Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como interpretar o testador de Capacitor?


Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Boa tarde a todos

 

Tenho um aparelhinho chinês chamado MTester que mostra a capacitancia e ESR e Vloss que estes 2 últimos não sei o que são ou quais os valores aceitáveis.

 

Além disso não sei se 10% de variação para mais ou para menos na capacitancia é normal.

 

Podem me tirar estas dúvidas ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O que diz seu manual?

 

ESR é resistência série equivalente.

https://en.wikipedia.org/wiki/Equivalent_series_resistance

 

28 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

um aparelhinho chinês

Só Deus sabe se está indicando valores corretos de esr. Mas serve sim pra comparação p.ex. de um cap velho e um novo de mesmo valor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
1 hora atrás, Henrique - RJ disse:

ESR não seria algo semelhante a ruído elétrico emitido pelo capacitor

Não amigo. É algo como um resistor virtual interno em série com o capacitor ideal. Não sei se o link acima lhe iluminou.. vê esse:

"E.S.R. ( Equivalent Serie Resistance) que no nosso idioma significa: Resistência Equivalente em Série.
Significa a grosso modo que um capacitor internamente possui um resistência interna..."

https://www.te1.com.br/2010/10/o-que-e-esr-de-um-capacitor/

 

Já os 10% de capacitância que você fala é outra coisa: ela é a coisa que o capacitor precisa ter e a resistência esr devia ser zero. Visto que cap pode sair de fábrica com +-20%, sim 10% tá bonde+ mas não é um indicativo de qualidade tão bom quanto à esr. , ok?

 

Não comento sobre o tal Vloss pois nunca vi este parâmetro na teoria e nem sei sua utilidade prática.. talvez uma perfumariazinha pra vender o produto... Talvez seja mesmo um indicativo de uma medida de corrente de fuga ou similar...

  • Curtir 1
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if ,

 

Vloss indica a velocidade com que o capacitor perde a carga acumulada nele, ou seja, é uma indicação das fugas existentes. Pode-se imaginar que ela define um resistor EM PARALELO com o capacitor, que faz a carga diminuir lentamente.

 

Quanto maior o Vloss, maior a velocidade da queda, e pior a qualidade do capacitor.

 

No modelo ideal, Vloss=0%   e ESR=0 ohms.

Na prática, Vloss abaixo de 1% é satisfatório, exceto em alguns circuitos mais .... "criticos"  kkkk !

 

Paulo

  • Curtir 2
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, .if disse:

Não comento sobre o tal Vloss pois nunca vi este parâmetro na teoria e nem sei sua utilidade prática.. talvez uma perfumariazinha pra vender o produto... Talvez seja mesmo um indicativo de uma medida de corrente de fuga ou similar...

Sim, esse "Vloss" é fuga. 

Pra capacitor não é muito útil, mas como o aparelhinho também mede semicondutores, aí sim tem utilidade. 

Diodos e transistores com fuga é uma tristeza pra achar, pois nos multímetros digitais não aparece dada a baixa corrente/tensão aplicada nas junções. 

Esses dias mesmo peguei com o multimetro Analógico um diodo com fuga num amplificador, ele estava atrapalhando funcionar o sistema de retardo que liga o alto falante um tempo depois e evita aquele "pipoco". 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, um capacitor sólido aqui apresentando de ESR 0,23 e Vloss 1,6 e outro de ESR 0,21 e Vloss 2,7 todos de uma placa-mãe velha P4M800PRO-M2 do circuito de alimentação do processador.

 

São os capacitores de pior aparência, com uma oxidação branca e talvez sejam eles que não estejam permitindo a geração de imagem.

 

O cooler do processador gira e este aquece mas a imagem não sai e nem emite bip sonoro quando sem memórias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/09/2023 às 01:15, Henrique - RJ disse:

Pois é, um capacitor sólido aqui apresentando de ESR 0,23 e Vloss 1,6 e outro de ESR 0,21 e Vloss 2,7 todos de uma placa-mãe velha P4M800PRO-M2 do circuito de alimentação do processador.

 

São os capacitores de pior aparência, com uma oxidação branca e talvez sejam eles que não estejam permitindo a geração de imagem.

 

O cooler do processador gira e este aquece mas a imagem não sai e nem emite bip sonoro quando sem memórias.

Retirou a bateria CMOS ou descarregou ele antes de tudo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • BCP alterou o título para Como interpretar o testador de Capacitor?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!