Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Saudações. Eu tô pensando em me especializar em algumas coisas, e dentre elas eletrônica. Por exemplo, pra consertar placas eletrônicas de geladeira, máquina de lavar, microondas, portão eletrônico, impressora etc, eu gostaria de saber se existe componentes eletrônicos que são fundamentais ter em estoque pois eles com tais valores são sempre usados??? 

Pergunta 2: Por exemplo,numa média assim dessas placas eletrônicas que falei ai, existe aquele componentes eletrônico que sempre é 'o vilão?' ou seja, ele sempre da defeito e tem que ser trocado?? Por gentileza, algum expert me oriente ai. E Também tô pensando em placas eletrônicas de computadores e celular. 

Postado

@Álvaro Dínamo ,

Algo me diz que você quer pular a parte mais importante : estudar !!!!!

Não tem um componente eletrônico vilão para todos os aparelhos.

O que menos defeito dá são resistores de baixa potência. 

Paulo

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Haha 2
Postado
Em 19/10/2023 às 20:08, Álvaro Dínamo disse:

existe aquele componentes eletrônico que sempre é 'o vilão?'

Não tem. 

Mas existe o caso dos capacitores. 

Nos aparelhos antigos eles costumam secar e não funcionar. 

Nos novos tem muitos de má qualidade. Principalmente em casos onde se usam fonte chaveada. 

Só que isso não é regra nenhuma, vai de cada tipo de aparelho, uso e conservação. 

Postado

@Renato.88 ,

Os capacitores tão complicados ... comprei uma fonte chaveada de 12v por 30A, chegou aqui liguei tinha um ripple AC de meio volt sem carga ......

Puxei 12A e o ripple aumentou para 1,5 Volt !!!!! dava um baita zumbido, desisti de usar no meu rádio.

Guardei a fonte só para mover o meu rotor, procurei outro fornecedor e comprei uma de 12V por 15A.

Liguei e funcionou de boa, quase sem ripple. Mesmo com 12A de carga, ripple chega a 0,2 Volt apenas.

Olhei por cima o PCB dentro da fonte, achei muito parecido ao de 30A que tava com muito ripple.

Resolvi abrir as duas , e ..... surpresa !

Mesmo PCB, mesmos componentes, mudando apenas os diodos, e os CAPACITORES !

Os capacitores da fonte de 30A são todos pretos, não me parecem próprios para fonte chaveada..... nem tinha 105 marcados neles !

Os da fonte de 15A são aqueles verdes , próprios para fonte chaveada !

Malditas cópias chinesas ....

Paulo

• Curtir 1
Postado
17 minutos atrás, aphawk disse:

Os capacitores da fonte de 30A são todos pretos, não me parecem próprios para fonte chaveada..... nem tinha 105 marcados neles !

Os da fonte de 15A são aqueles verdes , próprios para fonte chaveada !

@aphawk

Bom dia Paulo.

Não havia reparado sobre a cor do capacitor versus categoria de desempenho. Pode esclarecer isso?

• Haha 1
Postado
32 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

@aphawk

Bom dia Paulo.

Não havia reparado sobre a cor do capacitor versus categoria de desempenho. Pode esclarecer isso?

KKKKKKKKKKKKKKK

Não é teórico, é prático !

A grande maioria das fontes chaveadas que eu ví que funcionam bem usam capacitores verdes, deste tipo aqui :

image.png.ccfc11ec11ef913f200ba8b20e5ef2e6.png

Ou marcados LOW ESR como estes aqui :

image.png.dccb2f750289868c1413b1534a6936c0.png

Pode ser coincidência, mas toda fonte de qualidade usava esses tipos de capacitores ........ 

Quando eu pego fonte com os capacitores pretos deste tipo :

image.png.38480cfe5a5381217e81b5b3197228ce.png

Esses da Epcos tem modelo impresso, é só pesquisar e sei que tem baixa ESR.

Esses todos que postei acima eu confio.

Mas quando vejo estes aqui usados em fonte chaveada :

image.png.c9fecc8b67ed85e41a48988037c14fa4.png

Apenas marcado como 105 graus não quer dizer que ele é do tipo baixo ESR para altas frequências !

Sou obrigado a confiar sem ter como checar ?

Porisso que falo que é prático, e não teórico

Paulo

• Curtir 1
Postado
21 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

@Renato.88 fonte chaveada é composto por quais componentes? Quais os principais defeitos que pode dar numa fonte chaveada? 

Segue um exemplo de circuito de uma delas :

image.png.8f811920ed914305db96a9a9cd82ecd6.png

O principal defeito é ela não funcionar kkkkkkk !

Tem de tudo, tem diodos e transistores de potência , tem indutores de monte, tem transformadores, tem bastante capacitor eletrolitico apropriado, e tem vários tipos de circuitos diferentes com diversos princípios de funcionamento....

Paulo

• Haha 3
  • Membro VIP
Postado

De fato o amigo parece estar querendo queimar etapas. Sugiro fazer um curso técnico ou se a grana for curta, pelo menos dar uma olhadela em vídeos do ytb sobre o tema que lhe atrai. Mas não sem antes pelo menos fazer este mínimo investimento.. sério!

De fato capacitor eletrolítico com defeito é um problema corriqueiro em fontes chaveadas genéricas e de pc. Ele faz o pc travar, resetar e etc. Identificar qual é, qual tipo, valor e etc requer algum tempo de prática e conhecimento.. a propósito esta é outra dica: prática. Habilidades e Hábitos : no começo são teias de aranha. Com o tempo se tornam fios de arame.

Um pouco de conhecimento empírico que vos [re]compartilho: já peguei capacitor smd 0402 0.1uF em curto pelo tato. Apliquei uns 0.5A na entrada 5v que estava em zero devido ao curto... uma fonte 5V...5A + 10R 10W em série. Passando o dedo pelas peças o capacitor queimou meu dedo. Detalhe: em mais de uma ocasião 

• Haha 3
Postado
Em 19/10/2023 às 20:08, Álvaro Dínamo disse:

Quais componentes eletrônicos sempre ter em estoque?

Acho que o estoque vai sendo feito na medida em que você for lidando com os equipamentos.

Por exemplo, você pega uma fonte chaveada para consertar e descobre que o problema dela é um capacitor de 1500uF para 25v. Quando você for comprar um novo, aproveita e compra dois (ou mais), e guarda a sobra.

Depende do preço, também... Já viu o preço de kit de resistores? Tem uns kits com resistores de 1/8 de watt, com 1% de tolerância e que tem algumas peças dentre os valores mais comuns, bem baratinhos em sites internacionais. E tem kit de tudo, de resistor, capacitor, trimpot, potenciômetro, transistor...

Outra coisa é a disponibilidade. Se perto da sua casa tem uma boa loja do ramo, manter estoque é deixar dinheiro parado. Mas se não for tão fácil encontrar, aí vale a pena comprar com uma sobra.

Sabe aquela história "não apresse o rio, ele corre sozinho"? Acho que é mais ou menos por aí, "não faça estoque de componente, ele se faz sozinho", rs... (E quando a gente para e repara, juntou um monte de coisa, no estoque.)

Não me lembro onde mas tenho certeza de já ter visto propaganda de curso para montar loja de componente (SENAC? ETEC? FATEC?) que o pessoal tinha alguma estatística sobre o que manter em estoque, mas daí é para loja, né?

Outra coisa que já vi são grupos parecidos com "clube do livro". Pessoas que enviam e recebem placas para retirar os componentes entre si...

Por último, dá para comprar uns kits por peso. Olha esse vídeo, aqui:

• Curtir 2
Postado
2 horas atrás, Álvaro Dínamo disse:

Quais os principais defeitos que pode dar numa fonte chaveada? 

@aphawk já disse... 

É não funcionar. 

Existe outro bem comum que tem a ver com os capacitores, no caso a tensão de saída fica variando. O aparelho finge que vai ligar, mas não liga. 

3 horas atrás, Álvaro Dínamo disse:

fonte chaveada é composto por quais componentes?

Temos fontes chaveadas de muitos tipos, vai depender de sua utilidade, preço e potência.

O básico são diodos, capacitores, transistores, resistores e o transformador. Com isso se faz uma fonte básica, como por exemplo os carregadores de celular ou de somente baterias seja para lanternas ou equipamentos de som pequenos. 

As fontes mais complexas, usadas em TV, som e computador acrescentam circuitos integrados, opto acoplador, regulador de tensão, varistor, bobinas 

6 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Acho que a cor tem a ver com a marca mesmo. Mas sim, já vi esses verdes e nunca troquei um desses, estou até com uma TV lá na bancada que tem vários deles e estão bons. 

Tem uns de cor marrom também que funcionam bem em fontes chaveadas. 

Dos pretos existem muitas marcas chinesas, a maioria não é de confiança. 

E como mexo em bastante coisa antiga, é muito comum eu ver os capacitores laranjas da siemens em equipamentos lineares, também é difícil achar um ruim. 

47 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Acho que o estoque vai sendo feito na medida em que você for lidando com os equipamentos.

Exatamente. 

Eu no caso, tinha muita sucata que herdei do meu pai. Então tinha muito resistor, diodo, capacitor, transistores e também circuitos integrados que davam pra colocar nas coisas que conserto ou nos projetos que construo de passatempo. 

Quando precisava de comprar algo era um componente específico, tipo um CI, um transistor de potência, ou resistores de fio que não se encontra com facilidade nas sucatas. Eu sempre comprava de 10 mesmo que ia usar um ou dois. 

Outras coisas que compro são botões, bornes, terminais e conectores quando eu quero fazer uma montagem legal de bom acabamento. 

54 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Outra coisa é a disponibilidade. Se perto da sua casa tem uma boa loja do ramo, manter estoque é deixar dinheiro parado. Mas se não for tão fácil encontrar, aí vale a pena comprar com uma sobra

Pois é... 

Mas pra quem repara aparelhos é bom ter um estoque de peças óbvias como os fusíveis e capacitores. 

Assim já faz o serviço ali na hora sem deixar o cliente a espera. 

A espera fica somente pra peças específicas como circuitos integrados, que dependendo do tipo precisa ser sob encomenda. 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Por último, dá para comprar uns kits por peso

Esses kits são até legais pra quem mexe com coisa antiga, tem uns que vem até transistores e diodos de germanio, bobina FI de rádio, capacitor styroflex (galera do Arduino & cia nem sabe o que é isso :lol:).

Antigamente se via muitos deles na Santa Ifigenia, quando as lojas de eletrônica começaram a fechar pra dar lugar àquele monte de loja de "muamba" que tem hoje. 

Atualmente se encontra na Internet esse tipo de coisa, creio que muitas lojas de eletrônica estão fechando Brasil a fora e os donos andam fazendo isso. 

Recentemente, comprei muitas peças de estoque antigo no MercadoLivre, a maioria das lojas assim são da região sul, de RS e SC. Veio transistores e capacitores "novos" da década de 80. 

• Curtir 3
  • Amei 1
Postado

@Renato.88 ,

você me.lembrou de uma coisa : a Quasar tinha uma linha especial , que era a linha "X".

Por exemplo, o QA-5500X.

Todos os capacitores dos prės eram de Styroflex, precisão de 5% e selecionados para 2%, os outros componentes como resistores e capacitores elétroliticos eram todos selecionados dentro de 5% de tolerancia, aliás nos pre amplificadores de cápsula magnética e de controle tonal os resistores eram selecionados com 2% também, para dar a curva RIAA da cápsula magnėtica uma variação inferior a 0,5 dB !

Transistores sempre eram os melhores que tínhamos em termos de linearidade e ruído, e tudo japoneses em vez dos Bcs e Tips da linha normal. Só sobrava o velho e bom 2N3055 RCA que na época funcionava muito bem...

O aparelho custava 50% a mais por causa disso, e mesmo assim tinha muita gente que vinha encomendar esses aparelhos.

Eu tenho aqui comigo dois capacitores Styroflex de precisåo , 1% , para aferir o meu capacímetro.

Você tem razão, pouca gente viu um desses ou sabe o porquê que såo usados em hi-fi de verdade....

Paulo

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
39 minutos atrás, aphawk disse:

Você tem razão, pouca gente viu um desses ou sabe o porquê que såo usados em hi-fi de verdade....

Não sei se tem a tolerância baixa, mas nos anos 70 esses capacitores styroflex eram bem comuns, mesmo em aparelhos mais baratos. 

Em meados da década de 80 é que foi substituído por cerâmicos e poliester. 

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado
9 horas atrás, Renato.88 disse:

tolerância baixa, mas nos anos 70 esses capacitores styroflex

Na minha época - muuuito depois desta, diga-se de passagem - uma característica principal é que variava muito pouco com variação de temperatura. Numa recente memória minha ele chegou a fazer parte de um circuito conversor ad cujo dado coletado era a frequência proporcional a Van. Era capturada num 8051 que, saiba, não possuía entrada analógica.

• Obrigado 1
Postado
9 horas atrás, .if disse:

Na minha época - muuuito depois desta, diga-se de passagem - uma característica principal é que variava muito pouco com variação de temperatura. Numa recente memória minha ele chegou a fazer parte de um circuito conversor ad cujo dado coletado era a frequência proporcional a Van. Era capturada num 8051 que, saiba, não possuía entrada analógica.

Sim, eles eram muito estáveis com a temperatura, baixíssima perda, e eram usados nos rádios na parte de sintonia e filtros de FI onde precisava manter a calibração.

E a variação do valor com o passar dos anos também é muito baixa.

Todos os projetos de pré-amplificadores  do Douglas Self ainda hoje usam esses capacitores nos locais mais críticos !

Segue exemplo retirado da Elektor de 2012 :

image.png.2ddc4935d13ef67e79694dcaa62b96a5.png

Paulo

• Membro VIP
Postado

Primeiro você deve ter o necessário para estudar o básico de uma eletrônica generalista. Isso inclui estudar introduções e adquirir o que precisa para experimentos didáticos que sejam chave.

Depois, baseado em sucata do seu nicho, e na partilha de vivências dos colegas de nicho, você pode ir colecionando componentes com maior probalidade de substituição em seu público-alvo. Na prática isso significa acumular sucata, talvez.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...