Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DEEPCOOL 240L perdendo para aircooler de entrada gammaxx 400 v2


Ir à solução Resolvido por Edvaldo J. Frederico,

Posts recomendados

senhores

1) eu montei para um cliente um Ryzen 5600g com gammax 400 v2, rodei aida64 para stress cpu (FPU) e o full load deu no maximo 68 graus e estabilizou 66 graus
2) rodei no mesmo momento em meu pc Ryzen 5600x, tenho WC Deep Cool 240L(com a bomba rodando em full load) rodei o mesmo teste e ele sobe insta para 88 graus e fica por ai

temperatura do meu processador (que usa WC) em idle esta 42º e temperatura ambiente 19º

 

ambas as situações tem a mesma temperatura ambiente, o que pode ser? o liquido de arreficmento do meu WC ja era? (considerando que deve ter por volta de 1 ano)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como nunca testei nenhum dos dois produtos, não sei ao certo dizer como ficaria o resultado em cada um. Mas, por ser um aircooler de entrada contra um radiador de 240mm (vai depender muito da qualidade da bomba também)... eu acredito que o Water Cooler deveria ter um resultado melhor.

 

Apenas é estranho a temperatura subir rapidamente para 88c, já que quando o fluído e o radiador estão em temperatura baixa, o Water Cooler consegue manter a CPU numa temperatura significativamente menor que a final, que seria quando o fluído e o radiador já estão com uma temperatura mais elevada.

 

Se houvesse algum problema em seu WC selado, com certeza seria na bomba e não no fluído... pois é muito raro ver um Water Cooler selado vazando. Às vezes devido a má posição do radiador, podem haver formação de bolhas de ar, que acabam atrapalhando a transferência de calor. 

 

Quando falo sobre formação de bolhas de ar, dá a entender que em um Water Cooler selado não existe ar. Mas, não é assim... basicamente 5-10% dele é composto de ar. O problema, é que com a montagem na posição errada do radiador, todo o ar que em uma montagem correta estaria distribuido de forma que não atrapalhasse, em uma má montagem ele acaba indo em grande parte para um ponto crítico até mesmo da bomba... assim diminuindo a circulação do fluído e criando um isolante térmico entre o processo.

 

A outra hipótese e mais recorrente, seria a má montagem da bomba com o processador, onde estaria com má aplicação de pasta térmica ou pressão incorreta. Assim, diminuindo o contato do IHS do processador com a base da bomba.

 

Seria bom testar novamente fazendo uma nova montagem, rever a aplicação da pasta térmica, que deve ser espalhada em uma camada fina no IHS e na base da bomba... para melhorar a viscosidade pode-se usar um secador de cabelo.

 

Alguém que utilizou esse WC poderia informar se essa temperatura procede ou realmente está com algum defeito. Na minha opinião, se você comparou com um aircooler de entrada... era para estar melhor mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Leandro Kazuhiro Higashi Sumida disse:

senhores

1) eu montei para um cliente um Ryzen 5600g com gammax 400 v2, rodei aida64 para stress cpu (FPU) e o full load deu no maximo 68 graus e estabilizou 66 graus
2) rodei no mesmo momento em meu pc Ryzen 5600x, tenho WC Deep Cool 240L(com a bomba rodando em full load) rodei o mesmo teste e ele sobe insta para 88 graus e fica por ai

temperatura do meu processador (que usa WC) em idle esta 42º e temperatura ambiente 19º

 

ambas as situações tem a mesma temperatura ambiente, o que pode ser? o liquido de arreficmento do meu WC ja era? (considerando que deve ter por volta de 1 ano)

Má montagem e desempenho ruim, gabinete mal refrigerado também. Isso tudo faz um mal danado pra refrigeração do PC. Se você colocar o Gammax 400 e a temperatura se manter, o problema é o gabinete fechado na frente.

Inclusive, WC começa a se desgastar mesmo perto dos 4 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Leandro Kazuhiro Higashi Sumida disse:

senhores

1) eu montei para um cliente um Ryzen 5600g com gammax 400 v2, rodei aida64 para stress cpu (FPU) e o full load deu no maximo 68 graus e estabilizou 66 graus
2) rodei no mesmo momento em meu pc Ryzen 5600x, tenho WC Deep Cool 240L(com a bomba rodando em full load) rodei o mesmo teste e ele sobe insta para 88 graus e fica por ai

temperatura do meu processador (que usa WC) em idle esta 42º e temperatura ambiente 19º

 

ambas as situações tem a mesma temperatura ambiente, o que pode ser? o liquido de arreficmento do meu WC ja era? (considerando que deve ter por volta de 1 ano)

Primeiro que "stock" não quer dizer absolutamente nada. Se você não controlou as tensões e clock manualmente, qualquer medida de temperatura é efetivamente aleatória e não serve para coisa nenhuma fora ver que está superaquecendo (diga-se, batendo nos 95C).

 

E segundo que você está usando processadores diferentes. Fosse o 5600 com o 5600x, beleza, os dois são a mesma coisa. Mas o 5600g tem hardwarde diferente, e inclusive chega ao ponto do desempenho ser consideravelmente pior que o dos outros dois.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Imakuni disse:

Primeiro que "stock" não quer dizer absolutamente nada. Se você não controlou as tensões e clock manualmente, qualquer medida de temperatura é efetivamente aleatória e não serve para coisa nenhuma fora ver que está superaquecendo (diga-se, batendo nos 95C).

 

E segundo que você está usando processadores diferentes. Fosse o 5600 com o 5600x, beleza, os dois são a mesma coisa. Mas o 5600g tem hardwarde diferente, e inclusive chega ao ponto do desempenho ser consideravelmente pior que o dos outros dois.

entendo que sao diferentes mas sao similares em sua essencia. Lembrando que ambos tem o mesmo TDP de 65w, então seria aceitavel ter as temperaturas bem similares mas diferenca entre 66 x 88 é grotesca..

 

1 hora atrás, Pepse disse:

Má montagem e desempenho ruim, gabinete mal refrigerado também. Isso tudo faz um mal danado pra refrigeração do PC. Se você colocar o Gammax 400 e a temperatura se manter, o problema é o gabinete fechado na frente.

Inclusive, WC começa a se desgastar mesmo perto dos 4 anos.

montei assim, os tutoriais que vi na internet dizem que este é um bom posicionamento contra "bolhas"

WhatsApp Image 2022-11-09 at 07.31.11.jpeg

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Leandro Kazuhiro Higashi Sumida disse:

entendo que sao diferentes mas sao similares em sua essencia.

Não são não. Como eu falei, o 5600 e o 5600x são similares, só mudando o comportamento de boost; já o 5600g tem diferenças significativas que reduzem bastante o desempenho, e por consequência, o consumo de energia.

 

9 minutos atrás, Leandro Kazuhiro Higashi Sumida disse:

Lembrando que ambos tem o mesmo TDP de 65w, então seria aceitavel ter as temperaturas bem similares mas diferenca entre 66 x 88 é grotesca..

TDP não quer dizer nada. Aliás, não só é inútil, é também prejudicial, por fazer pessoas desavisadas acharem que ele importa para alguma coisa. Não é o caso: "TDP" para a AMD é uma fórmula de algumas variáveis que eles escolhem aleatoriamente para fazer o processador atingir um certo número para colocar dentro de PCs premontados. Ignore esse número.

 

9 minutos atrás, Leandro Kazuhiro Higashi Sumida disse:

seria aceitavel ter as temperaturas bem similares mas diferenca entre 66 x 88 é grotesca..

... de novo, você controlou a tensão? E os clocks? Se não fez isso, qualquer leitura que você tenha é efetivamente aleatória, poderia muito bem ter sido o contrário e você iria achar normal.

 

Assim, eu sei que você está tentando achar algum problema na instalação do WC. E realmente, pode até ser que tenha mesmo. Mas essa não seria minha primeira suspeita, eu supeitaria BO em outros fatores antes de BO na montagem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ideal seria testar os coolers com o mesmo processador e pc.
Mesmo para o mesmo tipo de cpu, dependendo do lote pode acontecer de uns serem mais frios e outros aquecerem acima da média.

 

Acho que valeria a pena refazer a instalação do bloco e reaplicação da pasta térmica.
Já vi casos que o problema tinha sido na aplicação da pasta.

 

Se desconfiar que o problema possa ser no wc, é melhor verificar se o wc ainda estaria na garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Leandro Kazuhiro Higashi Sumida disse:

entendo que sao diferentes mas sao similares em sua essencia. Lembrando que ambos tem o mesmo TDP de 65w, então seria aceitavel ter as temperaturas bem similares mas diferenca entre 66 x 88 é grotesca..

 

montei assim, os tutoriais que vi na internet dizem que este é um bom posicionamento contra "bolhas"

WhatsApp Image 2022-11-09 at 07.31.11.jpeg

Bom dia

 

Uma das mangueira do WC está bem quente?

Mude a posição das duas fans e coloque para empurrar o ar frio para o dissipador e não puxar o ar de dentro do WC.

As fans do WC tem que ficar amostra igual na foto.

water-cooler.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Imakuni disse:

Não são não. Como eu falei, o 5600 e o 5600x são similares, só mudando o comportamento de boost; já o 5600g tem diferenças significativas que reduzem bastante o desempenho, e por consequência, o consumo de energia.

 

TDP não quer dizer nada. Aliás, não só é inútil, é também prejudicial, por fazer pessoas desavisadas acharem que ele importa para alguma coisa. Não é o caso: "TDP" para a AMD é uma fórmula de algumas variáveis que eles escolhem aleatoriamente para fazer o processador atingir um certo número para colocar dentro de PCs premontados. Ignore esse número.

 

... de novo, você controlou a tensão? E os clocks? Se não fez isso, qualquer leitura que você tenha é efetivamente aleatória, poderia muito bem ter sido o contrário e você iria achar normal.

 

Assim, eu sei que você está tentando achar algum problema na instalação do WC. E realmente, pode até ser que tenha mesmo. Mas essa não seria minha primeira suspeita, eu supeitaria BO em outros fatores antes de BO na montagem.

não mexi no core, ta em stock a config

8 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Bom dia

 

Uma das mangueira do WC está bem quente?

Mude a posição das duas fans e coloque para empurrar o ar frio para o dissipador e não puxar o ar de dentro do WC.

As fans do WC tem que ficar amostra igual na foto.

water-cooler.jpeg

vou tentar

mas uma duvida , independente do processo de refrigeracao, seja air cooling ou water, ao startar um teste de estabilidade não é normal subir tanto a temp ne, seria algo um pouco mais gradativo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Leandro Kazuhiro Higashi Sumida disse:

mas uma duvida , independente do processo de refrigeracao, seja air cooling ou water, ao startar um teste de estabilidade não é normal subir tanto a temp ne, seria algo um pouco mais gradativo

É normal subir sim, tanto para cima quanto para baixo. Quando muda a carga, a temperatura muda imediatamente na casa da dezena de grau, e depois uma ou outra unidade com o tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma situacao que eu percebi agora, que eu não lembro de ter notado isso na montagem.

ao retirar o radiador e mexer de um lado para o outro eu escuto a agua "sambando"la dentro, imagine uma garrafa pet com água ate 2/3 e você mexe a agua, é bem similar esse barulho.. como se houvessem espacos (bastnte) avulsos la dentro...não sei se é normal da deepcool

 

estranho isto porque eu nunca notei vazamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Leandro Kazuhiro Higashi Sumida disse:

uma situacao que eu percebi agora, que eu não lembro de ter notado isso na montagem.

ao retirar o radiador e mexer de um lado para o outro eu escuto a agua "sambando"la dentro, imagine uma garrafa pet com água ate 2/3 e você mexe a agua, é bem similar esse barulho.. como se houvessem espacos (bastnte) avulsos la dentro...não sei se é normal da deepcool

 

estranho isto porque eu nunca notei vazamento.

Normal, todo WC precisa de um pouco de ar no sistema. Inclusive, é por causa desse ar que a bomba nunca pode ficar no ponto mais alto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
2 horas atrás, Leandro Kazuhiro Higashi Sumida disse:

não mexi no core, ta em stock a config

vou tentar

mas uma duvida , independente do processo de refrigeracao, seja air cooling ou water, ao startar um teste de estabilidade não é normal subir tanto a temp ne, seria algo um pouco mais gradativo

Vi que a bomba do WC está bem pouco torto, da pra ver no furo que prende a bomba.

Remove a bomba do WC e veja se está pegando direito na superfície do processador.

Se tiver muita pasta térmica remove um pouco e deixe só uma camada fina.

Uma das mangueiras do WC esta bem quente.

Limpe o radiador do WC e mude a posição das fans.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leandro Kazuhiro Higashi Sumida disse:

uma situacao que eu percebi agora, que eu não lembro de ter notado isso na montagem.

ao retirar o radiador e mexer de um lado para o outro eu escuto a agua "sambando"la dentro, imagine uma garrafa pet com água ate 2/3 e você mexe a agua, é bem similar esse barulho.. como se houvessem espacos (bastnte) avulsos la dentro...não sei se é normal da deepcool

 

estranho isto porque eu nunca notei vazamento.


Sei que é normal os water coolers selados o fluído não ser completamente preenchido.
Ouvi dizer que o motivo seria para deixar uma margem para expansão do fluído devido a seu aquecimento e aumento da pressão interna.

 

O texto abaixo copiei de um antigo link de um water cooler da Deepcool:

 

Although the liquid cooling radiator features low noise, high radiation efficiency and other advantages, its potential safety hazards shouldn’t be ignored. While the cooler is working, the coolant’s temperature rises, so will the volume expand. Sometimes gas can be generated within the system, which will further increase the system’s pressure. When the pressure exceeds the system’s critical levels, a leakage will occur.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

recoloquei, mudei posicao das fans e melhorou 

pico com stress 86º, antes dava pico de 95 mas estabilzava 91...

 

acho que n tem como melhorar muito, futuramente vou fazer o teste com air cooler mas acho que é o q tem pra hoje ..hehe obrigado pelo apoio pessoal

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leandro Kazuhiro Higashi Sumida disse:

acho que n tem como melhorar muito, futuramente vou fazer o teste com air cooler mas acho que é o q tem pra hoje ..hehe obrigado pelo apoio pessoal

Até teria.. Como dito acima, olhar Vcore nas duas CPUs, se possível.. Pode ser que, o Vcore aplicado no 5600G, seja BEM menor que está sendo no seu 5600X..

 

É um pouco culpa da AMD, outra das fabricantes de placa-mãe, pois não tem um padrão..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!