Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, gente! Este cabo branco aí é que vieram fazer serviço na câmera de segurança, dai peguei esse pedaço pra mim por curiosidade. Qual teste eu posso fazer nesse cabo com esse multímetro ai? Dá pra saber quais informações? corrente? tensão? Resistência? Se sim, como que eu faço?

IMG_20230602_180308879.jpg

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado

Sua publicação me fez passar por um turbilhão de sentimentos do passado. Me lembro quando visitei um ferro velho e me parecia que eu poderia transformar *.* em alguma geringonça qualquer ... 🥲

Cara um fio e um multímetro.. o que vamos fazer com isso hein? Se ele tiver alguns metros use o multímetro pra ter a ideia de resistência dele. Na escala 200R primeiro dê contato nas pontas e anote o valor que pode ser algo como 0.02 0.01 raramente 0.00. Depois decape as pontas do fio e coloque o multímetro em cada ponta de mesma cor claro. Subtraia o valor medido lá atrás e eis seu valor ôhmico.

Pronto... bem vindo ao mundo da eletrônica 😁

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Postado
3 minutos atrás, .if disse:

Sua publicação me fez passar por um turbilhão de sentimentos do passado. Me lembro quando visitei um ferro velho e me parecia que eu poderia transformar *.* em alguma geringonça qualquer ... 🥲

Cara um fio e um multímetro.. o que vamos fazer com isso hein? Se ele tiver alguns metros use o multímetro pra ter a ideia de resistência dele. Na escala 200R primeiro dê contato nas pontas e anote o valor que pode ser algo como 0.02 0.01 raramente 0.00. Depois decape as pontas do fio e coloque o multímetro em cada ponta de mesma cor claro. Subtraia o valor medido lá atrás e eis seu valor ôhmico.

Amigão, eu tenho que colocar a ponta de prova no fio preto e a ponta de prova vermelha no fio vermelho?

4 minutos atrás, .if disse:

estes fios preto e vermelho, dá pra dacapar eles?

• Membro VIP
Postado

Não necessariamente amigo. Coloque nas pontas de mesma cor. Mas sua ideia é válida pra um segundo teste. Encoste - dê curto - numa ponta preto e vermelha. Meça agora as outras pontas como você disse. Refaça o teste e confirme que a resistência dobrou 🙂

Publique fotos de sua experiência...

• Obrigado 1
Postado
25 minutos atrás, .if disse:

o fio tem 30cm, quando enconsei uma ponta de prova na outra, deu 0.08. Isso significa que os fios da ponta de prova tem essa resistência ai?  quanto aos fios preto e vermelho desses cabos finos , acho que desemcapei meio errado pois não vi nada no multímetro

Os fios de cobre ficaram amostra

20 minutos atrás, .if disse:

Não necessariamente amigo. Coloque nas pontas de mesma cor. Mas sua ideia é válida pra um segundo teste. Encoste - dê curto - numa ponta preto e vermelha. Meça agora as outras pontas como você disse. Refaça o teste e confirme que a resistência dobrou 🙂

não sei desemcapar, tentei com um estilete, depois olho na internet

22 minutos atrás, .if disse:

olha ai como os fios estavam dentro do espaguete. Era por isso que não estava dando nada no multímetro? O que faço pra ver sinal no multímetro?  Desemcapo um destes fios? e uso o multimetro em apenas um fio desse pra ver a resistência?

IMG_20230602_190412557.jpg

tenho medo de arranhar esse fio de cobre ao desemcapar, não tenho experiência nisso de desemcapat, na verdade, hoje foi a primeira vez que fiz isso

33 minutos atrás, .if disse:

eu não entendi, eu diz aqui a medição no cabo preto na medida 200R e deu 0.08 ou 0.09, e quando toquei uma ponta de prova na outra, tambpem deu 0.08 ou 0.09, é isso mesmo?

40 minutos atrás, .if disse:

Há algo mais que eu possa testar nesse fio com o multímetro? Tipo a corrente ou tensão?

Postado
27 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

acho que desemcapei meio errado pois não vi nada no multímetro

Os fios de cobre ficaram amostra

Então. Você encosta cada uma das pontas do multímetro nas pontas de cobre do fio em questão. Mas são dois fios aí, né, um preto e um vermelho, cada um de 30cm, como falou? Então a medição tem que ser em cada fio por vez, pois se colocar uma ponta do multímetro numa extremidade do fio vermelho e a outra ponta do multímetro na extremidade do fio preto, vai dar zero mesmo, pois tá medindo coisas separadas, isoladas, sem contato algum.

53 minutos atrás, .if disse:

Né!! Muito bom essa nostalgia!! 

• Curtir 1
Postado

@Álvaro Dínamo

Você só desencapou um lado dos fios, aí não serve. 

A eletricidade só flui se existir um circuito (que vem da palavra círculo). 

Aí está como duas vias que não chegam a lugar nenhum. 

Para que o multímetro marque alguma coisa a outra ponta dos fios precisa estar emendada. 

Se desencapa fios com alicate, mas se não tem um use uma faca, ela é mais cega que o estilete e não vai cortar o cobre. 

• Obrigado 1
Postado
27 minutos atrás, Renato.88 disse:

@Álvaro Dínamo

Você só desencapou um lado dos fios, aí não serve. 

A eletricidade só flui se existir um circuito (que vem da palavra círculo). 

Aí está como duas vias que não chegam a lugar nenhum. 

Para que o multímetro marque alguma coisa a outra ponta dos fios precisa estar emendada. 

Se desencapa fios com alicate, mas se não tem um use uma faca, ela é mais cega que o estilete e não vai cortar o cobre. 

desemcapei um fio na ponta e na outra ponta, dai medi no multímetro na escala omh, 200R. O que seria 200K? Bem, deu no visor 0.08 os dois fios. Tem alguma outra medição que posso fazer que não seja a ohmica? nestes fios? Dai eu emendei o fio preto com o vermelho e deu também 0.08. No caso 0.08 é miliOMH? Tipo, é um cabo pra câmera de segurança. Parece que por esse fio passa uma tensão de 12v.

Postado
2 horas atrás, Álvaro Dínamo disse:

O que seria 200K?

Duzentos mil. Assim como no quilometro e no kilograma, a letra K vale mil. 

Bem, deu no visor 0.08 os dois fios.

Está colocando a vírgula no lugar errado. 

É apenas 0,8 ohm ou então 800 mili ohm. 

Tem alguma outra medição que posso fazer que não seja a ohmica?

Na verdade tem, mas seu multímetro não tem a escala apropriada. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
16 horas atrás, Álvaro Dínamo disse:

Há algo mais que eu possa testar nesse fio com o multímetro? Tipo a corrente ou tensão?

O próximo passo é você acender um led usando os fios

maxresdefault.jpg

Um sugestivo pequeno grande passo é...

😁

• Curtir 3
  • Amei 1
Postado

Se você tiver um led, desses facinho de encontrar em qualquer coisa eletrônica por ai (mas também pode comprar, que é fácil de achar e baratinho), podia fazer uma varinha de condão com brilhinho na ponta, para aquela sua sobrinha fofa...

• Curtir 2
  • Haha 1
  • Membro VIP
Postado

Respondendo às questões técnicas, depois de ter respondido a outros gatilhos do tópico:

1) Continuidade – da malha condutora, do condutor de sinal, do par de condutores de energia (se houver)*

* Sim, já estão na primeira foto, o vermelho e o preto.

2) Corrente – se você aplicar quaisquer dos condutores a um circuito

3) Tensão – idem

4) Resistência – de um pedaço pequeno de cabo pode não ser mensurável (por este equipamento)

Busque o folheto-manual do multímetro.

• Curtir 2
Postado
4 horas atrás, alexandre.mbm disse:

1) Continuidade – da malha condutora, do condutor de sinal, do par de condutores de energia (se houver)

2) Corrente – se você aplicar quaisquer dos condutores a um circuito

3) Tensão – idem

4) Resistência – de um pedaço pequeno de cabo pode não ser mensurável (por este equipamento)

5) Capacitância - entre a malha externa e o cabo... será?

(Aprender é só para quem tem dúvida...)

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@rmlazzari58 , ainda que exista a capacitância, o equipamento dele, O AMARELINHO, sozinho, não afere isso. E mesmo capacímetros ou testadores de componentes terão lá suas escalas, seus limites.

A resistividade das isolações seria outro quesito de medição, mas com outro equipamento ou com o artifício de algum experimento.

@Álvaro Dínamo, o tópico foi colocado a partir do amarelinho e um pedaço de cabo. Talvez alguém possa contribuir com experimentos que irão requerer algo mais do que isso, de material. Mantendo os dois principais.

Um parâmetro importante na comercialização desses cabos é a impedância.

Outra coisa que poderia ser objeto de experimento seria a imunidade a ruídos, do condutor de sinal. Essa malha está aí para promover a imunização, que alguns podem chamar de blindagem.

77f879dfc53a87c0e0d8b5fdf101f137.jpg.jpg.25da1b81124f7b9cef0cca2f1c107ffd.jpg

Em sua época, o cerne da propaganda para os cabos coaxiais estava nessa imunização.

• Membro VIP
Postado

Continuando os experimentos com fio... Faça um eletroímã com prego (clique)

art28_fig04_eletroima1.JPG

Dica: Não use bateria recarregável e teste uma ou duas vezes apenas com pilha comum. Se quiser admirar a experiência por mais tempo, filme com celular, reveja e mostre pros amigos - nos incluindo, claro -  quantas vezes quiser.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Não... Ele vai absorver a energia que criaria o campo eletromagnético. Além do + algo me diz que o garoto nem tem isso. .. o que não o impede de procurar ter alguns pra experimentos futuros.

• Membro VIP
Postado

De fato, duas versões do experimento no site do INCB não incluem resistor. Mas, ao invés desse arame grosso, é sugerido uso de fio esmaltado. Subentendido nas imagens que seja fino. Daria mais voltas no prego, seria mais longo, e teria mais resistividade. Além de ter a isolação entre as espiras.

Eu olho para esse arame e algo me sugere exagero. Mas talvez esteja aí mesmo a atração no e do experimento.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...