Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como substituir esse rele por outro componente com a mesma função?


asplhas

Posts recomendados

Boa tarde, possuo uma duvida em relação a proteção de um circuito, estou desenvolvendo um projeto e não posso utilizar reles, porém o circuito de proteção que preciso fazer é exatamente esse, como eu conseguiria substituir esse rele por outro componente com a mesma função? Dei uma pesquisada e achei componentes que poderiam ser utilizado como um transistor, mosfet ou scr porém não obtive sucesso na ligação do circuito, alguém poderia me tirar essa duvida da ligação?

obs* essa chave no final do circuito é pra simular um curto circuito. 

 

image.png.70426655139017c3e1015fae4c089bb8.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, eu a princípio achei que não funcionava mas examinando bem, apesar de simplório funciona sim. É meio "anti técnico" porque se baseia na queda da tensão da fonte e interrompe o terra ao invés do positivo. Ao ligar a fonte o rele não aciona porque a chave de contato momentâneo não permite a passagem de corrente do terra da fonte para a saída e para o negativo da bobina  e os contatos do relê ficam conectados ao catodo do led vermelho. Ao acionar a chave o rele comuta do negativo do LED para o terra e portanto mantem a corrente passando sem precisar da chave. A proteção se dá pela queda brusca da tensão da fonte pelo curto circuito e sem tensão na bobina o relê volta ao estado inicial. 

Como o  @asplhas diz que não pode usar relês mas sim substitui-lo por um semicondutor mantendo o mesmo princípio de funcionamento está com jeito de ser algum trabalho ou quebra cabeça/desafio de escola. Me lembrou uma vez que na prova o professor mandou a gente projetar um multivibrador astavel com 2 relês.

Ficando entre "dar o peixe" e o "ensinar a pescar" acho que dá pra dar uma pista, usar um transistor ou mosfet de boa corrente e um resistor que retira a tensão da "saída" do transistor e a envia para o terminal que seria aproximadamente  o equivalente da bobina do relê. A chave momentânea também envia tensão para esse terminal "bobina virtual" para iniciar o processo e servir de reset como o @Sérgio Lembo citou. Lembrando que o transistor/mosfet vai se comportar como uma "chave normalmente aberta" e não tem o contato "normalmente fechado" do relê que foi usado para acionar o LED vermelho que, portanto,  vai ter que ser ligado de outra maneira. De resto o circuito é praticamente  igual.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Andreas Karl disse:

A proteção se dá pela queda brusca da tensão da fonte pelo curto circuito e sem tensão na bobina o relê volta ao estado inicial. 

Esse tipo de teoria só pode ser aproveitada em situações bem controladas. Numa fonte de tensão chaveada com proteção de sobre-corrente embutida no controlador funciona bem. Caso a fonte seja um conjunto de baterias o contato vai colar e a fiação vai fritar. Da forma como a proteção foi posta dá a falsa impressão de segurança que pode ser aplicada em qualquer situação. Tem que suprimir D1 para um desligamento mais rápido.

 

Caros amigos, só aproveitem a ideia do circuito depois de observar bem o texto grifado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Sérgio Lembo a corrente maxima é 30A, e devera ficar desligado apenas ate parar o curto, sem botões

@MOR_AL ele esta funcionando, só que com relé, e eu infelizmente não posso utilizar no circuito, precisaria subistitui-lo por um transistor ou mosfet. Ele é um circuito de proteção contra curtos circuitos para 12V e 30A, que não utiliza botões de reset.

@Andreas Karl sim, é um projeto de eletrôeletronica do SENAI. Consegui chegar sozinho, sem usar esse circuito da postagem em algo que eu achei que possivelmente iria funcionar, porém sem sucesso (na foto 1 abaixo). Nesse caso, a proteção seria o MOSFET Q2, quando entrar em curto, energiza e da o gate do MOSFET e interrompendo o GND do circuito da interface (IRL3713) usando o resistor de 47R, mas como é possível ver na imagem 2 não funcionou. Tentei interromper o gate do IRL3713 com a mesma logica mas também não funcionou, estou a dias nesse mesmo circuito de proteção mas não cheguei a lugar nenhum.

image.png.27283a8f3fdaff004ab215a432da2904.png

 

image.png.f465b0c34d157e625db0ebf92e18bb85.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@asplhas

Me baseei no circuito da postagem #1.

O problema é que você não simulou o experimento com o circuito equivalente CORRETO da fonte V1.

Como você colocou, sua fonte, teoricamente, poderia fornecer uma corrente infinita, pois ela não possui RESISTÊNCIA SÉRIE EQUIVALENTE.  Sendo assim, a tensão não baixa quando fornece um curto.

Melhor dizendo. ..

Simule o seu circuito e você verá que vai dar algum erro, pois a fonte vai querer fornecer corrente infinita e seu curto vai querer fazer a tensão da fonte ir a zero.

Em tempo:

Seu circuito deveria ser algo como na figura

CDH_2022_11_18_1.jpg.54830bb9034318dd84e03a3bec1dde06.jpg

O bloco "?" tem que possuir algum tipo de memória, pois se ocorrer um curto, ele vai interromper a corrente, mas com corrente nula, ou mesmo limitada a um valor abaixo do limite, o bloco "?" vai voltar a conectar a fonte na carga. Enquanto houver o curto, o circuito vai ficar oscilando.

 

MOR_AL

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!