Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho 3 transistores tip41c, quero usar como regulador de tensão em uma fonte 16v 10a. Gostaria de dicas, sugestão e instrução de como fazer esse pequeno esquema. Quero criar uma fonte de bancada.

Postado

Exatamente o que deseja? Uma fonte de 0 a 16V x 10A? Com ou sem limitação de corrente? 10A é muito, numa fonte linear ajustável com toda essa corrente vai necessitar de um excelente dissipador. O interessante das fontes lineares é o baixo nível de ruído quando comparadas as chaveadas mas este ruído só atrapalha em circuitos de áudio, nos demais tipos de circuito as chaveadas dão um excelente resultado com um custo bem inferior. Num passado recente o @faller realizou um excelente tópico sobre esse tipo de fonte.

Postado

Eu ainda concordo em usar fontes lineares para uso em bancada. Existe a questão de perda de energia, aquecimento, peso e tal . Mas como o uso dela não é contínuo e o nome já diz: Fonte de Bancada, essas questões não devem ser levadas em conta.

E ainda tem o lado bom de oferecer baixo ruído aos equipamentos em teste.

Existe a questão do custo, no caso a montagem de uma fonte linear, vale a pena quando se tem um transformador que sirva disponível. Espero que o amigo @dersonsantos1992 tenha um. Pois comparar um novo não vale muito a pena.

Por outro lado, também pode-se comprar uma fonte chaveada e acoplar um regulador linear em sua saída. Assim como ele sugere os transistores TIP41.

Como já foi apontado, falta detalhes.

Embora eu não acho os TIP41 muito adequado pra fontes dado a sua pequena área de dissipação, pode servir.

Para uma montagem simples, sugiro eles trabalharem juntos com um regulador 7815 para tensão fixa, pois podemos adaptar esse regulador facilmente a 16V.

Ou então um LM317 caso a tensão seja variável.

Esquemas com estes reguladores existem aos montes na internet e também aqui no fórum.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...