Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos.

Gostaria de saber o que é um amplificador operacional "open collector (drain)". É um tipo de ampop ou um arranjo de circuito?

Por exemplo, o LM358 é "open collector (drain)"? Ou depende do circuito? E como esse ampop pode trabalhar com os 2 tipos de alimentação (simetrica e assimétrica), depende do tipo de alimentação para saber se ele é ou não "open collector (drain)"?

Postado

@rmlazzari58 O arranjo open collector significa que dentro do chip tem um transistor de saída cujo coletor esta ligado no pino de saída, e o emissor esta ligado ao terra ligado ao terra do chip,e ao ser acionado pelo chip esse transistor liga o pino de saída ao terra, dessa forma a saída open collector alterna entre um estado de alta impedância (nivel 1) e baixa impedância (nivel 0). 

Pra funcionar com circuitos lógicos ela precisa de um resistor de polarização externo ligado a uma tensão positiva V+ dessa forma ao acionar esse transistor interno, a corrente do resistor de pull up é aterrada e a saída é 0V, e ao ser desligada, a saída é polarizada no nível V+ pelo resistor de pull up...

A vantagem desse arranjo é que o V+ pode ser diferente da tensão de polarização do chip, por exemplo, um chip de 3.3V com saída open collector pode acionar diretamente um Ci de 5V sem precisar de um CI conversor de nível, ou ele pode acionar ate um opto acoplador com uma tensão mais alta, tipo 9 ou 12V, desde que o resistor limite a corrente a um valor suportado pelo chip...

Eu nunca vi um amplificador operacional com esse tipo de saída, e não sei se ela seria util em circuitos analógicos, geralmente amplificadores operacionais usam saída do tipo push pull que permite que a tensão alterne livremente entre 0 e a tensão de alimentação

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, F4b10 disse:

Eu nunca vi um amplificador operacional com esse tipo de saída,

Nem eu. O que já vi é comparador tipo lm393 cuja pinagem é a mesma do lm358. Talvez há confusão;

• Obrigado 1
Postado

Esse tipo de circuito é comum nos comparadores de tensão. 

Como por exemplo os LM393 e LM339. 

Os antigos Circuitos integrados do tipo TTL também tinham algumas opções desse tipo, visto que originalmente só aceitam 5V. Então se usava esses CIs para fazer a conexão com os CMOS e também em alguns displays indicadores que podem ou devem trabalhar em tensão maior. 

E também tem micro controlador e alguns CIs diversos feitos para aplicações comerciais que usam esse sistemas. 

• Obrigado 1
Postado

Grato, pessoal... é que estou usando uma calculadora on-line para ajustar os resistores para uma comparação e essa calculadora dá resultados diferentes para comparador com e sem "open collector".

E a alternativa ao "open collector" é justamente

2 horas atrás, F4b10 disse:

push pull

Como aqui vai ser 358, o certo é a segunda opção, então.

A calculadora é essa aqui.

Obrigado a todos!

Postado
1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

ajustar os resistores para uma comparação

Eu particularmente, quando o circuito é desse tipo prefiro usar o LM393 ou o 339 que mencionei acima. 

Acho a histerese deles bem mais fácil de ajustar, visto que são digamos "mais binários do que um ampop comum". 

A saída OC deles casa muito bem com aqueles transistores com resistor embutido que foi mencionado em outro tópico. 

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!