Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

quero comprar uma lâmpada amarela para ler a noite, ou uma lamparina lampião luminária, abajur, com luz amarela bloqueador de luz azul.

A luz branca faz mal a vista para ler, e nos dispositivos tem que usar o filtro bloqueador de luz azul para ler nos eletrônicos a noite.

Postado

@kifirefox ,você tem duas opções. Comprar uma lâmpada incandescente halógena e um dimmer, quanto menor o calor do filamento mais a luz vai se afastar do azul. Pesquise sobre os “k” da luz, escala Kelvin. Custam barato mas tem os inconvenientes de uma lâmpada incandescente, um consumo um pouco alto, esquentam etc.

image.thumb.png.41515df422ce5170577620df297daaa6.png

Outra opção é comprar uma lâmpada LED RGB, Tem algumas que vem acompanhadas de um controle remoto e eu tenho uma marca “Tuya” de 10 watts que é controlada por um app via Wifi ou Bluetooth e até configurada para ser controlada pela Alexa ou Google Home. O azul pode ser totalmente eliminado mas aí fica uma luz totalmente amarela, eu gosto de deixar um pouco do azul, é gosto pessoal.

image.thumb.png.37bfa30d87f3278aef2e37ecdc911b0d.png

Logo que eu comprei coloquei na luminária do piano para testar, meu gato branco deitou embaixo, e eu filmei, dá pra ter uma boa ideia kkk.10.jpg.a1943201a026e89586f9bc36adb57f6a.jpg11.jpg.202d53c5246201a629da247ce569beee.jpg12.jpg.4a1de61e722f410aa95ebd00ec90aa43.jpg

• Curtir 2
  • Haha 1
Postado

obrigado, vou ver no mercado livre ou shopee lampada smart RGB.

vi que tem um modelo de lampada vintage retrô amarela , mas só tem uma cor, se quiser mudar para azul(cromoterapia), não pode, parece ser mais para ambientes aconchegantes, não sei se essa lampada retrô vale a pena também. é uma opção também.

Postado
11 horas atrás, Andreas Karl disse:

@kifirefox ,você tem duas opções. Comprar uma lâmpada incandescente halógena e um dimmer, quanto menor o calor do filamento mais a luz vai se afastar do azul. Pesquise sobre os “k” da luz, escala Kelvin. Custam barato mas tem os inconvenientes de uma lâmpada incandescente, um consumo um pouco alto, esquentam etc.

Outra opção é comprar uma lâmpada LED RGB, Tem algumas que vem acompanhadas de um controle remoto e eu tenho uma marca “Tuya” de 10 watts que é controlada por um app via Wifi ou Bluetooth e até configurada para ser controlada pela Alexa ou Google Home. O azul pode ser totalmente eliminado mas aí fica uma luz totalmente amarela, eu gosto de deixar um pouco do azul, é gosto pessoal.

image.thumb.png.37bfa30d87f3278aef2e37ecdc911b0d.png

Logo que eu comprei coloquei na luminária do piano para testar, meu gato branco deitou embaixo, e eu filmei, dá pra ter uma boa ideia kkk.

já viu essas lampadas amarelas retrô? é bom?

th?id=OIP.6LgKYzRBUk6KLuSmsrYgpwHaGK%26p

images?q=tbn:ANd9GcRe73VuQwW1x2iPG6IxnHb

D_NQ_NP_996252-MLB26113784619_102017-O.w

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, kifirefox disse:

images?q=tbn:ANd9GcRe73VuQwW1x2iPG6IxnHb

Eu já tinha visto as dessa foto que é de filamento de LED. Mas hoje pesquisando descobri que existem estas outras que são de filamento de carbono:

th?id=OIP.6LgKYzRBUk6KLuSmsrYgpwHaGK%26p

D_NQ_NP_996252-MLB26113784619_102017-O.w

Elas são realmente lâmpadas incandescentes e dão a impressão de ter mais filamentos dentro, mas provavelmente é um filamento só, bem mais comprido com a diferença que, como diz o nome, é de carbono e não de tungstênio como das incandescentes atuais que foram “banidas”. Assim imita o processo das primeiras lâmpadas criadas por Thomas Edison lááááá pra trás no final do século XIX que também tinham filamento de carbono mas bem mais curto. Aumentando o comprimento obriga a usar um filamento mais espesso o que aumenta a vida útil e melhora o visual. Mas mesmo assim tem vida útil de apenas 2.000 horas contra 15.000 das de LED e consomem 10 vezes mais, são de 40 watts contra 4 W das de LED. São dimerizáveis, embora eu vi uma no M. Livre que dizia ser controlada eletronicamente para funcionar de 100 a 240 volts portanto não dimerizavel.

O efeito aconchegante é uma mistura da luz amarelada suave e do visual “quente” e bonito delas, desnecessário dizer que é importante serem instaladas bem visíveis. Na verdade as de carbono esquentam mesmo, a diferença de 40 watts para os 4 das de LED é energia transformada em calor assim como os 70 e 105 watts das halógenas. E saber que elas esquentam reforça no nosso cérebro a sensação de aconchego.  

Mas para leitura desconfio que são fracas, mas vai de pessoa pra pessoa. Quem tem astigmatismo não gosta de luz fraca, as pupilas ficam maiores e aumentam o embaralhamento da visão, lei da ótica que vale para a fotografia, quanto menor a abertura da lente melhor o foco e a nitidez, mas pra isso tem que ter bastante luz. 

7 horas atrás, kifirefox disse:

mas só tem uma cor, se quiser mudar para azul(cromoterapia), não pode

As RGB devem funcionar bem para Cromoterapia. A que eu comprei está no cantinho do “L” da sala da casa da minha mãe pra criar uma luz gostosa pra assistir TV e quando estou lá gosto de dormir sob ela configurada para combinar o verde (que cura) com o azul (que acalma). Já era pra eu ter comprado uma pra minha casa também, não achei caro R$ 47. O app como dá pra ver na foto mostra numa das telas um círculo multicolorido onde dá pra escolher instantaneamente qualquer cor e intensidade

image.png.15912a36fdd87ca53a46d117ea834604.png

menos o branco que fica em outra tela

image.png.62893767a2d59f20e1fb2241b6f14dbe.png

onde aparece um semicírculo pra dosar entre luz amarela e branca fria. Tem outra tela com efeitos diversos tipo ficar alterando lentamente as cores e são programáveis, não testei até que ponto. O aplicativo também pode controlar várias lâmpadas, é só dar um nome para cada uma como “quarto”, “corredor” etc e escolher qual vai controlar. Na Alexa basta dizer “configurar quarto amarelo”, “apagar corredor” “configurar sala 50%” e com um interruptor inteligente “acender lâmpadas retrô” ou "ligar ventilador" . Se o interruptor inteligente for da marca ou compatível com o app “Tuya Smart” acho que o app vai conseguir ligar e desligar sem precisar da Alexa ou similar.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@Marcos FRM pelo que lembro as incandescentes "banidas" tinham uma expectativa de 1000 horas. Duravam entre 1 e 2 meses. As duas primeiras lâmpadas de LED que comprei acho que em 2016 e custaram uns R$ 40 funcionam até hoje. As que vieram depois queimadas já encheram uma caixa de papelão, de vez em quando eu conserto uma ou outra só de birra. Fazendo uns buracos na carcaça pra refrigerar o circuito e aumentando um pouco o valor de um resistor pra diminuir um pouco a corrente vão loooonge. Viva a obsolescência programada...ou seria forçada?

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado

@Andreas Karl , por que você não considerou lâmpadas LED bulbo comuns com temperatura de cor quente? A proposta do produto é substituir imediatamente as incandescente, na finalidade:

6 horas atrás, Ricardov disse:

Além da RGB pode usar lâmpada led amarela (3500K) facilmente encontrada no comércio.

Postado

@alexandre.mbm, é que descrição do tópico @kifirefox demonstrava muita preocupação com a luz azul falando até em bloqueadores desse tipo de luz. Como eu também tenho lâmpadas LED branco quente notei que eliminando o azul da RGB a luz era bem mais amarela. Com isso cheguei a conclusão que as branco quente poderiam ainda emitir bastante luz azul. Por isso sugeri também lâmpadas halógenas + um dimmer que são as lâmpadas incandescentes que ainda são fáceis de achar e de baixo custo. O filamento delas fica dentro de um bulbo com um gás que protege o filamento de tungstênio permitindo ele atingir uma temperatura mais alta emitindo mais luz e também diminuindo um pouco o desperdício de energia e por isso a fabricação é permitida. O indicador “K” das lâmpadas, que é a escala de temperatura Kelvin, indica a qual temperatura uma substância, um gás, e no caso, um filamento de lâmpada precisaria estar para emitir aquela cor de luz mesmo que a lâmpada não tenha filamento, é uma correspondência. Adicionando um dimmer numa lâmpada incandescente quanto mais se diminui a temperatura do filamento os “Ks” diminuem se afastando cada vez mais do azul passando pelo amarelo alaranjado e indo para o vermelho. Dá um "Googleada" na escala Kelvin, ela obedece a mesma divisão da escala Celsius mas começa no zero absoluto.

image.png.799d2e474390e41afa023ac8b2022499.png

image.png.73d9cf17b5252e7b9b1975c498605a52.png

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...