Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá gostaria de saber se memória RAM é capaz de armazenar vírus mesmo depois de retirada da energia, já ouvi falar que no momento que ela é desligada da energia a memória dela se apaga completamente o que impossibilitaria ela ficar com o vírus dentro dela, estou enfrentando um vírus bem persistente e queria saber se preciso trocar minha memória tmb

Postado

@Rolf William Gewers Então eu, acredito que to enfrentando um vírus que se aloja na BIOS porque já formatei completamente meus dois NVMEs e continua o mesmo problema. Formatar eles se eles estivessem infectados resolveria né? 

• Moderador
Postado
3 minutos atrás, Rolf William Gewers disse:

Melhor coisa para virus é formatar, normalmente eles se escondem em partes do registro e quando o PC liga ele já volta antes mesmo de qualquer antivírus.

"Formatar" o computador é a maneira mais errada de remover vírus... pra quê tanto trabalho em reinstalar e configurar tudo de novo quando se pode usar soluções de remoção de malware pra desinfectar o computador?

2 minutos atrás, Guilherme Obeica disse:

Então eu, acredito que to enfrentando um vírus que se aloja na BIOS porque já formatei completamente meus dois NVMEs e continua o mesmo problema. Formatar eles se eles estivessem infectados resolveria né? 

Pode ser um malware que infectou seu roteador de internet ou mesmo um programa que você usa regularmente pensando que é inofensivo quando na verdade não é.

Postado

tem como um vírus se alojar nas peças do computador além dos discos? tipo a BIOS da placa-mãe e tal. Nunca vi ninguém comentando sobre isso e me surgiu a curiosidade agora

Postado

@Mayan Matos teoricamente sim. mas deve ser feito no momento de compliar a versão da BIOS (famoso .exe ou o .rom). mas mesmo assim, tem que ser algo muito bem feito visto que o armazenamento da BIOS é bem limitado. provavelmente seria o vírus para fazer abertura de alguma brecha no sistema para que outro vírus pudesse infectar a máquina de forma muito mais fácil. mas isso é quase impossível que soa mais teoria da conspiração do que uma possibilidade real.

Postado

@Mayan Matos te tem, mas não é tão simples, algumas placas-mãe fazem download automático de drivers e esses podem estar infectados, mas é algo mais teórico que real, difícil considerar...

O que o @Rio McCloud falou é bem válido, pode ser seu roteador que está infectado.

14 minutos atrás, Rio McCloud disse:

"Formatar" o computador é a maneira mais errada de remover vírus... pra quê tanto trabalho em reinstalar e configurar tudo de novo quando se pode usar soluções de remoção de malware pra desinfectar o computador?

Pode ser um malware que infectou seu roteador de internet ou mesmo um programa que você usa regularmente pensando que é inofensivo quando na verdade não é.

As soluções podem não funcionar, já passei por isso, e formatar é algo que qualquer um faz... Para reinstalar tudo de novo já foi mais complicado, acho tudo tão simples atualmente, login e senha e pronto, tudo de volta, só esperar o download.

• Curtir 1
Postado

@Mayan Matos conforme o @Rolf William Gewers , também tem a questão de driver legítimo que podem está infectados e por ser legítimo, alguns antívírus ignoram. mas como já disse e reforçado, é essas situações é mais teórica do que uma real possibilidade.

sabe o que pode ser uma real possibilidade de acontecer? é você achar pendrive, mouse ou teclado usb largados na rua (ou em outro lugar) e sai espetando de qualquer forma na sua máquina. eles podem ter sido deixados ali propositalmente. e todos esses dispoitivos carregam um minidriver autoinstalavel para funcionar ao serem plugados. é possível instalar outra placa junto com a original do equipamento (ou até mesmo substituir a original por uma modificada), que irá injetar o vírus por dentro do driver assim que você plugar o dispositivo na sua máquina. esse tipo de ataque é real, apesar de não ser tão comum para o usuário final, pois geralmente são direcionados para um público específico (deixado em porta/região de delegacias, empresas privadas e do governo, bancos, etc).

• Curtir 1
Postado

@Wal SJC Direto do site da microsoft Wal. 

@Rolf William Gewers Então, no caso de ser um vírus que infectou meu modem o que eu devo fazer? Porque eu tenho certeza de uma coisa os mouses que estiveram em contato com o computador que apresenta o problema no mouse trasmitem esse problema pra outros computadores, já atestei isso testando em 5 computadores diferentes, acontece que a formatação e utilização de um mouse novo que nunca teve contato com aquele pc não resolve o problema, o que me diz que o vírus que está afetando o funcionamento do mouse se aloja em algum componente do pc que não é o SSD e já descartei outros periféricos, fiz o teste apenas com o computador formatado e um mouse novo, e nada. E porque eu acho que o vírus se aloja dentro da BIOS é porque o problema se apresenta na BIOS e em qualquer coisa que boota no pc, seja pendrive, ou o próprio SSD, na própria página de instalação do windows pelo pendrive ele apresenta o problema tmb, e mesmo sem sistema operacional o problema se apresenta na BIOS. 

Postado

@Guilherme Obeica  Eu acho mais fácil o problema ser um curto na entrada no mouse e que acaba danificando tanto a entrada, quanto o mouse. Se isso ocorre em outros PCs que você liga.

Postado

@Rolf William Gewers Explico e demonstro o sintoma detalhadamente aqui nesse post... o que tenho certeza é que é um caso completamente atípico, até o técnico que é meu amigo e que ficou 2 meses tentando entender o problema comigo disse, inclusive todas as conclusões que tiramos foi com apoio dele que é amador mas trabalha com informática a 20 anos. 

@Gui GC Isso é possível?? Se for isso isso significa que isso danifica permanetemente a porta USB em que ele foi usado? E mesmo usando esse mouse em outra casa em outro computador o curto no mouse seria trasportado pra lá? Pergunto isso porque aqui na casa que me mudei tivemos problemas elétricos, chegou a queimar um mircroondas da brastemp. 

@Gui GC E se for o caso como resolvo isso? 

Postado

@Guilherme Obeica  Teria que ser um efeito cascata: Curto no USB que afeta o mouse > Curto no Mouse > Curto na próxima porta USB que é conectado e assim por diante.

Eu diria que sim é possível ocorrer, teria que ser um dano que afete uma parte especifica do USB. Eu compraria um mouse USB barato e faria um teste com ele. Possivelmente ligaria no USB do gabinete e verificaria se o problema ocorre e depois no USB que você costuma usar com o mouse. Suponho que seria sempre o mesmo USB.

Postado

@Guilherme Obeica Li... e isso me lembra um caso da GM, vou tentar ser breve para não virar redação, mas resolveram olhar as cartas de reclamações absurdas, e nessa encontraram uma que o cara dizia ter dificuldade para dar partido no carro depois de comprar sorvete de creme, e não outros sabores, descobriram que ao comprar sorvete de creme o tempo de escolha era menor e não dava tempo de uma peça esfriar e causava o transtorno... em fim, as vezes a solução/causa é bizarra...

Não acho que seja vírus, vírus tem propósito, isso ai está só atormentando sua vida, e acho que é um belo tormento por sinal, bruxaria mesmo, o bizarro é o defeito ser passado para outros, teria que explorar muita coisa, veja, o mouse é apenas uma interface, ele não cria o cursor, o cursor está ali sempre, o mouse só o comanda, então mesmo sem o mouse o cursor deveria se mexer sozinho se fosse um vírus em algum lugar bizarro... assim como o teclado, mas não, o cursor está se mexendo de forma "física".

A ideia do @Gui GC é válida e tem como testar, no PC você tem USB 3.0, 2.0 e as vezes até 1.1 são portas diferentes, existem também hub USB que tem proteção de algumas coisas, tem também a questão do mouse antigo, pode testar se o touchpad do notebook que foi corrompido foi afetado, da para ligar uma placa USB antiga que tenha chip próprio... realmente é tarefa de detetive mesmo... Acho que uma solução para delegar isso seria, comprar um mouse em uma loja bacana, reclamar do problema, devolver o mouse e ai você vai ver o circo pegar fogo 🙂

• Haha 1
Postado

@Guilherme Obeica  Aliás pensando em alguma outra possibilidade, nem precisaria ser necessariamente um curto. Talvez o slot USB esteja sujo, por razões desconhecidas e essa sujeira esteja afetando o comportamento do mouse.

Postado
1 hora atrás, Guilherme Obeica disse:

@Rolf William Gewers Explico e demonstro o sintoma detalhadamente aqui nesse post... o que tenho certeza é que é um caso completamente atípico, até o técnico que é meu amigo e que ficou 2 meses tentando entender o problema comigo disse, inclusive todas as conclusões que tiramos foi com apoio dele que é amador mas trabalha com informática a 20 anos. 

@Gui GC Isso é possível?? Se for isso isso significa que isso danifica permanetemente a porta USB em que ele foi usado? E mesmo usando esse mouse em outra casa em outro computador o curto no mouse seria trasportado pra lá? Pergunto isso porque aqui na casa que me mudei tivemos problemas elétricos, chegou a queimar um mircroondas da brastemp. 

@Gui GC E se for o caso como resolvo isso? 

Só pelo fato do cursor estar mexendo sozinho, não significa que seja virus.

Pode ser problema na alimentação do mouse (fonte)

Pode ser defeito do próprio mouse

Pode ser problema na porta onde o mouse está conectado (placa-mãe, fonte)

Pode ser alimentação geral do computador com muito ripple (fonte)

Pergunto:

1) já testou com outro mouse e em outra porta?

2) o defeito ocorre ocasionalmente ou de forma contínua?

3) os movimentos são "inteligentes" (clicam em alguma coisa, abrem menus) ou são aleatórios?

4) o mouse se comporta normalmente, em outro computador?

Postado

@Rolf William Gewers Então cara, porta USB eu já testei em todas e inclusive como eu disse no texto eu comprei um computador 0 então não tem como ser sujeira ou algo do tipo, e ele realmente passa o problema pra outros computadores e não só isso mas faz os mouses que entram em contato com o computador passarem o problema tmb, e isso mouse de diferentes marcas. E a sua ideia de delegar eu já tentei, um dos mouses que tava com o problema era da Razer um DA pro v2, tava na garantia, expliquei mostrei o vídeo, enviei pra eles e eles só me mandaram um pix no valor do mouse da nota fiscal e não me disseram qual era o problema ou a causa dele, só disseram que o mouse tava era defeituoso e só. Perguntei e eles só ignoraram não explicaram nada. No momento só sobraram 2 coisas que eu tenho ideia, tendo em vista que até de computador eu troquei, ou isso do curto no mouse que afeta as portas usb ou realmente algum vírus.... porque não tem como ser outra coisa, porque hardware novo não resolve, levar o computador pra outra casa tmb não resolve.... ***** to só desesperado juro. 

@Wal SJC Cara é complicado explicar com poucas palavras dado a anormalidade da minha situação, mas escrevi um post bem detalhado aqui se quiser dar uma olhada e talvez me dar uma luz agradeço muito 

5 horas atrás, Gui GC disse:

@Guilherme Obeica  Aliás pensando em alguma outra possibilidade, nem precisaria ser necessariamente um curto. Talvez o slot USB esteja sujo, por razões desconhecidas e essa sujeira esteja afetando o comportamento do mouse.

Gui dá uma olhada no meu post detalhado, se puder e talvez tenha alguma ideia seria de grande ajuda 

6 horas atrás, Gui GC disse:

@Guilherme Obeica  Teria que ser um efeito cascata: Curto no USB que afeta o mouse > Curto no Mouse > Curto na próxima porta USB que é conectado e assim por diante.

Eu diria que sim é possível ocorrer, teria que ser um dano que afete uma parte especifica do USB. Eu compraria um mouse USB barato e faria um teste com ele. Possivelmente ligaria no USB do gabinete e verificaria se o problema ocorre e depois no USB que você costuma usar com o mouse. Suponho que seria sempre o mesmo USB.

Ai que tá, eu já testei em todas as portas, até do gabinete e o problema sempre tá lá, mas se for realmente um efeito cascata como você diz é bem possível que ao trocar a porta usb eu fui "estragando" todas porque o mouse em si era o curto hipotéticamente segundo o que você disse, e que depois de muito tempo eu fui descobrir, que bastava pegar qualquer mouse que teve o problema ou seja teve contato com o meu pc e colocar e qualquer outro o problema aparecia, ou seja é fato que ele trasmite o problema seja vírus ou seja curto. Agora como eu resolvo isso? imaginando ser um curto de onde ele vem incialmente? da minha rede elétrica? 

Postado

@Guilherme Obeica Cara, isso é muito louco... Confesso que estou curioso, mas imagino você que está com o problema, deve ser frustrante demais...

Procurei sobre casos semelhantes, mas ninguém tem o bug do mouse ficar ruim na BIOS, isso é intrigante, mas encontrei relatos de sim vírus que vem através de mouse e teclado, e o pior, isso é mais comum do que imaginamos porque o driver HID é basicamente uma chave geral, fica aberto e não tem como fechar, mas isso é coisa para outro papo.

Mas ai pensei no problema todo e olhei meu hardware, uso teclado e mouse corsair, e ambos tem alguns megas para armazenar profiles, mas mesmo se o mouse não tem os profiles, se ele tiver alguma tecla a mais, ele tem alguma memória para guardar macro daquela tecla, logo, achar um mouse sem isso é praticamente impossível.

Ainda olhando meu hardware, corsair é fácil mexer no firmware e eles tem um suporte muito bom, eu iria chorar na porta deles, pegaria um mouse corsair, ferraria ele e ai tentaria dar o update no firmware e zerar os profiles, se o problema voltasse, falaria com eles.

Postado

@Guilherme Obeica  É complicado dizer o que aconteceu, é uma situação totalmente atípica. Desconheço o que poderia causar esses problemas, os meus únicos mouses que deram esse tipo de problema foram por defeito e não sei como estão os sensores hoje em dia, mas determinadas cores e superfícies poderiam causar essa dificuldade do cursor traçar o percurso.

E quanto ao curto, a hipótese seria que em algum momento ocorreu algum dano ao mouse e que talvez tenha danificado ele a ponto de que quando conectado a outros USB também danifique. Não seria um problema recorrente da sua rede elétrica. Mas algo que aconteceu no passado e danificou o mouse.Poderia ter até sido algum inseto que entrou no USB e morreu esmagado e isso sujou o USB.

Postado
1 hora atrás, Gui GC disse:

@Guilherme Obeica  É complicado dizer o que aconteceu, é uma situação totalmente atípica. Desconheço o que poderia causar esses problemas, os meus únicos mouses que deram esse tipo de problema foram por defeito e não sei como estão os sensores hoje em dia, mas determinadas cores e superfícies poderiam causar essa dificuldade do cursor traçar o percurso.

E quanto ao curto, a hipótese seria que em algum momento ocorreu algum dano ao mouse e que talvez tenha danificado ele a ponto de que quando conectado a outros USB também danifique. Não seria um problema recorrente da sua rede elétrica. Mas algo que aconteceu no passado e danificou o mouse.Poderia ter até sido algum inseto que entrou no USB e morreu esmagado e isso sujou o USB.

Leia tudo! É mais surpreendente do que pareceu para você!

Postado

@Rolf William Gewers Cara sobre isso eu já tentei falar com o suporte de todos os periféricos que eu tenho, eu tenho um K95 e já entrei em contato com eles explicando o que tá acontecendo, eles me disseram que os produtos deles não pegam vírus, e como meu teclado não apresenta problemas ao contrário dos mouses não tem nem como mandar pra eles, agora fica a dúvida, eu enviei minha placa-mãe pra ASUS e a logitech já me deu outro gprosuperligth que tá na caixa esperando a placa nova voltar, a única coisa que eu pensei é um setup totalmente novo porque só depois de já ter comprado o pc novo que eu descobri que era o mouse que trasmitia o problema e dessa vez não colocar nenhum mouse que dá o problema nessa placa nova que vai vir. Agora será que o teclado pode tá infectado tmb caso seja esse o problema mesmo? E sobre o firmware, atualizar ele resolveria o problema caso o K95 estivesse com esse vírus? 

@Wal SJC Então o ***** dessa teoria do curto é que teria que assumir que todo mouse que dá o curto dá o curto nas portas usbs de outros pcs e fica permanentemente em curto só de entrar em contato com os pcs que tão com as portas em curto... cara sinceramente não sei mais o que pensar, to entre essas duas coisas, ou um curto em cadeia generalizado ou um vírus muito atípico, porque até na BIOS o problema tá lá. 

@Rolf William Gewers E sobre os profiles, até então acredito que todos os mouses que eu testei tinham memória interna, tanto os meus quanto os do técnico amigo meu tinham espaço pra perfil e tal, a não ser um da microsoft mas assumindo que o pc também fica com o vírus e não só o mouse explicaria o porque dele não ter funcionado, porque testamos ele depois de dar problema em outros mouses e já ter dado problema no pc que testamos.... que inferno 

Postado

@Guilherme Obeica Essa coisa de "nosso hardware não faz isso" é desculpa básica... existem graus no suporte, você começa no tier X dependendo do BO e vai para o tier Y, eu mesmo já cai no tier 3 da nvidia, conversei direto com a galera que fazia driver porque um monitor meu simplesmente parou de responder no DP com um driver específico, na corsair é legal porque o forum deles é bem ativo e tem gente bem informada lá, o que pode ajudar.

Sobre o firmware, sim, na hora que trocou o firmware já era, zerou tudo, o profile tem que ser zerado também, o profile fica armazenado no hardware, por isso você liga seu k95 em qualquer PC e ele carrega o RGB que você definiu, mas se fosse algum bug no profile, só iria afetar hardware da marca X.

Outro teste que eu tentaria... pegaria um mouse fuleiro mas que estão funcionando bem (aqueles de 10 reais mesmo) junto com um teclado "virgem", ligaria o PC sem drive algum, para não ter risco de dar boot, e checaria para ver se o problema aparece na BIOS, se não der, trocaria o teclado pelo antigo, com isso acho que da para definir se o problema é hardware ou software.

Postado
7 horas atrás, Guilherme Obeica disse:

teria que assumir que todo mouse que dá o curto dá o curto nas portas usbs de outros pcs e fica permanentemente em curto só de entrar em contato com os pcs

Supondo que o mouse tem 4 vias (fios) e, acidentalmente, uma dessas vias entrou em contato direto com a outra.

Dependendo de quais forem essas duas vias, o mouse poderia sim, causar um curto na porta USB e danificar a placa-mãe.

E, se você tirasse dessa placa-mãe danificada e espetasse em outra, poderia, também, estragar a outra.

E se você pegasse um mouse bom e ligasse na porta que já foi danificada, ele não funcionaria, ou pelo menos apresentaria um "funcionamento anormal".

Então, eu acho que ainda não dá para garantir que se trata de um virus.

Mas, se um técnico de eletrônica pegasse dois mouses iguais, sendo um com o suposto "vírus" e o outro sem, daria para comparar, através de medições com o multímetro, se o mouse com o suposto "virus", apresenta alguma distorção em relação a um mouse bom.

Edit: se não houver nenhuma distorção, pode-se começar a pensar na hipótese do "virus"

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...