Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a tensão num curto circuito?


Ir à solução Resolvido por aphawk,

Posts recomendados

Eu gostaria de saber qual a tensão que  chega a um resistor que está ligado em paralelo com  uma malha cuja resistência é zero, tipo, um fio que não tem nada ligado nele, eu queria saber também qual a tensão que passa por este fio com resistência zero. Neste circuito, foi aplicada uma tensão de 220 alternada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ygor Ferreira Campos de Sá Em um circuito em paralelo, a tensão é distribuída igualmente entre os componentes. Portanto, tanto o resistor quanto o fio com resistência zero terão a mesma tensão aplicada a eles. Se uma tensão de 220 volts alternada é aplicada ao circuito, ambos terão essa mesma tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
10 horas atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

Eu gostaria de saber qual a tensão que  chega a um resistor que está ligado em paralelo com  uma malha cuja resistência é zero, tipo, um fio que não tem nada ligado nele, eu queria saber também qual a tensão que passa por este fio com resistência zero. Neste circuito, foi aplicada uma tensão de 220 alternada.

 

voce aprendeu a Lei de Ohm ?

 

TENSÃO  = CORRENTE X RESISTÊNCIA

 

Se a resistência é 0 , a tensão é 0, e ponto final ....

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, .if disse:

 

E qual é a I? I=V/R .. I=0/0 ... ?? ?  Indeterminada 🤪

 

Aí é que é legal lembrar os conceitos da época da faculdade ......  limite pela esquerda ou pela direita, tendência ao infinito, derivadas, integrais .......

 

Conforme a tensão é aplicada, a corrente vai aumentando, tendendo ao infinito , ou seja, só é limitada pela resistência apresentada pea rede de 220V, ou pelo fusível kkkkkkk 

 

Mas a corrente fica mesmo indeterminada kkk

 

Paulo

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, aphawk disse:

Conforme a tensão é aplicada, a corrente vai aumentando, tendendo ao infinito , ou seja, só é limitada pela resistência apresentada pea rede de 220V, ou pelo fusível kkkkkkk 

 

Me fez lembrar dos painéis de entrada pesados com bobinas de entrada feitas com a própria barra de cobre, núcleo de ar, umas 3 ou 4 espiras, para limitar o Icc (corrente de curto circuito). Um painel estufado fica muito feio.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

painéis de entrada pesados

... e isso?

21 horas atrás, aphawk disse:

tendência ao infinito,

Me fez lembrar... a maior corrente que estiver perto a alguns cm foi de ~1000A... um teste de curto em bateria automotiva.

 

edit...

 

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

uma situação que desconheço

 

E eu (eu) continuo sem saber o que são...

9 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

painéis de entrada pesados

Se souber me (nos) fale sobre...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm

A que tipo de surto se refere? Indutor bloqueia variações rápidas de corrente. No caso dessas bobinas de painel o valor delas é muito baixo mas dá conta de limitar a velocidade com que a corrente aumenta. Isso dá tempo para que os disjuntores consigam abrir sem que seus contatos colem pelo efeito de solda de ponto. Também dá tempo para que os fusíveis abram sem explodirem. Estamos falando de painéis onde a barra de cobre tem 1cm de espessura, alguns destinados a distribuição de energia em grandes indústrias ou CCM (Centro de Controle de Motores). 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Sérgio Lembo , presumo que estas bobinas sejam aplicadas conforme normas, nesses ambientes especiais. Fazendo uma analogia com instalações elétricas prediais bem mais simples ou de menor proporção, seria como não haver disjuntor comercial para a Icc que é calculada a montante?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

bobinas de painel o valor delas é muito baixo mas dá conta de limitar a velocidade com que a corrente aumenta

E se o curto acontecer bem na passagem pelo zero da senoide? (pra refletir sobre isso vai ter que ter uma visão além do alcance... e sem uso de psicotrópicos 🤪)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm

Não espere que as normas tenham total abrangência ou que funcionem como um livro de receitas onde basta seguir para dar certo. Um fusível NH de qualidade consegue abrir sem explodir com até 100kA, um disjuntor baixo custo abre com até 5kA e o maior disjuntor industrial que vi necessitava de um motor para armar a mola e tinha um Icc de 45kA, do tamanho de uma mini geladeira. Se faz de tudo para evitar acidentes e de forma simultânea são aplicadas defesas caso o acidente ocorra.

Em um edifício comercial ou fábrica pequena a própria limitação do transformador de rua reduz o valor do curto circuito. Fusíveis e disjuntores comuns dão conta de realizar a proteção.

Em instalações que utilizam muita energia é comum haver linha exclusiva entre a hidrelétrica e a fábrica. Isso faz com que na fábrica se tenha as mesmas instalações que as distribuidoras tem nas entradas das cidades. Alumínio e um caso onde se tem mais energia do que minério no produto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@.if , algo tão momentâneo não seria um surto, mais provavelmente?

 

Parece-me que em circuitos mais convencionais (leia-se: circuitos prediais de proporções residenciais) as maiores correntes de curto-circuito exigirão um tempo mínimo.

 

@Sérgio Lembo, eu estou tentando imaginar particularmente a diferença gritante entre um curto-circuito à terra na atuação esperada de um DPS e na atuação falha de um DPS ou disjuntor (quando ele fecha terminantemente).

 

@Ygor Ferreira Campos de Sá , na linguagem dos diferentes escopos profissionais o termo "curto-circuito" pode ser utilizados para tipos de eventos diferentes em proporção e duração. Que evento imaginário você tinha em mente quando fez a pergunta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, .if disse:

E se o curto acontecer bem na passagem pelo zero da senoide? (pra refletir sobre isso vai ter que ter uma visão além do alcance... e sem uso de psicotrópicos 🤪)

O que se espera é que fusíveis e disjuntores acionem da forma prevista sem maiores consequências. Sendo na passagem pelo zero o di/dt tende a ser mais baixo, o que é bom para os fusíveis e disjuntores. Só não podemos ficar dependentes disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O que entendi é que curto na passagem por zero o efeito da indutância será nulo devido à 'suavidade senoidal' do aumento da corrente. Já se curto em 90 graus mesmo que de maneira sofrível ela tenta bloquear um picão de corrente ...

1 hora atrás, Sérgio Lembo disse:

o que é bom para os fusíveis e disjuntores

... é que minha visão prática sempre tenta surfar na onda dos elétrons e seus campos magnéticos 😜

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...