira disse:

Quanto ao fim do suporte do Windows 8.1 estar bem próximo, não teria problema pra mim, pois eu solucionaria a questão no momento atual enquanto ganho tempo até ver se consigo adquirir uma CPU nova ainda este ano. Aí, mais pra frente, se for o caso, penso com carinho no Linux. A instalação limpa que você mencionou pode ser por meio de pendrive bootável?

 

Comprar um processador novo não vai fazer ele rodar Windows 10 bem. A plataforma é muito antiga e você tem pouquíssima memória.

 

Sobre o pendrive, sim, pode. Use o Rufus.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rio McCloud irei providenciar um pendrive bootável (a decidir ainda entre Windows 8.1 ou Linux Mint) e proceder com a instalação. Mais uma vez, muito obrigado por dedicar um pouco do seu tempo para me auxiliar.

@Catelan vou proceder desta forma, então. Muito obrigada por dedicar um pouco do seu tempo para me auxiliar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rio McCloud @Catelan Um de vocês, se puder, por gentileza, apenas me orientar sobre o procedimento... Baixei o Windows 8.1 e usei o Rufus para criar um pendrive bootável. Vou colocar o SSD na CPU, o pendrive na porta e ligar o computador apertando a tecla de boot, selecionando o pendrive como método primário de inicialização. Após isso, basta seguir o passo a passo com a instalação do sistema diretamente no SSD por meio do pendrive que foi inicializado? É isso mesmo? Ou há algo diferente a ser feito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Frida Madureira O Windows 8.1 já instala sem chave, e você vai ter que procurar a chave de licença para ativar.

 

E eu não recomendo o Windows 8.1 hoje em dia, porque é um sistema operacional morto, está quase perdendo o suporte. Reforçando as recomendações do @Rio McCloud, recomendaria o Linux Mint e Zorin OS Lite, como seu uso é básico, eu acho que você não vai ter muitas dificuldades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Catelan @Rio McCloud @Joao531 Baixei no próprio site da Microsoft e por isso, e também pelo fato de ser um software antigo e próximo de ser descontinuado, achei que tinha sido liberado gratuitamente, sem necessidade de licença adquirida. Perdoem-me pelas dúvidas bastante básicas, mas é que realmente sou leiga nessa área. Vou ver se amadureço a ideia de ir de Linux Mint. Mais uma vez, agradeço a todos vocês pela boa vontade em colaborar. Muito obrigada, de verdade! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Catelan Com o SSD na primeira CPU, que ele estava com o Windows 7, fui tentar instalar o Windows 8.1 pelo pendrive, mas somente por curiosidade, pra ver se ia pra frente, se o processo corria normalmente, etc. Mesmo inicializando pelo pendrive, não deu sequência e logo já apareceu a tela azul da imagem. Estou um pouco desanimada porque não consigo fazer nada, mas vou tentar por em prática isso que você me indicou acima...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Rio McCloud @Catelan @Joao531 Voltando para dizer que, seguindo vossa recomendação, instalei o Linux Mint. E, até o momento, tudo correndo bem! Mas, para finalizar, gostaria que algum de vocês, se possível, esclareça as seguintes dúvidas, por gentileza:

1- Todos os programas que estão no Gerenciador de Aplicativos são confiáveis? Posso baixá-los sem receio?

2- Havendo compatibilidade com o Linux, posso instalar programas normalmente pelo “método tradicional” (ou seja, acessando o site, fazendo o download e instalando), como eu fazia no Windows? Ou há alguma restrição?

3- Por último, qual anti vírus gratuito recomenda?

Mais uma vez, reforço meu agradecimento a todos pela cooperação.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Frida Madureira disse:

1- Todos os programas que estão no Gerenciador de Aplicativos são confiáveis? Posso baixá-los sem receio?

 

Sim. Os aplicativos ali são curados (ou seja, passam por uma avaliação antes de serem publicados), vindo dos repositórios oficiais, portanto são seguros.

 

1 hora atrás, Frida Madureira disse:

2- Havendo compatibilidade com o Linux, posso instalar programas normalmente pelo “método tradicional” (ou seja, acessando o site, fazendo o download e instalando), como eu fazia no Windows? Ou há alguma restrição?

 

Recomendo que verifique primeiro se o aplicativo está disponível no Gerenciador de Aplicativos. Por ali você garante a autenticidade dele e atualizações regulares. Mas, se o aplicativo não estiver disponível no Gerenciador de Aplicativos mas sim no site do desenvolvedor, sim, pode.

 

1 hora atrás, Frida Madureira disse:

3- Por último, qual anti vírus gratuito recomenda?

 

Em ambientes domésticos, não há necessidade do uso de um software antivírus devido a irrisória quantidade de ataques direcionados para este setor. No entanto, certifique-se de habilitar o firewall (Menu "Iniciar" > Configurações > Configuração do Firewall > habilite-o em "Status"), as atualizações automáticas (Menu "Iniciar" > Configurações > Gerenciador de Atualizações > menu "Editar" > "Preferências" > Automação > marque "Aplicar atualizações automaticamente", "atualizar flatpaks automaticamente" e "remover dependências e kernels obsoletos") e de instalar uma extensão anti-phishing como o Bitdefender TrafficLight.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...