Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Onde achar transformadores para amplificador


Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Boa tarde colegas, estou realizando um amplificador de 50 watts do professor Edgar Zuim, porém novamente estou com outra dúvida. Na fonte de alimentação, ele pede um transformador que forneça uma tensão de secundário de 33 volts e que forneça uma corrente de 1,8 ampères para a versão monofônica. Porém n estou conseguindo achar na net para comprar e q n seja mt caro. Alguém tem uma solução? Agradeço desde já.

Screenshot_20230711-130329.png

Screenshot_20230711-131150~2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já montei esse amplificador antes. Só fiz porque tinha um trafo de sucata aqui sobrando. 

Em aparelhos de som velho você encontra algum que serve tensão ac entre 30 e 40V dá certo. 

 

Mais difícil que o transformador será encontrar transistores 2N3055 originais, eu encontrei depois, mas antes tinha usado TIP35, funciona mas não fica bom. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 ou seja, n precisa de um transformador que seja especificamente de 33V ? Já os transistores, encontrei no baú da eletrônica pelo preço bom.

2 horas atrás, Renato.88 disse:

Eu já montei esse amplificador antes. Só fiz porque tinha um trafo de sucata aqui sobrando. 

Em aparelhos de som velho você encontra algum que serve tensão ac entre 30 e 40V dá certo. 

 

Mais difícil que o transformador será encontrar transistores 2N3055 originais, eu encontrei depois, mas antes tinha usado TIP35, funciona mas não fica bom. 

 

@.if de fato, encontrar em sucatas seria mais fácil, porém eu n tenho. Preciso mesmo é de um modelo q vende em loja online para comprar:/

@Renato.88 tipo esse?

Screenshot_20230711-163550~2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
14 minutos atrás, Danielhbr34 disse:

um modelo q vende em loja online para comprar:/

Neste caso só mesmo te facilitando um pouco o óbvio (clique).

30 ou 33v: pouca diferença.

 

 

...e pra concluir, uma ideota não muito óbvia: 33Vac*1.41=~46Vdc.. Duas fontes 24vdc 5A(48Vdc) tende a ser não muito caro. Há o problema se seu ampl. precisar de +v -v e/ou algum eventual ruído.. neste caso, óbvio, desconsidere.. mas me deu vontade registrar... Inútil pra você mas talvez nem tanto pr'algum incauto navegante do futuro.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, .if disse:

Neste caso só mesmo te facilitando um pouco o óbvio (clique).

30 ou 33v: pouca diferença.

 

 

...e pra concluir, uma ideota não muito óbvia: 33Vac*1.41=~46Vdc.. Duas fontes 24vdc 5A(48Vdc) tende a ser não muito caro. Há o problema se seu ampl. precisar de +v -v e/ou algum eventual ruído.. neste caso, óbvio, desconsidere.. mas me deu vontade registrar... Inútil pra você mas talvez nem tanto pr'algum incauto navegante do futuro.

Se for uma fonte de que ultrapasse esses valores, exemplo:

Screenshot_20230711-163550~2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Baseando nisso...

19 horas atrás, Danielhbr34 disse:

um transformador que forneça uma tensão de secundário de 33 volts e que forneça uma corrente de 1,8 ampères

é praticamente igual. Mas nada impede de você analisar o circuito do amplificador bem com as especificações dos componentes principais: os transistores de saída.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • BCP alterou o título para Onde achar transformadores para amplificador
21 horas atrás, Danielhbr34 disse:

encontrar em sucatas seria mais fácil, porém eu n tenho.

Mas nada impede de você procurar uma, em ferro velho por exemplo. Se tiver sorte sai mais barato que comprar um transformador novo. 

 

E veja de onde o tal professor Edgar tirou esse circuito, são de kits dos anos 70 que eram vendidos por aqui (inclusive quando comentei sobre o amplificador aqui, a galera das antigas gostou tanto que acabou criando um tópico pra isso aqui no fórum, ele está aí páginas a dentro com outros esquemas). 

O projeto original é esse:

https://www.clubedohardware.com.br/applications/core/interface/file/attachment.php?id=131203

Conforme eu comentei no outro tópico, repare na posição dos diodos. Estão bem no canto da placa, para ficar próximo ao dissipador. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A imagem está ruim só pra me irritar?? 🤨 Tive dificuldade em observar que:

T4 e T6 formam um darlington. Não era pra T5 e T7 fazerem o mesmo? ok.. já falei que não sou do ramo sonorização... mas me permita uma observação errante:

Os diodos encostados no dissipador: sua missão é manter a polarização dos transistores acompanhando a temperatura. Com o calor, sua Vak varia na mesma proporção do Vbe o que tenta manter a corrente da polarização na base sempre a mesma.... ou algo do gênero 🤪

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, .if disse:

Com o calor, sua Vak varia na mesma proporção do Vbe o que tenta manter a corrente da polarização na base sempre a mesma.... ou algo do gênero 🤪

 

Ah sim essa é a ideia .... os transistores apresentam o efeito de avalanche térmica, isto é, com o aumento de temperatura, aumenta a condução de corrente, e para compensar esse aumento a tensão de condução do diodo diminui, o que diminui a tensão VBE, diminuindo a condução do transistor.

 

Segue uma apostila do Senai que explica isso ao final para quem gosta de saber como funcona a avalanche térmica em semicondutores:

 

http://www.adjutojunior.com.br/eletronica_basica/51_Dissipacao_de_potencia_no_Transistor.pdf

 

Paulo

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, .if disse:

T4 e T6 formam um darlington. Não era pra T5 e T7 fazerem o mesmo?

Sim fazem. 

Esse amplificador é do tipo quase complementar, T4 e T6 formam o darlington NPN e T5 e T7 formam o darlington PNP. 

A ideia é reduzir o custo, visto que antigamente o transistor PNP de silício era mais caro.

Esse projeto, na sua versão original deveria usar 4 transistores PNP e 3 NPN, aí deram um jeito de inverter e usar só dois. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Acredito eu q n sejam dos anos 70, tanto q a data de publicação do pdf desse amplificador foi publicado 10 anos atrás (de acordo com  o Google). Aliás, estou fazendo o amplificador dele q tem controle de grave, médio e agudo. Segue o arquivo original, dps me fale sua opinião.

https://www.ezuim.com/montagens.html

No caso, só está disponível para download no tópico "amplificador de áudio de grave, médio e agudos".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Danielhbr34 disse:

Acredito eu q n sejam dos anos 70

Sim, é. São os velhos kits da ibrape, eu tenho revistas da época com as propagandas. 

Eu montei esse mesmo amplificador em 2010 com o arquivo que postei ali em cima. 

O amplificador era vendido em 1978 como modelo M150A e o pré amplificador é o M201 se não me engano, veja esse manual, e de outro kit:

http://www.crashcomputer.caetano.eng.br/ibrape/ibrape_as3100.pdf

Se prestar atenção na parte do amplificador, vai ver que o esquema é o mesmo com apenas alguns transistores diferentes. 

Fiquei pesquisando esses amplificadores por um tempo, primeiro vi esse site do professor, depois encontrei esse aqui com os vários kits da ibrape:

http://www.crashcomputer.com.br/?p=5185

Legal que alguns estão completos com informações bem detalhadas justamente pra quem está começando na eletrônica. Creio que o professor Edgar também deve ter esses manuais. 

  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!