Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criar Circuito de bombeamento de água


Wolff Ravane

Posts recomendados

Boa tarde, pessoal.

Queria criar um circuito de bombeamento de água do Galão de água para copos, garrafas, baldes e etc, utilizando: EletroBombas de para-brisas de carros.

A Alimentação pode ser direito da tomada ou/e com bateria, caso precisar se mover para outro local.

E no futuro aumentar mais eletrobombas, se precisar.

 

Atualmente já tem, mas são devagar. Queria algo mais potente para encher mais rápido.

 

Por exemplo, utilizar um circuito da Raquete Elétrica e reduzir a tensão da saída para alimentar os dois eletrobombas ou mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bombas de aquário são uma  boa opção mas a maioria delas é para 110/220 o que complica para usar com bateria e também submersas, ou seja, tem que trabalhar dentro da água, o que pode complicar para colocar num galão de água com boca estreita. Eu vi  na internet 2 interessantes 12 volts e não submersas, uma mais barata para Arduino com vazão de 1,5 a 2 litros por minuto e outra bem mais cara, 800 litros por hora o que dá uns 13 litros por minuto. Procurando mais deve achar com preço e vazão intermediários.25.thumb.jpg.6630944b2a359b68ef952b96ee9ef003.jpg26.thumb.jpg.adbdf9885f46fcedd984b0312f4a6988.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Ricardov disse:

Um circuito de raquete elétrica é alimentado por uma bateria pequena, não tem potência para alimentar um motor. O que pode fazer instalar mais de uma bomba ou usar uma bomba com mais capacidade.

E Se usar direto da tomada? Instalando um transformador pequeno para converter em 12Volts.
Porém, gosto muito de aprimorar, então, acredito que vou adicionar mais eletrobombas.
Então, não sei se o transformador vai aguentar 4 Eletrobombas.

 

4 horas atrás, Thiago Miotto disse:

O 1º problema é a bomba de parabrisa. Ela deve ter foco em pressão e não vazão.
Pegue uma bomba de aquário.

Mesmo se for usado poucas vezes? Tipo... contando a quantidade de funcionarios, a sede e calor, vai ser usado 1hora por dia.

 

4 horas atrás, .if disse:

ou uma bomba de drenagem de máquina de lavar: + vazão

Não conectei eletroeletronicamente as coisas 🤔

 

Mas não é muito grande?

 

4 horas atrás, Andreas Karl disse:

Bombas de aquário são uma  boa opção mas a maioria delas é para 110/220 o que complica para usar com bateria e também submersas, ou seja, tem que trabalhar dentro da água, o que pode complicar para colocar num galão de água com boca estreita. Eu vi  na internet 2 interessantes 12 volts e não submersas, uma mais barata para Arduino com vazão de 1,5 a 2 litros por minuto e outra bem mais cara, 800 litros por hora o que dá uns 13 litros por minuto. Procurando mais deve achar com preço e vazão intermediários.

Eu tenho as mangueiras, caso não fique submersa.
Vou pesquisar sobre essas bombas de aquario. Porque os recientes precisam encher rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Wolff Ravane disse:

Mesmo se for usado poucas vezes? Tipo... contando a quantidade de funcionarios, a sede e calor, vai ser usado 1hora por dia.

 

Minha recomendação foi quanto ao problema que você apresentou no 1º tópico:

5 horas atrás, Wolff Ravane disse:

Queria algo mais potente para encher mais rápido.

 

Eu trabalho c/ máquinas de café. Existe uma bomba específica p/ vazão (encher reservatórios) e outra p/ pressão (por exemplo vapor) e também modelos intermediários. Mas algo que posso dizer é que a relação vapor e vazão é inversamente proposcional.
Por sinal, existe uma bomba de imersão 12V muito boa p/ abastecimento, mas o preço é meio salgado, cerca de 200 reais.

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, Wolff Ravane disse:

Se usar direto da tomada? Instalando um transformador pequeno para converter em 12Volts.
Porém, gosto muito de aprimorar, então, acredito que vou adicionar mais eletrobombas.
Então, não sei se o transformador vai aguentar 4 Eletrobombas.

Existem fontes e transformadores de qualquer potência que precisar, só que quanto mais potente, mais caro e maior. 

51 minutos atrás, Wolff Ravane disse:

Mesmo se for usado poucas vezes? Tipo... contando a quantidade de funcionarios, a sede e calor, vai ser usado 1hora por dia.

 Nesse caso não importa a quantidade de vezes que será usado. 

A questão é que a bombinha do para brisa tem o furo muito pequeno, passa pouca água e vai demorar uma eternidade pra encher o copo, garrafa ou seja lá o que for. 

58 minutos atrás, Wolff Ravane disse:

Mas não é muito grande? 

Tem umas que são pequenas, o bom é que tem grande vazão de água. 

O ruim é que tem que ficar por baixo do seu reservatório, de maneira a sempre ter água nela. Também não é portátil, já que só funciona em 110 ou 220V. 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
18 horas atrás, Andreas Karl disse:

Bombas de aquário são uma  boa opção mas a maioria delas é para 110/220 o que complica para usar com

Senti vontade registrar isso. :

  • Me autodesafiei a colocar sistema de esterilização com uma lâmpada uv na minha caixa dágua 100L. O mesmo daqueles de aquário com tubo de pvc. . comprei no m.l.
  • A ideia muito lôca: fazer a circulação com esta bombinha de aquário 127Vac com carregador 5V ching ling.
  • O conceito: um conversor stepup de 5 (melhor 12) pra 127 (150...170dc); um inversor pra 127ac. O princípio: vai carregando um capacitorzão duns 1000uF/250V; ao atingir uns 150 um comparador dispara a inversão até uns 60Vdc.
  • Não quero que circule o tempo todo pra que a bombinha dure pra sempre.
  • O princípio de operação: carrega por 60 segundos e descarrega (circula a água) por 5: o suficiente pra circular pela UV e esterilizar as bactérias.
  • Espero que elas não se reproduzam muito nos 55 segundos
  • Ideota em banho maria...
  • esqueci de registrar: ideia com pouco valor prático pra pessoas "normais".. mais didático pro conceito de acúmulo de energia gradual e descarga rápida. Um uso seminormal: elevação da água (onde não há rede elétrica) com um painelzinho solar cuja energia gerada não é suficiente pra manter uma bomba ligada 100% do tempo

 

12 horas atrás, Renato.88 disse:

O ruim é que tem que ficar por baixo do seu reservatório, de maneira a sempre ter água nela.

As bombas que conheço (de acesso a meros mortais) têm mesmo que estar submersa ou abaixo do nível. Talvez uma bomba peristáltica (*) consiga gerar vácuo e sugar a água embaixo... talvez

(*).. sinistro .. não havia registro desta busca no google... bem.. agora há..   😁 ... ou não..: a palavra bomba digitada no goggle não é acompanhada de registros de busca .. questão de segurança mundial? 🤔🤪

13 horas atrás, Wolff Ravane disse:

não é muito grande?

Você decide

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/01/2023 às 21:25, Thiago Miotto disse:

Eu trabalho c/ máquinas de café. Existe uma bomba específica p/ vazão (encher reservatórios) e outra p/ pressão (por exemplo vapor) e também modelos intermediários. Mas algo que posso dizer é que a relação vapor e vazão é inversamente proposcional.
Por sinal, existe uma bomba de imersão 12V muito boa p/ abastecimento, mas o preço é meio salgado, cerca de 200 reais.

Ta complicado fazer um projeto barato kkkk.
Mas vou pesquisar mais em relação as dicas, Obrigado!
 

 

23 horas atrás, Renato.88 disse:

Existem fontes e transformadores de qualquer potência que precisar, só que quanto mais potente, mais caro e maior. 

 Nesse caso não importa a quantidade de vezes que será usado. 

A questão é que a bombinha do para brisa tem o furo muito pequeno, passa pouca água e vai demorar uma eternidade pra encher o copo, garrafa ou seja lá o que for. 

Tem umas que são pequenas, o bom é que tem grande vazão de água. 

O ruim é que tem que ficar por baixo do seu reservatório, de maneira a sempre ter água nela. Também não é portátil, já que só funciona em 110 ou 220V. 

 

Entendo. Obrigado pelas dicas!

 

10 horas atrás, Ricardov disse:

@Wolff Ravane sim, pode ligar na tomada usando uma fonte com transformador. A potencia do transformador depende do consumo da bomba. Também é mais seguro usar tensão mais baixa.

Sim, 12V e 5A de consumo da EletroBomba de para-brisa.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/01/2023 às 11:06, Ricardov disse:

Show, mas o problema é o transformador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Wolff Ravane disse:

Show, mas o problema é o transformador.

Na verdade nem é certo falar transformador. Para evitar confusão é bom explicar que  transformador se refere a um componente ou dispositivo usado na elétrica para converter uma tensão de corrente alternada em outra também de corrente alternada. E 90% dos dispositivos para 12 volts não aceitam corrente alternada, funcionam com corrente contínua, o mesmo tipo fornecido por uma bateria. O que voce precisa é uma fonte de 12 volts que é construída com um transformador  e mais alguns componentes que vão converter a corrente alternada em contínua.

 

Bem, essa bomba que o eu e o @Ricardov  sugerimos consome no máximo 0,7 amperes portanto uma fonte 12 volts para 1 ampere da conta sossegado de fornecer energia pra ela. A vazão dela é de 1,5 a 2 litros por minuto, o que significa que ela vai levar entre 6 e 8 segundos para encher um copo de 200 ml e metade disso pra encher um copo descartável de plástico padrão para água de 100 ml. 

Tudo que você precisa fazer é intercalar um interruptor entre a fonte e a bomba , de preferência de contato momentâneo o que significa "apertou ligou, soltou desligou".  Se necessário, desenhamos pra você. Precisando de mais bombas no sistema basta multiplicar 0,7 pela quantidade, portanto uma fonte de 12 v para 3A deve dar conta de 4 bombas , 4 x 0,7 = 2.8 amperes. 

Agora se você for fazer um sistema portátil com bateria vai ter que ter uma ideia de quanto o sistema vai ser utilizado e também de uma fonte um pouco diferente para carregar a bateria, fonte esta que também pode ter uma chave para fornecer energia para as bombas  caso uma tomada esteja disponível e a bateria não. 

Uma bateria de nobreak que pesa aproximadamente 2,5 Kg tem capacidade de 9 Ah o que significa que ela pode fornecer energia para 4 bombas  durante aproximadamente 3 horas, isso no pior cenário, com as 4 bombas funcionando sem parar o que acho difícil de acontecer. Quanto menos tempo as bombas forem utilizadas  mais tempo a bateria vai durar, por exemplo, se na média uma bomba for utilizada por vez a duração da carga da bateria pode chegar a 12 horas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive uma ideia pro amigo fazer um protótipo c/ baixo custo.

Máquinas de cápsulas.
Pelo menos aqui onde eu moro, são relativamente baratas no mercado de usado, pois sempre tem alguém que comprou, enjoou, ou acha muito caro ficar comprando as cápsulas.

Aqui na minha cidade, já vi gente vendendo a 100 reais nos briks de usados.
Dentro delas você vai encontrar:
-1 bomba
-1 transformador
-Uma placa, que você pode após análise "zumbificar partes" (p/ usar os mosfets ou relés p/ ligar e desligar a bomba caso necessário, usar o circuito para chegar a energias que você precise, usar a ponte retificadora e/ou circuito dela, etc...)


Eu já vendi as máquinas das tres. Vinha dentro dela uma bomba ulka.

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/01/2023 às 19:36, Andreas Karl disse:

Na verdade nem é certo falar transformador. Para evitar confusão é bom explicar que  transformador se refere a um componente ou dispositivo usado na elétrica para converter uma tensão de corrente alternada em outra também de corrente alternada. E 90% dos dispositivos para 12 volts não aceitam corrente alternada, funcionam com corrente contínua, o mesmo tipo fornecido por uma bateria. O que voce precisa é uma fonte de 12 volts que é construída com um transformador  e mais alguns componentes que vão converter a corrente alternada em contínua.

 

Bem, essa bomba que o eu e o @Ricardov  sugerimos consome no máximo 0,7 amperes portanto uma fonte 12 volts para 1 ampere da conta sossegado de fornecer energia pra ela. A vazão dela é de 1,5 a 2 litros por minuto, o que significa que ela vai levar entre 6 e 8 segundos para encher um copo de 200 ml e metade disso pra encher um copo descartável de plástico padrão para água de 100 ml. 

Tudo que você precisa fazer é intercalar um interruptor entre a fonte e a bomba , de preferência de contato momentâneo o que significa "apertou ligou, soltou desligou".  Se necessário, desenhamos pra você. Precisando de mais bombas no sistema basta multiplicar 0,7 pela quantidade, portanto uma fonte de 12 v para 3A deve dar conta de 4 bombas , 4 x 0,7 = 2.8 amperes. 

Agora se você for fazer um sistema portátil com bateria vai ter que ter uma ideia de quanto o sistema vai ser utilizado e também de uma fonte um pouco diferente para carregar a bateria, fonte esta que também pode ter uma chave para fornecer energia para as bombas  caso uma tomada esteja disponível e a bateria não. 

Uma bateria de nobreak que pesa aproximadamente 2,5 Kg tem capacidade de 9 Ah o que significa que ela pode fornecer energia para 4 bombas  durante aproximadamente 3 horas, isso no pior cenário, com as 4 bombas funcionando sem parar o que acho difícil de acontecer. Quanto menos tempo as bombas forem utilizadas  mais tempo a bateria vai durar, por exemplo, se na média uma bomba for utilizada por vez a duração da carga da bateria pode chegar a 12 horas.

Mas a Eletrobomba, que vi na internet, usa 5A. Se são 4, então será 20A com uma tensão de 12V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/01/2023 às 23:45, Thiago Miotto disse:

Posta essa bomba aqui. Pelo meu conhecimento, ou ela é um mostrinho e você não precisa mais de uma, ou a informação está errada.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2115484434-bomba-de-agua-limpador-para-brisa-climatizador-12v-ou-24v-_JM

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve ser um engano, até está escrito “4,1a”, a abreviatura ou símbolo de ampere sempre é A maiúsculo. Além disso o anúncio diz que são dois modelos, um para 12 volts e outro para 24V que deveria consumir só metade da corrente, tá mal explicado o negócio. Outros anúncios de bomba de esguicho de para-brisa não diziem nada sobre consumo, achei 2 de bomba para climatizador, uma de 24 volts 24 watts e outra pra 12 volts 12 watts, pelo cálculo as duas dariam um consumo de 1 A. Provavelmente são bombas com motor com escovas que não são muito eficientes. Dos anúncios que eu postei o da bomba pra Arduíno não diz que tipo de motor é mas a de 19 watts diz que usa motor sem escovas (brushless) do tipo usado em drones e coolers de CPUs. Fazendo o cálculo consumiria aproximadamente 1,6 amperes com uma vazão de 13 litros por minuto, quer dizer que bombearia toda água de um galão de 20 litros em menos de 2 minutos. Pra mim parece até muito para o que imagino que você quer fazer. no anúncio diz que ela funciona a partir de 5 volts.

 

Existem umas plaquinhas baratas na internet (~R$20,00) que reduzem a tensão de entrada desperdiçando pouca energia, o que é muito conveniente quando o sistema funciona com baterias.

image.png.0a4a05aea1b099d06e6ee5809a1d7777.png

 

A Lm2596 aguenta até 3 A e a Xl 4015, 5 A . São reguláveis através de um trimpot fixo na placa mas é muito fácil colocar um potenciômetro externo para livre controle da tensão de saída e portanto da vazão. Diminuindo alguns volts para a bomba a corrente despenca, num cálculo aproximado com a bomba de 19 watts , diminuindo de 12 para 10 volts com essa plaquinha a corrente consumida dos 12 volts já caí pra algo como 1,2 amperes, com 8 volts já cai pra aproximadamente 0,7 amperes.

Esse tipo de placa chamada de Step Down faz uma “mágica”, no exemplo dos 8 volts a bomba “puxa” 1,1 amperes da placa mas dos 12 volts a placa só puxa os 0,7 que eu mencionei.

 

Agora a ou as bombas que você vai ter que comprar dependem do que você que fazer exatamente. Se o objetivo for apenas uma saída de água com fluxo variável, uma bomba  mais  forte e a tal plaquinha é a escolha certa.

 

Mas se a ideia é colocar várias saídas de água já não é uma solução, você teria que colocar torneiras em cada saída, e torneiras só funcionam bem apenas onde a pressão vem da água “da rua” ou de uma caixa d'água que fique num nível mais alto. Já na saída de uma bomba são totalmente desaconselháveis, fechar a saída de uma bomba d’água em funcionamento pode levar ela a queimar além de ser um desperdício de energia.

 

Nesse caso o certo é várias bombas fracas, e eventualmente uma mais forte para encher recipientes maiores, cada uma com seu próprio interruptor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4A deve ser o pico de arranque. Motores assim precisam bem mais corrente quando p/ partir.

Mas porque você não liga as baterias direto no motor? Padroniza tudo em 12V e não se esquenta c/ conversão. Faz o liga e desliga ser um botão mecânico. Aí você simplifica o circuito p/ um carregador de bateria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/01/2023 às 22:12, Renato.88 disse:

Nesse caso não importa a quantidade de vezes que será usado. 

A questão é que a bombinha do para brisa tem o furo muito pequeno, passa pouca água e vai demorar uma eternidade pra encher o copo, garrafa ou seja lá o que for. 

Bom.

Eu usei as bombinhas de para-brisas comuns, para levar água clorada para as minhas caixas d'água. A altura da coluna d'água era de um andar mais um metro, cerca de 4 metros.

A quantidade do líquido era cerca de 1 litro e ligava dia sim, dia não.

O tubo próprio, usado em automóveis é muito fino e queimava a bomba. Depois aumentei o diâmetro do tubinho (aqueles parecidos com os usados em mangueira de nível para pedreiros) e com isso aumentei a vida útil da bombinha.

O tempo que levava para elevar 1 litro a uma altura de 4 metros era cerca de 15 segundos.

Essas bombinhas funcionam com água na parte mecânica. Usei um reservatório barato para automóvel. Elas ficam encaixadas no próprio reservatório. Elas não são auto aspirantes.

Tinha uma fonte a transformador, que fornecia cerca de 2,5A e dava para o gasto. Menos que isso talvez não funcione.

Em média elas duravam uns 6 meses, antes de queimarem.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom@Wolff Ravane,

30.jpg.01d37568928a3ff5cfa9a3e0c47fa253.jpg

 

por essa parte do desenho devemos presumir que a ideia é uma mangueira de saída só e colocar mais bombas para aumentar a vazão de água?

Outra coisa, numa parte do desenho está escrito "MOTOR", explica melhor:

image.png.e5d1a103a91782fbf4998a916b5f7988.png

Outra coisa, a maioria das bombas d'agua são do tipo "centrífuga" e, se não me engano, não tem capacidade de puxar a água se estiverem vazias. Portanto é aconselhável instalá-las na parte de baixo do galão para que a gravidade leve a água até a bomba. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!