Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformador HV de Plasma Ball


TreborBC

Posts recomendados

1 hora atrás, TreborBC disse:

eu tenho um flyback de TV e tenho um driver q gera acredito eu uns 15kv pelo tamanho da faisca kkk mas ele no globo não faz nada kkkk

Provavelmente porque não fornece a frequência certa e pode até ser que a tensão seja muito alta. Como disse a Wikipédia  não é só alta tensão envolvida, é tambem a radio frequência que forma o efeito. Se voce tiver uma protoboard talvez um 555 alimentado por 12 volts configurado pra 35 KHz "empurrando" um transistor de potência comum ou um mosfet com pelo menos inicialmente um resistor em serie com  o flyback funcione. Cuidado que mosfets costumam ter internamente o diodo de proteção contra a inversão de polaridade de cargas indutivas mas transistores não. E claro, um dissipador vai bem. Transistores de sucata de fonte ATX são bons candidatos, as vezes até algum de lâmpada econômica fluorescente, algumas pifadas que eu desmontei tinham transistores 13007 e estavam bons.  Dá uma 'Googleada" com "driver para flyback com 555"

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Andreas Karl disse:

Provavelmente que não fornece a frequência e pode até ser que a tensão seja muito alta. Como disse a Wikipédia  não é só alta tensão envolvida, é tambem a radio frequência que forma o efeito. Se voce tiver uma protoboard talvez um 555 alimentado por 12 volts configurado pra 35 KHz "empurrando" um transistor de potência comum ou um mosfet com pelo menos inicialmente um resistor em serie com  o flyback funcione. Cuidado que mosfets costumam ter internamente o diodo de proteção contra a inversão de polaridade de cargas indutivas mas transistores não. E claro, um dissipador vai bem. Transistores de sucata de fonte ATX são bons candidatos, as vezes até algum de lâmpada econômica fluorescente, algumas pifadas que eu desmontei tinham transistores 13007 e estavam bons.  Dá uma 'Googleada" com "driver para flyback com 555"

sim eu tenho um similar o 13003 vou testar ele com o 555 vai q funciona kkkk 

20 minutos atrás, Andreas Karl disse:

um resistor em serie com  o flyback funcione

você diz na saida de HV do flyback ao GND que alimenta o circuito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ali também é bom , mas o que eu sugeri seria entre o transistor e o primário do flyback  mesmo. É pra limitar a corrente principalmente se o circuito não estiver oscilando, ai o transistor esquenta bem. Depois que estiver tudo ok voce pode diminuir o valor do resistor ou até tirar. Uma dica: eu já fiz umas experiências com step ups com 555 e indutores e dava zebra pela interferência do chaveamento no funcionamento do 555. Coloque um resistor de tipo 10 ohms entre a fonte e o + do 555 e um eletrolítico de 100uF ou mais também entre o + do 555 e o terra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Andreas Karl disse:

Ali também é bom , mas o que eu sugeri seria entre o transistor e o primário do flyback  mesmo. É pra limitar a corrente principalmente se o circuito não estiver oscilando, ai o transistor esquenta bem. Depois que estiver tudo ok voce pode diminuir o valor do resistor ou até tirar. Uma dica: eu já fiz umas experiências com step ups com 555 e indutores e dava zebra pela interferência do chaveamento no funcionamento do 555. Coloque um resistor de tipo 10 ohms entre a fonte e o + do 555 e um eletrolítico de 100uF ou mais também entre o + do 555 e o terra.

então eu montei aqui meio nas coxas um stepup com 555 e n rolou ele saia em media uns 30V mas quando eu ligava ao oscilador parada de funcionar como se ele encontrasse um curto no oscilador, n sei se esse tipo de stepup com 555 funciona pra esse proposito, logico q não fiz essas alterações com o resistor de 10r e o cap de 100uF mas isso também acontecia com algumas fontes chaveadas, eu tenho 3 fontes de 12V e uma de 30V de impressora, alguns circuitos ligados a ela, simplesmente fazem as fontes entrarem em modo de proteção, talvez seja por isso que essas bolas de plasma não se utilizem dessas fontes chaveadas para alimentação, pois qualquer alteração por menor q seja, ativa o opto acoplador e ela entra em proteção. digamos q a descarga do primário possa gerar essa interferência ou ate mesmo o próprio chaveamento do transistor ou mosfet a frente possa gerar esse modo proteção, sou técnico em informática e robótica, não engenheiro de eletrônica mas acho q é isso q acontece kkkk , tipo aquele circuito simples de bola de plasma q vimos anteriormente no tópico, ele tem entre o + e - da fonte um divisor de tensão com 2 resistores em série um de 20R e outro de 240R as vezes oscilava normal o transistor mas não na potencia certa, e horas a fonte entrava em proteção kkkkk utilizo fonte chaveada porque ja tem toda essa proteção pra n ficar queimando componentes e muito menos as fontes, então acho eu q a única forma de fazer funcionar mesmo seria com esses stepup prontos, pois eles n tem esse opto acoplador ate onde eu vi, e eles são específicos pra essas porcarias, e o bom q n preciso me preocupar com a corrente alta, pois na lei da eletrônica se você eleva a tensão você tem q perder algo, ou seja a corrente certo?

imagem_2022-10-13_032501797.png

 

então isso é um beneficio ao oscilador, causando o não aquecimento de componentes indevidamente, geralmente os transistores tem esse resistor de base pra limitar a corrente pois a corrente máxima entre base- emissor sempre é bem pequena no caso do nosso C2073 é de maximo 0,5A ou seja, essas porcarias queimam, eu acredito, porque com o tempo as resistências q formam o divisor de tensão para a base desse transistor no circuito original, vão perdendo suas características, assim deixando passar mais e mais corrente ate q o transistor se vai kkkk

no pub do meu colega ele tinha 3 bolas de plasma todas sem funcionarem e todas com o mesmo circuito cada uma com seu defeito, uma estava com o fio da alta tensão q vai para a bola encostada na chapinha de trás do transistor e com o tempo a alta tensão e o aquecimento do transistor fez com que o fio derretesse e começou a ir alta tensão para o transistor  e queimou, as outras 2 bolas os capacitores de filtro eletrolíticos haviam explodidos, então apenas troquei os capacitores e uma funcionou a outra o transistor também já estava capenga e n estava oscilando direito ate q queimou ou seja salvei 1 e as outras duas eu decidi fazer esse projeto pra ressuscitar elas kkk, e por um fim nessa fonte de 110V, esse projeto ta me dando dor de cabeça e gastos kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Boa noite , 

 

Li e "reli" todos os comentários sobre uma possível solução para a manutenção da placa que alimenta a bola de plasma  ( só cheguei nesse fórum fazendo pesquisa no google - jdsx-d1-3d / c 2073 )

 

conforme fotos que estou anexando tenho 2 delas que a placa simplesmente queimou devido a longa duração em que deixo a mesma ligada ( acredito que não seja o caso de eu comprar uma terceira ) 

 

muito respeitosamente venho pedir se alguém conseguiu um projeto de um circuito durável e que caiba dentro da caixa original da mesma

 

amanha mesmo irei montar 3 opções  ( 2 dela  inviabilizam devido o tamanho da bobina que irei utilizar ) 

 

https://www.youtube.com/watch?v=cBi7rnaX-ZI

 

https://www.youtube.com/watch?v=Lud3HNW2Fno

  este aqui deve ser igual

 

https://www.youtube.com/watch?v=QewsPbJjE_w

 

https://www.youtube.com/watch?v=Bmj7XlEMJGI

 

https://www.youtube.com/watch?v=g4XPl4yjG1A

 

 

bem como eu disse esses últimos não vão ser possíveis instalar dentro da caixa original 

 

 

se eu tiver algum sucesso eu posto aqui e faço um Vídeo no youtube

 

se vcs tiverem alguma ideia eu agradeço muito ( peço gentilmente a ajuda @TreborBC

 

grande abraço , 

Capturar.JPG

Captudrar.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Analisando suas fotos e...

10 horas atrás, Cicero jr disse:

devido a longa duração em que deixo a mesma ligada

Se o problema for só este, analise as dicas:

-determine que peça queimou

-adquira transistor de maior potência... corrente e tensão

-coloque em dissipador

-use capacitores pra alta frequência, geralmente tipo tacf ou macf e de alta tensão

 

10 horas atrás, Cicero jr disse:

peço gentilmente a ajuda @TreborBC )

Já eu quase sinto falta dos textos monstruosos do amigo @Andreas Karl 😁

Espero que ele esteja bem 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho quase a certeza de que o uso de uma bobina de alta tensão de automóvel é equivalente a usar um canhão para matar uma mosca. Não precisa de tanta potência. Isso vai exigir muito do transistor e da fonte de alimentação.

Os dois primeiros vídeos mostram que o trafo é bem pequeno e consegue o mesmo efeito.

Os pontos básicos para um projeto seriam:

1 - Ver o que se utiliza nos circuitos comerciais, para se ter uma noção do que fazer ou projetar.

2 - Não sei se é difícil obter um trafo pequeno, igual a dos dois primeiros vídeos, com recipiente para enrolar alta tensão. O @.if , certa vez, me forneceu um trafo para alta tensão, usado em moto, que apesar de ser ainda grande, certamente gastará menos energia que o com o trafo de automóvel.

3 - Um bom circuito, basicamente funciona como uma fonte do tipo flyback, muito usado em carregadores de celular. O detalhe é que eles fornecem baixa tensão na saída, mas o circuito de entrada até o trafo seria bem mais confiável, que os circuitos mostrados nos vídeos. Estes são tão básicos, que situam-se no limiar de queimar.

4 - Uma opção, ainda que de baixa qualidade, seria o circuito de uma raquete para matar mosquitos. Não sei se a tensão obtida é suficiente para se observar lampejos de raios na lâmpada. Mas tem no YouTube como aumentar ainda mais essa tensão.

5 - Um último detalhe, é que os recipientes onde os raios ocorrem em aparelhos comerciais, possui uma baixa pressão, para facilitar a descarga com menores tensões. Talvez, com uma lâmpada incandescente, possa-se  reduzir a pressão interior sem o uso de vacuômetro. Algo como fazer um pequeno furo na base da lâmpada (cerca de 1mm), estanhar o seu entorno, aquecer a lâmpada e depois vedar com solda de eletrônica.

Fora isso, espero que você consiga e nos mostre o resultado.

Bons projetos.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, MOR_AL disse:

o uso de uma bobina de alta tensão de automóvel é equivalente a usar um canhão para matar uma mosca.

Nem tanto.... 

Antigamente sim tinham aquelas bobinas enormes, cheias de óleo dentro. 

Acabavam perdendo a energia através de longos cabos e também do sistema de cachimbo e distribuidor que não tinha um bom contato. 

 

Atualmente, isso não existe mais. Nos carros modernos usa-se uma bobina para cada vela, de menor potência. Pois a perda é pouca visto ela vai encaixada direto na vela. Isso também facilita o controle delas através dos módulos eletrônicos, ficando um transistor pequeno para acionar casa bobina/vela no momento correto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Renato.88 disse:

Atualmente, isso não existe mais...

Bom.

Eu assisti aos cinco vídeos indicados pelo @Cicero jr. Os dois primeiros não usavam bobinas de carros modernos e os três últimos usam bobinas de carros não modernos. 

Pelo tamanho das bobinas dos dois primeiros vídeos, concluo que as bobinas dos carros modernos podem ser comparadas a um rifle para matar moscas e não mais canhões. Hehehehehe!

MOR_AL

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola a todos 

 

conforme solicitado @.if vou postar os videos dos testes com a bola de plasma

 

teste1 -   110V ; Dimmer +  capacitor de poliester + bobina de iginção de carro

resultado -  ficou muito forte e a bola ( vidro ) chegou a dar ate choque

( um tiro de tanque de guerra para matar uma formiga ) os videos vão mostar isso ( quase saiu do controle rsss ) 

 

 

teste2 -  12v ; rele automotivo +   capacitor de poliester + bobina de iginção de carro

um pouco mais comportado  porém ainda não tem o resultado  esperado.

 

planejado 

 

teste3 - experiencias e brincadeiras com eletronica jr n 3  ( falta filmar ) 

teste4 - refazer o cricuito original  - procurar o  C2073 na santa efigenia  n295 lj 227

teste5 -  esperar chegar do aliexp o trafo com aliemtação de 3,8v ( Vídeo no youtube ) 

teste6 - saber eletronica numero 152  gerador mat 

 

bem o objetivo é encontar uma solução duravel e que não se comporte parecido com o teste1 de hoje 

 

irei postar os videos e  aviso aqui 

 

obrigado a todos ( acredito que vou encontar um circuirto que atenda minhas necessidades ) 

 

obrigado @.if  ; @MOR_AL ; @TreborBC

IMG-20230730-WA0009.jpg

3.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

conforme havia comentado segue os links dos resultados

 

https://www.youtube.com/watch?v=7NlrL-bbacE&t=13s

 

https://www.youtube.com/watch?v=PnHBEaRA0e8&t=21s      realmente      gostei muito desse.   apenas como experiencia ( acredito  que posso ate deixar um montado aumentando a caixa que suporta o globo  ) 

 

https://www.youtube.com/watch?v=muCqCsjyY5Q&t=9s

 

https://www.youtube.com/watch?v=a7_1Zu90fjw&t=14s

 

 

como havia dito ate chegar outras compras que vai demorar 1 mes vou aproveitar para fazer testes com outros projetos e deixar registrado em Vídeo 

 

Em 29/07/2023 às 11:00, MOR_AL disse:

1 - Ver o que se utiliza nos circuitos comerciais, para se ter uma noção do que fazer ou projetar.

 

@MOR_AL  tenho certeza que realmente o caminho é esse !!!  .

 

@TreborBC  conseguiu alguma coisa ?   vou tambem fazer uma placa de circuito impresso utilizando como base o segundo circuito que  você postou 

 

tambem comprei uma nova bola de plasma ( mas desta vez com alimentação 5v USB ) quando chegar irei tambem fazer um Vídeo dela desmontada.

 

de restante agradeço a paciencia de todos vocês e se não for  pedir muito se alguém tiver a ideia de um bom projeto eu agradeço muito se postar aqui 

 

enquanto isso vou me distraindo com esses testes ( claro com todo cuidado ) 

 

obrigado 

COMPRA1.jpg

COMPRA2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cicero jr

Vejo que você investiu um bom tempo e algum dimdim no seu projeto.

Acredito que você poderia comprar uma raquete para matar mosquitos, encontrada nas lojas de quinquilharias da china. O custo é bem baixo em relação ao que você já gastou. Deve estar em cerca de R$ 20,00.

Acho que nem precisa abrir a raquete. Basta conectar dois fios de alta tensão (o isolamento plástico é maior) na parte elétrica aberta, (são as telas) e conectar diretamente na bola. Caso não acenda, tem uns vídeos na internet, que mostram como aumentar ainda mais a alta tensão. Caso funcione, você pode abrir a raquete e aproveitar a eletrônica dela. É bem pequena, mas não sei se aguenta com uso contínuo. Talvez precise de colocar um dissipador no transistor.

Descarte as bobinas grandes de automóvel, pois entregam muita potência e o efeito é o que você já observou.

MOR_AL

 

Recomendo acessar o link sobre "plasma ball".

https://www.instructables.com/Make-a-Plasma-Globe-out-of-a-Light-Bulb/

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/07/2023 às 08:51, .if disse:

Já eu quase sinto falta dos textos monstruosos do amigo @Andreas Karl 😁

Espero que ele esteja bem 🙂

Pois é, este amigo aqui está com um monte de problemas de saúde e  tentando cuidar da mãe que começou  a perder a memória e mora a 2 horas e meia de carro da minha casa. Isso inclui 9 gatos e uma fêmea de Labrador Retriever também 🐱🐈🐈‍⬛ 🐕‍🦺. Mas acho que vou continuar vivo mais alguns aninhos, com uns dentes e cabelos a menos:eek:,  pena que com pouco tempo para escrever meus famosos pergaminhos... Coisas do 6.0 se aproximando (rs). Obrigado pela preocupação e desculpem o desabafo. 

 

Bom, gostei do vídeo que o @MOR_AL postou, como já citei anteriormente ainda quero ter uma bola de plasma de uns 30 cm.  Como o vídeo não tem legenda e o autor fala rápido que nem uma metralhadora joguei o áudio num site de "Speech to Text" e ficou bom, só faltou o final porque o site tem limite de 10 minutos,  portanto vou colar aqui, abraços a todos!

 

You. Hey, guys. Today I'm showing you both my plasma globe schematics for the instructables that I've made. The first one is the first method, which is the five five five. And I'll turn this so you can take a look. You got the driver board down here. As you can see it, you got the voltage regulator.

 

This is the frequency and duty cycle, 20K potentiometer. You have the ten K resistor, five five five chip, the 2.2 nanofarad capacitor, 656 ohm resistor.Behind that is the 680 ohm resistor Led. And the SAMOSET, which I forget the weird coating, but it was a $5 MOSFET I got from Digiki Flyback. Is the little one from the five inch CRT like this one the best, better than my homemade flybacks because it seems to work a lot better on these drivers, these adjustable drivers that I'm doing for plasma Glows.

 

Now, you could probably get one of these Ac flybacks online for eight check, you know, vintage flybacks, make sure it's not too old. You don't want any arc overs, but that's the basic setup. And here's the light bulb, which we'll be using as the plasma globe. Now, to start off, I have this turned all the way up. I'm pretty sure I'm pretty sure it's all the way on 20K power supply. I've showed this to you a million times.

 

It's the ATX twelve volt, 18 amp computer power supply. But basically what you want to do is you don't want to touch it yet. You want to have the bottom of the bulb, but positioned on the high voltage out of your flyback, whichever that may be. If it's a homemade flyback, it'll be onthe winding, the last winding that you wound.

 

It won't be the first winding that you wound. Let's get this out of the way. This is the high voltage in. So I'm just going to curve this out of the way so we don't have any arc overs. Then turn it on. And as you can see, there's a little bit of plasma in the bulb already. You can see that I can touch it right now. It's not ideal for a plasma globe, though. It's not quite what we're looking for. We're looking for something more intense.

 

So what then you do is you turn it up slightly, get my hand out of the way, turn the potentiometer up slightly. You'll see, the arc starts to intensify. You want to be careful not to turn it up too high, or what will happen is it'll burn through the bulb and it'll arc to your finger and burn your skin off, which does hurt. So you want to be careful. That's probably as high as I would go for touching purposes.

 

But you can see it's still pretty cool. Now, if I just wanted to look at it, say,I mean, be kind of cool, I could turn it up even more until it gets insane like that. I could touch the top, it's pretty intense. But that point, if you touch it at the side, it's trying to burn through the bulb. So you could touch it at the top if you wanted to. I don't think it would just like because your finger gets hot. So you got to admit that's pretty cool looking. I could turn it until the bulb burns out or until the power supply shuts off.

As you can see at this point,I'm going to turn off the light. This point, you got high voltage leaking everywhere from outside the bulb, from different pins trying to arc. Yeah, you don't want to touch that. If you wanted to, you could throw the transformer in some oil and it would be okay. But yeah, it's a little bit too much for my liking.

 

So we're going to turn that back down to the it. T

here we go. So as you can see, the components that I have for the five five five time are set. It at a frequency of around 20 kHz, which is actually very safe to touch with a light bulb in front. I mean, if you touch the arcs, it's still going to hurt a lot and I'll burn your skin off. I don't have that mark. I used to have a mark on my finger where the skinburned off, but I don't have it anymore, so that works.

Now, this is method one. Method two is over here. Let me just disconnect these really quickly. So this is the one that I just recently built. I'll give you another look at that. You can see method two is over here.

 

This is my TL 494 one. It also functions as a plasma speaker, too, so you get that functionality, which is pretty nice considering that it's a plasma globe. So I will just twist on the wires. And this one. Once again, it is harder to build. It takes more time, but I like it more in the end as a project because I can do more things with it than just a plasma globe. But if you're just looking for a plasma globe, I would go with the five five five timer chip in that situation. All right, one more here. These wires work harden over time, so it's kind of difficult, but there you go. All right. So let's see. This is down frequency and this is down current. So I'm starting with both of these turned all the way down the two knobs that you see here. This one's the 22K.

 

This one's the ten KID think this one's power consumption. And this one is frequency. So we're starting with the frequency turn all the way down. So let's give this a go. And we don't hear anything yet, so we'll turn power consumption knob up a little bit.

There you go. You hear sound. And now is the ATX tripping. So we'll turn this down a little more till we get it just right. All right. So you can hear it's at a very low frequency. It's about 16 khz. This is unsafe to touch. We want it to be at a frequency much higher, around 20.Want to turn the frequency knob up until which is the 22K potentiometer.

 

You want to turn it up until you can't hear sound anymore. And right there would be ideal. It's about 20 khz. So then I'll turn the power consumption knob up. There you go. That's a nice looking arc. It's a nice thick arc, too. All right, so now that we got that situated,/we can put this on the bulb here, and we'll have to find the sweet spot. That's looking pretty nice right there. Look at that. That gets hot.

 

Turn the power consumption down just a bit. There we go. So last a little longer and you can see, basically, that's all there is to it. You could play audio through it if you wanted to, which I think I'll do right now. I don't know what song is playing.

We'll just stick it in and see what's going on. Cigarette roast is playing. It's kind of quiet, but you can hear it. You try to adjust a couple things. There you go. In ATX stripped.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Primeiramente melhoras e forças pra você e sua família, ok?

 

Legal amigo. Também passo por perrengues inescrevíveis. Apesar da ciência que casa ser humano vivo do planeta está sujeito a tal, o meu, no meu pontinho de vista, é o pior de toda a existência do universo. Ainda bem que o próprio me empresta alguma força pra suportar. Mas parece que o abalo aumenta com o tempo, né?

41 minutos atrás, Andreas Karl disse:

e desculpem o desabafo. 

2

 

41 minutos atrás, Andreas Karl disse:

autor fala rápido que nem uma metralhadora joguei o áudio num site de "Speech to Text" e ficou bom, só faltou o final porque o site tem limite de 10 minutos,  portanto vou colar aqui, abraços a todos!

No ytb tem a opção de reduzir a velocidade, qual site é este, você devia ter traduzido já 😁 e um abraço de todos pra você também 🙂

 

Quando você não consegue alongar, você automatiza o alongamento kk

 

 

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/08/2023 às 06:26, .if disse:

No ytb tem a opção de reduzir a velocidade

Sim mas o inglês do cara além de rápido é meio enrolado, coisa de "estado unidense" kkk. 

 

Em 01/08/2023 às 06:26, .if disse:

qual site é este, você devia ter traduzido já 😁 e um abraço de todos pra você também 🙂

O site é esse aqui: veed.io

Mas é chatinho, ele só salva a transcrição pagando então tem que selecionar o texto, copiar e colar em algum editor de texto. Eu não traduzi porque o texto em inglês deu pro meu gasto. Além disso, separar o áudio do vídeo, cortar pra ficar com menos de 10 minutos e reencodar para mp3 nem todo mundo sabe fazer, mas jogar texto em inglês no tradutor do Google acho que a maioria sabe e nada como o texto original.

Quanto aos textos monstruosos é uma compulsão (cada louco com a sua mania), lembra daquele personagem humorístico que tinha aquele bordão “É que eu gosto de tudo bem explicadinho, nos seus miiiinimos detalhes” kkk. Pior que eu sofro com essa compulsão, chego a levar 3 horar pra redigir um pergaminho daqueles. Enfim melhor pecar por excesso rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cicero jr

Estou atarefado, mas vou tentar te ajudar.

Vamos lá:

1 - A foto publicada na postagem #2.

Acredito que ainda haja um erro no circuito.

A bobina ligada ao capacitor C2 não está atuando na base do transistor, como deveria.

2 - Tire uma foto clara do circuito da postagem #2 montado, se possível com uma pequena régua graduada, para podermos avaliar o tamanho dos componentes. Com isso algumas indicações de consumo poderão ser obtidas.

3 -  É quase certo, que haja uma etiqueta na parte inferior da caixa plástica do aparelho. Tire uma foto clara desta etiqueta. Nela costuma conter as características elétricas do aparelho.

4 - Nas suas postagens iniciais entendi que você prefere alimentar o circuito com 12V, preferivelmente 5V. Mas estas tensões são obtidas da fonte alternada da rede. Isso me leva a crer que você pensa em usar baterias, mas o consumo deste aparelho DEVE descarregar a bateria em pouco tempo. Em alguma postagem sua entendi que o aparelho queimou porque deve ter ficado ligado por um bom tempo. Por favor esclareça seu pensamento.

5 - Um detalhe básico. Uma fonte chaveada do tipo flyback TEM que possuir pelo menos um diodo no seu enrolamento secundário. Basicamente o flyback possui dois períodos (existe um terceiro, mas pode ser desconsiderado para este detalhe). Quando o transistor conduz (tempo Ton) o diodo não conduz e vice-versa no período Toff. Isso significa, que ou se alimenta o globo com alta tensão cc, ou se alimenta com alta tensão ca.

Em alguns vídeos percebi que o circuito de secundário era ca, logo um circuito flyback não era usado nestes circuitos.

 

Por estes motivos é que é muito importante que você efetive os quatro itens iniciais, caso contrário fica difícil te ajudar sem ter um aparelho destes à mão e sem ter conhecimento prévio do funcionamento deste aparelho. 

Entenda que sem estas informações, o trabalho se resume a projetar um globo de plasma do zero e isso dá muito trabalho, que pode ser evitado.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite 

 

inicialmente já gostaria de agradecer muito sua colaboração desde o inicio  ( acredito que com uma duvida do @TreborBC ) 

 

eu recentemente me tornei membro aqui do forum com objetivo de " reviver " estas bolas de plasma  e mais do que isso fazer um circuito que não tivesse um tenpo tão curto de vida 

 

eu não fiquei preocupado se for um projeto 110v ac ou  12 ou 5 v gostaria relamente de fazer algo duravel  que outras pessoas pudessem tb copiar e ate melhorar

 

sem  duvidas você contribuiu muito para minhas novas pesquisas  

 

e veja  o que eu achei 

 

não é somente nós que temos esse tipo de problema 

 

https://budgetlightforum.com/t/need-advise-to-repair-a-plasma-ball-c2073/64958/50

 

https://forum.arduino.cc/t/plasma-ball-anatomy/8448

 

https://www.teslaboys.com/Plasma/PlasmaPower/index.html

 

eu infelizmente decidi por desmontar o circuito original e dividir a parte da alimentação 

 

ja identifiquei alguns componetes dessa primeira parte  

 

R1 é verde, azul, amarelo, então 560kOhms.

no meu caso dois capacitores de poliester   ( 285j e 335j )

 a retificação é um MB10B

terminando no eletrolitico   220uf 63v

 

tudo isso eu vou refazer do zero 

 

a segunda parte vou so trocar o c2073 e ver o que acontece ( não significa que vou deixar assim ,seria só para estudo mesmo ) 

 

amanha com mais tempo mando todos os detalhes para você 

 

e mais uma vez agradeço a colaboração

 

grande abraço

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa noite 

 

finalizando as " experiencias "

 

eu montei uma cópia de um dos primeiros circuitos e utilizei um transformador novo

 

me parece que o uso continuo do aparelho não danifica somente o c2073  pois o transformador apesar de possuir continuidade testando por multimetro ele deixa de funcionar 

 

segue ultimos testes 

 

https://www.youtube.com/watch?v=b8eW0bfDnJM

 

https://www.youtube.com/watch?v=V0_zkLkEeMY

 

 

acredito que tirei todas as duvidas que eu precisava 

 

e agora devo partir para elaborar um novo projeto

 

obrigado 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cicero jr

Bom dia!

Me permita comentar: 

Em 02/08/2023 às 23:32, Cicero jr disse:

ja identifiquei alguns componetes dessa primeira parte  

Suponho que seja a parte da alimentação via rede elétrica.

Essa parte é relativamente simples, mas ainda vejo um problema, que poderá ocorrer, caso não haja a carga (o fio na bola de plasma).

Não identifiquei a existência de um diodo zener em paralelo com o eletrolítico. Caso ele não exista no seu circuito para limitar a tensão, a tensão sobre o eletrolítico pode aumentar a ponto de queimar o transistor, ou o eletrolítico. Quanto ao trafo, como ele é um bloco, não dá para saber se o enrolamento primário queimou. Você dispõe de um multímetro? Mesmo aqueles XingLing?

Passei algum tempo prestando atenção nesse assunto e tenho algumas informações que poderão ser úteis.

1 - Assisti a inúmeros vídeos, onde o circuito gerador de alta tensão era composto por apenas um transistor (não dois). Devido a simplicidade dos circuitos apresentados, quase todos não suportam ficarem ligados continuamente. A temperatura no transistor se eleva a ponto de queimá-lo. Há exceções, quando o transistor fica fixo em dissipadores grandes, mas isso não considero uma solução, pois a eficiência do circuito cai bastante.

Mas há outra exceção, quando o circuito do transistor possui um sub circuito que reduz a dissipação no mesmo.

Esse circuito também é alimentado pela rede, mas nem precisa do tal diodo zener que eu mencionei, pois possui um enrolamento extra, que reduz a dissipação no transistor. Segue o vídeo.

 

 

2 - Assisti a outros vídeos, em que se empregam dois transistores. A configuração desses circuitos é ZVS (comutação com tensão nula). Com este circuito, a eficiência aumenta consideravelmente, a ponto de não ser necessário dissipadores nos transistores e os mesmos poderão funcionar continuamente sem maiores problemas.  Em particular tem um vídeo que mostra a redução da corrente aplicada ao circuito. A mostra inicia-se aos 7m35s. 

 

Pergunto:

Parece que suas compras chegam rápido. Você compra em lojas do exterior? Onde você compra os componentes?

Bons projetos

MOR_AL

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia 

@MOR_AL

 

só tenho que agradecer sua ajuda

 

fiquei de responder algumas perguntas , espero que não tenha faltado nenhuma 

 

vamos pelas mais faceis , rssss

 

1) compro alguns componetes na Santa efigenia ( SP )  , mercado livre  , aliexpress  ( inclusive falta um transformador que é apresentado nesse segundo Vídeo da sua ultima postagem e vou efetuar testes ) 

 

2) quanto o tipo de alimentação ( acredito ja ter respondido ) não estou focando nisso no momento  mas gostei muito da ideia de colocar um diodo zener em paralelo com o eletrolitico ( vou refazer uma nova fonte ) 

 

3) a ideia é ter um circuito confiavel e que funcione por horas sem dar problemas 

 

4) coloquei tambem um generoso dissipador de calor no  C2073

 

5) todos os capacitores de poliester são na minha montagem "caseira" de melhor qualidade que os originais do circuito

 

-- agora sim o " problema " - o transformador 

 

6) tenho um multimetro XingLing e o curioso é que a continuidade e aproximadamente a resistência medida em ohms é bem parecida com os 2 transformadores "queimados"  e o transformador que esta funcionado atualmente

 

detalhando 

 

existe 2 "enrolamentos "que apresentam continuidade e quase a mesma resistência em  todos os casos .

 

e um desses" enrolamentos "  fazem o multimetro " apresentar algum valor quando medido na saida de alta tensão ( logo depois não mostra mais a continuidade  ( nos 3 transformadores o comportamento é  exatamente igual ) 

 

 

acredito que depois de toda essa "melhora" no circuito  seja a vez de melhorar o transformador 

 

segue uma foto onde eu tentei abrir um dele sem sucesso 

 

 

ou testar um  outro projeto 

 

obs:  no primeiro Vídeo dessa ultima postagem que você enviou ( acredito que em russo )  veja que a quantidade de raios é mais generosa e outra coisa que eu reparei é que ele utiliza um pequeno flyback facilmente encontrado na santa efigenia SP - e ele ainda descreve o circuito .

 

bem  vou continuar  ( ate pela diversão e passatempo )  porcurar algo que substitua  ou aprimore os circuitos originais 

 

muito obrigado 

 

se  faltar alguma resposta só me avisar . 

 

 

aa.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Cicero jr disse:

1) compro alguns componetes na Santa efigenia ( SP )  , mercado livre  , aliexpress  ( inclusive falta um transformador que é apresentado nesse segundo Vídeo da sua ultima postagem e vou efetuar testes ) 

Compro no Aliexpress. O inconveniente é ter que esperar chegar. Aqui no Rio só tem produto de e-comerce com preço bem mais caro.

7 horas atrás, Cicero jr disse:

2) quanto o tipo de alimentação ( acredito ja ter respondido ) não estou focando nisso no momento  mas gostei muito da ideia de colocar um diodo zener em paralelo com o eletrolitico ( vou refazer uma nova fonte )

Sim. Respondeu e eu acho que não perguntei mais por esse item. 

Quanto ao zener. Sem uma carga, o zener fica com toda a potência entregue pela fonte. Então há duas possibilidades.

1 - Não usar sem a carga.

2 - Considerar a dissipação que o zener suporta sem a carga. Esta opção é quase sempre descartada, pois o zener teria que ser maior, para poder suportar o aumento da temperatura.

O que se costuma fazer, é incluir um resistor (de baixo valor) em série com o capacitor da linha da rede. Ele funciona como um fusível. No circuito, a carga fica sempre incorporada, evitando excesso de dissipação no zener.

Um último detalhe é calcular o circuito, de modo a que o zener conduza, fornecendo sua tensão, mas com o mínimo de corrente nele. Quando a carga queima, ou fica sem carga, o zener ainda pode suportar a dissipação.

7 horas atrás, Cicero jr disse:

3) a ideia é ter um circuito confiavel e que funcione por horas sem dar problemas 

Não testei, mas acredito que os dois últimos vídeos suportam o funcionamento constante.

7 horas atrás, Cicero jr disse:

4) coloquei tambem um generoso dissipador de calor no  C2073

Com um bom projeto, pode-se evitar até o dissipador. Os dois vídeos te conduzem a isso.

7 horas atrás, Cicero jr disse:

5) todos os capacitores de poliester são na minha montagem "caseira" de melhor qualidade que os originais do circuito

Os de alta tensão? Se sim, devem ou ser maiores, ou com valor de capacitância menor.

7 horas atrás, Cicero jr disse:

6) tenho um multimetro XingLing e o curioso é que a continuidade e aproximadamente a resistência medida em ohms é bem parecida com os 2 transformadores "queimados"  e o transformador que esta funcionado atualmente

Pode estar ocorrendo fuga de corrente entre eles. Em alguns casos, isso só dá para acontecer quando o circuito estiver funcionando. O multímetro só aplica baixa tensão no trafo e com esta tensão não ocorre a fuga de corrente para outro enrolamento. Tente medir o isolamento entre os enrolamentos. Na baixa tensão pode haver dois enrolamentos, com um terminal em comum. Neste caso não dá para medir o isolamento.

Na maioria dos casos o enrolamento secundário é isolado do primário. Nesse caso daria, salvo menção já informada.

7 horas atrás, Cicero jr disse:

e um desses" enrolamentos "  fazem o multimetro " apresentar algum valor quando medido na saida de alta tensão ( logo depois não mostra mais a continuidade  ( nos 3 transformadores o comportamento é  exatamente igual ) 

O fio do enrolamento secundário é muito fino, então deve-se esperar medir alguns kilo Ohms.

Se você estiver usando a escala maior do multímetro e isso ocorre, é porque o enrolamento deve estar interrompido. O efeito da medida se parece com uma capacitância entre os enrolamentos.

Não sei qual é o seu conhecimento de eletrônica, então estou considerando que você está medindo com o componente desconectado do restante do circuito.

 

Estou muito atarefado com mudanças e obras, caso tivesse algum tempo até tentaria montar um circuito desses.

Bons projetos.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Cicero jr disse:

qual será o diodo que ele utilizou nesse circuito ?

Eu tentaria o UF4007. É diodo usado em comutações rápidas. Mas cuidado!!! Tem muitos produtos piratas, que vendem "gato por lebre".

Eu acabei de receber uma leva de 100 diodos UF4007 e pelo preço, não é original. Caso isso ocorra no seu circuito, a eficiência deve cair e o seu transistor deve esquentar um pouco mais.

Inicie seu experimento com dissipador para o transistor e vai reduzindo ou até mesmo retirando, caso o transistor não esquente muito.

Em tempo:

1 - Tem dois capacitores sem valor. 

O ao lado do diodo realçado pode necessitar ser de alta tensão, quando a carga não atuar.

O outro capacitor é do tipo comum, para baixa tensão. Seu valor é comum e pode ser estimado com o mesmo valor dos existentes em fontes para celulares.

2 - O capacitor eletrolítico de 22 uF pode ter uma tensão de isolamento maior. O ideal seria ligar e medir a tensão com o multímetro. Escolher um eletrolítico com tensão de isolamento com cerca do dobro da tensão medida, pois a tensão média medida é menor que a tensão de pico existente.

3 - Você conseguiu o HL2? Caso seja difícil, pode usar um centelhador que o pessoal faz com uma tampinha plástica e dois parafusos com pontas bem próximas. Algo como 0,2 a 0,3mm. Vai aumentando a distância até parar de centelhar e diminua até a saída ter uma centelha contínua. Também pode usar lâmpada neon, mas a vida útil dela vai ser bem curta.

MOR_AL

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!