Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Regulador de corrente com LM317


Ir à solução Resolvido por marcusviniciusufsj,

Posts recomendados

Boa noite!

Preciso manter uma corrente constante em uma série azul e outra vermelha com leds( vermelhos > 2.2-2.4V 3W 0,7A) e (Azúis > 3.2-3.4V 3W 0,7A)

 

Quero usar o LM317 por ser barato e de simples montagem

image.png.bb6452cb0db30184d85062c2850d227c.png

 

De acordo com a lei de ohm:

Calculei o valor de R1 a partir da diferença entre a referência do LM317 (1.25V) e a corrente que preciso (0,7A)

Logo, 1,25/0,7 = 1.78Ω

 

Suponhamos que eu utilize esse circuito com um resistor 1r8 2w 5% em cada série com 4 leds e alimentar o conjunto todo com uma fonte 12v 20A

Seria uma montagem correta?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sua teoria está correta.

Já que mencionas...

13 horas atrás, marcusviniciusufsj disse:

a lei de ohm:

... se aprofunde 1 pouco + e calcule a potência que deve ser dissipada pelo lm317. Analise agora seu datasheet e confirme que ele suporta.

Dica P=V*I

Ah sim... vi agora seu outro topico. +1 dica que dou é : não precisa criar novos tópicos com o mesmo assunto, ok? Isso mexe com os moderadores

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ideia ruim a sua. O LM317 é regulador de tensão, não é de corrente. A tensão de referência dos leds refere-se a média, varia muito de componente para componente. Como se isso não bastasse essa tensão varia com a temperatura. Tem que monitorar a corrente sobre os leds e com essa informação controlar a alimentação desses.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcusviniciusufsj ,

 

A chance de não funcionar é bem grande ..... o LM317 precisa de pelo menos 3V de DDP entre entrada e saída para funcionar direito.

 

Supondo o menor valor de tensão para os 4 LEDs, você tem 10.8V apenas sobre os Leds. Com corrente de 0,7A, terás mais 1,26 V sobre o resistor, o que dá um total de 12,06 Volts. Precisaria de no mínimo 15V de fonte para funcionar.

 

Já fazendo a mesma conta usando os valores máximos de tensão dos Leds, chegamos a uma fonte de no mínimo 15,9 Volts ....

 

Resumindo, para garantir o funcionamento precisará de uma fonte de 16 Volts , o que pode causar uma dissipação de 2.8 Watts no seu regulador LM317, vai precisar de um bom dissipador.

 

Pelo meu ponto de vista, ou você diminui um Led, ou aumenta a fonte .....

 

Paulo

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if @aphawk

Refiz os cálculos e acho que estou próximo de acertar.

Alterei a tensão de entrada para 13.4 e acho que os cálculos bateram. Se não, estão bem próximos ao limite do circuito eu imagino.

 

Na alimentação, uso uma fonte chaveada 12v 20A. Nessa fonte existe um regulador que possibilita aumentar ou diminuir a tensão nominal. É o que utilizarei para alcançar o valor correto.

 

Utilizarei um dissipador de alumínio(10cm x 20cm x 2cm) com ventilador. Acho que dá e sobra.

 

Só não entendi direito como descubro a tensão que vai pro LM e pro resistor.

 

Segue imagem dos cálculos. Desde já peço perdão pela caligrafia.

 

 

20230110_181731.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo

Sugiro que revise o datasheet do mesmo. 

É demonstrada a utilização deste componente como um preciso regulador de tensão, sim. Da mesma forma ocorre no LM350 de meados de 2012, com upgrade de 1.5 para 3.0A de corrente máxima.

 

Quanto a monitorar corrente e ajustar a tensão, no experimento em vídeo que mencionei e deixei o link isso é feito com sucesso. Vários outros também demonstram isso.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, marcusviniciusufsj disse:

a tensão que vai pro LM e pro resistor.

A do resistor é fixa 1.25V. A do lm é a que falta pros 13,4.

VLM=13,4-1,25-VLEDS

O + importante é a PLM=VLM*0,7 (W)

 

A dica prática: não sei o que os leds vão iluminar mas como sua fonte é fixa, há pouca ou nenhuma necessiade do LM

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, marcusviniciusufsj disse:

Segue imagem dos cálculos. Desde já peço perdão pela caligrafia.

No primeiro circuito sobra muito pouco para o LM317 : 13,4 - 1,25 - 10,4 = 1,75 Volts apenas ...

 

No segundo : 13,4 - 1,25 - 9,6 = 2,55 Volts, menor do que os 3V .... 

 

Olha, já que sua fonte pode abaixar um pouco, veja qual é a tensão minima, e calcule o resistor para usar só ele .... acho mais prático já que o LM317 não vai funcionar direito ...

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, marcusviniciusufsj disse:

Sendo fonte de 12V fixa eu descarto o LM317. 

Sendo leds iguais basta um resistor em série. O resistor vai esquentar o mesmo que o LM317. 

Com 12V coloca 2,2R no primeiro circuito e 3,3R no segundo circuito. 

A potência de dissipação não chega a 2W, mas pode colocar um resistor de no mínimo 5W pra dissipar o calor, pois vai esquentar bem. 

 

  • Curtir 3
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Renato está certo. Apenas atente para a potência dissipada nos leds.

2 horas atrás, Renato.88 disse:

A potência de dissipação não chega a 2W

VR = 12V - 3 * 3,4 = 1,8V

IR = 0,7A

PR = VR * IR = 1,8V * 0,7A = 1,26W

R = VR/IR = 1,8V / 0,7A = 2,6 Ohms. R = 2,2Ohms.

IR = 1,8 /2,2 = 0,82A

PR = VR * IR = 1,8V * 0,82A = 1,47W

Se os leds aguentarem 0,82A, então ...

P cada Led = 3,4V * 0,82A = 2,8W Vai esquentar muito.

MOR_AL

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MOR_AL disse:

IR = 0,7A

PR = VR * IR = 1,8V * 0,7A = 1,26W

R = VR/IR = 1,8V / 0,7A = 2,6 Ohms. R = 2,2Ohms.

IR = 1,8 /2,2 = 0,82A

Na postagem acima, o amigo @marcusviniciusufsj diz que seus leds em série dão um total de 10,4V. 

Eu fiz a conta e deu 2,3R, arrendondei para 2,2R que é comercial. 

 

Ja achei estranho, dizer que um led consome 700mA, se for uma luminária com vários leds eu até entendo. 

Eu tenho uns aqui que consomem 30mA em 3V e já iluminam igual a uma lâmpada pingo d'água de lanterna antiga. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Prezados! Muito obrigado por todas as contribuições. 

 

Analisei minhas possibilidades e realmente percebi ser mais vantajoso usar os resistores ao invés do LM317.

 

Fiz algumas análises teóricas e acabei determinando os seguintes resistores para uma tensão constante de 11v e 0.65A de corrente pra não ficar no limite da faixa de operação

 

Será que consegui determinar corretamente?

20230120_175501.jpg

 

Seguem as especificações dos leds:

No meu caso são Cold White 10.000k, Royal Blue e Deep Red. Todos de 3W

-10999611721056942595.jpg

 

 

-1098559632-1138125633.jpg

-1099814683-1699632716.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88Nesse caso eu posso adotar este circuito com um resistor a cada led.

 

Será que um de 0.5W aguenta os 0.52W calculados ou é melhor pegar de 1W?

 

No caso do de 0.91W calculados será que o de 1W também aguenta?

 

Pensei em utilizar o dobro de potência nos resistores para não esquentarem tanto, visto que a potência dissipada seria metade de suas potências de trabalho.

7 horas atrás, marcusviniciusufsj disse:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, marcusviniciusufsj disse:

Será que um de 0.5W aguenta os 0.52W calculados ou é melhor pegar de 1W?

 

No caso do de 0.91W calculados será que o de 1W também aguenta?

Em ambos os casos você dobra o valor, porque se deixar a potência em cima o resistor ferve demais. 

 

Porém eu já colocaria 3W no primeiro caso e 5W no segundo, resistor é barato e mesmo com potência sobrando ele ainda esquenta. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, aqui vai minha opinião simplinha

 

20 horas atrás, marcusviniciusufsj disse:

Anteriormente eu calculei os resistores considerando um por led.

Ainda não sei se utilizarei um por série ou um por led.

 

Se voce deseja criar uma luminária com função secundária de aquecer o  ambiente  então a aplicação de um resistor para cada led dentro dos parametros já relatados vai servir.

 

Veja ...

Alimentação de 11Vdc  para um led  de 3.4V  consumindo corrente de 650mA nós temos que usar um resistor de 12 Ohms por  6 (SEIS)  Watts !  No caso  majorar para 10W

 

Alimentação  de 11Vdc para um led de 2.4V consumindo corrente de650mA nós temos que usar um resistor de 15 Omhs por 7 ( SETE) Watts !  No caso também majorar para 10W

 

 Somando cada par resistor/led plugados nos 11Vdc teremos a iluminação adequada e um calor perto de 70W no conjunto . ( Lembre que esses Leds de alta potência também dissipam calor )

 

Então ...  

Eu usaria  a versão de leds em série ,


no caso os 4  leds de 2.4V ( em 650mA )   teriam um resistor de 2R2  Ohms  por  1W , daí usar de 3W ou 5W
e os 3 leds de 3.4V ( tambem em 650mA ) teriam um resistor de 1R3  Ohms  por  1W , daí usar de 2W ou 3W

 

Os calculos  desses valores eu obtive online no site https://ledcalculator.net/

 

'_'

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Solução

Prezados, boa tarde!

 

Apesar das delongas, concluí o projeto. Não ficou muito bonito mas está eficiente e seguro.

 

Utilizei um resistor para cada série de leds.

 

As séries contam com um positivo em comum e serão dimerizadas pelo polo negativo.

 

Para a conexão, utilizei 2 conectores xlr de 3 vias.

 

A refrigeração se dá por 2 ventoinhas de 2300rpm.

 

Em meus testes, o conjunto suportou até 14v.

 

Obrigado pelo apoio intelectual de todos que puderam contribuir com esta luminária. Espero que este relato possa auxiliar outros projetistas internet a fora.

 

Att;

Marcus Vinicius Pomini

 

20230412_160647.jpg

20230412_160703.jpg

20230412_160726.jpg

20230412_160744.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!