Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

OrangePi Zero 3: boa opção de placa de desenvolvimento de baixo custo?


KairanD

Posts recomendados

  • Coordenador

Olá, pessoal!

 

Estou interessado em adquirir uma plaquinha de desenvolvimento para um projeto da faculdade (que envolve alguns sensores) e, em segundo plano, talvez um servidor de Minecraft para um número bem restrito de jogadores.

 

A OrangePi Zero 3 acabou de ser lançada. Me chamou a atenção por ter 4GB de RAM e um processador (Allwinner H618 quad-core A53) razoavelmente poderoso por um preço bem baixo (em torno dos R$ 260,00 considerando um kit completo, incluindo a placa de expansão USB).

 

O problema é: por ser muito recente, não há suporte do Armbian para essa placa. Eu precisaria, por enquanto, usar o software disponibilizado pela própria OrangePi: http://www.orangepi.org/html/hardWare/computerAndMicrocontrollers/service-and-support/Orange-Pi-Zero-3.html

 

Isso levanta duas questões principais: primeiramente, já vi relatos desses sistemas oficiais serem um pouco instáveis (no sentido de conterem bugs). Alguém conhece e poderia confirmar? Pretendo usar a .iso do Debian fornecida por eles.

 

Além disso, querendo ou não… Essa empresa é chinesa, a placa é desenvolvida na China e o software oficial também é chinês. Parece ser open source, mas com aquela notícia recente da montanha de malwares incluídos em TV Boxes chinesas, fico com o pé atrás. Link para o GitHub deles: https://github.com/orangepi-xunlong/orangepi-build

 

O que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@alexandre.mbm Link 1, link 2, e outros por aí.

 

De qualquer forma, acabei encontrando um Raspberry Pi 4 de 4GB por R$ 340,00 no AliExpress. A partir daí, acabei ficando ainda mais interessado na edição de 8GB, por R$ 464,00. Estou cogitando pagar devido ao suporte melhorado e ao desempenho extra.

Mesmo na hipótese de ser taxado, vai sair mais barato que comprando aqui no Brasil… Por aqui o preço literalmente dobra.

 

Raspberry: https://pt.aliexpress.com/item/4000054541849.html
Case de alumínio: https://pt.aliexpress.com/item/1005003718192522.html

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pergunta: seu projeto envolve manipulação de vídeo ou qualquer outra coisa que necessite de muito processamento? Essas placas mais bombadas além de serem naturalmente caras nem sempre possuem um hardware de periféricos com a riqueza necessária para leitura de sensores. Microcontroladores costumam ser mais adequados, sem falar que durante o desenvolvimento de eletrônica auxiliar alguns erros costumam mandar o processador pro saco. 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

coisa que necessite de muito processamento

Em 26/07/2023 às 16:29, KairanD disse:

um servidor de Minecraft

 

Projeto curioso pelo menos pra mim que não sou do ramo. Qual a conexão entre

Em 26/07/2023 às 16:29, KairanD disse:

alguns sensores

 e este joguinho? A ideia é original e inovadora? Ou é só desafiadora mesmo? Algo como vai conectar o real ao virtual? 🤔

A propósito .. muito 10 este módulo... dá pra fazer um pouco mais que um pisca pisca (que é só o [que acho] que sei fazer 🤪)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, .if disse:

A propósito .. muito 10 este módulo... dá pra fazer um pouco mais que um pisca pisca (que é só o [que acho] que sei fazer 🤪)

 

OFF-TOPIC :

 

Só o que sabe fazer ???? quanta modéstia kkkkk

Eu que posso falar, nem isso eu sei fazer em C kkkkk !

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 27/07/2023 às 16:33, Sérgio Lembo disse:

Uma pergunta: seu projeto envolve manipulação de vídeo ou qualquer outra coisa que necessite de muito processamento? Essas placas mais bombadas além de serem naturalmente caras nem sempre possuem um hardware de periféricos com a riqueza necessária para leitura de sensores. Microcontroladores costumam ser mais adequados, sem falar que durante o desenvolvimento de eletrônica auxiliar alguns erros costumam mandar o processador pro saco.

Olá! Obrigado por apontar isso.

 

Meu projeto não envolve manipulação de vídeo ou tarefas intensivas. Envolve apenas o monitoramento de sensores em uma tecnologia recente para tratamento de água: 2x condutividade elétrica (entrada e saída), vazão, pressão e temperatura. Já consegui avançar bastante usando um Arduino UNO, mas a ideia da placa seria ter uma alternativa mais cômoda para plugar um monitor em campo para que o operador consiga acompanhar o funcionamento do protótipo.

 

Com o Arduino também teríamos alternativas, é claro. Ou seja, a placa é um "capricho", rs. Quero conhecer e testar para ver o que consigo fazer.

 

Em 27/07/2023 às 16:46, .if disse:

Projeto curioso pelo menos pra mim que não sou do ramo. Qual a conexão entre < alguns sensores > e este joguinho?

Nenhuma, na verdade, rs. Na realidade, seria só para aproveitar a placa parada aqui em casa após eu terminar de acertar o protótipo. Para colocar em campo eu pretendo comprar outra igual (assim, se precisar ajustar algo, terei também uma em casa).

 

Sempre tive curiosidade de saber se uma plaquinha dessas, mesmo a pequena OrangePi Zero 3 com seus 4 núcleos Cortex A53, conseguiria suportar um servidorzinho para poucos amigos (não mais que 3 ou 4 conectados). Seria uma alternativa para manter ligado 24/7 sem ficar gastando $$.

 

Em 27/07/2023 às 16:46, .if disse:

A propósito .. muito 10 este módulo... dá pra fazer um pouco mais que um pisca pisca (que é só o [que acho] que sei fazer 🤪)

Mesmo o OrangePi Zero 3 parece oferecer muito desempenho. Recentemente fiquei super interessado nessas plaquinhas e fico cada vez mais impressionado, rs.

 

Com esse momento de transição na questão da importação, achei melhor aguardar para ver como as coisas irão ficar. Se eu comprar o RaspberryPi 4 agora enquanto continua a legislação antiga, corro o risco da placa chegar ao Brasil e ser taxada com algum valor arbitrário (o que parece estar ocorrendo com algumas pessoas). Melhor aguardar e saber exatamente o que irei pagar de impostos... Ou talvez comprar por aqui mesmo, eventualmente.

 

Como as importações até US$ 50,00 irão pagar apenas o ICMS, creio que vou retornar à ideia antiga de comprar o OrangePi Zero 3 para testar. Pesquisei bastante sobre a empresa e dei uma explorada no GitHub deles. Parece ser confiável. Essas placas OrangePi estão fazendo um bom sucesso, dado o preço abusivo do Raspberry Pi e sua falta no mercado.

 

Estou interessado na opção 8 (placa + case dissipador + fonte): https://pt.aliexpress.com/item/1005005817615662.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD

O Arduíno oferece muitas opções de comunicação e a biblioteca para conexão imediata de sensores é imensa. Não vejo necessidade de que leituras e comunição homem/máquina estejam no mesmo processador exceto se for uma leitura simples num LCD16x2. Em relação aos sensores, aí vai do modelo escohido. Alguns possuem comunicação I2C e outros necessitam de interpretação na unha, uso de ADC, timers e outros recursos. 

Para utilização com monitor o uso de Wifi é bem atraente. Além de ser barato protege seu tablet, laptop ou celular de torrarem por um erro de projeto ou implantação.

Placas do tipo ESP32 (tá cheio de modelos) possuem grande memória de programação, dá para se pensar em montar uma página de interação semelhante ao que se tem nos roteadores de wifi domésticos. Com o uso do navegador de internet se tem excelente comunicação com possibilidade de receber ajustes e sem a necessidade de montar um programa no celular ou tablet. Com linguagem HTML poderá ser utilizado com qualquer máquina Android, Linux, Mac ou Windows comnavegador básico. Os módulos ESP32 possuem I2C mas talvez sejam pobres em recursos dependendo dos sensores escolhidos.Se for o caso um microcontrolador Arduíno ou STM32 para coleta de dados trabalhando junto ao ESP32. 

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Não entendi essa parte. O único problema que enxergo no ESP seria a falta de pinos ou os 3.3V.

A quantidade de timers é menor, os recursos de timer são mais restritos, os recursos de ADC são mais restritos e dependendo da dinâmica exigida tem a questão do DMA.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Sérgio Lembo Obrigado pelo retorno. Até o momento, estou usando um Arduino UNO, mas pensei também em testar um ESP32 (que já vem com wi-fi e Bluetooth por padrão).

 

A questão é a seguinte: nem sequer sei se haverá acesso à Internet em campo. Então o que puder ser feito para deixar as coisas mais acessíveis para um operador leigo ajuda. Esse sistema de tratamento de água será instalado em duas regiões rurais isoladas. A ideia é disponibilizarmos algum wi-fi usando modem móvel caso não exista, mas talvez não seja possível. De qualquer forma, podemos fazer o acesso localmente, mesmo que não possamos conectar à rede para o controle totalmente remoto.

 

O projeto ainda está bem no início.

 

@alexandre.mbm Exato. Estou aguardando para ver quando o AliExpress irá aderir. Até o momento, ainda não aderiu, embora tenha confirmado a adesão.

 

Acho que a plaquinha vai ficar para projetos paralelos, rs. O ideal é focar no microcontrolador por enquanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o uso de wifi: mesmo não haja que internet no local o uso de plaquinha de wifi permitirá ao usuário acessar sua máquina com um simples smartphone. Para uso rural considere a comunicação o Lora para vencer distâncias. Com antena pequena vai fácil alguns km, com antena bombada passa de 12km. A taxa de transmissão é muito mais baixa que o wifi mas lembre-se de que não irá transmitir fotos e vídeos, seus blocos de transmissão não irão ter sequer 1kbits. Pelo que sei tem máquinas ESP com wifi e Lora na mesma placa.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!