Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Relê eletrônico fazendo ruído ao ligar em fonte de computador


Posts recomendados

Oi pessoal, tudo bem?

 

Estou fazendo um projeto com Arduino que consiste em um sensor de temperatura LM35DZ, um relê eletrônico JQC-3FF-S-Z e um display Liquid Crystal 1602A (usando um módulo de interface I2C).

Quando uso a alimentação do próprio Arduino, de 5V, tudo funciona normalmente. O que acontece é que gostaria de testar com uma fonte que fiz, que é uma fonte antiga de computador com saídas de 3.3, 5, 12 e GND. Mas o problema é que, ao ligar a fonte usando a saída de 5V 30A na protoboard, o relê fica com um ruído e nada mais funciona, nem o sensor, nem o display, até mesmo o Serial do Arduino fica travado!

Eu pensei que poderia ser a corrente muito grande da fonte, mas não parece fazer sentido, já que ela não mandaria uma corrente tão forte de uma só vez, somente sob demanda. Alguém teria alguma ideia do que pode ocasionar isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua fonte parece estar com ruídos, entregando interferências ao seu circuito.

Por se tratar de uma fonte já velha, os capacitores podem estar secos. Isso é um defeito muito comum em fontes chaveadas no geral.

Tente colocar um capacitor de 470 ou 1000uf por 16V no + e - do seu protoboard. Veja se resolve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if No que tenho aqui, está marcado que é 5VDC, imagino que sejam dois modelos diferentes.

 

@Renato.88 testei vários capacitores, mas mesmo assim não funcionou. Retirei também o sensor de temperatura que parece estar com problema (sempre fica no 15 graus, acredito que tenha queimado), mas o comportamento continua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que tal tirar a prova com uma terceira fonte, umas dessas de celular, por exemplo?

 

Se você não tiver o conector adequado mas o cabo for paralelo, duplo por fora, sempre dá para fazer uma derivação com uns alfinetes, de preferência pegando o positivo num ponto do cabo e o negativo num ponto um pouco distante do primeiro.

 

Se tiver 3 diodos e uma bateria de 9v também dá.

 

---

Pensei agora... onde tem 5v também, é nas USB de notes, PCs...

 

Pelo menos dá para saber se o problema é na antiga fonte de computador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, .if disse:

Talvez você esteja fazendo uma cagadinha básica.

Como por exemplo alguma falta de conexão entre os circuitos ao conectar na fonte. 

Fiquei me perguntando.... 

1 hora atrás, mentor_page disse:

Quando ligo nos 5V do Arduino, fica normal.

De onde vem esses 5V do arduino? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, .if disse:

Basta medir sua fonte 5v. Dica: coloque uma carga a mais nela. Mostre o esquema e fotos. Talvez você esteja fazendo uma cagadinha básica.

Não sei se compreendi o que quer dizer com medir e colocar carga a mais. Você diz medir com multímetro? Se for isso, já fiz e está com saída correta, todas elas.

 

Criei um esquema do mesmo jeito que tenho aqui fisicamente no Wokwi. Também deixei umas fotos anexadas.

 

Percebi outra coisa nos testes:

- 5V do Arduino: se tiro a ligação de I2C do display (SCL e SDA), tudo começa a funcionar. Se deixo os dois plugados, o setup() não passa nem mesmo do lcd.init() e, se está no meio do loop(), não roda nada, como se estivesse em blocking.

- 5V da fonte: o mesmo comportamento do anterior, porém o relê não funciona em nenhum dos casos.

Será que a tela e/ou o I2C estão com problema?

Antes de deixar o código da forma que está, eu instalei a lib do FreeRTOS para usar nesse projeto, mas já desinstalei. Não sei se teria algo a ver, mas acho que é um ponto importante.

 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Que tal tirar a prova com uma terceira fonte, umas dessas de celular, por exemplo?

 

Se você não tiver o conector adequado mas o cabo for paralelo, duplo por fora, sempre dá para fazer uma derivação com uns alfinetes, de preferência pegando o positivo num ponto do cabo e o negativo num ponto um pouco distante do primeiro.

 

Se tiver 3 diodos e uma bateria de 9v também dá.

Verei se consigo fazer esse teste sim, obrigado pela dica!

Arduino4.jpg

Arduino3.jpg

Arduino2.jpg

Arduino1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O 5V do arduino é vindo da fonte daquele plug p4 ou da usb do pc... (! e ?) . teste com 1 de cada vez. Seu display tem a opção de desligar o back light por sw. Tenta pra ver. Isso diminui a tal carga que você não entendeu lá em cima. Também pode estar no modo debug.. coloque no modo release ou algo do gênero.. Não pegue o gnd nem vcc que vão pro rele do arduino.. pegue direto da fonte. Atenção à polaridade: não inverta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!