Ir ao conteúdo

Como interpretar o testador de Capacitor?

Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos

Tenho um aparelhinho chinês chamado MTester que mostra a capacitancia e ESR e Vloss que estes 2 últimos não sei o que são ou quais os valores aceitáveis.

Além disso não sei se 10% de variação para mais ou para menos na capacitancia é normal.

Podem me tirar estas dúvidas ?

Postado

Vendendo pelo que comprei (mas os mestres sabem mais): Vloss é a perda de tensão no capacitor. Por exemplo, se você o carrega com 100v e a vloss é de 1%, desligado da fonte esse capacitor só vai entregar 99v.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado
1 hora atrás, Henrique - RJ disse:

ESR não seria algo semelhante a ruído elétrico emitido pelo capacitor

Não amigo. É algo como um resistor virtual interno em série com o capacitor ideal. Não sei se o link acima lhe iluminou.. vê esse:

"E.S.R. ( Equivalent Serie Resistance) que no nosso idioma significa: Resistência Equivalente em Série.
Significa a grosso modo que um capacitor internamente possui um resistência interna..."

https://www.te1.com.br/2010/10/o-que-e-esr-de-um-capacitor/

Já os 10% de capacitância que você fala é outra coisa: ela é a coisa que o capacitor precisa ter e a resistência esr devia ser zero. Visto que cap pode sair de fábrica com +-20%, sim 10% tá bonde+ mas não é um indicativo de qualidade tão bom quanto à esr. , ok?

Não comento sobre o tal Vloss pois nunca vi este parâmetro na teoria e nem sei sua utilidade prática.. talvez uma perfumariazinha pra vender o produto... Talvez seja mesmo um indicativo de uma medida de corrente de fuga ou similar...

• Curtir 1
  • Obrigado 2
Postado

@.if ,

Vloss indica a velocidade com que o capacitor perde a carga acumulada nele, ou seja, é uma indicação das fugas existentes. Pode-se imaginar que ela define um resistor EM PARALELO com o capacitor, que faz a carga diminuir lentamente.

Quanto maior o Vloss, maior a velocidade da queda, e pior a qualidade do capacitor.

No modelo ideal, Vloss=0%   e ESR=0 ohms.

Na prática, Vloss abaixo de 1% é satisfatório, exceto em alguns circuitos mais .... "criticos"  kkkk !

Paulo

• Curtir 2
  • Obrigado 2
Postado
5 horas atrás, .if disse:

Não comento sobre o tal Vloss pois nunca vi este parâmetro na teoria e nem sei sua utilidade prática.. talvez uma perfumariazinha pra vender o produto... Talvez seja mesmo um indicativo de uma medida de corrente de fuga ou similar...

Sim, esse "Vloss" é fuga. 

Pra capacitor não é muito útil, mas como o aparelhinho também mede semicondutores, aí sim tem utilidade. 

Diodos e transistores com fuga é uma tristeza pra achar, pois nos multímetros digitais não aparece dada a baixa corrente/tensão aplicada nas junções. 

Esses dias mesmo peguei com o multimetro Analógico um diodo com fuga num amplificador, ele estava atrapalhando funcionar o sistema de retardo que liga o alto falante um tempo depois e evita aquele "pipoco". 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Pois é, um capacitor sólido aqui apresentando de ESR 0,23 e Vloss 1,6 e outro de ESR 0,21 e Vloss 2,7 todos de uma placa-mãe velha P4M800PRO-M2 do circuito de alimentação do processador.

São os capacitores de pior aparência, com uma oxidação branca e talvez sejam eles que não estejam permitindo a geração de imagem.

O cooler do processador gira e este aquece mas a imagem não sai e nem emite bip sonoro quando sem memórias.

Postado
Em 02/09/2023 às 01:15, Henrique - RJ disse:

Pois é, um capacitor sólido aqui apresentando de ESR 0,23 e Vloss 1,6 e outro de ESR 0,21 e Vloss 2,7 todos de uma placa-mãe velha P4M800PRO-M2 do circuito de alimentação do processador.

São os capacitores de pior aparência, com uma oxidação branca e talvez sejam eles que não estejam permitindo a geração de imagem.

O cooler do processador gira e este aquece mas a imagem não sai e nem emite bip sonoro quando sem memórias.

Retirou a bateria CMOS ou descarregou ele antes de tudo?

Postado
3 horas atrás, vtrx disse:

Retirou a bateria CMOS ou descarregou ele antes de tudo?

Bom dia

Olha eu já fiz de tudo com essa placa até ter causado curto no mosfet do circuito de alimentação do processador e a mesma parar de vez.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!