Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tl431 - Estou medindo corretamente?


Posts recomendados

Estou tentando conserto em uma fonte colmeia de cftv pelo que pesquisei ela está em curto) o led fica piscando em vez de sempre aceso como deveria ser.

A saída não apresenta os 12V, fica bem abaixo disso.

Acho que testei praticamente todos os componentes normais, faltaram os semicondutores.

Tem um componente semelhante a um transistor comum, (TL431) e segundo a foto do pinout dele (anexa), ele teria uma espécie de diodo dentro (e um terceiro fio de referência).

Testando o terminal 1 e 2 com o multímetro (que seriam anodo e catodo do diodo interno), ele apresenta continuidade nas duas direções.

Deve estar queimado, certo?

obs: o componente foi testado fora do circuito.

Obrigado

AVvXsEiqTdhauyy1vQjsMGd6W6rIbhh6EAd5lxbH

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Blumer Celta disse:

Testando o terminal 1 e 2 com o multímetro (que seriam anodo e catodo do diodo interno), ele apresenta continuidade nas duas direções.

Deve estar queimado, certo?

Está. 

1 minuto atrás, Blumer Celta disse:

ele teria uma espécie de diodo dentro (e um terceiro fio de referência).

Na verdade ele é um circuito integrado, do tipo regulador de tensão. 

Semelhante a um LM317, a diferença é que no LM e seus derivados tem um transistor de potência junto, permitindo a ligação das cargas diretamente. 

No TL431 o transistor é externo, tornando o componente mais versátil. 

 

E vejam que interessante, esse tópico acaba se conectando com outro:

Pois a fonte do amigo @rmlazzari58 parece apresentar o mesmo defeito. 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, vtrx disse:

Qual a escala usou para testar?

Se me lembro bem , foi escala de medir ohms do multímetro de analógico, (não lembro se em x100 ou x10, vou verificar quando chegar em casa)

2 horas atrás, Renato.88 disse:

E vejam que interessante, esse tópico acaba se conectando com outro:

Valeu pela dica vou acompanhar o outro tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
46 minutos atrás, Blumer Celta disse:

escala de medir ohms do multímetro

Use a de diodo de um digital. E claro, com a peça fora do circuito.

 

3 horas atrás, Blumer Celta disse:

o led fica piscando

Típico de capacitor eletrolítico com defeito estufado ou não.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Blumer Celta disse:

Se me lembro bem , foi escala de medir ohms do multímetro de analógico, (não lembro se em x100 ou x10, vou verificar quando chegar em casa)

Nesses multímetros Analógicos fica inconclusivo. Ele mede como se fosse resistência, porém em semicondutores não temos um valor resistivo dado a queda de tensão dos componentes. 

 

Com multímetro digital na escala do diodo da mais certeza, se der valor abaixo de 100 dos dois lados, a chance de curto é grande. 

 

O certo mesmo é simular o componente fora numa protoboard, aí terá toda certeza. 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Blumer Celta disse:

verificar quando chegar em casa

Rx1K (a escala usada)

18 horas atrás, .if disse:

Use a de diodo de um digital. E claro, com a peça fora do circuito.

Vou testar

18 horas atrás, .if disse:

Típico de capacitor eletrolítico com defeito estufado ou não.

Vou substituir (estes tinha testado com o digital, e as capacitâncias deram próximas, porém meu multímetro não mede ESR)

17 horas atrás, Renato.88 disse:

Nesses multímetros Analógicos fica inconclusivo. Ele mede como se fosse resistência, porém em semicondutores não temos um valor resistivo dado a queda de tensão dos componentes. 

 

Com multímetro digital na escala do diodo da mais certeza, se der valor abaixo de 100 dos dois lados, a chance de curto é grande. 

 

O certo mesmo é simular o componente fora numa protoboard, aí terá toda certeza.

Valeu pelas dicas vou tentar realizar os procedimentos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim que pegar a fonte defeituosa, também vou testar tanto o TL431 quanto o acoplador ótico... vai que o led dentro dele esteja mais prá lá do que prá cá, né?

 

E também, não sei se estou pensando bobagem mas... será que não pode ser um desses componentes que parece transístores TO-220?

 

lnNuSJL.jpg

 

Tem um bem abaixo do led (canto esquerdo, embaixo) e outro mais ou menos no meio da parte de cima, fixado num dissipador? Bem, nem sei se são transístores mesmo...

 

Agora, além desses componentes, só tem mais 2, azuis, ao redor daquele indutor grande e, por fim, uma ponte de diodos lá em cima... A ponte acho que deve estar boa. Já esses azuis... tomara que seja o maiorzinho, em cima, que se não for, vai ser osso tirar o pequeno...

 

Se alguém tiver alguma ideia para ajudar eu e o @Blumer Celta, agradeço. 🙂

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Blumer Celta disse:

Rx1K (a escala usada)

Apesar do multímetro analógico ser meio confuso na medição de semicondutores, essa escala é boa somente pra achar fuga em transistores e diodos. Nesse caso o multímetro digital já não é tão eficaz. 

Para teste das junções, prefira a escala x1 (Analógico) e a escala do diodo no digital. 

Já o teste de circuitos integrados nesse caso não funciona bem, já vi diferença nas medidas em dois CIs "iguais" que estavam bons. 

3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

E também, não sei se estou pensando bobagem mas... será que não pode ser um desses componentes que parece transístores TO-220?

Esses componentes dependendo da fonte podem ser transistores comuns, MOSFETs, diodos rápidos ou então um tipo de ci que faz tudo o que precisa em uma fonte chaveada. 

E sim, qualquer um deles podem apresentar defeitos. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/03/2023 às 16:40, MOR_AL disse:

Aqui vai o link de um deles

Obrigado pelo vídeo. A pinagem no vídeo, em certas partes parece diferir da pinagem da minha imagem, mas de qualquer forma, o meu parece queimado mesmo (agora medido com o multímetro digital), pois em todas as combinações ele tem resistência.

Seguindo a pinagem da imagem que apresentei no tópico original:

Componente: ICF = TL431A

Multímetro: Mastfuyi = Model: FY107C: (em escala de diodo/BIP)

Pontas medindo entre pinos 2 e 3 = Medida: 3.6 "bipa" (independente da posição das pontas)

Pontas medindo entre pinos 1 e 2 = Medida: 0.7xx (independente da posição das pontas)

Pontas medindo entre pinos 1 e 3 = Medida: 0.7xx (independente da posição das pontas)

Me parece estar em curto por estas medidas.

Em 29/03/2023 às 00:23, Renato.88 disse:

prefira a escala x1 (Analógico)

O que estou usando (me foi emprestado), passa dos 40 anos, e tem apanas (Rx1K e Rx10K), não sei se naquela época não tinha esta escala nos multímetros, mas acredito que o aparelho era limitado mesmo ICEL IK180 (não 180A).

 

Ainda em multímetros analógicos:

Vi um vídeo uma vez onde o professor dizia que para saber se a escala de resistência do multímetro estava queimada bastava segurar as pontas de prova com os dedos (sem encostar uma na outra, apenas com a resistência da pele), e se a agulha mexesse significava que estava queimada a escala.

Bem, isso procede?

Pois este multímetro faz isso, mas parece medir bem as outras coisas.

No que mais esta escala queimada pode prejudicar? tem conserto?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Blumer Celta disse:

Seguindo a pinagem da imagem que apresentei no tópico original:

Componente: ICF = TL431A

Multímetro: Mastfuyi = Model: FY107C: (em escala de diodo/BIP)

Pontas medindo entre pinos 2 e 3 = Medida: 3.6 "bipa" (independente da posição das pontas)

Pontas medindo entre pinos 1 e 2 = Medida: 0.7xx (independente da posição das pontas)

Pontas medindo entre pinos 1 e 3 = Medida: 0.7xx (independente da posição das pontas)

Me parece estar em curto por estas medidas.

Esse tipo de teste pra circuito integrado não funciona. 

Já peguei bom e ruim com valores bem parecidos medidos no multímetro. 

Isso porque tem muitos componentes interligados internamente, se um abre o contato passa por outro. 

 

O melhor teste a se fazer com esse componente é ligar ele numa fonte com os resistores e ver se ele regula a tensão de acordo com os valores previstos no datasheet. 

2 horas atrás, Blumer Celta disse:

O que estou usando (me foi emprestado), passa dos 40 anos, e tem apanas (Rx1K e Rx10K), não sei se naquela época não tinha esta escala nos multímetros, mas acredito que o aparelho era limitado mesmo ICEL IK180 (não 180A).

Como antigamente era um aparelho caro, tinha para todos os bolsos e gostos. Se tivesse dinheiro comprava um completo com todas as escalas, se não, comprava um com menos escalas, com as mais importantes para o trabalho previsto. 

2 horas atrás, Blumer Celta disse:

Vi um vídeo uma vez onde o professor dizia que para saber se a escala de resistência do multímetro estava queimada bastava segurar as pontas de prova com os dedos (sem encostar uma na outra, apenas com a resistência da pele), e se a agulha mexesse significava que estava queimada a escala.

Bem, isso procede?

Pra mim parece conversa fiada. 

O corpo humano é feito de água, carbono (o mesmo material usado nos resistores) e alguns minerais, portanto conduz eletricidade. 

Não tão bem como um fio de cobre, portanto apresenta resistência elétrica que é medida pelo multímetro. 

3 horas atrás, Blumer Celta disse:

No que mais esta escala queimada pode prejudicar?

Pelo seu relato não está queimada, mas se estivesse, a medida de resistores seria completamente fora, mesmo zerando o aparelho e colocando pilha boa. 

Para semicondutores (diodos e transistores) não faz diferença. 

3 horas atrás, Blumer Celta disse:

tem conserto?

Se não estragar a agulha, tem sim. 

Os multímetros desse tipo consistem somente de resistores e um seletor. 

Pode ser um resistor estragado, problemas de solda ou a chave com mau contato. 

No entanto, se estragar a agulha não vai funcionar nenhuma escala. Então é melhor jogar o aparelho fora. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
16 minutos atrás, Blumer Celta disse:

No caso o componente que enviaram foi o AZ431 (que disseram ser equivalente)

Nesse caso é o mesmo componente. 

As duas letras identificam a marca da peça. 

TL = Texas instruments

AZ = Diodes Incorporated

KA= Fairchild semicondutor

LM = National 

E por aí vai... 

  • Curtir 1
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!