Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá para todos, gostaria de tirar uma dúvida sobre pilhas recarregáveis. Eu adquiri da marca elgin de 2700 mah e achei estranho porque quando coloquei no meu mouse sem fio, estava praticamente sem carga (não sei se perde carga por não utilizá-la). Eu tenho uma carregador bem genérico (maxday) deixei carregando por 6 horas, percebi que as pilhas ficaram quentes, colocando no mouse percebi que algumas carregou quase nada e outras praticamente não carregaram. Eu deduzi que a pilha era falsa ou coisa do tipo, então comprei da duracell (2500 mah) na loja oficial do mercado livre. Bom foi quase mesma situação do 1ª pilha que comprei (elgin), a diferença que na 1ª vez que carreguei deu cargas em todas. Porém no dia seguinte todas perderam praticamente toda a carga e quando coloquei para carregar praticamente não carregaram. O problema está no carregador ou é azar mesmo? Estou pensando pegar carregador LIITOKALA Modelo LII-M4 seria bom negócio? 

Um adendo é que se eu coloco apenas 2 pilhas no carregador genérico ele começa a dar um chiado (acredito que seja estática), colocando ás 4 pilhas o chiado desaparece.

Postado

@Ikazuch1 Seu carregador deve estar ruim, essa marca Elgin é uma porcaria, comprei baterias CR2032 delas em uma promoção e as baterias descarregavam em 6 a 8 meses, usei uma na mascara de solda, que puxa um pouco mais de bateria e a mesma durou 2 meses, pra comparação uma bateria boa durava um ano nessa mesma marcara.

Sobre o litokala, eu tenho o Lii 500 e o aparelho é excelente, não só carrega a bateria como pode testar se a bateria que você comprou é original e ainda da a resistência interna da pilha pra saber como anda a saúde da bateria, tipo uma pulha NiMh de primeira linha tem menos de 100 mOhms de resistência interna, enquanto uma pilha falsificada ou no final da vida util tem mais de 500 mOhms, e nesses casos muitos carregadores nem aceitam mais carregar a bateria.

Mas tem que saber usar o aparelho, pois tem o risco de configurar errado a recarga e reduzir a vida util do aparelho, tipo selecionando uma corrente de recarga muito alta.

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado

Eu tenho uma visão um pouco limitada sobre o assunto, já tive diversas marcas de pilhas recarregáveis e diversos carregadores genéricos, nunca tive um carregador de nome tipo Litokala, já cheguei a comprar e nunca foi entregue, e notei que o aquecimento durante a recarga é um sinal de algum problema na pilha, não sei explicar o porque, só observei que as pilhas que não aquecem na recarga conseguem ter um melhor desempenho ou pelo menos levam mais tempo para se descarregarem mesmo sem estar sendo utilizadas. Na minha concepção pessoal as pilhas se descarregam naturalmente ou perdem sua carga mesmo sem utilização. Depois que comprei um aparelho que testa a real capacidade da pilha, descobri que elas entregam um décimo do que consta na capa, fiz um post sobre o aparelho mas, não consegui localizar e linkar aqui. A minha conclusão lógica é que não existe pilha recarregável verdadeira e que todas são falsas, não creio que seja questão de azar ou não.

Só me faltou ter um carregador decente para ter a certeza de que as pilhas não prestam mesmo. Tem um outro aspecto com respeito ao periférico ou aparelho a ser utilizado, no caso de mouses ou teclados as pilhas recarregáveis duram entre um dia ou no máximo uma semana, geralmente quando são novas duram mais e apenas após algumas recargas viram lixo eletrônico, como no caso de máquina fotográfica, só conseguem ligar nas primeiras vezes e depois são incapazes de ligar a máquina, mesmo estando plenamente recarregadas, em lanternas de lâmpada de fio duram apenas alguns segundos e nas de LED duram bem mais.

Acontece que os mesmos periféricos citados funcionam perfeitamente por um longo tempo com pilhas alcalinas não recarregáveis.

Eu abri algumas pilhas para ver o que tinha dentro e o máximo que descobri é que as pilhas mais pesadas duram mais.

A questão do chiado; eu já observei algumas pilhas chiarem na recarga quando estão praticamente inutilizadas, deu para notar que alguma espécie de gás vazava pelo respiro, importante salientar que neste caso coloquei uma extensão com fio para identificar que o chiado é na bateria e não no carregador.

Também observei que um ou outro carregador genérico faz um barulho ao qual não chamo de chiado e sim de uma espécie de apito, proporcional a intensidade da lâmpada indicadora de carga, tem carregador que apita sem a bateria e tem carregador que apita com a bateria, este é um mistério sem solução e o máximo que consegui descobrir foi usando um frequencímetro que indicou alguma atividade a qual imagino ser interferência eletromagnética.

• Curtir 2
Postado

Li rapidamente o que todos escreveram e talvez esteja mencionado, mas não vi.

Carregadores mais simples tem circuito de carregamento de pilhas em par, enquanto carregadores melhores possuem circuito individual.
Esse litokala pelo visto é individual, o seu Elgin deve ser duplo.

O duplo funciona bem com pilhas iguais e que tiveram desgastes parecido, senão pode ser a explicação dessas cargas loucas que você mencionou.

• Confuso 1
Postado

@Thiago Miotto Acredito que você se equivocou na explicação do carregador, na verdade você queria dizer que o carregador genérico (maxday). Mas compreendo seu ponto. Agradeço pelas dicas, relatos e explicações @Henrique - RJ ,@F4b10 e @Pincipi . Até o momento estou fazendo carga deixando pouco tempo (1hora) no carregador, assim evitando aquecimento das pilas (seguindo conselho @Henrique - RJ) . Percebi que a carga está sendo mais efetiva, porém estou com curiosidade para adquirir Liitokala. Caso esse tópico fique ainda disponível para comentar, estarei retornando para feedback.

• Curtir 2
  • 4 semanas depois...
Postado

Retornando para informar que adquiri LIITOKALA Modelo LII-M4, produto bem interessante e cumpre o papel. Realizei o modo teste de capacidade, basicamente faz a medição através de 3 etapas (1º descarrega, 2º carrega completamente e 3º descarrega novamente). Eu tive resultado que as pilhas elgin ficaram entre 2003~2151  mah e as duracell 2104~2232 mah. Até o momento estou usando 1 pilha (elgin) a 5 dias seguidos até o momento está com a capacidade 77%. Cheguei em uma conclusão que realmente o carregador influencia a capacidade da pilha, fica registrado o meu conselho de investir em um bom carregador.

• Curtir 2
Postado

O único "defeito" que acho desse carregador, é esse esquema que só a 4ª casa é usada p/ função de saída (sim, este carregador com uma pilha carregada pode ser usado de powerbank p/ um celular ou algum outro dispositivo c/ bateria interna, mas ele só vai pegar a pilha na 4ª casa)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!