Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Opinião sobre a fonte de bancada


Danielhbr34
Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Boa noite galera, a respeito da fonte de bancada, decidi fazer outro e queria saber a opinião de vcs para saber se eu estou no caminho certo.

Comprei um transformador 0+24V( 1 amp), praticamente tenho todos os materiais, só falta mesmo a confecção da placa. Porém não tenho impressora a laser, na qual vai dificultar muito. 

É um trabalho do curso técnico, aí preciso mostrar nessa sexta, se puderem mandar suas opiniões, ficarei grato 🙂

 

obs: meu primeiro trabalho, a respeito de placa pcb

PSX_20230918_233111.jpg

Screenshot_20230918-233601~2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, aphawk disse:

coisa errada...

Trilhas finas, muito próximas, ilhas pequenas, trilha deve "passar" pelos terminais no capacitor principal e não "ir até ele",

 

etc...? =

1 hora atrás, aphawk disse:

Poste o circuito.

 

off.. começou com "galera"... me convidou a não participar ... mas se Paulão participou, então tmj 😁

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Perdão amigo mas Paulão me induziu à

2 horas atrás, aphawk disse:

coisa errada

De fato não acho necessariamente erro. Chamemos de oportunidade de melhoria, ok?

1 hora atrás, Danielhbr34 disse:

posso arrumar?

Simples: engrosse trilhas e ilhas e distancie.. mas antes confira o circuito elétrico com o das pistas. Não devo fazer isso pra você, ok?

Pra...

13 horas atrás, Danielhbr34 disse:

trabalho do curso técnico

... meio que basta funcionar e você saber explicar o funcionamento. Como não é um produto comercial, nem precisa se preocupar [muito] com otimizações, entende?

Sucessos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Melhorou amigo. Mas ainda pode engrossar as trilhas. A que passa do lado de ilha - que também pode ser aumentada - faça um desvio ou contorno. A ideia é manter distância entre os circuitos (trilhas,pistas)

 

7 horas atrás, Danielhbr34 disse:

espero q esteja bem

Idem 🙂

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Danielhbr34 disse:

caraca kkk aumentar mais..

Então porque pediu minha opinião?

 

1 hora atrás, Danielhbr34 disse:

já imprimir em uma gráfica aqui, será q tem problema?

Tenta a sorte amigo. Não há problema eletrotécnico desde que

23 horas atrás, .if disse:

antes confira o circuito elétrico com o das pistas

De novo, não vou conferir pra você, ok?

Quase óbvio mas não te esqueças de colocar um dissipador no lm317, ok? Além claro de respeitar seus limites de tensão, corrente e principalmente de potência.

Em 18/09/2023 às 23:38, Danielhbr34 disse:

um transformador 0+24V

.. retificado e filtrado deve dar + de 30V. Consulte o datasheet do ci e torça pra que ele não seja falsificado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/09/2023 às 13:25, .if disse:

Perdão amigo mas Paulão me induziu à

 

Bom ... para mim ainda tem coisa errada no circuito, faltam um eletrolítico pra aumentar a rejeição do Ripple, faltam os diodos de proteção para evitar a queima do LM317, e principalmente o layout deveria respeitar melhor os terminais de entrada e o de saída do GND.... 

 

Uma simples lida ao datasheet mostra esses componentes e a função de cada um.

 

Paulo

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Danielhbr34 disse:

Eu já imprimir em uma gráfica aqui, será q tem problema?

Quem sabe você gosta da seguinte ideia... em vez de transferir o desenho para o fenolite via alguma gráfica:

 

1 - Desenhar as ilhas e as trilhas (rimou, rs...) em papel vegetal; recortar o desenho do tamanho exato da placa

2 - Fixar esse desenho numa placa de fenolite. O lado cobreado da placa fica em contato com o lado desenhado do papel.

3 - Fazer os furos com um perfurador desses aqui (clique).

4 - Desenhar as trilhas no lado cobreado com caneta daquelas de escrever em CD, DVD, de escrever em transparência de retroprojetor... dessas aqui (clique). Nesse desenho, é só ir juntando os furos de acordo com o que está no papel vegetal. E aí você pode fazer as trilhas tão grossas quando der ou quiser, deixando um mínimo de 0,5mm, 1mm se der, entre as trilhas.

5 - Corroer a placa com percloreto de ferro.

6 - Lavar muito bem a placa com água e sabão (detergente para lavar louca, por exemplo) para não ficar nenhum resíduo de percloreto, e aí tirar a tinta da caneta com álcool.

 

E aí é só soldar os componentes.

 

Soldados os componentes e testada a placa, pode cobrir as trilhas e a solda com algum tipo de verniz, laca, esmalte de unha... qualquer coisa só para o cobre não ficar exposto ao ar que se ficar ele oxida, com o tempo e o calor que a própria corrente faz aparecer na PCB.

 

Tem muitos vídeos sobre como fazer isso na Internet. Nesse aqui o moço desenha com uma régua mas se você tiver quiser dá para desenhar à mão livre, mesmo...

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rmlazzari58 opa, n sabia dessa, valeuu!

@.if

3 horas atrás, .if disse:

Então porque pediu minha opinião?

.

 

Tenta a sorte amigo. Não há problema eletrotécnico desde que

De novo, não vou conferir pra você, ok?

Quase óbvio mas não te esqueças de colocar um dissipador no lm317, ok?

Além claro de respeitar seus limites de tensão, corrente e principalmente de potência.

.. retificado e filtrado deve dar + de 30V. Consulte o datasheet do ci e torça pra que ele não seja falsificado.

certo, valeu.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Danielhbr34 disse:

@.if caraca kkk aumentar mais... Eu já imprimir em uma gráfica aqui, será q tem problema?

As trilhas que realmente devem ser grossas, são as que correm a energia da entrada para a saída da fonte.

Ou seja, do trafo até os diodos, do diodo até a entrada do LM, da saída do LM até o borne e o negativo que sai dos diodos para o borne.

As demais trilhas não precisam ser grossas.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Renato.88 disse:

do diodo até a entrada do LM, da saída do LM até o borne

Não sei se ajuda mas sempre que uso desses LMs, seja to-220 ou mesmo to-92, sempre afasto seus terminais, suas "perninhas", de forma a poder engrossar essas trilhas, de entrada e de saída. Fica também mais fácil desenhar as trilhas.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!