Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@Álvaro Dínamo Depende, se for pra soldar fios, e soldar componentes grandes ele serve, mas se for trabalhar com placas SMD ai o ideal é um soldador com controle de temperatura ou melhor ainda, uma estação de solda, pois esses componentes pequenos e com trilhas finas são bem sensíveis a calor excessivo, podendo facilmente arrancar um pad ou uma trilha e condenar uma placa.

 

 

 

  • Obrigado 2
Postado
9 horas atrás, Álvaro Dínamo disse:

Olá, gostaria de saber se meu ferro de solda de 60w, serve pra fazer solda e dessolda numa boa? Se não, qual seria a potência ideal pra eletrônica e tal? 

 

Bom dia

 

Usa um de 40W só que antes de dessoldar aplica um pouco de solda caso a dessolda não seja fácil mas para um transistor SMD já não serve ou fica difícil dessoldar.

  • Obrigado 2
  • Membro VIP
Postado

... e pratique. Depois de algum tempo você vai ser capaz de remover um resistor smd 0402 com um ferro tipo machadinha e usando uma luva de boxe😁. ok.. exagerei 1 pouco.. mas o que quero dizer é que "a prática conduz à perfeição" 😉

ok... post de 2ª 🤪

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
Em 27/08/2023 às 19:15, Álvaro Dínamo disse:

seria a potência ideal pra eletrônica

O que mais uso é um ferro de 34w (um Hikari azul) mas não foi muito fácil me adaptar porque ele esquenta muito. Aí a gente tem que ser bem rápido senão torra o estanho da solda, fica uma solda quebradiça, que a turma chama de solda fria, ou mesmo queima algum componente mais sensível... um capacitor com terminais curtos, por exemplo, o calor sobe pelo terminal e aí... bau, bau.

 

Componente SMD, pela prática, vem de fábrica com um solda que precisa muito calor mas um tempo mínimo, para não queimar o componente.

 

Se você vai soldar componente comum, o de 34w dá e sobra. Se vai mexer com SMD... já ouviu falar em "salva chip"? "Malha dessoldadora"?

 

Outra coisa que ajuda demais na hora de soldar (não dessoldar, hein?) é a conhecida "gota mágica", um fluxo tão bom mas tão bom que até vicia. Um segundo de ferro e o componente tá soldado. Só que... não tenho certeza mas os vapores que a "gota mágica" exala devem ser mais nocivo à saúde do que os produzidos pelo fluxo comum, esse oleoso, ou mesmo breu dissolvido em álcool isopropílico... Os vapores da "gota" são muito irritantes para os olhos, a mucosa nasal, etc...

 

 

  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
11 horas atrás, rmlazzari58 disse:

a conhecida "gota mágica", um fluxo tão bom mas tão bom que até vicia

Cuidado pra não confundir com colírio alucinógeno. 🤪. Mas de fato, a intenção foi boa mas tal gota não é recomendada pra nenhum tipo de soldagem "comum" (não defino comum). Ela é extremamente ácida que faz até corroer a ponta do soldador. Deve ser usada em situações desesperadoras apenas p.ex. quando há dificuldade em limpar a área a ser soldada ou soldar materiais insoldáveis como p.ex alumínio. Sua acidez - por assim dizer - abre micro buracos na superfície forçando a solda a se incrustar neles . E sim os vapores são nocivos, óbvio.

 

11 horas atrás, rmlazzari58 disse:

mesmo breu dissolvido em álcool

Aí sim hein.. muito menos nocivo. 😉

  • Obrigado 1
  • Haha 1
Postado

Parece que tem umas gotas mágicas que são menos agressoras. Tem umas que usam prata, nitrato de prata... a prata na solução se combina com o metal e, naquele ponto, o corrói mesmo. Mas é a mais cara. Uso a de borato de sódio, que é alcalina, que os joalheiros usam como liga intermediária na fusão do ouro para platina, ouro branco etc. também conhecido como bórax. Mas também é fortemente alcalina. Como você diz

12 horas atrás, .if disse:

não é recomendada pra nenhum tipo de soldagem "comum"

 

Precisa usar com muita parcimônia, cautela e tudo. E, depois de soldar, limpar absolutamente a placa, o componente, a solda... tudo. Se ficar um µpingo ali, corrói mesmo e rapidinho... estraga tudo.

 

(Mas que fica faca quente na manteiga soldar com a gotinha, fica mesmo.)

  • Obrigado 2
  • mês depois...
  • Membro VIP
Postado

60W faz muito calor, facilmente você pode estragar ilhas.

 

Existem técnicas com pontas, substâncias, malha dessoldadora, soda salva-chip. Com muito treino é possível dispensar a estação de solda em alguma e eventualidade. Dê uma olhada no canal Eletrônica Fácil.

  • Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...