Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@Álvaro Dínamo Tem tópicos destacados no setor de Fontes e Energia explicando.

Vou resumir picado para ver se você consegue entender.

A energia quando vem da distribuidora, vem como uma linha, porém nessa linha tem variações, por exemplo ela tem algumas elevações que forma parte de um quadrado e volta a ficar reta, o estabilizador seria para arrumar essa linha e mandar a energia para o pc.

Porém ele não faz isso, ele arruma parte e se vier variação da energia ele não consegue arrumar a tempo.

Em contra partida, a fonte do pc ou equipamento, já faz a correção de forma correta.

senoidal_retangula32.jpg

Uma outra forma de entender é usando essa foto.

A onda quadrada vem na rede, o seu equipamento corrige para ficar igual a onda senoidal, isso sem o estabilizador.

onda-triangular-quadrada-senoidal.jpg

Veja a onda triangular nessa segunda imagem, seria isso que ocorre quando tem variação na rede e você usa estabilizador.

Nesse caso, a fonte do seu equipamento, qualquer que seja ele, terá de corrigir a tensão fazendo trabalho por dois, ou seja, o que ele já faria, e o do estabilizador que não fez direito.

Não use estabilizadores.

Básicamente todas as perguntas feitas são coisas que leigo iria perguntar e que iria pular, o que estamos te dizendo é, pergunte como um leigo sim, mas siga o que já foi indicado, por mais que seja difícil entender, não pule as explicações querendo algo fácil, dipirona não é fácil de engolir, porém resolve o problema de dor de cabeça.

• Curtir 3
Postado

Bom, hoje em dia como quase todos os aparelhos usam fontes chaveadas, eu também não vejo utilidade para um estabilizador do tipo simples e barato, principalmente para quem vive em grandes centros.

O uso de um aparelho desse tipo hoje em dia só se justifica em locais onde existe uma grande queda de tensão, do tipo por excesso de consumo, que varia lentamente. Até uns 10 anos atrás, era comum a tensão de minha rua variar mais de 14 Volts entre a parte da manha e a de noite. Mas a companhia de energia elétrica resolveu o problema com um novo transformador na rua, e agora a variação não chega nem a 5 Volts.

Paulo

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, aphawk disse:

Bom, hoje em dia como quase todos os aparelhos usam fontes chaveadas, eu também não vejo utilidade para um estabilizador do tipo simples e barato, principalmente para quem vive em grandes centros.

O uso de um aparelho desse tipo hoje em dia só se justifica em locais onde existe uma grande queda de tensão, do tipo por excesso de consumo, que varia lentamente. Até uns 10 anos atrás, era comum a tensão de minha rua variar mais de 14 Volts entre a parte da manha e a de noite. Mas a companhia de energia elétrica resolveu o problema com um novo transformador na rua, e agora a variação não chega nem a 5 Volts.

Paulo

Como o amigo sabe que nem chega a 5 volts, você faz medição? Se sim, como que faz? 

6 minutos atrás, aphawk disse:

Paulo

Outra dúvida, se hoje as fontes são chaveadas, antes qual era a tecnologia empregada que não as chaveadas? Ou seja, qual era o nome que se dava? Se hoje é fonte chaveada, qual era o nome das fontes antes? 

Postado
59 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

Como o amigo sabe que nem chega a 5 volts, você faz medição? Se sim, como que faz?

Eu sou Engenheiro Eletrônico ..... basta um simples multímetro que meça tensão AC .....

1 hora atrás, Álvaro Dínamo disse:

Outra dúvida, se hoje as fontes são chaveadas, antes qual era a tecnologia empregada que não as chaveadas? Ou seja, qual era o nome que se dava? Se hoje é fonte chaveada, qual era o nome das fontes antes? 

Antigamente as fontes usavam transformadores grandes e pesados ( e para alta tensão multiplicadores também ) que transformavam a tensão na entrada em uma tensão AC na saída dele, e se a tensão de entrada variava, a tensão na saída também variava no mesmo percentual.

Alguns circuitos nem tinham regulação, então os circuitos eram expostos a essa variação e o funcionamento era comprometido.

Já as antigas TV de tubo de raios catódicos, tinham um problema que conforme a tensão da rede diminuía, o quadro apresentado pela TV também diminuía kkkkkkkkkkkk !

Os estabilizadores antigos de tensão eram usados principalmente para esse problema do quadro da TV !

Paulo

• Curtir 2
  • Haha 1
  • Membro VIP
Postado
15 horas atrás, aphawk disse:

conforme a tensão da rede diminuía, o quadro apresentado pela TV também diminuía

Havia também controle de da freq do oscilador vertical e horizontal na frente da tv pro telespectador ajustar. A variação da v causava alteração das freqs. Bem.. era que seu sobrinho me contava. Ele tinha uma Colorado RQ = essa

coloradorqiz2.jpg

😁

• Haha 3
Postado
Em 31/08/2023 às 17:13, aphawk disse:

Eu sou Engenheiro Eletrônico ..... basta um simples multímetro que meça tensão AC .....

Antigamente as fontes usavam transformadores grandes e pesados ( e para alta tensão multiplicadores também ) que transformavam a tensão na entrada em uma tensão AC na saída dele, e se a tensão de entrada variava, a tensão na saída também variava no mesmo percentual.

Alguns circuitos nem tinham regulação, então os circuitos eram expostos a essa variação e o funcionamento era comprometido.

Já as antigas TV de tubo de raios catódicos, tinham um problema que conforme a tensão da rede diminuía, o quadro apresentado pela TV também diminuía kkkkkkkkkkkk !

Os estabilizadores antigos de tensão eram usados principalmente para esse problema do quadro da TV !

Paulo

Amigo, se puder me ajudar ai. Eu sou leigo em eletrônica, mas gosto da área. Eu tenho uns cursos aqui de eletrônica, manutenção de placa de geladeira, microondas, máquina de lavar, desktop e notebook, placa de impressoras, e de smart tv. 
Por exemplo, você saberia aqui listar pra mim quais os componentes eletrônicos mais comuns e presentes em todas estas placas e quais as que eu sempre devo ter aqui comigo para manutenção rápida? Por exemplo, quais os componentes que existe em todas essas placas...

Postado

Por exemplo, você saberia aqui listar pra mim quais os componentes eletrônicos mais comuns e presentes em todas estas placas e quais as que eu sempre devo ter aqui comigo para manutenção rápida? Por exemplo, quais os componentes que existe em todas essas placas.

Cada fabricante, cada modelo de mesma marca usa componentes diferentes. 

A única coisa que é comum em vários aparelhos são os capacitores eletrolíticos. E são também um dos componentes mais problemáticos

Mas dependendo do aparelho os valores são diferentes. 

Postado
Em 31/08/2023 às 15:49, Elder Nauvirth disse:

A onda quadrada vem na rede, o seu equipamento corrige para ficar igual a onda senoidal, isso sem o estabilizador.

Acho que o amigo se confundiu, a tomada fornece onda senoidal, esse estabilizadores comuns chaveiam relés para baixar ou elevar a tensão, e nesse chaveamento causam distorções na onda senoidal que vem da tomada e passam pelo estabilizador indo para o computador.

Existem no-breaks que tem onda senoidal na saída, mas são mais caros que os comuns, que geralmente vem com firulas no nome (semi-senoidal, senoidal por aproximação, etc) só pra enganar o consumidor.

• Curtir 2
Postado
18 horas atrás, Renato.88 disse:

Cada fabricante, cada modelo de mesma marca usa componentes diferentes. 

A única coisa que é comum em vários aparelhos são os capacitores eletrolíticos. E são também um dos componentes mais problemáticos

Mas dependendo do aparelho os valores são diferentes. 

pra um leigo, será que a engenharia reversa seria a melhor e a forma mais rápida de fazer reparo em placa eletrônica?

Postado
7 horas atrás, Álvaro Dínamo disse:

pra um leigo, será que a engenharia reversa seria a melhor e a forma mais rápida de fazer reparo em placa eletrônica?

Engenharia reversa é último caso até mesmo pra quem já conhece a coisa. 

Postado
3 horas atrás, Renato.88 disse:

Engenharia reversa é último caso até mesmo pra quem já conhece a coisa. 

pra um leigo que nunca reparou por exemplo uma placa de microondas, Qual análise ele deverá fazer na placa caso ele esteja perdido? Por onde começar? Tem alguma técnica fácil de análise? 

• Membro VIP
Postado

Engenharia reversa de um certo ponto de vista [daqui de fora] é simplesmente copiar e colar. Portanto considero que "leigo" não deve ser usado na mesma frase que a contenha. É necessário conhecimento de eletrônica do ramo do serviço e claro, simbologia de esquemas elétricos. Ou seja, um pouco de teoria. Mas antes...

😁

13 horas atrás, Álvaro Dínamo disse:

uma placa de microondas

...nada mais do que um timer anabolizado com umas frescuras. .. ou seja só liga e desliga um (01) relé que aciona as microondas. Desde que conheça as funções dos botões, você pode até fazer uma com arduínos e afins com muito mais funções e até mais barata. Minimalisticamente, até mesmo com 1 555 monoestável pode ser o coração - ou melhor , cérebro do m.o.

Postado
Em 07/09/2023 às 18:21, Álvaro Dínamo disse:

pra um leigo que nunca reparou por exemplo uma placa de microondas, Qual análise ele deverá fazer na placa caso ele esteja perdido? Por onde começar? Tem alguma técnica fácil de análise? 

Consertar qualquer coisa que seja, não tem "receita de bolo" ou como você mesmo disse outro dia "ser como fazer um café".

Não é algo que seja repetitivo, Veja alguns exemplos práticos para a sua placa de Forno de Microoondas:

1ª Situação: O aparelho não faz nada, nem acende o display.

Nesse caso poderia ser a placa, mas também pode não ser.

Comece primeiro verificando fiação elétrica, chaves da porta, fusível e termistor. se tudo OK aí sim seguimos a placa.

Na placa iniciamos primeiro pela fonte, mas aí veja...

Temos dois tipos de fonte as chaveadas e as lineares, vai depender do modelo/marca que vai arrumar.

Estando fonte OK, o próximo e último passo é o processador, sobrou só ele pra analisar, primeiro se vê o que está a sua volta, se tudo OK sobrou ele.

2ªSituação: Painel acende, mas não faz as funções.

Nesse caso, começamos pela membrana (botões) do painel.

Se ela funciona, aí sobrou processador e seus componentes adjacentes. Em alguns modelos ainda temos as chaves da porta, que se estiverem ruins bloqueiam as funções também.

3ªSituação: Painel acende, botões funcionam, mas o Micro-ondas não "esquenta".

Nesse caso, deixamos a placa pra depois. Pois nesse defeito a chance de ser a placa é menor.

Vale olhar primeiro fiação elétrica, chaves da porta e se tem alimentação no primário do trafo de alta-tensão.

Se tiver alimentação, aí o problema está no secundário do trafo.

Verificando fusível, diodo, capacitor e o Magnetron. Se o fusível estiver queimado, a chance de ter queimado o Magnetron é grande.

Por outro lado se a instalação e as chaves de porta estiverem OK e não tem alimentação no trafo, aí vamos para a placa.

Verificando primeiro o relé, se ok vamos para o diodo e transistor de acionamento, se estes OK sobrou o processador.

Algumas observações...

Estes são os defeitos mais comuns, obviamente que existem outros que também cabem outros tipos de análises. Tem que começar a mexer pra pegar a manha.

Perceba que em todos os casos, há chances de ser o processador. Mas este deixamos sempre por último por ser uma peça cara, difícil de achar pra comprar e ruim de trocar. Na maioria dos casos quando é ele já vendem uma placa nova.

EM alguns casos, não se encontra nem processador, nem placa e aí depende de sucata pra não condenar o aparelho.

Isso também vale pra outros eletrônicos.

O forno de Micro-ondas eu não acho que seja um aparelho muito recomendado pra alguém que esteja entrando no ramo iniciar. Pois tem alta-tensão e uma corrente alta que se não tomar cuidado pode ser muito perigoso.

• Curtir 1
Postado
Em 09/09/2023 às 15:02, Renato.88 disse:

Consertar qualquer coisa que seja, não tem "receita de bolo" ou como você mesmo disse outro dia "ser como fazer um café".

Não é algo que seja repetitivo, Veja alguns exemplos práticos para a sua placa de Forno de Microoondas:

1ª Situação: O aparelho não faz nada, nem acende o display.

Nesse caso poderia ser a placa, mas também pode não ser.

Comece primeiro verificando fiação elétrica, chaves da porta, fusível e termistor. se tudo OK aí sim seguimos a placa.

Na placa iniciamos primeiro pela fonte, mas aí veja...

Temos dois tipos de fonte as chaveadas e as lineares, vai depender do modelo/marca que vai arrumar.

Estando fonte OK, o próximo e último passo é o processador, sobrou só ele pra analisar, primeiro se vê o que está a sua volta, se tudo OK sobrou ele.

2ªSituação: Painel acende, mas não faz as funções.

Nesse caso, começamos pela membrana (botões) do painel.

Se ela funciona, aí sobrou processador e seus componentes adjacentes. Em alguns modelos ainda temos as chaves da porta, que se estiverem ruins bloqueiam as funções também.

3ªSituação: Painel acende, botões funcionam, mas o Micro-ondas não "esquenta".

Nesse caso, deixamos a placa pra depois. Pois nesse defeito a chance de ser a placa é menor.

Vale olhar primeiro fiação elétrica, chaves da porta e se tem alimentação no primário do trafo de alta-tensão.

Se tiver alimentação, aí o problema está no secundário do trafo.

Verificando fusível, diodo, capacitor e o Magnetron. Se o fusível estiver queimado, a chance de ter queimado o Magnetron é grande.

Por outro lado se a instalação e as chaves de porta estiverem OK e não tem alimentação no trafo, aí vamos para a placa.

Verificando primeiro o relé, se ok vamos para o diodo e transistor de acionamento, se estes OK sobrou o processador.

Algumas observações...

Estes são os defeitos mais comuns, obviamente que existem outros que também cabem outros tipos de análises. Tem que começar a mexer pra pegar a manha.

Perceba que em todos os casos, há chances de ser o processador. Mas este deixamos sempre por último por ser uma peça cara, difícil de achar pra comprar e ruim de trocar. Na maioria dos casos quando é ele já vendem uma placa nova.

EM alguns casos, não se encontra nem processador, nem placa e aí depende de sucata pra não condenar o aparelho.

Isso também vale pra outros eletrônicos.

O forno de Micro-ondas eu não acho que seja um aparelho muito recomendado pra alguém que esteja entrando no ramo iniciar. Pois tem alta-tensão e uma corrente alta que se não tomar cuidado pode ser muito perigoso.

Irmão, há um princípio básico que é igual em várias placas eletrônicas pra consertar elas? Se sim quaL? Tipo, todas as placas tem sempre componentes iguais? 
você disse que há dois tipos de fontes: Lineares e chaveadas. Existe outra, a capacitiva? Esses tipos de fontes, significa que uma é mais moderna que a outra? A chaveada é a mais moderna? Eu comprei um curso de placas eletrônicas de microondas, geladeira, lavadoura  e lava e seca. Tipo, se eu aprender ai o que ensina nesse curso, será que também consigo consertar placas de portão eletrônico? `Por exemplo, o que devo saber pra consertar qualquer placa eletrônica por exemplo? 

Tem peças eletrônicas que sempre devo manter em estoque? Se sim, quais? 

A alta tensão no microondas seria ali no transformador q tem 2mil volts? Então qual placa o Senhor indicaria pra um leigo iniciante como eu dar os primeiros passos no reparo? Bem, existe tutoriais na net.

No curso que tô vendo aqui, o cara disse que quando o problema for no micro processador, já pode condernar a placa e jogar ela pra sucata e aproveitar as peças. Ai se no caso não existir mais outra placa igual aquela pro cliente comprar como q faz? 

Em 01/09/2023 às 09:00, .if disse:

Havia também controle de da freq do oscilador vertical e horizontal na frente da tv pro telespectador ajustar. A variação da v causava alteração das freqs. Bem.. era que seu sobrinho me contava. Ele tinha uma Colorado RQ = essa

coloradorqiz2.jpg

😁

Amigo, você sabe como que envio vídeo aqui? Tipo, gravei um vídeo e queria postar aqui, mas não pega no formato mp4 e não conheço outros formatos de vídeo. Como que posto vídeo aqui?

• Membro VIP
Postado
12 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

Como que posto vídeo aqui?

Publica no youtube e coloca o link.. algo como...

😁

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Álvaro Dínamo disse:

No curso que tô vendo aqui, o cara disse que quando o problema for no micro processador, já pode condernar a placa e jogar ela pra sucata e aproveitar as peças. Ai se no caso não existir mais outra placa igual aquela pro cliente comprar como q faz? 

Troca de Curso e de professor ...

2 horas atrás, Álvaro Dínamo disse:

Irmão, há um princípio básico que é igual em várias placas eletrônicas pra consertar elas? Se sim quaL? Tipo, todas as placas tem sempre componentes iguais? 
você disse que há dois tipos de fontes: Lineares e chaveadas. Existe outra, a capacitiva? Esses tipos de fontes, significa que uma é mais moderna que a outra? A chaveada é a mais moderna? Eu comprei um curso de placas eletrônicas de microondas, geladeira, lavadoura  e lava e seca. Tipo, se eu aprender ai o que ensina nesse curso, será que também consigo consertar placas de portão eletrônico? `Por exemplo, o que devo saber pra consertar qualquer placa eletrônica por exemplo? 

Olha, um curso técnico bom formava técnicos em 3 anos de estudo e prática.  Já imaginou o montante de coisa que você teria de aprender para poder consertar quase qualquer coisa ?

A imensa maioria desses cursos que se vendem hoje em dia falam apenas em troca das placas por novas, não o reparo delas .....

Paulo

Postado
1 hora atrás, aphawk disse:

Troca de Curso e de professor ...

Olha, um curso técnico bom formava técnicos em 3 anos de estudo e prática.  Já imaginou o montante de coisa que você teria de aprender para poder consertar quase qualquer coisa ?

A imensa maioria desses cursos que se vendem hoje em dia falam apenas em troca das placas por novas, não o reparo delas .....

Paulo

eu comprei mais de um curso de eletrônica, reparo de placas, tenho livros pdfs, eu irei ter exito no meu aprendizado autodidata.  

Postado
Em 29/08/2023 às 17:08, Álvaro Dínamo disse:

Mas, meu notebook lenovo ideapad 320 deve ter componentes eletrônicos que protege a placa-mãe

A fonte original de seu note é um baita filtro. Por outro lado, se estragar ela, não pegue fontes baratas, o que  não quer dizer que só a original é boa,mas pesquise um pouco antes  de pegar qualquer fonte genérica.

Em 31/08/2023 às 15:39, Álvaro Dínamo disse:

Se o meu amigo souber explicar o motivo de o estabilizador ser uma praga, por favor, me diga.

Em 31/08/2023 às 15:08, Álvaro Dínamo disse:

coloco na tomada e ele da um som

Ele regula a tensão por relés. Ocorre que até um  relé acionar e outro desligar, a fonte do pc ou note já agiu, ou seja ele chega atrasado gerando um novo ruído.

Postado

@Álvaro Dínamo ,

Claro que você pode ter êxito sim !

Hoje em dia a Internet é o melhor professor que existe !

Existem sites sobre tudo que a gente imagina, livros mais antigos mas excelentes em PDF, a teoria toda está a sua disposição.

Mas não ache que nesses cursinhos online você vai encontrar a base teórica para consertar as placas que tenham semicondutores mais sofisticados do que diodos e simples transistores ...

Enfim, pesquise bastante, estude inglês pelo menos para ter uma boa leitura fluente.

Paulo

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, aphawk disse:

@Álvaro Dínamo ,

Claro que você pode ter êxito sim !

Hoje em dia a Internet é o melhor professor que existe !

Existem sites sobre tudo que a gente imagina, livros mais antigos mas excelentes em PDF, a teoria toda está a sua disposição.

Mas não ache que nesses cursinhos online você vai encontrar a base teórica para consertar as placas que tenham semicondutores mais sofisticados do que diodos e simples transistores ...

Enfim, pesquise bastante, estude inglês pelo menos para ter uma boa leitura fluente.

Paulo

Amigo, você poderia dar um exemplo de aparelhos que tenham estas placas com semicondutores mais sofisticados? É uma tendência que todos os aparelhos que tenham placas eletrônicas, todos eles vão evoluir a ponto de o conserto ser tão difícil através da mão humana que o conserto vai ser inviável e será melhor trocar a placa por outra nova?

Estudo inglês 1h por dia.

O Senhor saberia me dizer porquê eu vejo umas placa aqui nos vídeo que tem umas resina? Pra que é essa

resina? Tipo um silicone. Parece que é em placas de máquina de lavar.

Postado

Amigo, você poderia dar um exemplo de aparelhos que tenham estas placas com semicondutores mais sofisticados? É uma tendência que todos os aparelhos que tenham placas eletrônicas, todos eles vão evoluir a ponto de o conserto ser tão difícil através da mão humana que o conserto vai ser inviável e será melhor trocar a placa por outra nova?

O Senhor saberia me dizer porquê eu vejo umas placa aqui nos vídeo que tem umas resina? Pra que é essa

Outra questão, eu fico pensando que se eu guardar meus equipamentos elétrico e eletrônicos em um isopor, eu os estou protegendo e prolongando a vida útil deles, O senhor acha que este meu pensamento está correto? Tipo, eu fico achando que vai proteger eles de umidade ou algo assim, tá certo isso? Ou o Senhor teria alguma outra dica ai de como eu posso guardar eles de maneira correta em algum canto pro proteger eles de alguma forma de bixo ou de umidade?

Postado
4 horas atrás, Álvaro Dínamo disse:

Outra questão, eu fico pensando que se eu guardar meus equipamentos elétrico e eletrônicos em um isopor, eu os estou protegendo e prolongando a vida útil deles, O senhor acha que este meu pensamento está correto? Tipo, eu fico achando que vai proteger eles de umidade ou algo assim, tá certo isso? Ou o Senhor teria alguma outra dica ai de como eu posso guardar eles de maneira correta em algum canto pro proteger eles de alguma forma de bixo ou de umidade?

Opa vamos lá, não precisa me chamar de senhor não, sou velho mas de cabeça jovem , embora ranzinza ....

Placas de celulares, de TV, motherboards, placas de vídeo, aparelhos de WI-FI, tudo isso usam placas com eletrônica bem sofisticadas, e para serem reparadas exigem um profundo conhecimento teórico sobre o funcionamento, e que o técnico tenha acesso a uma bela aparelhagem para efetuar o conserto.

E você tem razão sim, a tendência aqui no Brasil é fazer o coitado do proprietário gastar mais de 50% do valor do aparelho justamente porque nossos técnicos não tem a competência para efetuar o reparo dessas placas, e preferem SEMPRE trocar a placa inteira !

As placas com resina são justamente usadas em aparelhos que tratam com água, como as máquinas de lavar e aparelhos de ar condicionado.

A melhor maneira de proteger um equipamento é sempre colocar SILICA GEL dentro dele, e enrolar o aparelho com aquele plástico de cozinha, várias camadas, tornando ele vedado ao ar, assim ele ficará protegido da umidade.

Porém partes que tenham borracha irão ressecar, como por exemplo antigos videocassetes, toca-fitas , etc.

Agora, se o aparelho estiver em uso, aí não tem como proteger, o máximo que você pode fazer  é usar um bom protetor de transientes.

Paulo

• Curtir 2
Postado

@Álvaro Dínamo ,

Nossa, isso vai depender da função da placa !  Para poder olhar os vários tipos de circuitos, eu sugiro o seguinte :

Um bom multímetro de bancada, um analisador lógico multicanais para poder seguir os sinais do micro controlador, um osciloscópio de 2 ou mais canais de pelo menos 100 MHz de banda, um gerador de sinais no mínimo 100 MHz,  uma estação de ressoldarem para trocar CI's SMD, um capacímetro, uma fonte ajustável de pelo menos até 30v/ 5a.

Mesmo com tudo isso, vão aparecer aparelhos que precisarão de outros aparelho, ou de maior capacidade do que esses que eu listei.

O mais importante não é a aparelhagem, e sim o conhecimento para entender como a placa funciona, e saber como fazer a análise de funcionamento, digo, que parte da placa não está funcionando como deveria.

Aparelhos basta dinheiro para comprar. Conhecimento, já precisa de anos de dedicação, inclusive para saber usar todos os aparelhos.

Paulo 

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, aphawk disse:

O mais importante não é a aparelhagem, e sim o conhecimento para entender como a placa funciona, e saber como fazer a análise de funcionamento, digo, que parte da placa não está funcionando como deveria

Exatamente, esses dias consertei uma TV de LCD e não usei nenhum desses aparelhos mencionados. 

Usei uma pistola de ar quente, solda, pasta e um ferro de solda comum pra trocar um CI smd. 

• Curtir 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!