Ir ao conteúdo

Placa de vídeo RTX 3060 12GB funciona bem com meu PC com Ryzen 3 2200G?

Ir à solução Resolvido por Edvaldo J. Frederico,

Posts recomendados

Postado

Fiz a compra de uma Placa de Vídeo RTX 3060 1-Click OC Galax GeForce, 12GB GDDR6, LHR, DLSS, Ray Tracing - 36NOL7MD1VOC mas não sei se a configuração do meu pc vai suportar. ASRock b450m steel legend 
Amd Ryzen 3 2200G
16GB Ram DDR4 2666
Fonte EVGA 650w
SSD M.2 240gb

Postado

@Marciorli99 Funcionar bem é relativo. Você pode usar a RTX 3060 com seu processador, mas só que ele não vai tirar muito proveito dessa placa de vídeo, devido à ser um CPU com 4 núcleos sem hyperthreading. Aí vai ter que trocar o CPU pelo algo que aguenta muito bem essa placa de vídeo. Os processadores com 4C/8T são os mínimos, enquanto que os com 6C/12T são recomendados.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
4 horas atrás, Bruno Mendonça Andrade disse:

@Edvaldo J. Frederico Você foi bastante modesto 😂... O Gargalo vai ser absurdo, se não planeja fazer um upgrade de CPU em breve infelizmente só vai poder utilizar 60% da placa de vídeo.

Cara meu PC é infinitamente mais velho que o dele e consegui rodar o cyberpunk 55 FPS e forza horizon 5 media de 90 FPS ambos em ultra em full HD, se eu consigo ele também consegui 🤣.

A RTX 3060 eu só comprei ela porque minha antiga placa de vídeo veio a falecer.

• Curtir 1
  • Haha 1
  • Coordenador
Postado
1 hora atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Cara meu PC é infinitamente mais velho que o dele e consegui rodar o cyberpunk 55 FPS e forza horizon 5 media de 90 FPS, se eu consigo ele também consegue.

Mas seu processador é um 4C/8T e, com o overclock que você fez, deve ter bem mais fôlego que o Ryzen 3 2200G (4C/4T) dele. 😉

Acabei de trocar meu antigo i5 4670K (4C/4T) por um Ryzen 7 5700X (8C/16T) justamente porque o gargalo em jogos AAA atuais, mesmo com uma GTX 1070Ti, era forte. É claro que ainda dava para jogar muita coisa, mas quando troquei ficou evidente que o gargalo estava presente mesmo em situações onde eu imaginava que o processador não estaria prejudicando. Em casos mais críticos (como Battlefield 1), mesmo que a média de FPS ainda fosse relativamente alta, a jogabilidade ficava muito ruim por conta do microstutter (os 1% e 0.1% lows eram sofríveis). Cyberpunk 2077 sequer era jogável (tanto em termos de média quanto 1% e 0.1% lows).

Quem tem processadores antigos com 4C/8T ainda consegue jogar bem, mesmo que exista gargalo. Mas quem tem 4C/4T sofre... Eu segurei enquanto podia, mas realmente é complicado. Para responder a pergunta do título, eu diria: funciona. Mas não funciona "bem". Um Ryzen 5 5600 seria ótima pedida (pode ser necessário atualizar a BIOS).

• Curtir 3
Postado
35 minutos atrás, KairanD disse:

mesmo que a média de FPS ainda fosse relativamente alta, a jogabilidade ficava muito ruim por conta do microstutter (os 1% e 0.1% lows eram sofríveis)

Até migrando de um 2600 (mesmo com overclock) pra um 5600G eu senti muita diferença nos 1% e 0,1% lows em jogos competitivos, isso com uma RX 580... Gargalo raramente é tão simples quanto "aproveitar 100% a placa de vídeo ou não".

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, KairanD disse:

Mas seu processador é um 4C/8T e, com o overclock que você fez, deve ter bem mais fôlego que o Ryzen 3 2200G (4C/4T) dele. 😉

Acabei de trocar meu antigo i5 4670K (4C/4T) por um Ryzen 7 5700X (8C/16T) justamente porque o gargalo em jogos AAA atuais, mesmo com uma GTX 1070Ti, era forte. É claro que ainda dava para jogar muita coisa, mas quando troquei ficou evidente que o gargalo estava presente mesmo em situações onde eu imaginava que o processador não estaria prejudicando. Em casos mais críticos (como Battlefield 1), mesmo que a média de FPS ainda fosse relativamente alta, a jogabilidade ficava muito ruim por conta do microstutter (os 1% e 0.1% lows eram sofríveis). Cyberpunk 2077 sequer era jogável (tanto em termos de média quanto 1% e 0.1% lows).

Quem tem processadores antigos com 4C/8T ainda consegue jogar bem, mesmo que exista gargalo. Mas quem tem 4C/4T sofre... Eu segurei enquanto podia, mas realmente é complicado. Para responder a pergunta do título, eu diria: funciona. Mas não funciona "bem". Um Ryzen 5 5600 seria ótima pedida (pode ser necessário atualizar a BIOS).

Meu negocio é jogo de corrida, mais e testei diversos jogos e tudo que coloquei para rodar, rodou e consegui jogar com muita fluidez até fiquei espantado.

Rodou muito macio 😆

É claro se meu processador fosse mais atual conseguiria ter mais FPS, mais placa de vídeo mesmo que for mais forte da para por em uma Pentium dual core LGA 775 como um core i9 de 13ª geração LGA 1700.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
29 minutos atrás, Marciorli99 disse:

Então se eu pegar o Processador AMD Ryzen 5 5600G Posso ficar tranquilo com o resto ?

Creio que sim, mais pega a 3060 e faça o teste do jeito que está, as vezes fica melhor do que imaginava.

A placa de vídeo não vai estar perdida, e fonte de alimentação você tem da conta do recado, então instala a veja como se comporta.

Alguém poderia passar um jogo que seja zica mesmo, para placa de vídeo e processador quero ver até onde meu PC vai 🤣.

@Bruno Mendonça Andrade passa um jogo ai para eu testar, tirar FPS alto de PC moderninho é fácil agora tirar "leite da pedra" que quero ver 😆

O jogo passou de 50FPS para mim é totalmente jogável.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Marciorli99 É mais negócio pegar o Ryzen 5 5600 que o Ryzen 5 5600G. Como você vai usar placa dedicada, melhor ir no mais potente (por conta do cache). A diferença entre os dois não é apenas a presença do vídeo integrado.

É certeza que você vai precisar trocar o processador se quiser rodar jogos como Cyberpunk 2077 e Horizon Zero Dawn, como os vídeos indicados pelo colega demonstram: o desempenho com o R3 2200G será ruim a ponto de jogos assim serem injogáveis. Jogos mais leves você conseguirá rodar, embora possa não aproveitar todo o potencial da placa de vídeo.

1 hora atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

O jogo passou de 50FPS para mim é totalmente jogável.

Eu também considero 50 FPS totalmente jogável. Mas o problema é que a média, sozinha, não diz muita coisa. Meu i5 4670K conseguia média acima dos 50 FPS tranquilamente no Battlefield 1 multiplayer, mas ao mesmo tempo sofria com drops de FPS recorrentes (microstutter e stutter). E esses drops ocorriam por conta da falta de threads.

A situação do nosso colega, com o Ryzen 3 2200G, é semelhante à que eu tinha com o i5 4670K. São processadores bem parecidos em termos de desempenho, e o i5 4670K já gargalava a GTX 1070Ti com força em jogos pesados. A RTX 3060, que é bem mais potente, vai ficar bem limitada.

Mesmo o seu Xeon X3450 sendo mais antigo, acaba entregando mais desempenho em jogos AAA por ter o dobro de threads e overclock. A experiência que você está tendo certamente é bem superior à que eu tinha com o i5 4670K e à que nosso colega terá com o R3 2200G.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
44 minutos atrás, KairanD disse:

@Marciorli99 É mais negócio pegar o Ryzen 5 5600 que o Ryzen 5 5600G. Como você vai usar placa dedicada, melhor ir no mais potente (por conta do cache). A diferença entre os dois não é apenas a presença do vídeo integrado.

É certeza que você vai precisar trocar o processador se quiser rodar jogos como Cyberpunk 2077 e Horizon Zero Dawn, como os vídeos indicados pelo colega demonstram: o desempenho com o R3 2200G será ruim a ponto de jogos assim serem injogáveis. Jogos mais leves você conseguirá rodar, embora possa não aproveitar todo o potencial da placa de vídeo.

Eu também considero 50 FPS totalmente jogável. Mas o problema é que a média, sozinha, não diz muita coisa. Meu i5 4670K conseguia média acima dos 50 FPS tranquilamente no Battlefield 1 multiplayer, mas ao mesmo tempo sofria com drops de FPS recorrentes (microstutter e stutter). E esses drops ocorriam por conta da falta de threads.

A situação do nosso colega, com o Ryzen 3 2200G, é semelhante à que eu tinha com o i5 4670K. São processadores bem parecidos em termos de desempenho, e o i5 4670K já gargalava a GTX 1070Ti com força em jogos pesados. A RTX 3060, que é bem mais potente, vai ficar bem limitada.

Mesmo o seu Xeon X3450 sendo mais antigo, acaba entregando mais desempenho em jogos AAA por ter o dobro de threads e overclock. A experiência que você está tendo certamente é bem superior à que eu tinha com o i5 4670K e à que nosso colega terá com o R3 2200G.

@KairanD Achei um cara no You Tube que fez o teste em um setup parecido com o meu e veja o resultado.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!